terça-feira, 20 de outubro de 2009

FCPORTO, REGIONAL, NACIONAL E PLANETÁRIO

(cliquem na imagem para aumentar; como é possível que não funcione, e já estou prestes a lançar o pc pela janela fora, vou publicar texto em comentário)

9 comentários:

O Situacionista disse...

"Pesadelo azul

LEIO sempre com atenção o que Fernando Guerra aqui escreve – e ele escreve bem e pensa bem. Mas, terça-feira passada, creio que ele derrapou e cometeu o erro clássico que, a meu ver, sempre cometem os que, de fora, escrevem sobre Pinto da Costa: ficarem-se pelas aparências, pelos sinais exteriores de qualquer coisa mais funda e que não querem ou não alcançam entender.

Eu, que julgo ser insuspeito de alinhar junto dos «que o seguem até de olhos fechados», como escreveu Fernando Guerra, fico sempre admirado por constatar que, após mais de vinte anos de liderança destacada no futebol português, o «fenómeno Pinto da Costa» (porque se trata mesmo de um fenómeno), continue a não ser decifrado por analistas, adversários e rivais.

Confesso que não segui com atenção as tais declarações que o presidente do FC Porto terá feito algures e que levaram Fernando Guerra a classificá-las como «resquício da pequenez que sempre caracterizou a sua política de conflitualidade, avessa à serenidade, à sensatez e à clareza» e decerto motivadas por um «pesadelo vermelho» que esta época estará a perseguir o líder azul. Que eu tenha visto, apenas registei umas declarações, no tom de ironia de que tanto gosta, agradecendo ao Benfica a contratação de Falcao. Se é a isso a que se referia Fernando Guerra, não me parece que justifique tamanho alarido.

Basta recordar que o presidente do Benfica, esse sim, gastou os últimos três anos a visitar casas do Benfica pelo país inteiro e em todas elas tinha sempre um discurso de escárnio e ódio contra o FC Porto– com o qual visava desviar as atenções dos sucessivos falhanços desportivos da sua gestão (é, aliás, sintomático que esta época, em que o Benfica desatou enfim a vencer e a jogar futebol, Luis Filipe Vieira se tenha remetido a um silêncio inabitual).

Fernando Guerra diz que «Pinto da Costa não autorizou que o FC Porto crescesse quanto podia, transformando-o de um grande clube de implantação regional num outro de dimensão verdadeiramente nacional». Extraordinária afirmação esta!

Que todos os factos, todos os números e toda a realidade desmentem, ano após ano! É verdade que Pinto da Costa sempre viveu amarrado a um discurso de cariz regional e regionalista, que lhe serviu no início para aglutinar todas as gentes portistas e fazer do FC Porto o grande clube do norte do país, símbolo perfeito do desafio do resto do país à hegemonia de Lisboa – no futebol, como no resto. Mas, ou porque tenha mudado de visão quando percebeu a dimensão imensa que o clube foi adquirindo, ou porque a criatura escapou ao criador, o facto é que isso hoje está longe de ser verdade e chamar ao FC Porto um clube regional sem dimensão nacional não cabe na cabeça de ninguém.

CONT.

O Situacionista disse...

CONT:

O FC Porto é, neste momento, tetracampeão de futebol, depois de ter sido pentacampeão há pouco tempo. Conquista regularmente títulos nacionais em todas as modalidades profissionais (um ano houve em que chegou a acumular o título nacional nas cinco modalidades profissionais); foi, nos últimos três anos, o clube com mais assistências no estádio e tem hoje adeptos e seguidores de norte a sul, ilhas e emigração. Se isto não é um clube de dimensão nacional, o que será tal coisa?

Mas, nos últimos vinte anos, o FC Porto fez mais, bem mais do que isso: transformou-se no único clube português de dimensão internacional, duas vezes campeão europeu e campeão do mundo, segundo clube com mais presenças na Champions, fundador do G-14, onde sediavam os maiores da Europa, conhecido no mundo inteiro e com os seus principais jogadores cobiçados todos os anos pelos potentados europeus.

Atendendo à dimensão crítica do nosso futebol, o que o FC Porto conseguiu é um verdadeiro «case study»: não conheço nenhuma empresa portuguesa que tenha adquirido uma dimensão além-fronteiras comparavel à do FC Porto. Que outra empresa portuguesa já foi considerada a melhor da Europa ou a melhor do mundo no seu ramo de negócio? Que outra levou o nome de Portugal aos confins do planeta, como o FC Porto o fez e faz?

Não ver isto, insistir em que tudo foi conseguido pela «pequenez» ou «conflitualidade» (ou por batota, como diz o disco rachado dos rivais vencidos) ou é cegueira em adiantado estado ou é má-fé.

Não querer perceber que um êxito continuado só acontece a quem é melhor no planeamento, na organização, no profissionalismo e na motivação, a quem tem como filosofia de vida um grau de exigência e de competitividade acima dos demais, é uma caracteristica bem portuguesa. O sucesso que se destaca é sempre muito mal visto pelo comum dos portugueses e a reacção habitual não é a de tentar perceber as razões do sucesso e imitá-las, mas sim tentar destruí-lo, insinuando razões obscuras para o triunfo.

Desde Alfarrobeira que essa é a nossa história. E a razão do nosso atraso sem remédio.

CONT.

O Situacionista disse...

CONT.

