sábado, 27 de setembro de 2008

Com a cabeça na Champions...

4ª jornada da Liga 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro: Hugo Miguel (Lisboa)

FC PORTO: Helton; Sapunaru (Candeias aos 56m), Rolando, Bruno Alves «cap» e Lino; Tomás Costa, Fernando e Raul Meireles; Lisandro (Hulk aos 70m), Farías (Guarin aos 56m) e Rodriguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

PAÇOS DE FERREIRA: Cássio; Ricardo, Ozeia, Tiago Valente e Josa; Filipe Anunciação, Pedrinha «cap» (William aos 74m) e Paulo Sousa (Chico Silva aos 74m); Cristiano, Leandro Tatu e Filipe Gonçalves (Rui Miguel aos 46m);
Treinador: Paulo Sérgio Brito;

Resultado final: 2-0;
Marcadores: Raul Meireles (aos 14m) e Hulk (aos 72m);
.
Ufa… respiraram de alívio os adeptos quando Hulk marcou o 2º golo.
E não era para menos, já que, depois de uma 1ª parte em que conseguimos impor a nossa natural superioridade, a equipa desconjuntou-se fazendo cerca de 25 minutos muito fracos, o que permitiu algum atrevimento do P. Ferreira (auxiliado por uma arbitragem "manhosa") e o voltar do nervosismo à equipa e às bancadas do Dragão.
Felizmente para nós que este Paços apareceu bem mais ”macio” do que seria espectável.

Sem Lucho houve Meireles para dar e vender.
Fernando fez também uma grande exibição. Está cada vez mais confiante.

Com uma equipa titular escolhida a pensar no jogo da Champions, seria natural uma maior dificuldade na fluidez da circulação da bola e nas transições para o ataque, no entanto esperava-se muito mais de alguns jogadores que foram chamados.

Guarin e Farias, ambos com presença praticamente ausente, desperdiçaram (mais uma vez) uma oportunidade magnífica para provarem a JF que pode contar com eles como opções válidas ao onze habitualmente titular.
O Farias de ontem faz-me, inclusive, questionar o porquê da dispensa de Postiga.
.
Bom… mas o mais importante foi conseguido.
Estes 3 pontos já ninguém nos tira e agora venha o Arsenal. Jogo no qual espero, acima de tudo, uma exibição à... DRAGÃO!!!

Os golos:


As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
"A equipa hoje entrou muito bem, no sentido oposto do que fez no último jogo. Depois do golo, soubemos controlar. Não cometemos erros, não jogamos um futebol bonito, mas fomos pragmáticos. O Paços joga muito bem e apareceu hoje com muitos jogadores no meio-campo. Isso criou problemas. Na segunda parte, com algumas dificuldades de alguns jogadores, também para gerir o esforço pensando nos compromissos futebol, o F.C. Porto mudou o jogo e a partir daí o domínio foi nosso. Não foi um jogo bonito, mas não era isso que pretendíamos. O mais importante para nós era a vitória, e isso foi conseguido, sem qualquer dúvida. Este jogo já passou, fica o resultado positivo, que nos aproxima de novo dos lugares cimeiros. Transmite mais confiança, sem termos feito um jogo de grande qualidade. Fomos mais realistas."
Sobre a ausência de Lucho: "Os processos da equipa têm a ver com o que o Lucho faz, como acontece com outros jogadores. Hoje, sentiu-se mais porque o lugar foi ocupado pelo Tomás Costa. Mas é notável o que este miúdo corre durante os 90 minutos, ocupar tantos espaços como ocupou. Não estava o Lucho, mas ganhámos sem o Lucho, o que era importante. Cada jogador percebe que para estar nesta equipa, tem de trabalhar e crescer, como os que estão cá há três anos. O crescimento de outros jogadores, hoje, também se deveu à ausência de Lucho."

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

5 comentários:

dragao vila pouca disse...

Vitória justa, indiscutível, mas com uma exibição fraquita.
Melhor claramente na 1ª parte que na 2ª.
Estamos na fase de comer sardinha, mas acredito que vamos chegar à lagosta, lá mais para a frente.
Helton, agora, vai ser o bode expiatório?
Com Tomás Costa está resolvido o problema da lateral direita da defesa.
Centrais razoáveis, melhor o B.Alves que o Rolando.
Lino, boa 1ª parte, belas combinações com Rodríguez.Pior na 2ª a baixar na fase que o Paços foi mais atrevido e ele precisou de defender, que é o seu calcanhar de aquiles.
Fernando, vai ser o Trinco!
R.Meireles o melhor para mim.Grande jogo, com 1 golo e uma assistência para outro.
Lisandro muito perdulário, apesar de abnegado.Com o Licha da época passada, tinhamos ganho todos os jogos do campeonato.
Farías uma nulidade.
C.Rodríguez, fez coisas muito boas e outras más. Começou bem, em grande mesmo, mas foi perdendo gás.
Candeias, apenas razoável, mas melhor que o também entrado Guarín, que jogou pouco.
Hulk muito bem.Quero vê-lo de início ao lado de Lisandro.
Para terminar:achei curioso que ontem, que estavamos a ganhar e a jogar bem melhor que em Vila do Conde, Jesualdo a faltar ainda muito tempo para o intervalo, colocou a aquecer três jogadores.
Foi para espevitar, certamente. Em Vila do Conde não o fez.Conclusão: ainda se pode aprender aos 63 anos.

Um abraço

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Soldado Azul disse...

Nesta fase em que estamos a construir uma equipa, mais importante que as exibições são certamente os resultados positivos! Neste contexto, a equipa cumpriu com o Paços de Ferreira!
Quanto ao Prof, espero que tenha percebido que o Hulk pode continuar a dar-nos alegrias se jogar no meio...
Saudações

Fanático disse...

Conseguimos os 3 pontos e RM e H brilhantes, o resto... não digo mais. é preciso explicar?

O Situacionista disse...

Hoje não me apetece fazer grandes análises.

Mas este fim de semana foi em cheio.
Tive uma vitória, uma derrota excelente e uma saborosa derrota.

Nós ganhamos. E bem. Muito bem. A jogar q.b.
E com um Meireles ... EXPLOSIVO !

Os verdes perderam. E bem. A jogar q.b.
Ainda poucos perceberam que, quanto aos jogadores, a diferença da 1ª para a 2ª parte, esteve, não em Aimar, que não fez a ponta de um corno, a não ser voltar a lesionar-se, mas em Katsouranis; Agora só espero que o P. Bento diga na conferência de imprensa que já não perde com o Jesualdo há eternidades ... de outra forma...

O Milan ganhou e o Mourinho não...
Só foi pena não ter sido na Champions !


P.s. – Para 4ª feira tenho muitas dúvidas. Uma delas é esta – qual dos Jesualdos ganhará ? É que o Arsenal também tem o azar de ter um...