terça-feira, 16 de janeiro de 2007

Os Comentadores

Os comentadores do FCP: qual o melhor, no sentido de melhor defender o nosso clube?

Já algum tempo que estava para lançar este tema, especialmente sensível, como se tem visto neste blogue.

Então da lista que me lembro ( se lembrarem de mais, digam) , nomeadamente dos que escrevem na imprensa, falam na rádio e aparecem na tv, qual o melhor?

-Manuel Serrão
-Rui Moreira
-Miguel Guedes
-Miguel Sousa Tavares
-Pôncio Monteiro
-José Guilherme Aguiar
-António Tavares Teles
-Fernando Gomes (O Bi-Bota)

Comentem aqui, e votem na nossa sondagem!

37 comentários:

O Soldado Azul disse...

Boa iniciativa Fanático!
São pessoas com estilos diferentes, tenso em comum a paixão pelo nosso clube! Pessoalmente identifico-me com o estilo do Dr. Poncio Monteiro uma vez que não permitia nem ao de leve um pequeno melindre ao nosso clube! A muleta do arquivo para se justificar das arbitragens prejudiciais ao nosso clube era cirurgica!!! O Miguel Sousa Tavares é fanaticamente excepcional embora tenha a tendência de se "perder" no seu fanatismo...
O Rui Moreira é bom a demonstrar as evidências mas com um estilo mais "cool", mais apaziguador...
O Jose Guilherme Aguiar na minha óptica é uma desilusão!! Não defende nem ataca...
O Antonio Tavares Teles demonstra o seu portismo mas prima pela isenção...
O Manuel Serrão adopta um estilo mais agressivo, mas muito apaixonado!
Sobre o Miguel Guedes e o Fernando Gomes não costumo ler, como tal não comento...
Neste contexto, como já disse e repito, identifico-me mais com o estilo do Dr. Poncio Monteiro!
Saudações

Fanático disse...

O grande Pôncio é sempre o Grande Pôncio Monteiro.
Aliás, as últimas notícias são as melhores e ansiamos pelo seu regresso e em força! E se estivesse no activo, não tinha dúvidas.
Tive o cuidado, aliás, de o inserir na lista pela consideração que por ele tenho.
Não votando no Grande Pôncio por estas razões, não tenho também também dúvidas em votar no Miguel Guedes (Antena 1, às segundas feiras, depois das notícias das 19 horas, no programa).
Agora, por falta de tempo, só justificarei a minha opção amanhã.

Anónimo disse...

Existem dois estilos nestes nomes que apresentas.

O estilo antigo e tradicional em que defesa do FCPorto de maneira intransigente, sem deixarem passar nada, em que têm de vencer a todo o custo, é feita a "ferros":
- Manuel Serrão
- MST
- Pôncio Monteiro

E existe o estilo mais moderno em que se defende o FCPorto mas sempre com muita cordialidade e que quando é necessário se dá razão ao adversário, ganhando com isso mais credibilidade perante este:
- Miguel Guedes
- Rui Moreira
- Antonio T. Teles

Depois existe o estilo G. Aguiar, que não sei bem que estilo é e raramente se entende o que quer.

O F. Gomes nunca o ouvi a comentar, nem lhe li qq texto (pelo menos que saiba), por isso não comento.

Apesar de gostar dos comentadores do estilo mais moderno, Pôncio Monteiro ganha sem dúvidas para mim. A sua inteligência, a paixão e a maneira arrebatadora como defendia o clube coloca-o no topo desta classificação.

Um abraço.

Deko disse...

MST, claramente !!

F.C.Limpa Tudo disse...

Caro Fanático
Iniciativa interessante, que permite-nos comentar os comentadores. Votaria num comentador que reunisse estes predicados:
1 – A coragem e a memória do Dr.Poncio Monteiro
2 – A Espontaneidade do Manuel Serrão
3 – Os conhecimentos da Legislação do futebol do Dr. Guilherme Aguiar
4 – A inteligência do Miguel Sousa Tavares
5 – O Cavalheirismo do Dr.Rui Moreira
6 – A argúcia de Antonio Tavares Teles
7 – A técnica e táctica de Fernando Gomes
Saudações Portistas

O Situacionista disse...

Fanático,
Ora cá está um grande tema !!!
Sempre entendi que os “nossos representantes” têm uma importância VITAL !!! Basta ver a o PODER e INFLUÊNCIA que a comunicação social tem nos dias de hoje, onde será, talvez, na pior das hipóteses o 4º poder. A partir daí ....
Depois basta ver que Portugal é um país, para o bem e para o mal, que ADORA futebol.
Ou será mais correcto dizer ....DEVORA ?!
Nós temos 3 (!!!) jornais desportivos ...diários !!!! temos programas radiofónicos e televisivos regulares !! Uma loucura !!!

Bom.... o nosso Pôncio é o nosso Pôncio e sobre esta ENORME personalidade não digo nem mais uma palavra (até porque muito recentemente fiz um post sobre ele !!).

