terça-feira, 9 de janeiro de 2007

Ainda bem que não entrou!?

Estou aqui a ver o “Trio de Ataque” e acabei de ouvir o Rui Moreira afirmar “ainda bem que o penalty contra o Atlético não entrou” (uma vez que foi “forçado”).

Será que não é de equacionar a hipótese de instruir os nossos jogadores no sentido de: renunciar à marcação dos penalties, sempre que não tiverem a certeza que foi falta, ou devolver a bola ao adversário sempre que um lançamento ou um canto for mal assinalado!? Se fizermos isso, os prémios “fair-play” não nos escaparão!

Admito duas possibilidades: excesso de fair-play (ou algum “lirismo”, se preferirem), ou “opção estratégica” para ganhar credibilidade... Inclino-me para a segunda hipótese, mas, para mim, os fins não justificam os meios e, para além disso, neste caso, o tiro pode sair pela culatra, como provavelmente será comprovado pela reacção da “bluegosfera”!

Eu não gostei!

23 comentários:

Anónimo disse...

Caro Eterno Dragão
O Dr. Rui Moreira na minha opinião é lírico(não excesso de fair-play), mas como estratégia de condicionar os outros comentadores em futuras situações similares.
Todavia os portistas não gostam, preferem atitudes à Dr. Poncio Monteiro ou Miguel Sousa Tavares, que às vezes e porque mora em Lisboa condiciona a sua estratégia em algo semelhante.
Saudações Portistas

Anónimo disse...

acho que o limpa tudo tem razao. pareceu-me que o RM esteve bem, logo de entrada ao falar das alegrias que o atletico deu ao país (deu para rir), ao dizer que o fcp está para o atlético como o liverpool para o benfica (dei gargalhadas com a cara to cineasta), e muito bem quando falou no benfica que acha que o 25 de abril nao chegou. muito bem. quanto ao penalty claro que parece mal reconhecer que nao foi mas ele nao disse isso só disse que era umcriterio forçado que se vê noutras ligas e acho que o limpa tudo tem razao, ele condiciona bem os outros comentadores que da proxima vez vao ter de dizer que ainda bem que os golos destes nao entram como o cineasta já disse salvo erro no jogo do ano passado com o brage e que hoje até lembrou. só nao gostei que tivesse nomeado o pepe, devia ter nomeado o baia como jogador do ano porque contam os 365 dias.

Anónimo disse...

acho que o limpa tudo tem razao. pareceu-me que o RM esteve bem, logo de entrada ao falar das alegrias que o atletico deu ao país (deu para rir), ao dizer que o fcp está para o atlético como o liverpool para o benfica (dei gargalhadas com a cara to cineasta), e muito bem quando falou no benfica que acha que o 25 de abril nao chegou. muito bem. quanto ao penalty claro que parece mal reconhecer que nao foi mas ele nao disse isso só disse que era umcriterio forçado que se vê noutras ligas e acho que o limpa tudo tem razao, ele condiciona bem os outros comentadores que da proxima vez vao ter de dizer que ainda bem que os golos destes nao entram como o cineasta já disse salvo erro no jogo do ano passado com o brage e que hoje até lembrou. só nao gostei que tivesse nomeado o pepe, devia ter nomeado o baia como jogador do ano porque contam os 365 dias.

Anónimo disse...

o ricardo tem razao. eu queria que o golo tivesse entrado mas como nao entrou o rui moreira faz bem em desvalorizar! Claro que ele queria que entrasse , quem de nós não queria? A comparação do Atlético dom o Benfica e do Porto com o Liverpool FOI FAAAABUUUULOOOOSAAAAAA. Aco que neste log embirram com ele, por acaso. Eu, já sabem, não embirro.

Eterno Dragao disse...

"F.C. Limpa Tudo" e Ricardo: notem que aquilo que estão a dizer é uma das hipóteses que eu coloquei: tratou-se de uma opção estratégica (vocês estão a colocá-la exclusivamente no âmbito do programa; eu acho que vai mais além). Apesar disso, continuo a não concordar e não creio que algum dos restantes comentadores alguma vez venha a dizer uma coisa semelhante.

