terça-feira, 16 de setembro de 2008

NGP TAMBÉM continua a ganhar dentro e FORA de campo II




No acórdão da sentença que determinou a participação do FC Porto na edição da Liga dos Campeões que hoje se inicia, o Tribunal Arbitral do Desporto destroça a UEFA e põe em cheque tanto a Comissão Disciplinar da Liga como o Conselho de Justiça da FPF.


O documento, que demorou todo este tempo a redigir - a decisão foi anunciada a 15 de Julho - chegou ontem aos clubes envolvidos, mas só trouxe motivos para ser bem recebido pelos dragões. No mínimo, a norma que o excluía da Champions vai a enterrar.


O painel de juízes do TAS nem chega a aprofundar a violação do princípio da retroactividade, ou seja, a decisão de excluir o FC Porto da Liga dos Campeões por actos ilícitos cometidos antes da existência dessa regra - uma das principais armas de defesa dos dragões.


Para o Tribunal Arbitral, o regulamento viola vários outros princípios, a começar pelo da proporcionalidade. L


Levada à letra, diz o TAS, a alínea d) do ponto 1.04 exclui perpetuamente os clubes que cometam actos ilícitos. Em lado nenhum, ressalvam os juízes, está determinado que a exclusão seja de um ano (ou dois, ou três) como pretendia o instrutor da UEFA no processo inicial. Outra falha encontrada é a do desrespeito pelo princípio da igualdade de tratamento: os clubes só sofreriam a sanção coincidindo o ano da condenação com o ano do apuramento para a Champions. Sem apuramento, não há castigo.


Mas o TAS rapidamente põe de parte a norma, já feita em pedaços, por entender que nem é necessário discuti-la: o FC Porto não preenche os requisitos para ser castigado por ela.

O painel afirma que os critérios não ficaram estabelecidos, mesmo que a UEFA pudesse decidir apenas com base na decisão dos órgãos portugueses.


"As duas decisões do Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol e da Comissão Disciplinar da Liga Portuguesa", concluem os três juízes, "não demonstram com a certeza necessária que o FC Porto ou o seu presidente estiveram envolvidos em actividades ilícitas".


E, na opinião do TAS, mesmo que provassem, a UEFA tem meios para julgar a culpabilidade do FC Porto autonomamente e não pode estar vinculada às sentenças da Comissão Disciplinar ou do Conselho de Justiça.


O outro tema forte do Apito Final - se a condenação do FC Porto transitara ou não em julgado - foi considerado pouco importante pelo Tribunal, que no acórdão diz "perceber" a decisão de não recorrer tomada pela SAD portista, dada a irrelevância dos seis pontos perdidos. Até porque "ficou provado que o recurso do presidente aproveitava ao clube".

Para o tricampeão português, este acórdão é o salvo-conduto que faltava, dado estar ainda no ar a possibilidade de uma futura exclusão da Champions.

Benfica e Guimarães pagam dez mil euros aos tricampeões


Para além das custas do processo, que o TAS já endereçara a Benfica, Guimarães e UEFA na sentença resumida de 15 de Julho, cada um deles terá de pagar ao FC Porto dez mil euros para ajudar às deslocações e emolumentos dos advogados.

18 comentários:

Fanático disse...

ARRASADOR!!!!

Que vão dizer agora os derrotados:A MORGADINHA, O RICARDINHO COSTA, A CORJA JORNALEIRA,A CORJA DO CJ DA FPF (SALVO O PRESIDENTE), O FREITINHAS AMARAL, O MÃOZINHAS ? Só para falar dos principais.

Eu dizia-vos: ide p*** que vos pariu!!!!

O Situacionista disse...

DIA H-I-S-T-Ó-R-I-C-O !

Fanático disse...

Se ganhamos na 4ª feira e no domingo, é uma semana apenas comparável à última de Maio de 1987, à segunda de Dezembro de 1987, à penúltima de Maio de 2003 e à penúltima de Maio de 2004, se é que me faço entender!!!!

