quarta-feira, 29 de outubro de 2008

A saga dos comissionistas … e os 83,3%...

Sempre que perdemos pontos (então se sucede em jogos consecutivos…), é certo e sabido que toca a cassete – a culpa é dessa cambada de comissionistas, sem esquecer a tropa das comissões, blá, blá, blá ….. blá, blá, blá, …. aliás, a culpa é dessa cambada de comissionistas, sem esquecer a tropa das comissões, blá, blá, blá…. blá, blá, blá, …. chupistas, corruptos, blá, blá, blá …. blá, blá, blá, blá, blá, blá…. blá, blá, blá, …

E um gajo tem de levar com essa música, sem sequer ter a sinfonia ligada.

Ora bem, …. por onde hei-de começar….

Os comissionistas, liderados por esse malandro do Pinto da Costa, qual gangada do piorio, cometeram um crime hediondo.
Melhor dizendo, têm vindo a cometê-lo.
Ao longo dos anos.
Quase diria, ano após ano.
É que não param.
Criminosos.
Perpétua para eles.
Tal pena não existe no nosso ordenamento jurídico ?
Crie-se !
Já !

Imaginem só que essa gangada malfeitora, cujo máximo dirigente, repito, é o NGP, cometeu o crime dos crimes de …. nos dar 83 % ! 83% !!!

Miseráveis !

É verdade. Não acreditam ? Então pegam nas vossas máquinas de calcular (se não tiverem, peçam emprestadas) e façam uma conta que até um menino de 2 anos consegue fazer:

Que percentagem corresponde ao facto de em … 6 …. conseguirmos …. 5 ?

Ora digam lá …. eu sei que conseguem …. pois é … 83,3%...

Ou seja, nos últimos 6 campeonatos, o FC Porto ganhou … 5 !!!!!!!!!!!!! 83,3% !!!!

Heresia !!

Sabiam ??
Já imaginaram ???

Cambada de comissionistas !

Sacanas andam a comprar jogadores, mandatados pelo NGP, para nos dar campeonatos. Pulhice !!

Preferia mil vezes estar no lugar dos vermelhos. Então dos verdes … era o paraíso !
Que sorte a deles ! Sempre a comprar jogadores e sempre a perder campeonatos.
Também quero !

Enfim…


P.s. - Por acaso sabem qual é o único clube português que publicita as comissões … e seus … destinatários ?
É o FC Porto.
Deve ser para esconder…
(ainda há duas semanas os vermelhos divulgaram (apenas) o montante pago em comissões o ano passado. 2 milhões de euros.)

P.s. 2 – Espero que todos entendam que a mensagem deste post não é branquear nenhum comportamento menos correcto que possa existir. Mas apenas chamar a atenção de dois factos:
1. Eu apenas imputo responsabilidades, para o bem e para o mal, a quem manda no clube. A saber, Jorge Nuno Pinto da Costa. Se eu tiver que criticar algum aspecto, tenho, obrigatoriamente, de criticar o NGP. Ainda para mais quando são aspectos relacionados directamente com o presidente como sucede com as contratações. Estou-me marimbando para os outros. Se algo correr mal, só o culparei a ele. Como é a ele que eu reconheço todo o mérito por tudo o que de extraordinário o FC Porto tem conseguido. Pelos infindáveis alegrias que me tem dado. Portanto, para mim, não faz qualquer sentido criticar os demais administradores.
2. Eu acho fundamental que se discuta o clube. Até porque isso só o engrandece. Cada vez mais. Mas se for para dizer a primeira barbaridade que nos vem à cabeça, muitas das vezes qual cassete riscada, não posso deixar de desabafar que me torra a paciência.

44 comentários:

Uminho1 disse...

Eu também vou nessa onde de comissionistas, mas alguns bem informados que criticam os comissinistas tem a ver com uma carrada de sul-americanos mal amanhados, alguns deles nem titulares são nas suas equipas e a serem contratados por valores, minha nossa senhora!!!