Cara "azuldedragao": no programa houve outras coisas em que Rui Moreira esteve muito bem (nomeadamente a referência ao facto de só aceitar aquisições de passes de jogadores a 100%). Ao contrário do que pensa, Rui Moreira é pessoa muito estimada "por estes lados". Agora isso não nos impede de o criticar e sempre com intenção construtiva. Para que fique claro: considero que Rui Moreira tem sido um excelente representante das nossas cores no Trio de Ataque, mas, não gostei da afirmação de ontem e também não apreciei particularmente a reacção ao "livro" de Carolina Salgado.

Aqui só se "embirra" com "mouros"!

O Situacionista disse...

Eterno,
Quando te vejo a fazer um post como este ... sabendo bem que SEMPRE foste um dos maiores apoiantes do Rui Moreira aqui no blog (quantas “discussões” já não tivemos sobre isso !??! Sim, eu já me fartei de criticar o Rui Moreira !!), fico a pensar .... seriamente !! Muito seriamente !! Eu imagino o que não deves ter sentido para o fazeres !!

E constato que o fizeste antes de ele ter referido, entre outras coisas, que, para treinador do ano (civil), ponderou escolher o .... Scolari ... (Meu Deus....)

Caros FC Limpa Tudo, Ricardo Pinto e Azuldedragão,

Antes de mais, aproveito esta oportunidade, embora nada tenha a ver com a actualidade, para um aparte. Este blog quer-se plural. Sempre foi assim. Sempre há-de ser. Independentemente da opinião de cada um e da menor ou maior veemência com que cada qual defenda o seu ponto de vista e, até, pela forma como contraria o ponto de vista de que discorda. Há, como não podia deixar de ser, para o bem e para o mal, TOTAL LIBERDADE DE OPINIÃO. Apenas se exige respeito. A todos. De todos. A começar por nós, administradores.

Feito o aparte... ainda bem que aqui o vieram dar a vossa opinião, especialmente, porque contrariaram a do meu colega.

Li atentamente os vossos comentários.
Percebo o entendimento.
Com toda a sinceridade, desejo ardentemente que tenham razão.

Mas eu, pela minha parte, limito-me a dizer:

Ontem, logo pela manhã, li o MST.
À noite, vi a prestação do Rui Moreira.
Conclusão, desportivamente falando, ontem, comecei o dia no CÉU e acabei no INFERNO...

O Situacionista disse...

Só agora me apercebi do comentário do Eterno.
Para que fique BEM claro, eu considero que Rui Moreira NÃO tem sido um bom representante das nossas cores no Trio de Ataque.

Anónimo disse...

Meus caros
Só hoje li o blog, onde continuo a vir regularmente. Como o Situacionista sabe, apesar das nossas diferenças pontuais de opinião ( que são tácticas, porque o objectivo é o mesmo) não leva nada a mal que discordem das minhas opiniões. Eu também discordo muitas vezes das Vossas, porque me parece que às vezes se confunde o FC PORTO com estilos ou pessoas, e o nosso Grande Clube deve sempre estar acima disso.
Quanto a ontem: em primeiro lugar, o APV já disse, de facto, o mesmo quando o Benfica jogou em Braga no ano passado e acabou por perder APESAR do João Ferreira. Mas, não me guio pelos comentários do APV como já perceberam.
O que é bom que se perceba é que se o penalty entresse, iamos ser reoubados no campeonato, e toda a gente ia dizer "pois, não se queixem porque também já foram beneficiados na Taça". E aí, eu concordo com o Situacionista, a Taça de Oeiras não me interessa muito. Mas tenho pena que não tenham gostado da forma como ridicularizei o benfica, ou o espirito dos reis magos por o atletico ter dado alegrias que os clubes deles nao lhes vao dar. Enfim, nao se pode agradar a todos, não é? mas olhem para este email recebido de um benfiquista ( e notem a copia para o jose veiga...

