sábado, 3 de dezembro de 2005

ET - O Extra-Terrestre

Dragões:
 
Começam a faltar palavras, porque a música (e os resultados) são sempre os mesmos. Sendo assim, venho propor que passemos a tratar o treinador do FCP por "Extra-Terrestre" (ET). Mais uma vez, "we were better; we made a mistake; we are a young team; we need time". Eu acrescento, no seu inglês macarrónico: "I'm as stupid as a stone; I can't see the point of a horn about what's going on in the pitch".
 
Quanto ao jogo, não quero perder muito tempo: foi um bom resultado, se pensarmos que jogámos com 7 jogadores: a paragem cerebral do Pepe desta vez teve consequências, o CP está uma lástima; o Jorginho e o McCarthy, só podem ser opções de um idiota. A equipa tem medo, não esmaga o adversário (como se compreende que, depois do golo do empate, não se tenha caído em cima do Sporting?). Como é possível não explorar a fragilidade e a pressão que os adeptos exerceram sobre o Ricardo, cruzando bolas para a pequena área? O estudo (ou a compreensão - também pode ser um problema de capacidade intelectual limitada) dos adversários é nulo(a)...
 
Uma nota de destaque para o Quaresma. Excelente.
 
Chamo especial atenção para estes comentários:
 
Declarações do ET, num jogo em que ficaram três penalties por marcar (segundo o Jogo - dois a nosso favor; outro para o Sporting, com o já habitual patrocínio do César Peixoto):
 
"Todos os árbitros que encontrei, até agora, são de alta qualidade. Talvez ainda melhores do que na Holanda. Não vi a mão de Polga e creio que o árbitro não viu. De outro modo, teria marcado penálti".
 
Declarações do ET, sobre o Jorginho:
 
"Não tenho assim tantas opções para as alas (...) e ele trabalha sempre muito para a equipa, mas joga demasiado depressa, e por isso comete muitos erros. Tem de jogar com mais paciência"
 
Assim se queima um jogador. Não tenha pena nenhuma do Jorginho, mas isto diz-se? Joga porque, na opinião do ET, não há melhor? (jogou especialmente depressa no lance em que ficou isolado na direcção da baliza. Foi supersónico!)
 
Reparem que, caso se concretize a provável eliminação das competições europeias, este foi o último jogo grande no Dragão, esta época. Balanço: uma vitória contra o Inter; tudo o resto foram maus resultados. O divórcio entre os adeptos e o treinador começa a ser muito grave. Nem o Fernando Santos foi vaiado daquela maneira.
 
P.S. - O Paulo Bento, profissional com quem simpatizo, nem sequer tem o curso de treinador e tem pouquíssima experiência como técnico (um ano a treinar os juniores do Sporting). Deu uma lição táctica ao ET.