É verdade que temos títulos e há muito mérito de quem construiu isso, mas não deixa de haver, muito, muito desperdicio, toneladas de jogadores emprestados e chegou-se ao cúmulo de renovar só para emprestar como foi o caso do jogador Paulo Ribeiro ou o Leandro. Isto é má gestão ou só serve para alimentar os tais comissionistas.

Mas esse desperdiçio,ou melhor estes fortes investimentos tem feito com que o FC Porto seja obrigado a vender todos os anos, um , duas , três das suas pérolas, e se isso acabar? Com a crise, com os bancos a não emprestarem tão fácilmente, com os clubes a conterem-se, o que acontece ao FC Porto se não conseguir vender? Milhões e milhões de prejuizo. Gastamos mais do que ganhamos. Basta ver , que nestas épocas que vendemos jogadores por valores incriveis e as contas estão sempre tremidas.

Eu também posso comprar um Ferrari, se os meus clientes comprarem-me mercadoria que cubra as despesas do custo do Ferrari, mas se me deixarem de comprar tanta mercadoria, se calhar vou ter que comprar um Fiat, quando se tivesse feito uma boa gestão, durante este tempo todo, mesmo que me comprassem menos mercadoria, poderia andar de BMW mesmo nos momentos dificeis.

É o que acontece no FCP.

Uminho1 disse...

Onde se lê: "Eu também vou nessa onde de comissionistas"

deve-se ler : " Eu também NÃO vou nessa onda de comissionistas."

O Situacionista disse...

Caro Uminho,

A diferença é que enquanto nós compramos toneladoas de sul americanos mal amanhados e ganhámos toneladas de títulos, os outros compram outras tantas toneladas de jogadores mal amanhados sem ser sul americanos e ganham outras tantas toneladas de pó nas taças de 1900 e troca o paço.


Aos restantes administradores e leitores deste blog, contistas (com letra pequena) encartados incluídos,

Interpreto o vosso silêncio como concordância. O que, nalguns casos, não deixa de muito me surpreender. Embora me congratule.

O Situacionista disse...

Caro Uminho,

A diferença é que enquanto nós compramos toneladoas de sul americanos mal amanhados e ganhámos toneladas de títulos, os outros compram outras tantas toneladas de jogadores mal amanhados sem ser sul americanos e ganham outras tantas toneladas de pó nas taças de 1900 e troca o passo.


Aos restantes administradores e leitores deste blog, contistas (com letra pequena) encartados incluídos,

Interpreto o vosso silêncio como concordância. O que, nalguns casos, não deixa de muito me surpreender. Embora me congratule.

Eterno Dragao disse...

Gostei do raciocínio. Saliento, contudo, que a percentagem foi calculada "à escala interna", com base numa concorrência miserável.

Nota que o Boavista também está com uma percentagem excelente, este ano.

Não creio que este seja um tema muito interessante. Os meandros das transferências no futebol não são assunto para gente séria.

Uma coisa te garanto: o orçamento do Porto não vai continuar a ser o que era. Vai ter de baixar. Muito!

Mr.Duke disse...

Ricardo Carvalho 25 milhões de euros
Paulo Ferreira 20 milhões de euros
Deco 18 milhões de euros
Maniche 16 milhões de euros
Costinha 5 milhões de euros
Derlei 6 milhões de euros
Mourinho 5 milhões de euros
Nuno 5 milhões de euros
Pepe 30 milhões de euros
Anderson 35 milhões de euros
Bosingwa 20,5 milhões de euros
Quaresma 18 milhões de euros
Diego 7 milhões de euros

Entre outros negócios que aqui me falham,
O meu ponto de comparação desejável será sempre alguém melhor do que ns, devemos olhar para cima, devemos almejar ser cada vez maiores.
Com este número de vendas e respectivas receitas continuamos a ter um passivo vergonhoso, continuamos a ter necessidade de vender um ou dois jogadores por ano.
Estamos em termos de passivo numa situação estupidamente ridícula tendo em conta o nível de receitas.
Sugiro que analisem as contas do Olympic de Lyon o clube que era antes de adquirir tamanho capital financeiro com as vendas e o que se tornou com uma quantia um pouco menor do que a adquirida por nos.
Falamos de valores de ordem superior a 150 milhões de euros, anos seguidos somos o clube até a nível europeu que mais dinheiro realiza com as vendas, e eu pergunto me para onde vai o dinheiro.
Uma gestão equilibrada pensada a medio longo prazo com o dinheiro realizado pelo FCP estaria na situação financeira em que estamos???