Forwarded Message [ Download File | Save to Yahoo! Briefcase ]

From: "fernandopiedade" fernandopiedadenetcabo...
To: ""'Trio de Ataque'" triodeataquertp.pt, CC: "José Veigas" joseveigasgmail.com
Subject: COMPLEXOS
Date: Tue, 9 Jan 2007 23:34:05 -0000

HTML Attachment [ Scan and Save to Computer | Save to Yahoo! Briefcase ]

Este vai ser, provavelmente, o meu último email que lhe envio, pois vou deixar de ver o programa dada a sua actuação doentia no que diz respeito ao Benfica. Quando eu estava ao serviço da Empresa onde trabalhava, visitei muitas vezes, durante pelo menos 15 anos, o Porto e tentei sempre não ligar ao complexo, que se nota em todas, ou pelo menos na grande maioria das pessoas da segunda maior cidade do País. Posso aceitar das pessoas menos esclarecidas sejam assim, devido há sua baixa auto-estima, mas caramba o sr., um homem formado mas não passa de um complexado primário no que diz respeito ao Sul e em particular ao Benfica. Só pode ser doença, provocação ou palermice a forma como, mais uma vez, teve a desfaçatez de fazer uma comparação entre o FC Porto/Atlético com o SL Benfica/Liverpol. O sr. não tem consciência de que ao dizer esse tipo coisas, as pessoas que o ouvem se devem rir de si? Tenha pena de si próprio, porque os outros só se divertem com as suas idiotices e isso para quem é consciente deve causar um grande desconforto. Para quem não pensa, passa ao lado porque não se apercebe das sua fraquezas.

FERNANDO PIEDADE DeleteReplyForwardSpamMove...

É curioso, não é, que os benfiquistas acusem o toque ( e este é apenas um dos emails recebidos) e os meus amigos não se tenham apercebido disso, ou achem menos relevante do que desvalorizar o falha do quaresma.

Quanto ao meu amigo Eterno Dragao:
eu não sou acrítico, desculpem lá. E sempre falei contra a presença da Carolina, das façanhas dela que tanta gente gostou (o episodio orelhas). Porque esta gente assim é como o escorpião a atravessar o rio nas costas do elefante. Conhecem?
Bom, quanto ao resto sao tudo questões, como digo, de tactica, de estilo, e de concepção. Já agora, Situacionista, tem ido de certo ao Dragão como eu. Ouviu os assobios no ultimo jogo. Eu nao gostei deles. Acho que era bom neste blog falar nisso. Parece que só se aplaude quando estamos a ganhar e os jogadores precisam de aplausos quando estamos a perder... Não acham que esse era um tema que valia a pena tratar? Porque isso tem muito mais influencia nos resultados do que este vosso amigo comentador.
Um abraço a todos do Ausentista

Anónimo disse...

Eu apreciei e de que maneira as tiradas tanto da prenda de reis para todos os novos adeptos do Atlético como a da comparação do Benfica com o Atlético. Apercebi-me, apreciei e dei umas valentes gargalhadas, tendo de explicar a quem estava ao meu lado o pq das gargalhadas, já que a dita pessoa não estava atenta.

Mas não gostei qd disse que ficou contente com o falhanço do Quaresma. Não gostei mas compreendo. O penaltie estava falhado e já nada havia a fazer e por uma questão de estratégia e de ganhar mais credibilidade, esteve bem. E nem tinha pensado na razão que o Ausentista aponta em questão ao resto do campeonato.

Só que isto é um pau de dois bicos. Agora temos de ouvir os adversários dizerem que até o nosso representante na tv acha que não foi penaltie. Que até ele reconhece que o árbitro roubou para nós, qd por exemplo ouço falar (não pude ver o jogo) que mais dois penalties ficaram por assinalar a nosso favor, até os próprios jornais desportivos reconhecem isso e que o penaltie falhado poderá ter existido. Aliás ninguém poderá afirmar que o penaltie não existiu, não existem camaras para provar isso, ou o contrário. E era por aí que deveria ter ido sem beliscar o que disse na mesma. De resto esteve bem. Podia-se tb ter lembrado que aqui há uns anos atrás um árbitro tb marcou um penaltie a favor do Lamas, nas Antas, no último minuto do prolongamento de um jogo para a taça, o que levava para penalties a resolução eliminatória. Tb na altura o jogador do Lamas falhou.