Portanto, quanto aos outros, começo por referir o seguinte:
Rádio:
Miguel Guedes – Não costumo, por impossibilidade de horário, ouvir o programa de rádio onde participa (creio que na Antena 1).
Jornal:
Miguel Sousa Tavares – leio a esmagadora maioria dos seus artigos.
Tavares Teles – idem, idem, aspas, aspas (infelizmente, agora, não tem a sua espectacular coluna diário no Jogo. Porquê ? Alguém sabe ?).
Fernando Gomes – desde que surgiu o “Sol”, idem, idem, aspas, aspas.
TV/Jornal:
Rui Moreira – vejo frequentemente o programa na TV e leio o artigo no Record.
Guilherme Aguiar – idem, idem, aspas, aspas (quanto à TV).

Manuel Serrão - actualmente, que eu saiba, desde que o “Expresso” mudou de direcção há uns meses, já não escreve regularmente.

Bom, agora vou preparar o comentário às diversas individualidades.

P.s. - Fanático, falta pelo menos um - Jorge Olímpio Bento (também leio a esmagadora maioria dos seus artigos).

Mr. Duke disse...

É bastante complicado escolher só um.
Pôncio Monteiro, Miguel Sousa Tavares e Rui Moreira pela respectiva ordem.

Eterno Dragao disse...

Pôncio Monteiro (pela qualidade, pelo tempo em que "exerceu" o cargo, pelas dificuldades que enfrentou).

Não resisto a lembrar um nome que falta na lista: Pedro Baptista (sim... aquele que se pegou "ao murro" em directo, com o Dias Ferreira, no Jogo Falado). Utilizando a nomenclatura do Zirtaev (concordo com os "grupos", mas não concordo que um estilo seja "moderno" e o outro "antigo" - são simplesmente diferentes), Pedro Baptista é daqueles que se enquadra no "estilo moderno e cordial"... :-)

meirelesportuense disse...

Por falar em comentadores devo dizer que hoje o nosso amigo Ausentista "não tinha necessidade" de dar de barato aos seus companheiros de painel o Penalti de Simão...Primeiro porque se não é penalidade máxima, por falta de intencionalidade, a verdade é que ele -Simão- desvia o esférico da sua trajectória para a baliza, com o braço. Isso é visível e até o rumo que a bola descreve depois do toque confirma-o inegávelmente. Depois porque esses senhores não merecem contemplações, pois não sabem reconhecer os seus próprios erros, como ficou comprovado no "brilhante remate final" do nosso comentarista mencionando a notícia do Sol! Ficaram mudos e quedos e a sua dignidade isenta ou isenta dignidade, esfumou-se entre sorrisos amarelos...Comentários para quê?

Pentadragão disse...

O Grande Pôncio! Ainda há-de voltar são que nem um pêro para malhar nos brumelhos.
O MST também merece uma palavra de apreço. O Manel Serrão, também, assim como o Jorge Maia que escreve no O Jogo. O O. Bento, também manda umas boas postas.

http://rascordonline.planetaclix.pt

Barbosa disse...

Simplesmente Poncio, e se possivel gostava de ver poncio a presidente do nosso grande porto

abraço

O Situacionista disse...

Para mim, o melhor é DE LONGE Miguel Sousa Tavares.
Tem, para além da inteligência e do dom da escrita, duas (outras) qualidades que muito aprecio - CORAGEM e INDEPENDÊNCIA (TOTAL) !

Um portista se não for corajoso e temerário, com todos os OBSTÁCULOS que nos são criados PERMANENTEMENTE, não vai a lado nenhum. Tem que saber “ir ao choque”, saber ser politicamente (muito) incorrecto, não recear o confronto, porque é certo e sabido, que, mesmo que não queira, vai ter de lidar com ele.

Por outro lado, a independência (desinteressada) de MST dá-lhe a liberdade total para se limitar a fazer uma pequena GRANDE coisa – basear as suas opiniões na sua profunda convicção !

MST sabe também de futebol “jogado”. E dos meandros (exteriores) do futebol. Pelo menos está sempre a par da actualidade, o que lhe permite ser extremamente oportuno e INCISIVO nos assuntos que aborda (os anti-portistas espumam com ele).

Pena (mesmo muito pena) só tenho de uma ou outra paragem cerebral que lhe dá. A última foi tenebrosa ! Mas tem vindo, rápida e sabiamente, a arrepiar caminho ...

Já agora...por vezes ouço na brincadeira (só pode !!) que MST seria um bom presidente do nosso Clube. Claro está que MST seria o PIOR presidente que alguma vez o FC Porto poderia ter. E tenho a noção perfeita que ele será o primeiro a reconhece-lo.

Cada qual no seu sítio !! Cada qual naquilo que sabe (e bem) fazer, se tiver essa felicidade.

Para se dirigir um CLUBE DE FUTEBOL é preciso saber MUITO, antes de tudo o mais, de F-U-T-E-B-O-L. E de tudo o que o rodeia. Dizer o contrário é o primeiro sinal de que pouco se percebe de ....futebol...
(querem exemplos (pela negativa) ? Vejam os presidentes dos nossos rivais pós Fernando Martins, nos vermelhos, e João Rocha, nos verdes).

