terça-feira, 6 de dezembro de 2011

SER PORTO



Foi o que todos hoje foram.

Treinadores, jogadores e adeptos.

VP esteve perfeito e os jogadores deram tudo.

Nós também fizemos a nossa parte. Cantamos e apoiamos sem parar.

No final, nós adeptos, apesar da dor imensa que sentíamos, e sentimos, e vamos continuar a sentir, batemos palmas aos nossos.

Somos assim. Terríveis e impiedosos na exigência, mas incapazes de abandonar e de não acarinhar quem, independentemente do resultado, dá tudo o que tem para dar por nós. Como tal, arranjamos forças e levantamo-nos para os ovacionar.

Não foi hoje que perdemos a qualificação.

Apesar de a podermos ter conseguido no jogo desta noite.

Que se tenha aprendido esta lição - não se pode começar tarde, porque podemos já não chegar a tempo.

Toca a levantar a cabeça e a lutar pelo nossos objectivos, particularmente, no campeonato e liga europa.



SOMOS PORTO

11 comentários:

Fanático disse...

Lá estaremos no dia 9 de Maio de 2012 e para ganhar!

Azzulli disse...

"Não foi hoje que perdemos a qualificação"

Diz também o VP.

Então não ganhamos o jogo, que nos daria a qualificação, e não foi esta terça que perdemos a qualificação?

Claro que hoje perdemos a qualificação.

No grupo em que estavamos, todos os jogos em casa só poderiam ser para vencer.
E até os jogos fora.

Tivemos uma hipotese fantástica ontem de passar em primeiros no grupo.
E desperdiçamo-la.
Mais uma vez falhamos.

Isto não invalida estar completamente de acordo com quase todo o restante post.
Jogamos bem.
Fomos unidos e esforçados.
Merecemos sem dúvida a vitória.
Gostei muito da exibição.
Mas não marcamos.

E mais uma vez se comprova que entrar na Champions, só com um avançado, e fraquinho, foi um enorme erro.

O Soldado Azul disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Soldado Azul disse...

Não concordo que o VP tivesse sido perfeito, muito longe disso! Ontem foi claramente o jogo mais revelador que o Hulk não deve jogar no meio! Contra defesas muito "fechadas" o Kleber é muito mais util no meio porque consegue "abrir espaços" na zona central, com tabelas... O Hulk desequilibra muito mais na ala, quer nas idas à linha e centrar, quer nas diagonais... Com Hulk no meio, jogamos... com 10...
Por isso é que tivemos bastante mais oportunidades de golo na 2ª parte... Na 1ª parte, oportunidade flagrante só a do Djalma...
O "Massacre" foi consentido, na medida em que o Zenit sabia que o empate bastava e que o tempo jogava a seu favor...
Continuo igualmente sem perceber a aposta no Maicon a lateral, não obstante reconhecer que neste jogo não comprometeu... Não faz o minimo sentido... Mas tal deveu-se muito pela estratégia do Zenit de praticamente ... defender...
Portanto, considero que também ontem (mas muito mais nos jogos anteriores...), o VP é responsável pela eliminação...
Ontem ficou demonstrado que tinhamos a "obrigação" de ficar em 1º lugar neste grupo, claramente acessível! Aliás, era tão acessível, que mesmo depois dos maus resultados nos jogos anteriores, se vencessemos ontem ficaríamos em 1º lugar...
Não deixo, no entanto, de valorizar a atitude dos jogadores, que tudo fizeram para vencer...
Quanto à Liga Europa, considero que é muito diferente da época passada, por 4 razões:
1 - Não temos o AVB
2 - Não temos Falcao
3 - Vamos ter adversários mais dificeis
Estas 3 razões fazem toda a diferença...
Na avaliação de um trabalho, o que realmente conta... são os resultados... Dois objectivos para a presente época já "caíram por terra"...
Saudações

O Situacionista disse...

Eu, ainda bem recentemente, fui mais um dos que até pediu a demissão do VP, mas, e desculpem-me insistir, na minha opinião, ontem o VP esteve irrepreensível.

Outro aspecto que insisto é que a exibição de ontem foi brutal. O espírito do Dragão esteve em campo (e nas bancadas). Houve exibições absolutamente soberbas !

Claro que nada disto apaga a mágoa que sinto pela eliminação.

Mas uma coisa não exclui a outra.

O Situacionista disse...