Um abraço.
PS1: É natural que aqui piquem um bocadinho o Ausentista, parece ser a única maneira de o fazer participar no blog. Vou fazer o mesmo no meu :-) (Estou a brincar)

PS: Caro Ausentista aqui há uns tempos atras enviei-lhe um email a que nunca mais respondeu. Mas compreendo que não pode responder a todos.

O Situacionista disse...

Caros,
É evidente que eu ADOREI as tiradas do Atlético/vermelhos e do clube do regime. E, como diz o Zirtaev, alguns deles nem perceberam a primeira (p. ex., no programa só o vermelho Daniel atingiu e reagiu ...o APV ficou a contar matrículas).

Agora pergunto, o que é que me interessa se estamos a perder 1-0 (ou até empatados) e um jogador da minha equipa “parte a espinha ” a 5 adversários, deixa 2 deles de olhos trocados, 3 agarrados ao relvado, incluindo o guarda-redes, e remata....para fora !!

Por acaso ganhei o jogo ?

P.s. 1 - Já agora e nem de propósito, chamo a atenção para passarem no blog do Zirtaev para lerem a grande entrevista que o NGP deu ao “Diário Desportivo”. Mas antes vejam só esta notícia de hoje do JN:

“Goa preferiria ver Pinto da Costa

Se pudessem escolher, os habitantes de Goa prefeririam a visita de... Pinto da Costa à do presidente da República! Uma estranha convicção confessada - na altura em que Cavaco Silva inicia uma visita de oito dias à Índia - pelo responsável e principal impulsionador da casa do F.C. Porto em Goa, a primeira de um clube português naquele país.

Jorge Fialho, portista convicto, garantiu à Lusa que o que faz vibrar e sofrer os habitantes da antiga colónia portuguesa são mesmo os jogos de Portugal e da Liga portuguesa, principalmente os do clube de Pinto da Costa. "Lêem nos jornais que Cavaco Silva vai lá e perguntam o que vem cá fazer, comprar, vender. Não querem palestras. O que eles querem mesmo e perguntam é pelo Pinto da Costa e querem fazer uma grande festa se isso vier a acontecer", assegurou o realizador e encenador de teatro à Agência Lusa.

A delegação do F.C. Porto, situada numa casa do século XVI pintada de azul e branco, foi inaugurada a 29 de Dezembro passado e tem como responsáveis o antigo capitão da selecção da Índia, Bruno Coutinho, o empresário Paulo Mendes e Lavino Rebelo, presidente do clube goês F.C. de Anjuna, equipa que, curiosamente, alinha de azul e branco. "Eles lá falam de Mourinho e Cristiano Ronaldo como nós falamos aqui. Conversam diariamente sobre isso e assistem aos jogos pela Internet", conta Jorge Fialho, lembrando o "saudosismo pelos portugueses enorme e fora de vulgar" que existe em Goa.

Segundo Jorge Fialho, o número de adeptos do F.C. Porto em Goa cresceu com as vitórias recentes dos "dragões" no futebol europeu e com o período dos anos 90, em que a equipa ganhou cinco campeonatos consecutivos. "Os indianos novos, que não se lembram do Benfica e do Sporting ganhar grandes competições, têm memória de o F.C. Porto ganhar aqueles campeonatos".
( http://jn.sapo.pt/2007/01/10/ultima/goa_preferiria_pinto_costa.html )

Anónimo disse...

