quinta-feira, 9 de outubro de 2008

RICARDO QUARESMA EM ENTREVISTA: «A motivação já não era a mesma»






Alguns destaques curiosos:
1) «Nada se resolvia, achei que ia ficar no Porto»:
Achou, em algum momento, que não ia sair?
«Pensei nisso várias vezes, porque estava a ver o tempo passar e as coisas não se resolviam. Como a situação não andava para a frente nem para trás, achei que ia ficar mais uma época no F.C. Porto. Mas acho que seria mau para o clube e para mim. Os responsáveis perceberam isso e deixaram-me sair.»

Como foi passar toda a pré-temporada sem jogar?
«Não jogava porque sabiam que não estava bem. Tive várias conversas com os responsáveis do clube. Sempre disse o que pretendia e sempre me respeitaram e tentaram ajudar. Não ia para dentro de campo da forma como estava. Não ia ser bom para a equipa nem para mim. Treinava, não causava problemas a ninguém e ajudava os meus colegas sempre que precisavam, como sempre fiz. Treinava, como sempre treinei.
2) «A motivação já não era a mesma» :
Sempre disse que para sair do F.C. Porto tinha de sair para um clube maior. O F.C. Porto é grande, mas o Inter é diferente. Para sair tinha de ser para melhor. Tive a oportunidade de ir para Milão e ainda para mais com o mister Mourinho lá... Não podia recusar uma proposta dessas. Para além disso, acho que já estava na altura de sair. Tenho objectivos e em Portugal nunca iria alcançá-los.»
Compreendo os assobios no Dragão. Os adeptos sabiam que podia fazer muito mais e estavam sempre à espera que resolvesse os jogos. Quando fazia jogos menos bons assobiavam, porque sabiam que podia dar mais que aquilo. As críticas... Sempre vivi bem com isso. Sempre existiram.
3) «A minha transferência foi um bom negócio»
4) «Sei que Mourinho vai puxar muito por mim»:
«Poder trabalhar com Mourinho foi das melhores coisas que me aconteceram no futebol, em termos de trabalho, de motivação e da forma como lida com os jogadores. Até agora não tinha apanhado qualquer treinador que tivesse a personalidade dele nem a forma de trabalhar dele. Por isso é que é um dos melhores do Mundo.»
Não se pode comparar Mourinho com Adriaanse, não têm nada a ver. Como toda a gente sabe, fiz uma grande época com o mister Adriaanse. Tinha a sua maneira de trabalhar e de lidar com os jogadores. Gosto de sentir pressão. Gosto de saber que se facilito saio.
5) Um dos defeitos que sempre lhe foi apontado é que tem tendência para ser individualista, algo que Co Adriaanse conseguiu que soubesse gerir melhor.
Acha que no Inter pode voltar a ser um jogador a actuar mais para o colectivo? «Sinceramente nunca percebi essa crítica. Se formos ver a lista de jogadores com mais assistências no F.C. Porto, eu estou lá. Nunca percebi essa ideia de que sou individualista. Mas é claro que, tendo em conta as minhas características, sou um jogador que arrisca muito e tenho de fazê-lo.
Jogar para trás e para o lado qualquer um joga, mas parece que os críticos gostam é disso. Agora sei que no Inter vou ter de trabalhar muito mais que os outros na minha posição para poder jogar. Isto no futebol são momentos. Às vezes são estatutos.
Sei que no Inter não tenho o estatuto que tinha no F.C. Porto e vou trabalhar bastante para jogar. porque uma das coisas que mais amo é jogar futebol.»

4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Boa sorte Quaresma, joga e ganha, que isso dá nota ao F.C.Porto.
Um abraço

Ricardo disse...

Vai ser um fiasco. Há gajos que na cabeça têm a quantidade de talento inversa à que têm nos pés. Em vez de ficar no Porto, poder construir uma carreira com vários títulos nacionais e lutar, numa segunda linha, por algo na Europa, vai para um clube que nunca ganha nada a nível externo e tem ganho em Itália porque Milan e Juve foram rebaixados pelo CalcioCaos. Além disso, no Porto seria um titular indiscutível e com grandes possibilidades de lutar por um lugar no onze na Selecção; no Inter, mais tarde ou mais cedo, será relegado para o banco e no final da época lá terá de voltar com o rabinho entre as pernas para um dos grandes em Portugal ou acaba num Manchester City qualquer. É ele e o Simão. E uns quantos outros. Em vez de serem heróis em Portugal, preferem ser capachos no estrangeiro. Um grande jogador sabe as suas limitações cerebrais. O problema é que, a tê-las, não as conhecerá. E lá vai o Quaresma na sua curva descendente para coisa nenhuma.

Fanático disse...

Ricardo, o QUARESMA, muito obrigado pelo o que fizeste no FCP.

Sempre fui um grande admirador teu, mesmo nos momentos dos assobios(que nunca os meus) e devaneios que só um artista como tu mereces.

E muitas felicidades, aliás, estou convicto que vais fazer uma grande época interista e na LC,só não te perdoando, se nos encontrarmos lá mais para frente e fizeres magia contra o meu FCP!!!!!

Ricardo, que não o QUARESMA, não se preocupe com O RICARDO QUARESMA que não o vai encontrar na taça Uefa...

Azzulli disse...

Este ano não temos nenhum artista no nosso plantel.
Tivemos o RQ, o Anderson e o Deco nos últimos anos.
Jogadores que faziam a finta inesperada, o toque de primeira, que sentavam o adversário.

Até pode nem ser muito produtivo, mas gosto!
Vê-se futebol também para isto. Para nos rirmos, para aplaudir, para nos levantarmos da cadeira!

RQ consegue isso.
Um abraço!