Mr.Duke disse...

PRÉMIOS DE PARTICIPAÇÃO

A época 2003/04 foi a que rendeu ao FC Porto a maior receita nas provas da UEFA dos últimos cinco anos. Os números não contemplam outros tipos de ganhos, como bilheteiras ou direitos televisivos.

2003/04 25,1 milhões de euros

2004/05 8,2 milhões de euros

2005/06 6,4 milhões de euros

2006/07 12,6 milhões de euros

2007/08 cerca de 13 milhões de euros

O Situacionista disse...

Eterno,

Mas com quem é que queres que compare os títulos nacionais que nós ganhamos ?

Penso que só são comparáveis com aqueles que os ... perderam !

Quanto à "escala", bom, também podemos ir por aí.

Diz-me lá então quantos clubes EM TODA A EUROPA são bicampeões europeus e mundiais ?

E depois, diz-me quantos o foram (ganharam todos os títulos) nos últimos 20 anos.

Fico a aguardar...

O Situacionista disse...

Mr. Duke,

Deixo-lhe o mesmo desafio que ao Eterno.

Já agora, o Lyon, quantos títulos europeus e mundiais tem ?

Mr.Duke disse...

Fazendo um somatório arredondado:

Há quatro anos o F.C.Porto vendeu Deco, Paulo Ferreira e Ricardo Carvalho e só nestes 3 encaixou 71 milhões de euros.
No ano seguinte vendeu Maniche, Costinha, Derlei, Carlos Alberto, Seitaridis e Nuno e encaixou 46,5 milhões de euros.
Há 2 anos conseguiu vender Benny McCarthy, Luis Fabiano (neste caso só tinha 25% do passe)e Nuno Valente encaixando 10 milhões de O ano passado vendeu Diego, Anderson, Pepe e Hugo Almeida totalizando 72 milhões de euros.
Este ano venderam Bosingwa, Quaresma, Hélder Postiga e Marek Cech perfazendo 49,6 milhões de euros.
Somando os encaixes dos últimos 4 anos temos que o F.C.Porto totalizou em vendas 249,1 milhões de euros.
São 50 milhões de contos em 4 anos!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Mr.Duke disse...

Não vou dar de barato os titulos europeus, visto terem sido anos quase irrepetiveis e tendo a frente da equipa o melhor treinador do mundo.
Mas já agora se não for pedir muito gostava de ouvir o seu comentário aos 50 milhões de contos, repito de contos de receita gerada por transferências.

O Situacionista disse...

Passivos (indico valores por alto):

FC Porto - 130 milhões

Vermelhos - 300 milhões

Verdes - 270 milhões


Quem me dera ter o passivo mais alto...

Isto de passivos pequenos é uma chatice...

Mr.Duke disse...

Olympique Lyonnais

Championnat de France L1
Vainqueur en : 2002, 2003, 2004, 2005, 2006, 2007, 2008
Vice Champion en : 1995, 2001
Troisième en : 1974, 1975, 1999, 2000

Trophée des Champions
Vainqueur en : 1973, 2002, 2003, 2004, 2005, 2006 et 2007

Coupe de la Ligue
Vainqueur en : 2001
Finaliste en : 1996, 2007

Coupe de France
Vainqueur en : 1964, 1967, 1973, 2008
Finaliste en : 1963, 1971, 1976
Demi-finaliste en : 1956, 1998
Quart de finaliste en : 1959, 1974, 2000, 2001, 2006

Championnat de France L2
Vainqueur en : 1951, 1954, 1989

Coupes d'Europe
Quarts en : 2004, 2005, 2006 (C1)
Demi-finale en 1964 (C2)
Quarts en : 1967, 1999 (C3)

Retour

O Situacionista disse...

O título europeu mais difícil, quando o FC Porto ainda não era ninguém, tinha, na verdade, aquele que era, na altura, o melhor treinador do mundo - o Rei Artur !