Ps. - Quanto aos comentários aqui já feitos:

Sobre o Guilherme Aguiar, tenho que confessar o seguinte: até concordo com o disse o Zirtaev, mas uma coisa é certa, nos momentos DECISIVOS, Guilherme Aguiar, INVARIAVELMENTE, diz PRESENTE !!!!!

O do FC Limpa Tudo está muito curioso !!!

Em relação ao desempenho de Rui Moreira ontem, subscrevo na íntegra o comentário do Meireles.

Anónimo disse...

Concordo com o que diz o Meireles. O Simão comete penaltie, ele desvia a bola e faz o movimento com o braço para isso.
Aliás o Ausentista deveria ter realçado e sublinhado precisamente o contrário do que disse para começar a desmascarar na realidade de que lado está o sistema e o constante favorecimento ao clube do regime. É que acontecem todas as jornadas casos deste género a favor sempre do mesmo clube e alguém tem de o dizer. Ainda por cima na fase decisiva que vamos entrar e em que 8 pontos vão ser muito poucos, mesmo tendo a melhor equipa.

Um abraço.

O Situacionista disse...

A análise ontem, no Trio, da arbitragem do jogo dos vermelhos foi INACREDITÁVEL !

Então o lance do penalty é PARADIGMÁTICO !

O APV disse que o Simulão, embora tocasse na bola, tentou AFASTAR o braço.

NINGUÉM O CONTRARIOU !!

As imagens falam por si - o Simulão, com o braço, PROCURA a bola.

Mais comentários para quê...

P.s. - Tão ou até mais inacreditável, só o facto da Leonor Pinhão ter sido escolhida pela RTP para "defender/enaltecer" um dos 10 grandes portugueses.

Será que ela vai adoptar a táctica que tem utilizado para ENALTECER a Sr. D. Carolina ??!!???...

Se calhar também vai beber copos com o D. Afonso Henriques...

O nosso CRIADOR não merecia TAMANHA DESONRA !!!

F.C.Limpa Tudo disse...

Caros Bloguistas

Já que os últimos comentários incidem pela prestação do ausentista de ontem, gostaria de sublinhar que na minha opinião, esteve particularmente bem em todo o programa , com o senão de quase já no fim depois de uma pergunta efectuada via email por uma colega bloguista falando de uma votação no Blog portistas de bancada do zirtaev, e lhe terem comunicado que tinha intenções de voto superiores a 50%, contra todas as expectativas não se descartou de poder vir a ser um futuro candidato, para espanto até do próprio Cardos Daniel.
A minha opinião relativamente ao ausentista ainda não mudou, pessoa de caracter, cavalheiro, inteligente, persuasivo, dinâmico entre outras qualidades, mas que ainda não reúne os condimentos necessários para governar a família portista. Embora os tempos sejam outros, mantenho que as características de governabilidade do nosso clube se mantêm inalteradas, necessitam de um líder guerreiro que seja um general sem medo de enfrentar todas as vicissitudes que encontra pelo caminho, como alias vem sublinhando muito bem o situacionista neste blog.

Saudações Portistas

Alcides Resende disse...

Eu acho que o melhor comentador é o MST, claro. Na TV acho o Moreira muito melhor que o Aguiar. Ontem gostei muito. falou dos comentarios da sport tv, do sol, da incrivel arbitragem nas Aves, da porrada dos necas, dos golos trocados com o benfica. Disse que nao lhe pareceu penalti e a mim tambem nao me pareceu. o programa deles é diferente, viram como o cineasta pos o quaresma no topo e ja na semana passada tinha posto o sejualdo como melhor treinador. quanto todos tem fairplay é bom que os nossos tambem tenham, mas ja vi o moreira aos gritos com o cineasta quando foi da lesao do anderson e acho que ele tem defendido bem as nossas cores. para presidente no outro blogue votei no gomes. já agora voces que sao cegos pelo pinto da costa deviam lembrarse que o gomes nem sequer tem o nome dele no passeio da fama. acham bem só porque nao se coulou ao nosso presidente? ah, e quando fizerem uma sondagem para presidente ponham o meu nome, tambem nisso o moreira tem razao, qualquer socio e adepto sonha em ser presidente do seu clube e fez vem em quebrar o tabu. para quem o acusa de politicamente correcto (e eu acho que é verdade) desta vez foi muito politicamente incorrecto. eu por acaso acho que as vossas criticas neste blog sao boas mas as vezes confundem o pinto da costa com o nosso clube. ele é um grande presidente mas nao é o clube. o clube somos nos todos. senao, morria com ele e nao vai morrer. nunca. espero que quando o meu filho tiver a minha idade o nosso clube tenha mais titulos nacionais que o benfica. digo-lhe isso todos os dias!!
Viva O FC PORTO.

Anónimo disse...

Na generalidade concordo com o Alcides Resende. O Rui Moreira esteve bem durante o programa todo (menos no lance do penaltie, para mim uma grande falha já que é preciso pressionar , mas é a opinião dele) e falou de coisas bem pertinentes que o Alcides já citou.

