segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Os GRANDES PORTISTAS do CENTRO e do SUL de PORTUGAL !

Pelo que vejo, ouço e leio, incluindo na BLUEgosfera, sinto o “Mundo Portista” a ACORDAR !!! Já não era sem tempo ! Mas portistas, ATENÇÃO, .... não confundam, neste momento tão importante, aspectos essenciais, sob pena de ...PERDERMOS o que temos, ou seja, toda a RAZÃO do mundo.
Estou a falar, entre outros, do aspecto territorial.

ATENTEM BEM - Uma coisa é o PODER, outra, bem diferente, é Lisboa e (todo) o Sul.

O que está mal NÃO É ....Lisboa, muito menos os lisboetas, nem o Sul (em geral) e seus habitantes, onde existem, aliás, cada vez mais PORTISTAS !! E dos bons !!! Dos melhores !!! Pelo menos tão privilegiados, orgulhosos e apaixonados pelo nosso FC Porto como todos os outros !!
Tenho a certeza absoluta que é bem mais difícil ser portista no Sul, incluindo Lisboa, do que aqui, no Norte.
A este propósito, podemos inclusive aludir a um grave “PROBLEMA” (este é dos bons !!!) que é o seguinte - actualmente, e para DESESPERO dos anti-portistas, o Bi-Campeão do Mundo não é do Porto, nem de Coimbra, nem de Lisboa, nem de Faro, nem de Londres, Paris, Banda Achec (creio que é assim que se escreve) ou qualquer outra parte do mundo. O FC Porto é ... de todas as partes DO MUNDO !!!
O FC Porto tem é a sua “sede” no Norte de Portugal. E daí (/daqui) partiu para conquistar o MUNDO !!!

Por isso isto NÃO É, nem podia ser, uma guerra NORTE – SUL !!!! (isso era o que eles queriam....para nos diminuir !!!).

É que nos dias de hoje o FC PORTO É PLANETÁRIO !!! Se quiserem ...."BI-PLANETÁRIO" !!!

Agora, o que ESTÁ MAL.... é o PODER .... que está situado na capital, Lisboa !!
Mas reparem, entre Lisboa, os lisboetas e os anti-portistas NÃO HÁ qualquer relação directa !!
Agora, entre o PODER e os ANTI-PORTISTAS.... a música já é outra.
Portanto, quando me refiro aos PORTISTAS, estou a ENGLOBAR, como não podia deixar de ser, TODOS OS PORTISTAS, estejam eles onde estiverem.

Dito isto, na minha opinião, os portistas têm de se unir, DE UMA VEZ POR TODOS e URGENTEMENTE, contra o PODER !!!
Que se reflecte especialmente na COMUNICAÇÃO SOCIAL ANTI-PORTISTA !!!
Que nos trata como I-M-B-E-R-B-E-S !!!
.
Vejam o BRANQUEAMENTO que estão a TENTAR (digo tentar porque desta vez abusaram a tal ponto, que vão perceber com quantos paus se faz uma canoa...) fazer do jogo de Leiria.
Viram as capas dos jornais desde o dia do jogo ? Tirando OJogo (e na versão norte) nada... se fosse outro clube, seriam manchetes tipo “escândalo”, “falso”, “mentira” ou outras (se não acreditam esperem um errozito qualquer em desfavor dos vermelhos ou dos verdes para confirmar...)
Viram as televisões ? Não passou nada...
.
Viram os Coroados e os Rolas no jornal OJogo?
Sobre estes dois, leiam esta coisa extraordinária do Rola (sobre o penalty não assinalado por mão do Renato), no Tribunal do Jogo, Sábado:
“Não houve motivo para grande penalidade. Postiga recebe a bola em posição legal, passa a Lisandro e o remate deste bate no guarda-redes. Em todos estes movimentos não houve qualquer infracção.”
(digo eu, leram bem ? O Renato, para o Rola, NÃO TOCA, SEQUER, NA BOLA !!!!!!)
Querem mais ? Cá vai:
Já viram o lance do Pepe (no site do FC Porto) que dá o golo do Leiria ?
Ninguém toca no jogador do Leiria !!! Penso que não haverá dúvidas.
No entanto, diz o Coroado:
“A infracção existiu, foi objectiva, e dizer o contrário não tem cabimento.”
(digo eu, como a resposta dele tem inserida a palavra... “objectiva”, é inatacável....)
E diz o Rola:
“Pepe, como é seu timbre, saltou sobre o adversário. Neste caso concreto aceito a decisão de assinalar falta, dado que o jogador portista não conseguiu jogar a bola e derrubou o adversário.”
(digo eu, se é o...“timbre” do Pepe, então é falta ...mesmo que o Pepe nem sequer tenha saltado...)

Sobre o lance do Quaresma, que eu mantenho que, no mínimo, é muito duvidoso, diz o Coroado:
“Quaresma, muito naturalmente e calculando que estaria em disputa com Renato, entendeu por bem atingir Tixier com o cotovelo direito.”
(digo eu, se o Quaresma ... calculou que era o... Renato, então tudo bem...rua...)