O Situacionista disse...

Mr. Duke,

Já percebi que o Lyon, de títulos europeus e mundiais, é mais bolas de berlim...

Mr.Duke disse...

Mal de nós que tendo realizado 250 milhões de euros de receita só com venda de jogadores fomos o passivo mais alto, isso seria ultrapassaria todos os limites do razoável.

Eterno Dragao disse...

Pois é, Mr. Duke.

O problema é que esta gente do futebol não pensa a médio e longo prazo. Se, em 2004, se tivesse vendido a equipa toda (como se acabou por vender) e pago o passivo, hoje estaríamos muito melhor (teríamos "cavado" um fosso monumental para o Benfica e para o Sporting).

Eu continuo a achar que o problema fundamental não são as compras, mas sim os salários. Note-se que boa parte das vendas foram conseguidas depois de ter reinvestido algum dinheiro de outras vendas (Quaresma e Diego, por exemplo; ou Lucho e Lisandro, para falar dos que ainda cá estão).

Não podemos ter a ilusão de pensar que é possível acertar em todas as compras, embora me pareça que, nos últimos tempos, estamos a falhar em demasia. Em todo o caso, Pinto da Costa nunca foi de "comprar pouco e bem". Sempre "muito e, em média, bem".

Dá-me a sensação de que as pessoas só comparam as receitas das vendas com as despesas das compras dos jogadores e se esquecem que o Porto é deficitário na sua exploração corrente (os jogadores custam dinheiro, enquanto cá estão). É para financiar este déficite que vai boa parte do dinheiro.

Concretizando: se é verdade que o Cristian Rodriguez ganha 250000 euros por mês, o que foi pago pelo seu passe até nem e muito significativo...

Mr.Duke disse...

O Porto ainda não era ninguém mas já tinha perdido uma final da Taça das Taças contra a Juventus!!!!!!!
Isso de não ser ninguém mas já ter disputado finais europeias.
Já agora não sei se sabe a que é relativa a maior taça (tamanho entenda-se) que está no museu do Fcp.

Mr.Duke disse...

Eterno concordo quase na integra com tudo o que disse.
Não me acredito que o CR ganhe essa maquia, acho absurda.

O Situacionista disse...

Eterno,
Futebol (Clube do Porto) e médio e longo prazo são compatíveis ?

Tenho muitas dúvidas.


Mr. Duke,
Arsenal ... ou algo a ver com isso, estou certo ?
(só lamento que não esteja no Museu, porque para isso era preciso que ele existisse. Esperemos que seja a obra que se segue).

O Situacionista disse...

Quanto aos salários dos futebolistas, é curioso que em Espanha (onde há muito mais poder de compra) os salários estão sujeitos a uma carga fiscal a rondar os 20%. Em Portugal, são mais de 40%...

Eterno Dragao disse...

Situacionista:

Em gestão, estuda-se a diferença entre eficiência e eficácia (há muita gente que utiliza estas palavras como sinónimos).

Ser eficaz é atingir os objectivos;
ser eficiente é consumir o mínimo de recursos para atingir um determinado objectivo.

O Porto é eficaz, graças à genialidade do Presidente, mas não tem sido eficiente.

Tal eficiência só poderia ter sido atingida, se houvesse um "número dois" (Director Financeiro) capaz de lidar com Pinto da Costa ("travando-o" quando necessário). Os bons que por lá passaram (Pôncio Monteiro, Angelino Ferreira) sentiram que era uma "misão impossível" e saíram.

Esta conversa nada tem que ver com resultados desportivos (muito menos a nível interno).

Azzulli disse...

Eu estou com o Eterno, nos comentários acima.

Temos realmente esbanjado imenso dinheiro.
E muitos do jogadores nem chegam a ser primeira escolha. Quantos são comprados, testados, ficam a suplentes um ou dois anos, e são vendidos ou dispensados?

Há vários lugares no onze que é um disparate irmos comprar jogadores.
Temos de ser capazes de "fabricar internamente" os jogadores trabalhadores.
Laterais e trincos, por exemplo.
Para esses lugares não são precisos génios.