FCLimpaTudo, tb fiquei admirado com a resposta dele, pensei que se ía escudar num "para já temos presidente e o futuro a deus pertence", mas não, respondeu o que pensava e foi melhor assim. Assumiu um porque não, se todos temos esse sonho. Agora se tem as qualidades desejadas? Não sei, mas algumas deverá ter e muitas delas nem as precisa ter, depende quem vai com ele. E já agora que outro as terá?

Qt à votação ter o nome de cada sócio LOL, fez-me lembrar a minha esposa que sempre me disse que há-de ser a primeira mulher presidente do FCPorto.

Um abraço.

Azzulli disse...

Destes comentadores, gosto muito de ouvir/ler o Miguel Guedes, o MST, o Poncio e o Rui Moreira.

Entre eles, a minha preferência vai para o Miguel Sousa Tavares.
A escrita dele entusiasma qualquer Portista.
Tem um espírito guerreiro que se identifica com o "ser Portista".
E sabe onde dói mais aos adversários. É provocador. E sempre usando da inteligência para mostrar o nosso valor.

E o ser adepto de um clube é isto mesmo.
O desporto deve ser um esgrimir de diferenças. A procura por ser melhor. Demonstrar isso.
Somos nós contra eles.
E sem um pouco de pimenta como condimento, isto é tudo muito sonolento...

O Rui Moreira é um grande, enorme, nosso representante.
Concordo com 95% do que ele diz, e como diz.
É um estilo mais elegante, mas consegue passar a mensagem principal.
É outro tipo de arte, a de desarmar os adversários para evitar ir à luta.
O único entrave é esse pacto de não agressão do programa.
Acho bem, mas há momentos que eu gostava que ele fosse mais guerreiro.
Mas é um programa excelente, e o Rui está sempre muito bem.

O Miguel Guedes é outro nosso brilhante representante.
Tem um horário difícil, por isso praticamente só o ouço no Podcast, quando posso.
Tem apartes fabulosos durante o programa, e expõe muito bem a visão portista.
É um discurso mais jovem, mais fácil.
E não deixa de referir aqueles lances que geram discussão.

O Grande Poncio é Mítico!
Parte para qualquer guerra para vencer. Não quebra de maneira nenhuma.
Por vezes, quando nem eu pensava ser possivel ir tão longe na nossa defesa, ele ia mais além.
A boa disposição, a alegria de estar na defesa do nosso clube, são fantásticas.

--

Relativamente aos comentários acima, sobre o programa de ontem:

- concordo com o Meireles e Zirtaev e Situacionista, e acrescento que o golo em fora de jogo, logo no inicio, é absolutamente decisivo. Se depois há outro que foi mal assinalado, não chega para compensar. E nós Portistas, não devemos ter medo de fazer as contas no final da época: os vermelhos são sempre os mais beneficiados.

- É verdade Zirtaev, estes 7/8 pontos vão ser difíceis de manter. É chegada a hora de vermos a mão vermelha do nosso futebol...

- a "candidatura à presidência" do RM não é surpresa, embora seja surpresa a sua resposta no programa. Acho bem termos candidatos do seu enorme valor prontos para o futuro. Mas nessa altura teremos de ponderar o estilo necessário ao presidente. E o estilo que o próprio RM, se hipoteticamente for candidato, incutir na sua estratégia presidencial. Quando o NGP Pinto da Costa sair, um dia, longínquo espero... Mas concordo com o FCLimpaTudo, que o futuro presidente terá de ir à luta.

- amigo Alcides, o NGP é alguém que nasceu para isto! Ele é a pessoa certa no lugar certo! É mais inteligente e estratega que todos os outros presidentes. Mas claro que não confundimos as coisas. O FC Porto é para sempre! Mas quando o seu filho vir o dia em que ultrapassamos os vermelhos em títulos, isso deve-se ao trabalho inicial que fez Pinto da Costa.

Ah! E contamos com o Alcides para candidato a presidente. E com a esposa do Zirtaev!!! Já 3 candidatos!

Um forte abraço!

Anónimo disse...

Eu defenderia a existência de um Trio de Ataque Rotativo com Rui Moreira, Miguel Sousa Tavares, Manuel Serrão e António Tavares Teles a serem rendidos todas as quinzenas...

O Situacionista disse...

Azzulli,
O teu comentário, quer porque aborda múltiplos aspectos, perspectivas, outros comentários, etc., quer (e sobretudo) pela forma como o fazes é de alta categoria !! Diria mesmo, PURA CLASSE !!!

Só mais uma nota sobre os comentadores para dizer que há coincidências felizes !! Vejam esta:
Anteontem o Fanático fez este post onde incluiu (e muito bem) o António Tavares-Teles (ATT).
Não é que ontem à noite estou a ler o jornal e constato que o ATT tinha (ontem) RECOMEÇADO com as suas crónicas DIÁRIAS (na antepenúltima página) no jornal OJOGO.
A NÃO PERDER...

Termino desejando as boas vindas aos novos participantes ! O vosso contributo é fundamental para aqui podermos debater mais e melhor o nosso Clube ! Independentemente das ideias de cada um !

Eterno Dragao disse...

Sem qualquer desrespeito por quem pensa de outro modo (Rui Moreira, Zirtaev, Alcides), não estou de acordo que qualquer sócio do Futebol Clube do Porto "sonhe" ser Presidente.