O Situacionista disse...

Cá vai o artigo do JN:

"Acórdão iliba F. C. Porto e arrasa Liga e Federação

O Tribunal Arbitral não está convencido que F. C. Porto ou Pinto da Costa tenham cometido actos ilícitos sobre a participação do F. C. Porto na Champions, sendo particularmente crítico em relação à justiça desportiva portuguesa. E praticamente obriga a UEFA a rever a famosa norma 1.04.

Dois meses depois da decisão final da UEFA, que garantiu a presença dos dragões na edição de 2008/09 da Liga dos Campeões, indeferindo os recursos de Benfica e V. Guimarães, que pretendiam ver o clube das Antas suspenso devido às sentenças da Comissão Disciplinar (CD) da Liga e do Conselho de Justiça (CJ) da FPF no caso Apito Final, o TAS pronunciou-se em forma de acórdão, que na prática significa mais uma vitória para o F. C. Porto.

Segundo o documento, a que o JN teve acesso, "as duas decisões da CD da Liga Portuguesa e do CJ da Federação não demonstram que o F. C. Porto, ou o seu presidente, tenham estado envolvidos em actividades ilícitas", acrescentando que "nem o TAS, nem a UEFA, estão vinculados às normas da justiça desportiva portuguesa". Há até uma referência à forma "estranha" como decorreu a célebre reunião do Conselho de Justiça do dia 4 de Julho e que confirmou o castigo de Pinto da Costa, ao mesmo tempo que recorda que ainda há recursos à espera de decisão dos tribunais.

O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão.

O painel do TAS encarregue de apreciar este caso ficou "totalmente satisfeito" pelo facto de a norma 1.04 dos critérios de admissão das equipas na Liga dos Campeões, que diz que qualquer clube que esteja ou tenha estado envolvido em actos destinados a adulterar a verdade desportiva fica proibido de participar nas provas da UEFA, não ter sido adoptada nesta situação.

A interpretação do TAS é de que a UEFA terá de rever rapidamente esta norma e, embora este acórdão não seja definitivo quando ao futuro e, designadamente, em relação à questão da retroactividade da lei, pode concluir-se que muito dificilmente o F. C. Porto voltará a ter problemas para participar na Liga dos Campeões porque a norma terá de ser alterada. Se a UEFA voltasse a abrir um processo aos dragões, e porque este acórdão faz jurisprudência, teria de o fazer em relação a todos os clubes que estiveram envolvidos em casos semelhantes no passado recente, como o Milan, Juventus, Lázio, Fiorentina, Dínamo de Kiev ou, num passado mais distante, o Anderlecht.

Os juizes do TAS também aceitaram a decisão do F. C. Porto de não recorrer da sentença da Liga, que ditou a perda de seis pontos na classificação final do campeonato passado, entendendo que os responsáveis portistas podiam fazê-lo uma vez que já sabiam que a vantagem pontual da equipa na tabela lhe garantia o título."

( http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1013749 )



ADORO ESTA PARTE:

"O acórdão revela, igualmente, que Benfica, V. Guimarães e UEFA serão obrigados a pagar 10 mil euros cada ao F. C. Porto, para custear as despesas de todo o processo, como viagens e custos com advogados, que se arrastou durante grande parte do Verão."

O Situacionista disse...

Ah, esqueci-me de vos dizer uma coisa - como é evidente o NGP comprou o TAS....

dragao vila pouca disse...

Vitórias em toda a linha.
O C.da Manhã, na na 1ª página hoje, trás:"MP recorre da indemnização a Pinto da Costa". O destaque não devia ser: Estado condenado a indemnizar Pinto da Costa em 20000 euros e depois com menos destaque, mas MP recorre?
Mas são tão sectários e tão anti-portistas, que não sabem que não são permitidos recursos para Tribunal Superior em indemnizações inferiores a 30000 euros.
Quem se mete com os Dragões fica queimado.
Um abraço

Fanático disse...