Quanto aos restantes postos, hão-de sair alguns dos juniores de vez em quando.
E se não há, aí sim, vamos às compras.
E quando se vir um investimento promissor, arrisca-se. Ponderando bem as contas...

Agora Bolattis, Benitez e Farias... Pela madrugada... Coloquem lá miudos nossos.

Eterno Dragao disse...

Azzulli: eu não critico a compra do Farias. É muito difícil "acertar" num ponta de lança. Ele é um bom jogador que não se adapta ao ritmo do futebol europeu (e isso só se sabe depois de o contratar).

Já não digo o mesmo em relação aos defesas esquerdos! Se não há bons jogadores para a posição, então apostemos num atleta da formação (sai mais barato!).

Mr.Duke disse...

O Arsenal teve uma serie de vitórias imparável e tal troféu foi criado para quem terminasse com tal invencibilidade, actualmente não está no museu mas esteve no anterior e em lugar de destaque.
É um facto e um pecha enorme não termos ainda um museu no novo estádio.
Esbanjar em compras e simultaneamente apostar em formação é que não me parece correcto.
Primeiro foi a equipa B com jogadores tipo Gonzalo a custarem um milhão de euros, seguidamente o projecto "Visão 666", agora temos centro de estágio e a Constituição e mesmo assim continuamos a comprar valores de dúbia qualidade em contraponto a apostar em gente da casa com mística, portugueses.
As vendas anuais penso estarem relacionados com acordo que o FCP fez com os bancos que exige a venda de um ou dois jogadores por ano.

O Soldado Azul disse...

Em jeito de síntese saliento 2 ideias referidas que caracterizam a realidade do nosso clube:

1 - Em média contratamos todos os anos jogadores que seja por indaptabilidade, seja por outras razões, não de afirmam e os seus desempenhos não criam rentabilidade ao clube (compra vs venda), uma realidade fundamental para as SAD's criadas há não muito tempo assim...

2 - Em jeito de eficácia, aproveitando a distinção eficiencia / eficacia feita (e bem) pelo Eterno, nos ultimos anos conseguimos, atingimos muitas vezes os objectivos com os titulos que nos enchem de alegrias! Temos portanto sido eficazes, ainda que os racios de eficiência possam ser questionados...

Ora é precisamente neste ponto que está a diferença (subscrevendo em absoluto esta ideia transmitida pelo Situacionista): os resultados!

Ou seja, podemos ter muitos jogadores que não se enquadram na realidade do nosso clube, que não se adaptam, que são jogadores do nosso clube por "imposição" de empresários, em troca de negócios (até mesmo relativos a outros jogadores, sei lá bem...)! Claro que não concordo com isto, claro que devemos considerar uma politica de contratações que tenha em 1º lugar a preocupação de defender intransigentemente os interesses do nosso clube, sempre na perspectiva que os seus desempenhos sejam eficientes e contribuindo para os resultados, para os titulos e para consequente venda que se traduza em rentabilidade !!!
Nesta perspectiva, se para ganhar titulos é necessário ter muitos jogadores, muitos dos quais "na prateleira" não me importo! Acho mal, acho em teoria errado, mas com titulos tudo fica secundário...
Agora se os titulos não surgem, é evidente que estas politicas em teoria erradas, serão certamente com frequência objecto de reflexão, sendo como igualmente diz bem o Situacionista, para o bem e para o mal, o principal responsável o NGP!
Saudações

Unknown disse...

É só para expressar o seguinte.

Sempre, mas sempre - pelo NGP!

Talvez por ter presenciado o antigamente.

Talvez...

Vímara Peres disse...

De onde é que vem o passivo? 130 milhões?

Nos últimos anos o passivo tem sido abatido sempre mais um pouco fruto das vendas que têm sido feitas. O passivo não baixou ainda mais porque o resultado anual continua a ser negativo.