Adiante...

Viram as colunas de opinião ? Grande Leiria...campeonato relançado...
Viram os gel(osos) ? Houve um penalty, de resto...tudo não passa de uma arte antiga de se “fecharem” para se vitimizarem sem razão...
Viram os Sobrais ? (que também é comentador na TVI...)
Por falar em Sobrais, então não é que até há quem queira que a CENSURA esteja de volta ?
Repito, a CENRURA !!!
Leram bem
ESTE artigo do Mais Futebol ? Que termina desta forma:
“(...) Mais lamentáveis do que a derrota foram as declarações no final. O líder do campeonato e campeão em título deveria ser o último a contribuir para a suspeição infelizmente generalizada. Querem o quê, que as pessoas deixem de acreditar em tudo, até no mérito dos pontos conseguidos até aqui ? Momento muito mau, até porque as discussões sérias não têm lugar nas salas de imprensa, como se sabe.” (realçados meus)

Como eles SONHAM com o regresso do clube do regime....e respectivo sistema...

Vão sonhando, vão....porque a realidade fica à distância de dois títulos MUNDIAIS...coisa pouca...

P.s. – E acreditem que com isto não quero dizer que não tenha perfeita noção que o FC Porto, em Leiria, foi displicente, que o Prof. foi pouco ambicioso (depois da expulsão só tinha que retirar o Meireles e colocar o Vieirinha (Prof., nós somos o FC Porto !!!), que o Quaresma não deva, por tudo, evitar cair nas armadilhas que lhe preparam (até porque, como sempre aqui disse especialmente o Soldado, o seu passado disciplinar não está esquecido), etc.).
.
P.s. 2 – DOMINGOS, continua o teu caminho, que com o talento natural que tens, se tiveres sorte e ... paciência... um dia serás o NOSSO TREINADOR !!! Um enorme BEM-HAJA para ti !!!

9 comentários:

O Soldado Azul disse...

Situacionista,
Concordo em absoluto com a análise e no seguimento do meu último realço o teu primeiro P.S. (não podemos descurar os erros exibicionais da equipa, voltou a demonstrar fragilidades primárias na finalização e é importante que reconheçamos este aspecto! A arbitragem tem sido prejudicial não só neste jogo! Não nos esqueçamos do jogo contra o Aves, por ex., em que levámos muita "porradinha", só que com uma pequena (grande) diferença, ganhámos!!!! Agora, vais-me desculpar mas quanto ao Quaresma, não concordo! É bem expulso, não é a primeira vez que faz o que fez e claro, (e aqui concordo) se costuma fazer os árbitros mesmo com dúvidas marcam, o que indubitavelmente e com muita pena minha... não foi o caso! E neste aspecto, como já disse anteriormente acho que deveria levar uma reprimenda a nível interno!
Saudações

Anónimo disse...

O F. C. Porto é cada vez mais um clube do Mundo. O título deste post poderia até ir mais a Sul, até Dakar!

Na edição de ontem do JN vinha uma reportagem sobre os adeptos do Porto em Dakar. Pelo menos usavam as nossas camisolas! Eram mais que muitos, e as camisolas não eram do Milan, Real ou Manchester, eram as nossas!

Mais um aparte, na votação dos grandes Portugueses o NGP ficou em 17º, mas nos 10 primeiros temos lá o Infante D. Henrique. Era de certeza portista, no fundo foi ele que começou a levar as nossas cores a todo o Mundo,como agora se vê!

Anónimo disse...

Boas!

Vi e revi as imagens do lance da expulsão, e, honestamente, não consigo vislumbrar a mais pequena agressão ou sequer tentativa. O que vejo é uma tentativa de ganhar posição e de protecção da bola, igual, na minha opinião, a dezenas de lances de disputa de bola, que, concordo, normalmente acontecem em bolas aéreas. Agora, motivo para expulsão, nunca. Eventualmente, um cartão amarela poderia ser mostrado, mas mesmo esse, continuo com muitas dúvidas.

Concordo, contudo, com a avaliação feita quanto ao efectivo rendimento da equipa. É preciso melhorar urgentemente a finalização, de forma a que estes "Jogos" não efectem os nossos objectivos. Espero que o "melhor ponta de lança do mundo de todos os tempos" :-))) que agora chegou, ajude...

Saudações!

Anónimo disse...