Vila Pouca, o CM faz parte da corja!

Estou curioso para ver a reacção do APV, da morgadinha dos canaviais, do Mãozinhas, do Ricardinho (já lje mandei um mail a perguntar para onde vai recorrer agora?),etc. e já agora para ver a abertura dos notciários da tv!!!

Sabem que mais corja, e repito: ide todos p*** que vos pariu!!!!

Azzulli disse...

Como de costume, esta noticia que dá razão ao FC Porto não é praticamente divulgada...

Tirando o Jogo e o JN, é ou a ausencia, ou é dada sob o titulo "UEFA ainda espera acordão do TAS".

Se fosse ao contrário, estava a abrir noticiarios da rádio, e era 1ªs páginas de jornais.

Enfim, é o portugal vermelho em que vivemos.

O Situacionista disse...

Tenho comemorado a bom comemorar !

A corja ainda não acredita. Está devastada. Foi duro de mais. Num só dia duas decisões judiciais dá cabo de qualquer bronco antiportista. Os pobres de espírito espumam por todos os lados...

É ver os sites e as capas da corja e ...NADA.

Acredito até que alguns tenham sido apanhados totalmente desprevenidos. O que só terá agravado as dores.

Que maravilha !

Nem piam...

Só de imaginar os Cães Raivosos, dá-me um gozo tremendo...

AGUENTA....NÃO CHORA...


P.s. - Vila Pouca, quanto à questão da impossibilidade de recurso, no caso da condenação do estado (porque quanto ao TAS é definitivo), segundo me informaram, não será bem assim. Mas o importante é que, para já, houve 3 juízes (comprados, claro) da Relação que deram razão a Pinto da Costa.

O Situacionista disse...

Para quem quiser ler, em inglês, a decisão do TAS:

http://www.tas-cas.org/d2wfiles/document/2148/5048/0/Final%20Award%201583-1584.pdf

Fanático disse...

Ainda estou a comemorar! A corja? nada de imprevisto!!!

Fanático disse...

Mas aposto que o Manuel Serrão vai arrasar no Porto Canal, num programa muito melhor que o trio de ataque!!!

Papá Wofo disse...

16 Set, feriado nacional! (Excepto em lisboa, para ver se trabalham mais e ladram menos)

Anónimo disse...

justiça divina!

O Situacionista disse...

Fanático, o programa não é muito melhor, o nosso representante é que é...

Anónimo disse...

Agora é preciso desenterrar o Apito encarnado o famoso dossier Tu, Luís para se perceber quem escondeu a investigação ao comprovado jogo viciado do Algarve e quem apagou as escutas ao "eu faço as coisas por outro lado" Vieira!
O campeonato de 2004/5(o mais corrupto dos tempos pós 25 de abril) ainda vai ser nosso!!

PS è sempre bom lembrar à corja de jornalistas pró capital que o Duaresma para além de 5 títulos nacionais conquistou ao serviço do FCP o título de CAMPEÃO DO MUNDO NO JAPÃO é só verem aquelas fotos das camisolas com os nºs para a frente até arrepia ver! ainda mais quando sabemos que é por essa razão que a inveja e a azia cresceram o que crescerem neste país de gaivotas!

O Situacionista disse...

Tem toda a razão, Templo do Dragão. O Apito Encarnado tem de rebentar !


Mas eu ainda estou a comemorar.... e vou continuar...

É bom ver a corja antiportista a espumar por todos os lados, que é para aprenderem a ter juízo.


Mas bom, bom, muito bom, muito bom, fantástico mesmo, é ver a FAMÍLIA PORTISTA a festejar !

Como bem merece. Se merece.



P.s. - Para alguns jornais e outros tantos jornaleiros, o acórdão do TAS ainda não saiu...


P.s. 2 - Ouvi dizer que o Cão Raivoso ... não aguentou... e chorou...

Fanático disse...

Templo de Dragão, sem dúvida.

O RQ? já factura e mais nada!