Eu queria deixar claro que NÃO QUERO ser Presidente do Futebol Clube do Porto. Gosto demasiadamente do meu clube e sei que as minhas características pessoais (e competências) nunca se adequariam ao cargo. Nunca seria um bom Presidente e eu quero o melhor para o FCP.

Não há aqui "falsas modéstias" nem nada que se pareça. É a simples noção de quais são os nossos limites que está em causa.

Tenho a certeza que há mais pessoas a pensar como eu, pelo que "lanço" o tema para a discussão - será que este pressuposto de que estão a partir o Rui Moreira, o Zirtaev e o Alcides é aceite unanimemente? Maioritariamente?

Anónimo disse...

Caros Amigos Bi-Campeões,
Antes de ir ao que interessa, as minhas desculpas pela ausência momentânea dos últimos dias, mas tanto que fazer, que nem tenho tempo para dar uma vista d'olhos à blogosfera azul... tem de ser mesmo à noite. Mas não escapo a dar uma volta a todos os meus blogs de eleição, mesmo que não comentando.
Mas vamos lá ver se as coisas dentro de uns dias, voltam a acalmar...
Ora bem, vamos lá por partes:
1) além do Enorme PdC, e na defesa intransigente do bom nome do FCP, está e esteve sempre o Dr. Pôncio Monteiro, motivo pelo qual seria o meu 'comentador' de eleição.
2) Porque a este a idade e alguns problemas de saúde já começam a pesar, e deixo aqui mais uma vez, votos de extrema saúde, para voltar a estar entre nós a vibrar com as mágicas cores do FC Porto, logo a seguir vem o meu MST... o meu 2º comentador de eleição, mesmo que por vezes, pense que 'estavas tão bem caladito, carago!', mas sempre olhei para ele como um enormissimo Portista que diz e escreve aquilo que pensa, mesmo que por vezes, não junto unicamente dos 'nossos'.
3) Depois, começo tb a admirar e muito, sem bem que com um estilo muito diferente, o Rui Moreira... aquele estilo calmo e ponderado, mas muito directo e incisivo, definitivamente, já me conquistou... começo a ver ali um grande pretendente, na minha óptica, à sucessão na Presidência... a ver vamos qual a continuidade desta linha.
Quanto aos outros, leio, gosto... mas não são os meus predilectos, admito!!
aKeLe aBrAçO
http://bibo-porto-carago.blogspot.com/
PS - Vamos lá a ver se 'volto' novamente à rotina diária dos meus comments... vamos lá ver se é desta.

F.C.Limpa Tudo disse...

Caro Eterno Dragão



Subscrevo a sua posição, não tenho, nunca tive sonhos de ser presidente do nosso clube, creio que a esmagadora maioria pensará como nós. Todavia gostaria de sublinhar que o Dr.Rui Moreira terá eventualmente esse sonho antigo, legitimo e que se o concretizar, na altura oportuna cá estaremos para o julgar. Pareceu-me extemporâneas as declarações, eventualmente andará atempadamente a posicionar-se para uma futura candidatura, talvez pressionado por alguém ?. A minha opinião já a manifestei na altura própria neste blog.



Saudações Portistas

O Situacionista disse...

Eterno,
Muito, muito pertinente, a tua questão.

Venho aqui apenas para deixar lavrada a minha declaração de interesses - eu também não sonho ser presidente do nosso Clube.

O meu sonho (sim, claro que tenho um sonho !!!) é outro – é ver o nosso Clube (continuar a) GANHAR muitas vezes !!!! A dar-me muitas alegrias !!! Como tem acontecido nos últimos 30 anos !!! Aliás, até nem pedia tanto, basta que fique por lá perto !!!

É por isso que o meu sonho passa por ver... o NGP à frente dos destinos do nosso Clube mais uns bons anos !! De preferência, vencendo eleições ... ONDE VENHAM A EXISTIR (BOAS) ALTERNATIVAS !!!

Mesmo que sabendo que sairão derrotadas !! Isso é que eu gostava de ver !! Até porque seriam eleições, desde que os candidatos fossem valorosos e construtivos, onde se debateria o Clube, onde ficaríamos a conhecer os seus planos, a sua forma de encarar o Clube, etc., e de onde se poderiam retirar novas ideias para o desenvolvimento ainda maior do Clube !!

Tenho a certeza absoluta que quanto melhores fossem as alternativas mais o Clube teria a lucrar e, portanto, melhor seria para todos nós, sendo que me parece que esta visão será partilhada por muitos, nos quais incluo, em primeiro lugar, o NGP (por falar nele, é só para avisar que dentro em breve vai sair mais um post onde é a figura principal....).

Hugo Cunha disse...

Boa tarde,

Antes de mais, parabéns por este excelente blog.
Relativamente à questão de hoje, o meu voto vai para o Rui Moreira e MST, pelas razões já apontadas e que se enquadram perfeitamente no meu juízo de valores.

Já agora, viram a notícia de hoje do Público (o Sol também já a referiu) sobre a Creolina? Afinal parece que já não sabe quem é que deu a porrada no autarca da minha terra (o famoso bexiga), parece que o que escreveu?? no livro não e bem verdade (se fosse só isto a não ser verdade). Estou mortinho por ver toda esta gentalha desmascarada.