Caro Situacionista, como portista de alma e coração e lisboeta de alma e coração também, não podia estar mais de acordo com o que escreveu. A guerra Porto/Lisboa que, temos de admitir, foi a táctica do NGP durante alguns anos, foi um erro de estratégia que mais tarde viria a emendar. O grande problema actualmente é que já não nos conseguimos livrar desse estigma, perpetuado pela comunicação social, ávida pelos nossos deslizes.
Não sei se leram as declarações do Elmano, mas uma frase deixou-me fulo e alegre ao mesmo tempo. Às páginas tantas diz que há clubes que estão menos habituados a perder do que outros. Ora, à primeira vista, é uma afirmação verdadeira, não estamos mesmo habituados a perder, mas lendo nas entrelinhas pode querer dizer: habituem-se que a partir de agora vai ser assim.
Só podemos contar com a nossa arte e engenho, e motivar o Vieirinha para calar aqueles que esfregam as mãos de contentes por o Quaresma não jogar. É agora que vamos ver a atitude e garra da nossa equipa.

Até os comemos, carago.

Anónimo disse...

Olá a todos.

Não vou falar da palhaçada de 6ª feira, uma vez que já se falou o suficiente, mas pelos vistos o PORTO está a ser tão gamado, que até o Rascord de hoje na sua edição on-line, na pág. do PORTO, tem um artigo intitulado "As 11 razões de queixa" onde refere quo ao PORTO não foram assinaladas 11 gp!! É obra.
Não sei se o ilustre ausentista virá ao blog antes de mais um embate semanal, mas estou curioso. Era bom se fossem referid os factos relatados no JN de Domingo e outros artigos que têm sido divulgados nos últimos dias. É que contra factos e números, os argumentos dos fracos caem por terra.

1 abraço.

Jorge Mota disse...

Já vi e revi as imagens e se por um lado o Quaresma parece agredir o adversário, por outro já se viram muitos lances parecidos com aquele e dá-me a entender que Quaresma apenas se tenta livrar do homem, ele nem está a olhar para ele. Acho uma acção inadvertida. Concordo com o cartão amarelo e nunca vermelho. Além de que o auxiliar nem conseguiu ver o que aconteceu, apenas se sustentou na reacção do Tixier e se tivesse marcado falta antes, como deveria (Tixier estava a agarrar o Quaresma), nada daquilo teria acontecido.

Qt ao post, coincidência das coincidências tb falo desse Sobral hoje no meu blog. E estou inteiramente de acordo com o que dizes em relação a essa tal guerra norte/sul. Aliás dá-me a entender que os adversários neste momento a usam mais como desculpa, sabe-se lá para quê, quando nós já não fazemos essa distinção. O FCPorto é mesmo neste momento um clube mundial e o resto são tangas.

Um abraço.

Anónimo disse...

Olá de novo.

Apenas para referir que estive no blog "Portistas de bancada" do Zirtaev e peço a todos vejam o post de Zé Luís e Meirelesportuense. Que qualidade de escrita (e não é a primeira nem a segunda vez)!! Só tenho pena que estes textos não cheguem ao grande público. Há algum tempo li (penso que neste blog) que alguns artigod deveriam ser distribuídos à porta do Dragão, pois bem os dois que referi eram obrigatorios.

Bem haja à nação azul.

Eterno Dragao disse...

Não se deve fugir às responsabilidades: estamos fartos de saber que temos de ser altamente disciplinados, sob pena de os árbitros aproveitarem esses pretextos para nos penalizar. Quaresma falhou, mais uma vez. É um jogador genial, mas tem muito mau feitio e prejudica, de forma recorrente, a equipa. Janeiro é para esquecer, quer para o Quaresma, quer para o Futebol Clube do Porto.

O Soldado Azul disse...

Fantático,
Vamos lá ver se nos entendemos: Quem disse que as imagens são dúbias? Eu não! O que disse é que se os arbitros tiverem dúvidas em relação ao Quaresma, pela forma como ele costuma jogar, acabam tendencialmente por prejudicá-lo! É muito diferente! Tu é que consideraste que as imagens são dubias! Para mim é bem expulso, tanto é que se analisares ele com a cotovelada responde ao agarrar do adversário na sua camisola! Eu não tenho dúvidas! O Quaresma já nos habituou a fazer destas brincadeiras! A diferença entre nós com o devido respeito é que se calhar dou mais importância à disciplina que à utilidade, à eficiência, à eficácia do Quaresma! Se bem te recordas, no ano passado em Alvalade (jogo do título) o Quaresma também fez das "suas" com a diferença que o árbitro felizmente fez "vista grossa" e o Adriaanse teve o bom senso de o substituir! Resultado: ganhámos! E quanto aos exemplos não ficaríamos por aqui! Em Leiria, volto a repetir foi bem expulso e se a SAD compactuar com este tipo de comportamentos, não tenho a mais pequena dúvida que o Quaresma ainda vai fazer mais destas! Como deves imaginar não tenho o mínimo prazer em dizer isto! Simplesmente, nunca pretendo esconder a verdade! É assim que penso, respeito a tua e quaisquer opiniões diversas! Agora não posso deixar de referir que a maioria das pessoas parece ter uma certa tendência para proteger o Quaresma face à excelente época que está a fazer! Compreendo, mas para mim a disciplina fala mais alto!
Saudações