Mas os 130 milhões vêm provavelmente na sua maior parte, da construção do estádio, uma despesa muitíssimo grande que tão cedo não se tornará a repetir. Se esta crise fôr passageira, como eu espero, e voltando aos bons resultados, mais vendas serão feitas (terão de ser, enquanto as contas anuais não estiverem equilibradas) e o passivo voltará a baixar. Também não sei até que ponto é que estarão preocupados em fazer baixar o passivo. Clubes como o Real Madrid ou o Manchester continuam a gastar alegremente apesar dos passivos astronómicos!

Então o que é que vai ser o futuro? O mais importante será baixar as despesas fixas, incluindo salários e evidentemente aumentar as receitas, que não poderão passar só pelas vendas. Parece-me que por piores que pensemos que são as pessoas que temos a mandar na SAD, estão cientes disto. E não são tão burros como isso!

Vejam por exemplo o caso do Deco. Podia ter sido vendido um ou mais anos antes, mas arriscaram (ou terá sido apenas opção do NGP?) e com ele fomos campeões europeus. Com esse triunfo valorizámos imenso todo o plantel e vendemos também um Paulo Ferreira por valores nunca imaginados, e também Ricardo Carvalho. O que eu quero dizer com isto é que à partida, ninguém e talvez nem a Direcção do Porto apostaria que fôssemos campeões europeus! O mais provavel seria não o sermos, mas ao consegui-lo disparámos os valores, e se não os tivéssemos vendido nesse ano, no ano a seguir conseguiamos de certeza vendê-los bem, mas muito mais baratos! E tudo isto porquê? Por que mantivemos o Deco.

Uma SAD não é uma empresa normal, e para ter o sucesso internacional que o Porto tem (não é teve, é tem, tudo isto se passou há muito pouco tempo) principalmente num país pequeno como o nosso, são precisos rasgos de génio, tomates e muita sorte! E disso ninguém pode duvidar.

Acho que o que se está a passar agora é preocupante porque se não fôr resolvido e os resultados não começarem a aparecer a ansiedade aumenta e se a época fôr desastrosa damos um passo atrás. Mas tenho a certeza que isso não vai acontecer, somos grandes demais, somos de uma classe à parte neste país.

Azzulli disse...

Estava a ver a lista que o Mr.Duke colocou no 6º comentario...

Da amostra de 12 jogadores vendidos por elevado valor nos ultimos anos, só dois vieram directamente do estrangeiro.

Quanto à ideia base do Situacionista, isto tem realmente corrido bem: vendemos caro todos os anos, e somos campeões todos os anos.
E temos mais 3 jogadores para vender bem: BA, LG e LL.

Mas se o Candeias fosse aposta sistemática, será que não evoluiria e chegaria a um nível de excelencia? E seria só lucro, pois não o compramos a ninguém. E não deve ter um salário muito elevado...
E comparando com o Mariano...
Candeias é um exemplo. Quantos jogadores formamos e não integram o nosso plantel? Emprestar 1 ou 2 anos, e fazer regressar os que justificam. É que parece que o FCP nem se lembra deles.
E captar cada vez mais miudos.

r. moreira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
r. moreira disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Fanático disse...

Não sei de propósito ou propósito, já viram a 1ª página do JN?:

SAD do F. C. Porto quadruplica lucros

Numa semana difícil a nível desportivo, o F. C. Porto anunciou resultados financeiros muito animadores. Em 2007/08, a SAD teve um saldo positivo de oito milhões de euros. E a venda de Quaresma ainda não entra nas contas...

A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) divulgou ontem o Relatório e Contas da SAD do F. C. Porto relativo à época de 2007/08 (período entre 1 de Julho de 2007 e 30 de Junho de 2008), registando um lucro de oito milhões de euros, o que representa um aumento significativo relativamente aos 2,3 milhões obtidos em 2006/07. Os resultados apresentados não incorporam, ainda, os valores da venda de Quaresma ao Inter de Milão (18,6 milhões de euros, mais o passe de Pelé, avaliado em seis milhões), que serão contabilizados apenas no exercício de 2008/09, o que permite aos responsáveis portistas encarar com optimismo as contas da próxima temporada.