Gostei muito desta última referência à vontade de os Goeses preferirem ver lá a representar o nosso País alguém como JNPdaCosta do que o próprio PR...E gostei porque a sensação que fica sempre que estes senhores da Política Nacional se dão ao trabalho de viajar para terras distantes daquela em que vivem habitualmente é para isso mesmo, "viajarem", ganharem "currículo e rótulos" nas suas malas de viagem ou para irem vender algo que ninguém naqueles sítios quer comprar...E a preferência demonstrada prende-se com a constatação de que uma visita de carácter diferente é mais sincera e sentida pelas pessoas a visitar. No que toca às críticas ao senhor Rui Moreira, devo afirmar que também aprecio o estilo mais contundente de outros representantes do nosso Clube porque me fazem vibrar e isso é o que muitas vezes busco quando vejo um Programa daquele tipo. Mas concordo que o tipo de intervenção que o senhor RM tem é mais suave, mas porventura é mais insidioso no espírito dos nossos adversários. Admito este estilo compreendo-o e muitas vezes o admiro porque me revejo em muitos dos sentimentos que o sustentam, pois várias vezes -eu mesmo- prefiro perder algo de material a perder algo que me é mais caro e importante, algo que atinge o meu "eu" mais profundo.E aqui é isso que está em causa, dizer abertamente ao mundo que preferimos perder -na dúvida- a ganhar a qualquer preço| E adianto que acho que o Penalty deve ter mesmo existido porque senão as imagens televisivas mostradas teriam sido conclusivas. Nestas situações "eles" arranjam e descobrem imagens sabe-se lá aonde. Posto isto um abraço para todos.

Anónimo disse...

Caros bloguistas.

Costumo chegar tardiamente a este blog, mas isso tem a vantagem de poder assimilar melhor os raciocínios de todos e tirar conclusões.

Apenas vi o trio de ataque na altura da afirmação polémica do Rui Moreira sobre o penalty. Não gostei muito de o ouvir na altura, o meu primeiro impulso ao ler o post foi o de concordar com o Eterno Dragão quanto a essa questão. No entanto, a menção do Eterno à "opção estratégica" para ganhar credibilidade, uma campainha soou. Comecei a ler os comentários, a ver onde chegava, e ao ler a explicação do Ausentista, percebi. O homem tem razão!

Apesar do bom momento desportivo que estamos a passar, o que se passou na taça foi apenas um percalço, estamos talvez a passar um dos momentos mais difíceis e decisivos da nossa história!

Toda esta história do apito dourado vem na sequência de longos anos em que quem não nos consegue vencer tenta denegrir-nos e colar as nossas vitórias a compras de árbitros, cacetada, jogo violento, etc. Uns fazem-no conscientemente, com método, com um objectivo determinado. Têm a faca e o queijo na mão. Estão na capital, têm o poder, os jornais, as televisões, e, alem disso são muitos mais! Outros (a maioria), de Norte a Sul do país, fazem-no inconscientemente, são levados a acreditar nisso, pelos media, pelos dirigentes dos seus clubes (Benfica e Sporting) e principalmente porque são tão doentes pelos seus clubes, como nós somos pelo Porto! Quer queiramos quer não! Isto leva-os por vezes a ter atitudes irracionais connosco, mesmo quando estamos entre gente conhecida.

O que podemos fazer em relação a isto?

Duma coisa não tenho dúvidas, o Porto é muito melhor que os outros, mais organizado, muito mais competente. Tudo isto é fruto talvez da nossa maior capacidade. O nosso povo tem muito mais raça!

O que tornou o Porto maior foram sem dúvida Pinto da Costa, Pedroto e outros ilustres dos primeiros tempos do NGP, como por exemplo Teles Roxo ou Pôncio Monteiro.

O que eles fizeram foi mudar completamente a nossa mentalidade, tornaram-nos mais destemidos, acordaram-nos duma letargia em que talvez tenhamos entrado por causa do Estado Novo e do intenso domínio de Lisboa sobre o resto do País em algumas questões.

Para o fazerem usaram tácticas arrojadas. Por vezes quase de guerrilha. Sempre debaixo de fogo, batemos muito neles, crescemos e torná-mo-nos os melhores.

Mas chegou uma altura em que essa estratégia já não resulta. Este país está completamente dominado por Lisboa. Agora, mais do que tudo, temos de ser mais inteligentes do que eles. Jogar de mansinho. Para usar uma linguagem militar, somos o exército mais forte, mas estamos numa posição muito má!

