quarta-feira, 7 de dezembro de 2005

Mais reflexões pós-Bratislava

Cada vez tenho menos vontade de ver o Porto (ontem já só vi os segundos 45 minutos e, enquanto o ET por cá andar, estou a pensar ir reduzindo o tempo que dedico a ver jogos de futebol do meu clube - é a minha forma de mostrar desagrado e "de me defender", pois causa-me muito "sofrimento psicológico" assistir a estas vergonhas). Penso, aliás, que esta é uma sensação que se estende a muitos portistas.
 
Queria manifestar o meu desacordo em relação à ideia aqui expressa pelo Situacionista (antes do jogo de ontem): treinador com carisma; estabilidade, disciplina férrea e indomável atitude de vencer:
 
1 - Carisma: nunca vi uma maioria tão esmagadora de sócios e adeptos a manifestarem-se contra o treinador e não me parece que exista uma relação de proximidade entre os jogadores e o técnico. Nas relações com a imprensa, o ET é uma nódoa. Sendo assim, onde está o carisma?
2 - Estabilidade: em que sentido? O onze está sempre a mudar... O carrossel de jogadores é brutal, abrindo uma época de transferências (vamos ver o que vai acontecer agora, sobretudo com a eliminação prematura da UEFA - é preciso gerar dinheiro para pagar comissões e prémios pelo bom desempenho à Administração)
3 - Disciplina férrea: para mim, é autoritarismo, mas, apesar de tudo, é o ponto em que menos discordo.
4 - Indomável atitude de vencer: a este propósito, lembro as últimas declarações do McCarthy (empate contra o Sporting foi um bom resultado) e do Pedro Emanuel (classificando a palhaçada de ontem como um "óptimo resultado"). É evidente que a estupidez do treinador se está a transmitir ao balneário, qual "gripe das aves".
 
O Ivic, o Artur Jorge e outros treinadores referidos criaram equipas assentes em forte solidez defensiva. É certo que jogávamos mal, mas tínhamos um estilo próprio e coerente. Agora, temos um grupo de "mecos" (excepção feita ao habitualmente substituído Pedro Emanuel) à frente de um dos melhores guarda-redes do mundo; temos um meio-campo de "dorminhocos" (com a excepção do Paulo Assunção) e um ataque incipiente, apesar de ter alguns bons jogadores.
 
Queria apenas acrescentar um dado. Embora não tenha conseguido encontrar, na imprensa escrita de hoje, a transcrição desta "pérola", garanto-vos que ontem, na conferência de imprensa após o jogo, o ET disse a um jornalista da TSF que o facto de o Rangers ter ficado em segundo lugar tinha permitido a continuidade no cargo do seu amigo Alex McNeish... Será que eu estou a ser egoísta por não partilhar desta alegria?
 
Sobre a equipa titular de ontem, sobre a exibição e sobre as substituições: são tão demonstrativas da incompetência e da estupidez que nem me merecem comentários.
 
Lamento, mas com este ET a "timoneiro", eu NÃO ACREDITO. Mais, começo a perder a confiança na qualidade (na quantidade e na seriedade) de trabalho da Administração e estou convencido que, com estes erros de gestão sucessivos, naturalmente, irá surgir oposição à, até agora incontestada, liderança do nosso clube.