"O F. C. Porto insiste em vencer, mas fá-lo com sentido de responsabilidade, preservando os seus valores mais sólidos e antecipando um futuro seguramente auspicioso. O título de campeão, o terceiro consecutivo, reforçou a hegemonia interna e projectou as nossas cores para nova aventura europeia. A Champions League, de resto, é a 'nossa' competição", diz Pinto da Costa, no comunicado emitido pela CMVM.

Recorde-se que, em 2005/06, a SAD azul e branca registou prejuízos, num cenário bem diferente do actual. O Activo Total da SAD portista regista, agora, um montante de 158,8 milhões de euros, crescendo 26% em relação a 30 de Junho de 2007, enquanto o Passivo cresceu para 141,1 milhões, mas manteve a sua estrutura estável. De referir, ainda, que o EBITDA (lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) cresceu de 28,5 milhões para 33,4 milhões.

Para estes resultados, contribuiu o desempenho positivo das empresas associadas à SAD, como a Porto Comercial, a Porto Estádio, a Porto Multimédia e a Porto Seguro, mas sobretudo as transferências de Pepe para o Real Madrid e de Bosingwa para o Chelsea.

Ou seja, todos sabemos que, tal como dizia Angelino Ferreira, é difícil gerir activos com vontades.

Ou seja, todos nós desejávamos comprar bom e barato, mas nem sempre é possível. O que não quer dizer que não admita discutir as contratações dos laterais deste ano quando temos no mercado interno, mais barato, como o João Pereira e o Janício, como já escrevi no último comentário ao post anterior!

De qualquer forma, especialmente Eterno, queria ouvir a vossa leitura aos resultados 2007/2008, ainda sem o dinheiro do RQ, mas também sem as contratações deste ano, como o CR...

O Situacionista disse...

Ele há coisas do arco da velha !

E nem me estou a referir ao facto de vir aqui alguém fazer comentários tudo menos abonatórios em relação áquilo que aqui escrevo.
Dou de barato que quando não há argumentos se tenha de recorrer ao mau cheiro.
Em última instância, tenho também consciência que a democracia tem os seus custos.
E eu estou claramente disposto a pagá-los.

Agora o que me deixa perplexo é que alguém aqui venha dizer que está “dentro da estrutura e que conhece a realidade.”

Como se isso para mim não valesse ... ZERO !
Até me dá vontade de rir !!!!
Será para parecer importante ??!!...
Será que não tem noção que qualquer um pode vir cá dizer o mesmo ??!!...
Até pode dizer que é o Presidente da República ??

Mas já agora, se está dentro ... e se tudo está de pantanas ... porque ainda não saiu ?
Será que não é você o culpado ? E quer atirar as culpas para os outros ?

Ah, e por favor, não me venha com o ridículo argumento de que ... pelo menos assim sabe o que se está a passar ... poupe-me ...

Eterno Dragao disse...

Justiceiro Azul: tanto quanto julgo saber, as contas da SAD do FCP (mesmo as consolidadas) não englobam a dívida relativa à construção do Estádio do Dragão (da mesma forma que o "valor" do estádio não está no Activo). É esta uma das razões que faz com que os passivos dos três grandes não sejam comparáveis (como o nosso amigo Situacionista gosta de fazer).

A dívida relativa ao Estádio (desconheço quanto é) é para adicionar aos 140 milhões.

Eterno Dragao disse...

As contas estão muito "bem passadas": os custos com o pessoal lá subiram mais 5 milhões por ano.

Se não houvesse transferências, lá teríamos o prejuízo próximo dos 30 milhões.

A pergunta que eu faço é: continuamos a ter plantel para gerar 35 milhões de RESULTADO nas vendas dos jogadores, todos os anos (notem que não estamos a falar de vender jogadores no valor de 35 milhões... É mais do que isso)?

Não vale a pena perder muito mais tempo... Venham os títulos que isso é que anima o povo! As contas são para "chatos" como eu terem trabalho...

O Situacionista disse...

O ano passado a SAD teve 8 milhões de euros de ... LUCRO ??????

Chatice, gosto muito mais de prejuízos ...

Fanático disse...

Eterno, os 5 milhões já incluem os contratados este ano? Sabe-se qt ganha o CR e os outros mecos?

Eterno Dragao disse...