Quando ouço certas coisas sobre o Porto, ditas por eles, quase que espumo. Discuto, esperneio, quase que me apetece bater-lhes! Mas se estou em minoria, e no campo deles, não consigo nada, entre eles até farei figura de ridículo.

Sinto isto na pele, pois, como a minha mulher é do Sul, vou lá frequentemente. Óbviamente, ouço muitas piadinhas, discuto. Mas sinto sempre da parte de quase todos eles descrédito em relação ao FCPorto, e também ao Porto Cidade. Quando sabem que sou portista, novos e velhos, torcem o nariz. E pensam, como é que este gajo é do Porto, é um clube nojento, corrupto, etc.

Como o texto já vai longo, tudo isto para dizer o quê?

Pessoas como MST, brilhantes, mas portistas, não são consideradas por eles. Muitos têm-lhe ódio neste aspecto. Tal como a Pinto da Costa. E falando nele, tenho a dizer:

É um guerreiro que não desiste, mas não vai durar sempre! Depois de passada esta tormenta, que ele mais uma vez vai vencer, mais tarde ou mais cedo vai ter que ter o seu descanso.

E quem vem a seguir?

O perfil e o estilo terá que ser diferente do NGP. Infelizmente, a situação que temos neste país cada vez mais macrocéfalo a isso obriga.

Para mim quem vem a seguir (dentro de quanto tempo é uma incógnita) terá que ser alguém que neste momento está a construir uma imagem de credibilidade perante toda a gente. Mas que também não se encolhe e bate o pé!

O Situacionista disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Situacionista disse...

Independentemente de estar ou não de acordo (parcial ou totalmente), depois de ler este EXTRAORDINÁRIO comentário do Justiceiro, sinto-me pequenino !!

OBRIGADO Justiceiro !

P.s. – Quando se rirem de si, nunca se esqueça de responder – Fazem bem em rir, é que depois no “campo” quem se vai rir sou eu !!!....

P.s. 2 - Ainda há dias o Penta me dizia e eu concordo totalmente. Tenho, para mim, por absolutamente seguro o seguinte – para os anti-portistas, nós só deixaremos de ser corruptos, quando ... começarmos a perder.... até lá....
Portanto, já estou mentalizado que vou ouvir essa “cassete” ainda durante muitos anos !! E quantos mais, melhor...

P.s. 3 – Ainda sobre o penalty, acabei de ler este artigo, no mínimo curioso, do vermelho Cruz dos Santos na Bola de ontem:

“Dou comigo, porém, a perguntar o que se diria agora, fora do âmbito da grande família portista, se Ricardo Quaresma tivesse transformado em golo o penalty que levou a bola ao poste já nos instantes finais dos cinco minutos de compensação do tempo perdido que o jogo teve na segunda parte e desse golo partisse o FC Porto para conseguir a vitória na meia hora de prolongamento.

Não imagino. Melhor dizendo, devia ser o bom e o bonito, a avaliar pelo telefonema que recebi poucos minutos depois de o jogo ter terminado:
"Uma tristeza, uma vergonha, o penalty foi inventado, o jogador ao Atlético nem sequer tocou no jogador do FC Porto. o Apito Dourado esteve presente no Estádio do Dragão.»

E é assim que se vê o futebol em Portugal, toma-se a parte pelo todo, mesmo pessoas do futebol consideram que deixou de haver no futebol gente séria, há quem duvide da sua própria sombra - pouco falta para que quase ninguém acredite em alguém.

Naturalmente, dei-me ao cuidado de ver na TV, com redobrada atenção, o lance em causa. Nada menos de cinco vezes, em canais diferentes. E, infelizmente, as imagens foram colhidas de tão longe que não permitem conclusão segura. Por outras palavras, não se vê falta nem se vê que ela não existiu. Logo, só por fanatismo e falta de respeito pela verdade alguém pode emitir opinião em qualquer dos dois sentidos.

E, sendo evidente que o árbitro (Paulo Pereira) estava muito bem posicionado e foi rápido e peremptório ao assinalar o castigo máximo, manda o mínimo de bom senso que se tome como certo que a infracção existiu - independentemente do resultado que se registava nessa altura e do momento em que a infracção incorreu.

