sexta-feira, 2 de dezembro de 2005

BI-CAMPEÕES DO MUNDO !!!!!!

Meus amigos,

Acabei de ser alertado por Dragões igualmente atentos e seguidores da nossa causa para um texto de importância ÍMPAR, ÚNICA, direi mesmo, HISTÓRICA.

Pelo facto decidi fazer a reprodução integral do texto que pode ser visto no site do Maisfutebol

"F.C. Porto, é Campeão do Mundo sim senhor

A discussão sobre o título que o F.C. Porto reclama de Campeão do Mundo tem provocado muita discussão. Entre portistas e não portistas, claro. Uns dizem que sim, que ganharam o torneio mundial de clubes, outros reclamam que não, em primeiro porque a Taça Intercontinental é limitada a dois continentes, e em segundo porque a própria FIFA não reconhecia a prova. Ora esta discussão não é só portuguesa.
É planetária, aliás. Um pouco por todo o lado usavam-se os mesmos argumentos e fazia-se a mesma pergunta. Poderá o vencedor da Taça Intercontinental reclamar o título de campeão mundial? As respostas nunca eram consensuais. Ora para terminar de uma vez com a discussão, a FIFA decidiu pronunciar-se. Fê-lo através do seu site oficial, num documento apelidado de «Nós somos os campeões». Em que oficializou a coisa.
No artigo publicado a organização que dirige o futebol mundial decidiu reconhecer os vencedores da Taça Intercontinental como verdadeiramente campeões mundiais. Tanto, aliás, que o Corinthians, que em 2000 venceu o Mundial Interclubes, uma prova organizada pela própria FIFA, nem aparece na lista de campeões do mundo. O detentor do título no primeiro ano do novo milénio foi o Boca Juniors, que ganhou precisamente a Taça Intercontinental. Escusado será de dizer que os brasileiros não estão a apreciar mesmo nada esta decisão de ignorar o vencedor de uma prova organizada pela própria FIFA em detrimento do vencedor de uma competição marginal.
Mas a decisão está tomada. O Boca Juniors é que foi o campeão mundial porque ganhou a Taça Intercontinental. A lista apenas tem, de resto, um clube português, o F.C. Porto, que com as vitórias em 1987 e 2004 pode considerar-se campeão mundial. Neste caso duplamente. Refira-se de resto que os azuis e brancos foram os últimos campeões mundiais saídos da Taça Intercontinental, uma vez que a partir desta época o título de melhor do planeta sai de uma nova competição que, essa sim, é alargada a todos os continentes, sendo disputada pelos clubes campeões das várias federações continentais, a europeia, a sul-americana, a norte-americana, a oceânica, a africana e a asiática."
Agora, vou tentar aceder ao texto integral da FIFA. Se me quiserem ajudar na pesquisa...