Os custos com o pessoal são de 39 milhões de euros antes das contratações (e saídas) deste ano (as contas são da época desportiva anterior).

O Situacionista disse...

Eterno, os custos com o pessoal incluem os salários dos funcionários da SAD ?

Paulo Marques disse...

"E temos mais 3 jogadores para vender bem: BA, LG e LL. "

O problema é que são os únicos que se vendem e os únicos que fazem a diferença.

Eterno Dragao disse...

Situacionista: sim, claro.

Azzulli disse...

O nosso clube passou a ser uma empresa de "import/export".

1. Importamos potenciais bons jogadores
2. Entram em processo de transformação em bons jogadores europeus
3. Uns chegam a reais bons jogadores, e exportamo-los por valores elevados
4. Outros revelam-se não serem transformáveis…

O processo de transformação implica termos de vencer campeonatos, e ter bom desempenho na Europa.

Os custos são os valores de compra, e o custo do processo (salários, etc.).
Os proveitos são as vendas.

Para sobrevivermos temos de ter lucro com isto: vender bem.
E vender bem todos os anos (e sermos campeões nacionais e bom desempenho na Europa).
Este ano temos os 3 que referi acima: BA, LG e LL.
E temos de preparar outros para aparecerem no próximo ano, e serem vendidos.
Esses é que não estou a ver quem serão… para já.

Mas podendo nós ser fabricantes de matéria-prima, porque não fazê-lo?
Porque não evitar parte do desperdício de custos?

E reduzir custos de processo.
Sermos eficientes! (aprendi esta com o Eterno :-) )

O Situacionista disse...

Quanto à eficácia, estamos conversados (nos últimos 6 anos, 83,3% só a nível interno).

Quanto à eficiência, admito que temos de melhorar.
Foram aqui lançadas muitas e boas ideias para isso – tendo por base um ponto essencial - aposta na prata da casa (espero que é os miúdos joguem com algodão nos ouvidos, porque já se sabe como é no Dragão – falham um passe ... vaia monumental).
E daí que valorize imenso projectos que visam antecipar os acontecimentos e que me parece que já estão bem consolidados, como é o caso do Dragon Force e a modernização da (re)Constituição.
Venham daí esses craques.

Até porque acredito sinceramente que o primeiro já lá está. Se lhe derem tempo. E souberem lapidar. Candeias.

P.s. - Das muitas que ouço, leio e vejo, as únicas pessoas que eu consigo entender a falar de números, até ela racionalidade e sensatez com que nos costumam brindar sem nunca esquecerem a indissociável emotividade do futebol, ainda são os contistas “da casa”.

Fanático disse...

Será que além do NGP alguém merece?

Os factos são:

O Relatório e Contas Consolidado da FC Porto Futebol SAD para 2007/08, aprovado ontem em AG mereceu já as críticas de Alexandre Magalhães, sócio honorário do clube e uma das vozes dissonantes no universo azul e branco. “Considero um autêntico escândalo o artigo 4. Todos os associados do FC Porto que pagam com sacrifício as suas quotas e os seus lugares no estádio, devem sentir-se incomodados com o escândalo deste artigo”, afirma. Em causa está a “compensação variável” que Pinto da Costa e os restantes administradores com pelouro (Reinaldo Teles, Fernando Gomes e Adelino Caldeira) têm direito, “em função da performance desportiva da equipa principal do FC Porto, consubstanciada numa percentagem sobre o respectivo salário bruto anual”. Segundo as contas da SAD, os administradores receberam no último ano um total de 2.276.632 euros, correspondendo a 1.578.954 à parte fixa da remuneração e 697.678 à parte variável, noticiou Record. Deste modo, Pinto da Costa, que pelo facto de ser o presidente do Conselho de Administração recebe o dobro dos outros membros, embolsou mais de 910 mil euros no último ano. Traduzindo por salários, o presidente do FC Porto, recebeu no último ano 75.887 euros/mês. Mas estes não são os únicos números a incomodar Alexandre Magalhães, apontando o dedo às comissões pagas nas aquisições de passes – 1,265 milhões de euros –, quando “normalmente um clube só paga comissão quando vende um jogador”, sublinha