Por mero acaso, faltavam alguns segundos para que o encontro terminasse. Tanto assim que o jogo ainda prosseguiu (...)”.

O Soldado Azul disse...

Meus caros,
Chegou a minha vez de comentar (felizmente só agora pois posso ter acesso a toda a informação dos vossos comentários...)! Vou tentar ser sintético:
- Perdoar-me-ão todos os comentadores deste espaço pela franqueza, mas não posso deixar de afirmar que o comentário do Justiceiro é talvez o melhor até hoje neste espaço no que diz respeito ao "estado de alma" dos Portistas! Muito, mas mesmo muito bom! Em particular, a sua opinião sobre o MST, as suas visitas ao território inimigo, a sua posição quanto ao NGP... são com certeza partilhadas e reconhecidas pela esmagadora maioria dos Portistas entre os quais obviamente me incluo! Por todas as adversidades é que com certeza somos mais portistas, mais apaixonados!!! Fortalece-nos!!!
Muito bom e desde já os meus agradecimentos!

- Quanto ao Ausentista, transmitir que concordo em absoluto com a sua estratégia no Programa e os resultados são visíveis com o email que amávelmente partilhou connosco neste espaço! É tão bom saber que em minoria adepta conseguimos ter representantes que "eanraivecem" os ensanguentados!!!
Mas tal como noutras vezes em que discordei das suas posições (e o Ausentista tem conhecimento) também volto a discordar quanto à sua posição sobre a Taça de Oeiras: tem que interessar e muito! Parece-me um pouco a desculpa de mau perdedor! Perdemos, que se lixe... Sejamos realistas: tratava-se de um dos objectivos da época que infelizmente ficou pelo caminho!!! É mau muito mau!!!! O campeonato e a Taça têm sempre que ser nossos! Somos a melhor equipa portuguesa, logo os trofeus internos devem ser nossos! Não há provas maiores e menores! Para nós são todas importantes!
Saudações

Anónimo disse...

Boa noite a todos.
Interessantíssima, esta questão.
Já escrevi sobre o tema para a minha coluna Porto d'abrigo no record.
Para o meu amigo Soldado Azul: Claro que a Taça de Oeiras tem menos importancia do que o campeonato, mas é evidente que qualquer prova em que participemos deve acabar com um triunfo do FCP. Os outros desfechos são sempre tristes e, desde há algumas décadas, anormais.

Eterno Dragao disse...

Pelos vistos, não fui rigoroso quando afirmei "não creio que algum dos restantes comentadores alguma vez venha a dizer uma coisa semelhante". Segundo o que afirma o "Ausentista", o APV já terá cometido "sacrilégio" :-) semelhante. As minhas desculpas a todos, com destaque, é claro, para o Rui Moreira.

A "discussão" parece ter um ponto em comum: todos parecem considerar que se tratou de uma estratégia. Se foi boa ou má, aí continuo a não estar com a "maioria" que aqui se pronunciou - para mim, há coisas que estão no domínio do sagrado - quero sempre que a bola entre nas redes do adversário!

Só para o Ausentista: conhecia a fábula do escorpião e concordo com a aplicação ao assunto Carolina. Estou 100% de acordo com as poucas críticas que foram dirigidas ao Presidente, no momento certo (enquanto a relação durou e a dita senhora esteve no posto de "Primeira Dama"). No momento do ataque, penso que se devia ter cerrado fileiras em torno do Presidente, não deitando mais gasolina na fogueira.

Só para o Justiceiro Azul: muito bom, o post, mas tenho dúvidas quanto à conclusão. Tal depende muito da equipa que essa pessoa conseguir reunir. Não podem ser todos da "mesma cepa", se é que me faço entender... Na equipa têm de estar pessoas daquelas que o Miguel Sousa Tavares não gosta de receber em casa para jantar... :-)

Anónimo disse...