Ah, espero é que agora esta atitude se mantenha e se faça notar já em Aveiro.

Eterno Dragao disse...

Uma equipa de topo como é o FCP não se pode dar ao luxo de não ter um ponta de lança razoável.

Olhando para trás, vejo Gomes - Domingos - Jardel - Pena - Benny - Lisandro - Falcão. Nesta sequência, há alguns "buracos" de tempo em que as coisas não correram bem.

Infelizmente, no nosso plantel, temos dois jogadores fracos para a posição. É a primeira vez, em muitos anos, que tal acontece. Não vai ser fácil resolver o problema.

Neste contexto, não percebo como nem sequer foram equacionadas, em devido tempo, as hipóteses Nuno Gomes e João Tomás. Ou melhor, até percebo - estas decisões já não são tomadas por razões desportivas.

O Soldado Azul disse...

Eterno, na minha opinião não era necessário ir muito longe para em Janeiro ir buscar um bom avançado! Bastava o NGP armar guerra novamente com o Presidente do Maritimo...
De qq forma, o Kleber é bom a "criar espaços" como referi e enquanto não tivermos uma bom avançado, deve jogar sempre com o Kleber no meio...

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

É frustrante este afastamento prematuro da LC, ainda por cima num jogo em que quase tudo fizemos para merecermos a vitória. Faltaram os golos para ser um jogo perfeito.

Gostei no geral do empenho de todos, jogadores e público.

Só não gostei da ineficácia, na hora do remate.

Enfim, resta-nos a Liga Europa.

Temos de continuar com este espírito e esta dádiva ao jogo. Se tal acontecer estaremos mais perto do nosso grande objectivo que é vencer a Liga Zon Sagres.

Um abraço

Unknown disse...

Caros portistas
O futebol é assim mesmo, ganha-se umas vezes e perde-se outras, felizmente no Porto estamos habituados a ganhar quase sempre. Isto de ficar fora da Champions não é um drama. Agora drama é não retirar os devidos ensinamentos desta eliminação e resumir tudo ao treinador. Embora entenda que o Victor Pereira não seja o treinador indicado para o Porto, não acho justo que seja ele a arcar com todas as responsabilidades. Na minha opinião a SAD do Porto falhou na política de investimentos, pois este ano com 50 milhões de euros gastos em contratações ( o maior até hoje) era possível dispor de um plantel mais equilibrado e com melhores soluções. Chegamos a um jogo decisivo, mais do que uma final, era preciso ganhar nos 90 minutos, não havia prolongamento ou penaltys, e jogamos com duas adaptações: uma a ponta de lança e outra a lateral e não foi por castigos ou lesões. Ora com o investimento efectuado creio que era possível melhor. Outro aspecto que me parece relevante é o excesso de sul americanos no plantel, com visíveis inconvenientes das frequentes deslocações para os compromissos das selecções, longas viagens, mudanças horárias etc. Chegamos a ter 7 titulares em simultâneo na América do Sul : Kleber , Hulk, Guarim,Otamendi, Álvaro Pereira, Fucile e James ,mais de meia equipe.
Na minha opinião temos que ser muito mais criteriosos nos investimentos e na selecção do plantel e repensar o número de sul americanos, mas atenção, isto não é nenhuma manifestação de xenofobia da minha parte, é apenas uma constatação do efeito negativo das constantes e longas deslocações e sobretudo em momentos importantes, grande parte destes compromissos com as selecções sul americanas aconteceram numa fase crucial da liga dos campeões e sem esquecer a chegada tardia no início da época. Não foi certamente na última terça –feira que fomos eliminados.
Estou convencido que a nível interno da SAD, esta situação vai ser devidamente avaliada e que vai ser corrigido o que tiver que ser corrigido e que voltaremos em grande à Champions na próxima época.
Saudações portistas.
Jorge Monteiro

O Soldado Azul disse...

Caro Jorge Monteiro,
Não poderia estar mais de acordo e não obstante considerar que enquanto Vitor Pereira for o treinador, o mais provavel é não conquistarmos nenhum titulo..., nunca concluí que ele é o unico responsável pelo infortúnio actual... Diria que a responsabilidade é repartida com determinados jogadores, que frustrados com as transferências goradas, quiseram manifestar o seu descontentamento atraves das suas "performances", bem como com a Direcção que não investiu num forte "ponta de lança"... não deixando no entanto de considerar que a não inscrição do bigorna na CL também acabou por penalizar...
Saudações