Muito na linha dos adversários portistas, Fernando Guerra acha que tudo foi obra de um homem só e profetiza tranquilamente que tudo se há-de desmoronar, no dia em que Pinto da Costa passar à reforma. Pois, quem viver, verá. Mas se espera, como escreveu, que o resultado das últimas autárquicas (ou das anteriores) na cidade do Porto já é um prenúncio seguro do fim iminente de Pinto da Costa e da hegemonia nacional dos portistas no futebol, o melhor é esperar sentado, porque de novo não percebeu. Não deixa, aliás, de ser eloquente que, enquanto que os cidadãos do Porto distinguem bem o voto muncipal do voto clubistico, sejam os analistas a proceder entusiasticamente a essa confusão. Segundo eles, se Rui Rio, inimigo confesso do FC Porto, ganha as eleições no Porto, é porque o clube está a perder adeptos na sua própria cidade. Do mesmo modo que quando os sportinguistas Jorge Sampaio e Pedro Santana Lopes ganharam a Câmara de Lisboa, isso só podia significar que o Benfica estava a perder adeptos na capital…É certo que eles não hostilizaram o Benfica, como Rui Rio, numa atitude de arrogância gratuita e ridícula, resolveu fazer com o FC Porto. E se também é certo que Rui Rio tem vencido as eleições apesar da sua hostilidade declarada ao maior clube e maior símbolo da cidade, também o F.C.Porto tem vivido muito bem com essa hostilidade: tem ganho títulos nacionais e internacionais e a única consequência é que agora não os festeja frente aos Paços do Concelho, conforme era tradição.

Enfim, para acabar e em abono da verdade histórica, é preciso dizer que não é verdade que o clube (isto é, Pinto da Costa), ao vencer a Liga dos Campeões, «em lugar de festejar com a exuberância justificada… tenha optado por destapar desavenças internas com o objectivo de desvalorizar o trabalho do treinador, José Mourinho, o qual, no regresso da Alemanha, abandonou o aeroporto pela porta do lado, por forma a evitar encontros indesejáveis com a facção mais descontrolada da obediente claque». Não é verdade, simplesmente. Eu estava lá e vi- no estádio, no avião, no aeroporto. Não havia ninguém, do presidente ao mais simples adepto, que quisesse desvalorizar o trabalho de Mourinho e que não quisesse a sua continuação: foi ele que, legitimamente aliás, quis voar outros voos. E foi ele quem optou por não festejar exuberantemente o título europeu – nem no estádio, nem no avião, nem depois, no Dragão. Conforme é mais do que sabido, Mourinho teve um problema de natureza pessoal com parte da claque portista e foi por isso que escolheu sair por uma porta lateral e desaparecer dos festejos. Não discuto se tinha ou não razão para proceder assim: limito-te a corrigir a versão de Fernando Guerra porque ela não é verdadeira e não serve de exemplo à sua tese.

Miguel Sousa Tavares n' A Bola"

(Retirado do Portistaforever, com consentimento presumido.)

Azzulli disse...

Estes vermelhos que vêm falar do FC Porto e da sua dimensão nacional/regional, são uns débeis mentais.

Temos dimensão nacional sim. Mas não tanto como poderíamos ter.
Porquê?
Porque não nos deixam!

Com 2 dos 3 jornais desportivos que temos a nunca destacarem os feitos do FC Porto, como é possível passar a nossa imagem?

Com as televisões nacionais a terem sede em Lisboa, com os seus programas televisivos a serem orientados por vermelhos, como é possível passar a nossa imagem?

Com o à vontade que se instituiu que se pode falar bem do benfica em qualquer programa televisivo, dos infantis, aos da 3ª idade, dos religiosos aos de humor, das novelas aos comentários políticos, e não referir sequer o nome do FC Porto, como é possível passar a nossa imagem?

Etc, etc, etc…

Pelo contrário, são todos esses jornais e televisões que mantêm a dimensão nacional dos vermelhos, e não os deixam cair em desgraça, como já devia ter acontecido, tamanhas têm sido as épocas miseráveis e erros de gestão nestes últimos 20 anos.

O Contista disse...

Se me permitem, um "offtopic", que, como sabem, é coisa que me agrada...

Parece-me um bom exercício, tendo em conta as ausências confirmadas, escalar a equipa para amanhã.

Para mim (a que vai jogar, entenda-se):
H
F, BA, R e AP
F
RM e Guarin
Mariano, F e H.

E não, CR não joga de início...

O Situacionista disse...

Acho este artigo do MST um dos melhores dos últimos anos.


Azzulli,

Concordo. Resta-nos continuar a ganhar ...


Contista,

Belushi não recuperou. Miséria.
Temos vários jogadores lesionados. Ao ponto de terem sido convocados 2 juniores (Alex e Dias).

A ser esse o onze, discordo. Até porque com um meio campo menos criativo precisamos de romper pelas alas. Portanto, CR, de castigo pelas suas declarações, deve mais uma vez jogar de início.

O Contista disse...

Pois, eu também discordo deste onze. Mas já discordei em situações anteriores, e parece que não adiantou muito...

O Situacionista disse...

Afinal, segundo a imprensa desportiva de hoje, vai jogar o Rodriguez ... e o Mariano.

Miguel Angelo Ferreira Fonseca disse...

boas...

tiver a ver o video do sporting porto e decidi vir para aqui ... tinha uma dica para ti ... quando posees imagens assim ... faz upload delas no imageshack ou typinic e postas os links junto do post ... assim ja deves resolver esse problema ;)

ja agora parabens pelo blog

e agora qd a clubismo viva o braga :P