Uma outra questão que abordei e que gostaria que suscitasse uma discussão séria. Não se trata de um problema exclusivo do NGC mas começa a preocupar-me e toquei no assunto ontem.
Não gosto desta história de compartilharmos os passes dos nossos jogadores com sócios (ainda por cime invisíveis). Que me dizem sobre isso?

Anónimo disse...

A minha modesta opinião é altamente favorável, porque permite ter na equipa alguns jogadores que se não fossem partilhados provavelmente nunca os veríamos a jogar na nossa equipa(Anderson, Luxo, Pepe(fundo financeiro)etc.). Todavia tenho consciência que o assunto é delicado na altura de tirar dividendos, mas se os contratos forem sérios e bem feitos a estratégia será proveitosa para todas as partes.
Saudações Portistas

Anónimo disse...

Caro Justiceiro Azul, deixe-me dizer-lhe que este seu comentário está excepcional. Permita-me que o utilize num post para o meu blog, em que penso questionar "Quem se seguirá?". Isto claro com a devida referência ao seu comentário e com o devido acordo dos autores deste blog.

Um abraço.

Anónimo disse...

Caro Zirtaev, por mim tenho todo o gosto que o faça.

Abraço

O Situacionista disse...

Caro Zirtaev,
Pela minha parte, uma vez que o Justiceiro consentiu, limito-me a registar o cuidado que teve (embora de si, tb não esperava outra coisa).

Anónimo disse...

f.c. limpa tudo, discordo completamente.

Jogadores como o Anderson e o Lucho poderiam perfeitamente ter vindo a 100%. Era um risco na altura mas é agora óbvio que duplicariamos o investimento (pelo menos) de certeza absoluta.

Quanto ao Pepe o caso é outro, se bem me lembro, ele veio a 100% mas no início da sua primeira época, e quando ainda vivia um período de boas exibições antes da sua travessia no deserto, o Porto decidiu vender uma boa parte do seu passe só para ganhar rapidamente uns milhares (não milhões, milhares) de euros fáceis.

O problema é que essa parte do passe agora vale milhões e foram esses milhões todos que o FC Porto perdeu com este negócio inqualificável (mais um). E o mais grave é que isto se passou após a vitória na CL, ou seja, o FC Porto nem tinha grande necessidade de efectuar um grande encaixe financeiro para equilibrar as contas. Foi para encher os bolsos de quem?
A SAD deveria explicar muito melhor este tipo de negócios aos sócios, mas nisso meus amigos, a culpa é toda nossa porque somos uns grandes lorpas.
O fantasma das comissões anda na boca de todos os sócios e adeptos mas ninguém até agora foi capaz de obter uma explicação por parte da administração da SAD. Nem sequer o nosso presidente, que foi tão criticado por não se insurgir quando estourou o "caso carolina" mas não é igualmente criticado por não cortar com este clima de suspeição que se vive dentro do nosso próprio clube...

A SAD tem autonomia para fazer o que bem quiser com o património do NGC, e está a corroe-lo por dentro.

Só para citar mais um exemplo, alguém se lembra de, no fim da época 2003/2004 e após as estrondosas receitas da conquista da Champions e das vendas milionárias de jogadores, o PdC ter decidido que deviso aos resultados positivos nas contas da SAD dessa época (pela primeira vez na história) iria dar um prémio de 100 mil euros a cada um dos administradores da SAD pelo bom trabalho desenvolvido?
E nos outros anos em que as contas acabaram sempre no vermelho, alguém foi punido pelo maus trabalho desenvolvido? Não, continuam lá sempre os mesmos administradores...

Esta SAD é uma fantochada.
É por estas e por muitas outras que eu apoiarei o RUI MOREIRA se eventualmente este se decidir candidatar à presidência do FC Porto.
Nesta altura mais que nunca, precisamos de alguém impoluto e profundo conhecedor tanto de futebo, como de economia à frente do nosso clube.
E sei que isto vao soar a sacrilégio por estas bandas (e só por si tb é ridículo) mas apoiaria o RUI MOREIRA mesmo que este se apresentasse contra o PdC ou qualquer outro por ele apadrinhado.
ESTAMOS A PRECISAR DE UMA LIMPEZA URGENTEMENTE!