É a 1ª vez que escrevo neste blog, embora seja um leitor de todos os dias. Parabéns uma vez mais aos comentadores deste nosso ponto de encontro (cumprimentos especiais ao ausentista, pessoa que muito admiro)

Cumprimentos de gondomar.
Hugo C

O Situacionista disse...

Viva Hugo Cunha !
Obrigado ! Espero que tenha sido a primeira de muitas !

Não sabia dessa PÉROLA do Público....
Cá vai:

"Carolina Salgado disse às autoridades não saber quem bateu em Ricardo Bexiga

Carolina Salgado não sabe quem bateu ao vereador Ricardo Bexiga. Foi isso, pelo menos, que declarou às autoridades que investigam os processos conexos ao Apito Dourado.

A ex-companheira de Pinto da Costa apenas revelou um terceiro autor moral do crime: Fernando Madureira, líder da claque dos Super Dragões, terá sido encarregue de contratar os dois operacionais que espancaram o vereador da oposição na autarquia de Gondomar.

As declarações de Carolina Salgado contrariam o que a própria escreveu no seu livro recentemente publicado. Nele, a ex-companheira de Pinto da Costa não revela quem eram os operacionais da agressão, mas deixa subentendido que sabe de quem se tratava, porque havia sido ela a arregimentar os seus serviços. "Fui-me encontrar com outros sujeitos, com o mesmo currículo, e que levaram o trabalho direito até ao fim", pode ler-se em Eu, Carolina, livro que já vai na sua 12.ª edição.

A confessa autora moral do atentado à vida do autarca Ricardo Bexiga não concretizou as acusações, o que poderá fazer perigar a investigação e gerar novos processos. Ainda mais porque Fernando Madureira e o próprio Pinto da Costa (outro dos alegados autores morais do crime) negam qualquer participação nos factos.

"É completamente falso. Para mim é igual que a Carolina Salgado diga que fui eu que bati ou que mandei bater. Ela vai ter de o provar em tribunal", afirmou ao PÚBLICO o líder da claque dos Super Dragões, assegurando ter dado instruções ao seu advogado, na passada segunda-feira, para avançar com uma queixa-crime por denúncia caluniosa.

Também já não é a primeira vez que Carolina Salgado fala às autoridades sobre a agressão a Ricardo Bexiga. O PÚBLICO sabe que a ex-companheira do presidente do FC Porto já havia revelado, no departamento que investiga a criminalidade económica da Polícia Judiciária, em Lisboa, alguns pormenores da alegada agressão. Também aí terá mostrado idêntica incerteza relativamente aos autores materiais do crime, nada tendo acrescentando quanto à sua identificação.

Os depoimentos de Carolina Salgado foram ainda marcados por alguma falta de comunicação entre as autoridades. O inquérito sobre a agressão a Ricardo Bexiga estava, na altura em que Carolina Salgado revelou aqueles pormenores, pendente do Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) do Porto, mas este departamento nunca foi informado do que Carolina Salgado havia dito à Polícia Judiciária.

As declarações só foram conhecidas no momento em que o processo transitou para as mãos da equipa liderada pela procuradora-geral adjunta Maria José Morgado, que passou a unificar a informação. Contactada ontem pelo PÚBLICO, Maria José Morgado recusou prestar esclarecimentos sobre o interrogatório à ex-companheira de Pinto da Costa."
(http://www.publico.clix.pt/shownews.asp?id=1282798&idCanal=95)

Mais palavras para quê ???....
(Não se esqueçam que a maior amiga e defensora da Sr.a D. Carolina é, nada mais nada menos, do que a "defensora" de D. Afonso Henriques na RTP !!! VERGONHA NACIONAL !!!)

Anónimo disse...

Eterno, não tenho nem nunca tive esse sonho, porque simplesmente sei que nunca o conseguiria alcançar. Mas e se tivesse essa possibilidade, tal como tem Rui Moreira? Sem dúvidas que queria ser o presidente, e acho que é aí que o Rui Moreira quer chegar.

Se se está a preparar para ser candidato? Só ele poderá responder, mas é um facto que parece ter essa ambição (acho que o demonstrou na passada 2ª feira) e é um facto que ter uma pessoa como ele disponível é já uma excelente notícia para todos os portistas. Não é o melhor? Não sei. Para já é, acho eu, a 1ª e única alternativa, portanto a melhor.

De qq maneira, e como ele próprio salientou, o clube está bem entrgue e recomenda-se. Mas o futuro tem de começar a ser antecipado para que o principal, e objectivo comum a todos nós, seja resguardado, o bem do nosso clube.

Um abraço.

Anónimo disse...

Desculpem lá mas eu tenho esse sonho de ser Presidente.
Agora como diz o Zirtaev uma coisa é sonhar bem alto, outra é sonhar com os pés assentes no chão; eu por ser quem sou, sonho alto o Sr. Rui Moreira por ser quem, é sonha com os pés bem assentes...
Quanto aos comentadores direi que todos eles ou quase todos eles funcionam consoante os «colegas» de tertúlia, uns mais turculentos, outros mais incisivos, outros mais calmos... Enfim é a velha questão dos parceiros de dança. Consoante cada um se dança tango ou salsa.
Abraço a todos

meirelesportuense disse...

Quando era mais novo sonhava que envergava a camisola Portista e marcava golos que muitos outros falhavam. E digo-vos que era cada golaço! Preferia os de pontapé de moinho, todo no ar tocando com aquela genuina qualidade dos predestinados, a bola para o lado menos esperado do guarda-redes. Isso satisfazia-me tão plenamente que até despertava mais forte e confiante...Nunca o consegui concretizar na realidade, mas gostava imenso de poder colaborar com o Clube, na gestão do seu plantel, no seu Treino ou na busca de talentos. Ser Presidente nunca.
Acho que seria pedir-me demasiado, não me vejo ter que aturar e cumprir todos aqueles formalismos nas recepções ou momentos mais solenes, mas não descartava ser seu conselheiro, sentir que me escutava em muitas das suas actividades, de certo modo protegê-lo de atitudes menos certas ou responsáveis...Mas isto é apenas um sonho, no meio de um imenso Mundo de sonhos que possuo, mas ocupa nesse Mundo um lugar de grande destaque!

O Soldado Azul disse...

Caro Zirtaev,
Como "gestor" do seu blogue, já com certeza observou que manifestei a minha opinião sobre os candidatos a Presidente do Nosso Grande Clube! Tendo em conta as opções votei claramente no Antonio Oliveira precisamente pelo facto de reunir os requisitos que considero indispensáveis para exercer com sucesso TAMANHA Função, descritos na minha opinião!
Mas como desejo que o NGP continue por muitos e bons anos não pretendo desenvolver mais esta temática não obstante considerar que começa a ser pré-oportuna, digamos assim...
Quanto ao Rui Moreira ter manifestado a sua opinião não como "politicamente correcto" mas (tal como afirmam) contra as expectativas, não me parece de todo incoerente face a quem já demonstrou que "afirma o que realmente pensa" o que na minha óptica traduz-se numa qualidade que lhe reconheço!
Mas sobre a possibilidade do RM ser candidato a PRESIDENTE vai com certeza gerar um vastíssimo debate neste espaço, o qual não desejo (com todo o respeito que o nosso ilustre representante merece) que seja oportuno nos próximos (muitos) anos!
Saudações

Anónimo disse...

Soldado Azul, fez-me ir reler o seu comentário ao assunto em questão. O que pude de lá tirar foram essencialmente estas características (com as quais concordo) que defende para um futuro presidente e que vou enumerar (a ordem é minha):

1-Capacidade de liderança
2-Capacidade de reunir consensos
3-Ser um incondicional apaixonado pelo clube
4-Não deve aceitar que Lisboa nos menorize, que prevaleça o espírito bairrista
5-Ter experiência nos meandros (do futebol)

Agora passo a comparar.

1-Duvida que RM tenha tanta ou mais capacidade de liderança que Oliveira. Eu não sei, mas as diversas funções que cada um ocupa põe-nos, pelo menos, em pé de igualdade.
2-Nesta garanto-lhe que RM sai a ganhar e por muitos golos de vantagem.
3-Esta característica acho que é evidente em RM, já em Oliveira ficam-me algumas duvidas. Mas dou de "bandeira".
4-Acha que RM já não demonstrou o suficiente, até pelas inúmeras declarações por exemplo a propósito do metro do Porto, que defenderá sempre esta causa? Já Oliveira não lhe consigo ver qq bairrismo, ou pelo menos não o demonstrou aos meus olhos.
5-Aqui ganha Oliveira de certeza e será esta a principal característica que faz o Soldado-Azul votar nele. Devo dizer que é uma característica essencial já que o espírito de guerrilha e a lama que existe no futebol não parece ser adaptável a alguém como o RM, que muitas vezes com a sua maneira de ser seria "comido" por gente sem escrúpulos e Oliveira tenho a certeza que se sentiria como peixe na água neste aspecto. Mas não tomemos tb o RM como inocente ao ponto de não saber para o que iria se se candidata-se. Teria de saber escolher pessoas para a sua volta que tivessem alguma experiência nesta matéria.

Atenção que o RM não me pediu para fazer a sua defesa, são as minhas convicções (ausentista depois pagas-me uma francesinha ;-)). Posso até estar enganado em relação a muitas destas convicções, mas é o que acredito e tenho a ideia de que os portistas em geral prefeririam alguém que não tentasse ser uma imitação foleira de PdC (como acho que seria o Oliveira).

Nunca é demais relembrar que para já estamos bem servidos com o NGP e que esperemos que dure muitos anos no cargo, mas não podemos fazer deste assunto um assunto proibido, para bem do nosso clube. Além de que, claro, ainda nem sequer em pré-pré-pré-eleições estamos, não sabemos sequer qd PdC sairá e nem o próprio RM assumiu nada.

Um abraço.

O Soldado Azul disse...

Caro Zirtaev,
Não pretendia comentar mais sobre este assunto tal como já referi (e repito) uma vez que considero ainda não ser totalmente oportuno mas já que respondeu deixe-me dizer-lhe que estou em desacordo consigo quanto aos pontos 2, 3 e 4! Senão vejamos:
Pontos 2 e 3 - Sinceramente no que diz respeito à defesa intransigente dos interesses do clube, não vejo porque razão é que o Antonio Oliveira não marca pontos uma vez que em toda a sua carreira como jogador e treinador sempre demonstrou o seu portismo, sobre o qual não tenho a mais minima dúvida: basta recordar o tempo em que ele foi jogador (infelizmente só tive o prazer de "apanhá-lo" nos ultimos anos de carreira no Porto bem como Treinador! Então quanto a treinador poder-lhe-ia recordar um sem número de declarações claramente demonstrativas quanto à paixão pelo clube! Se tem dúvidas, sugiro vivamente que visualize, caso tenha oportunidade as respectivas imagens de arquivo! Sendo um apaixonado, como Presidente teria obviamente a capacidade de reunir todos os portistas numa óptica concensual! Mas falo por mim...
Quanto ao ponto 4, deixe-me dizer-lhe que o Oliveira é um prototipo do espirito bairrista com que o NGP sempre pauta a sua estratégia! Clarinho como água! É feito da mesma escola! Se tiver oportunidade de analisar muitas das declarações do Oliveira enquanto treinador do Porto perderá todas as dúvidas! Não se esqueça que o Oliveira é um homem do Norte, jogou futebol numa altura particularmente dificil em que Lisboa "reinava", tendo sido um dos impulsionadores para inverter este ciclo! Ele sentiu na pele a descriminação de Lisboa!
Relativamente ao ponto 5, que considero fundamental, não poderia estar mais de acordo consigo!
Para terminar tal como referi e volto a frisar, na minha óptica o melhor candidato deverá reunir todas as 5 condicionantes e não algumas! Veja bem, eu não referi que o RM seria uma mau candidato (são mais as razões que me levam a pensar o inverso), mas sim, que o Antonio Oliveira dos candidatos que considerou seria o melhor!
Saudações

Mr. Duke disse...

Falta aqui o Francisco José Viegas

meirelesportuense disse...

Entre Oliveira e Rui Moreira, sem dúvida Rui Moreira! Não digo que Oliveira não seja Portista, mas nunca posso esquecer aqueles 2-2 nas Antas com o Penafiel e a sua alegria no terminus do desafio! Ficou marcado no meu espírito, assim como um jogo com o Sporting quando O JPacheco lá estava em que ele (JP) se ferrou todo e me irritou solenemente...O próprio Oliveira deixou gravado no balneário Leonino uma frase emblemática a plagiar descaradamente outra do PCP: Qualquer coisa como,"Por cada Sportinguista que caia, mil outros se levantarão." Só faltava o "Avante Camaradas" para hino do SCP!...
E o Gomes que sai do Porto e vai direitinho para Lisboa! Então não podia ir para outro lado qualquer, Braga, Guimarães, Faro, Vigo, Corunha?...Eu só admito que eles tenham ido para Lisboa, para se vingarem do Clube e nada mais. Ao fazerem isso estavam a cavar uma barreira enorme entre eles e os adeptos Portistas e eles sabiam-no! O Eusébio acabou a sua carreira desportiva no Beira Mar, mas nunca admitiu vir a jogar no Porto ainda que fosse de muletas, que eu saiba...Por amor de Deus, não tenho a memória curta...

meirelesportuense disse...

Só mais um acréscimo, falaram aqui no Gabriel antigo defesa direito...Ele também se aviou com armas e bagagens para Lisboa!

Anónimo disse...

Soldado Azul, posso-lhe dar alguma razão em algumas coisas que diz, mas não me consegue convencer que um é mais bairrista que outro, que um defende mais os interesses do FCPorto que o outro.

Simplesmente têm estilos diferentes de o fazer e eu prefiro sem dúvidas absolutamente nenhumas o estilo de RM. Nem o caro Soldado Azul gostaria de ver o NGP defender o FCP como o fazia há 15 anos atrás, não se coaduna com os dias de hoje e quase lhe posso garantir que o Oliveira o faria exactamente assim.

Quanto ao portismo, era ao que o Meireles acabou de falar que eu queria chegar e acrescentava isso aos consensos de que falava. Acredite que o Oliveira é detestado por muitos portistas, logo os consensos não seriam assim tão consentâneos. Isto, além dos inimigos que terá dentro da estrutura do FCPorto. Para mim com Oliveira era um andar para trás. O nosso clube é já um clube nacional e o bairrismo deverá ser gerido com muito tacto.

Mas pelos vistos falava-mos de coisas diferente, referia-se ao conseguir unir os portistas com palavras de ordem contra os inimigos qd estivesse no comando e eu falava em consensos para reunir uma boa equipa para a SAD.

Um abraço.

hugo_silva@mailvault.com disse...

parabens pelo vosso blog.votei em rui moreira. vamos a ver o que diz esta semana do roubo de leiria. como ele tem fairplay fica com mais hipoteses nestas situaçoes de dizer tudo o que pensa e ninguem pode por em causa a sua crediblidade.