sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Os últimos 30 anos

Estas semanas vários comentadores anti-portistas insistiram em passar a imagem que os últimos 30 anos do futebol português tiveram o domínio do FC Porto, só, só, à custa de manobras de bastidores.
Foram declarações do Jorge Baptista, do Rui Oliveira e Costa, do António Pedro Vasconcelos, etc.

É para isto que serve o Apito.
Para que os benfiquistas e sportinguistas justifiquem o seu insucesso.
O FC Porto, aquele lá do Norte, ganha porque corrompe.

Sim, aquele clube lá do Norte.
Pois. É que esses programas são feitos na capital, com convidados da capital, todos amigos uns dos outros. E naturalmente o coração deles só tem “uma cor”: vermelho ou verde.
E esses amigos, sejam comentadores ou directores de programas, que se cruzam regularmente nos restaurantes, esplanadas, etc., quem arranjam para “mau da fita”? O clube lá do Norte, esse que está bem longe da capital, e que não vai a esses restaurantes e esplanadas…

Logo à partida é inaceitável que estas declarações não tenham contraditório imediato. Os próprios moderadores dos programas não questionam e deixam passar a mensagem sem abrir a boca. Os restantes convidados dos programas, quando os há, são, como disse, escolhidos a dedo, e certamente que os azuis não fazem parte desses convidados.

Depois, todo, mas mesmo todo esse pessoal ligado ao futebol sabe que, desde o fim da década de 70, o FC Porto tem as melhores equipas, consistentemente, ano após ano. Obviamente contrariado, aqui e ali, pelos clubes da 2ª circular. Somos consistentemente melhor organizados, melhor dirigidos, com jogadores fabulosos, com treinadores excepcionais, com um futebol por todos reconhecido como de excelência. Daí a expressão por todos conhecida, e referida, de “jogar à Porto”.
Internacionalmente, vencemos 2 Champions, 1 UEFA, 1 supertaça europeia, 2 taças intercontinentais.
E vejam-se as valiosas transferências de jogadores que temos feito para o estrangeiro, ano após ano.

Para além de sermos melhores, a concorrência é incompetente. Como é possível o benfica vencer alguma coisa com a desorganização que tem, e com a nula qualidade do plantel? Como o sporting pode vencer com uma equipa demasiado jovem?

Se virmos todos os campeonatos dos últimos 30 anos, sabemos que todos os “grandes” são beneficiados, e na minha opinião, que os vermelhinhos são os mais beneficiados, todos os anos.

E se formos ver os 30 anos anteriores? E os outros 30 antes? Era tudo limpinho?
Pois, como ganhavam sempre os mesmos, não havia nada.
Só nestes últimos 30, em que vence o clube lá do Norte, é que tudo é sujo.

Finalmente, o apito trata uns casos patéticos, não existe nada de escandalosamente evidente. Mas agarram-se a isso para sustentar o que dizem. É o suficiente para dizerem que “aí está a prova”, “isto tem sido sempre assim”…
Não sei se também têm orgulho na escuta do Filipe Vieira, em que escolhe árbitros. Essa sim, uma conversa evidente de interferência de um dirigente nas decisões da Liga.

Mas isso não interessa nada. O importante é que se arranjou uma condenaçãozeca qualquer, à pessoa e ao clube que interessa aos senhores da capital.
Viva a verdade no futebol!

7 comentários:

dragao vila pouca disse...

Meu caro Azzulli, enquanto eles pensarem assim e não forem capazes de ver a realidade, nós vamos continuar a ganhar e eles a arranjarem as mais esfarrapadas desculpas, para perderem.
Um abraço

Tiago Araújo disse...

Eu retirei isto do ojogo:

Há uma goleada para explicar e, avise-se já, ela só passa de raspão por Hulk, a inevitável atracção principal do jogo que, por enquanto, fica umas linhas a marinar. Primeiro, a explicação principal para um resultado robusto, encontrada nas entrelinhas de um puzzle que recolocou os portistas no caminho das vitórias: o puzzle do meio. Jesualdo Ferreira voltou a meter o dedo aí, na ferida aberta pela saída de Paulo Assunção. Já se tinha visto que Guarín surgia como aposta interessante, mas, agora, Jesualdo resolveu experimentar o colombiano num dos vértices mais atacantes do triângulo, deixando as despesas exclusivamente defensivas entregues a Raul Meireles. Resultou em cheio. Meireles é tacticamente disciplinado e, com ele, o meio-campo portista ganhou consistência, deixando de navegar numa certa insegurança ditada pela mania de Guarín. A mania de atacar. Longe de ser defeito, isso, se mal resolvido, poderia tornar-se num pecado capital, porque, com os avanços frequentes em campo, o colombiano deixava a defesa algo descompensada, sujeitando os outros médios a um desgaste mais acentuado. Ao mexer no desenho, trocando Guarín por Meireles no papel mais recuado, Jesualdo poderá ter encontrado a resposta perfeita. Promissora, pelo menos, foi.

Foi, de facto, um bom ensaio porque Lucho também recuperou a batuta de maestro. Ligeiramente descaído sobre a esquerda, mas com liberdade, o argentino teve momentos brilhantes, a começar pelo primeiro golo. Esteve na origem da jogada, desenhou-a e chegou-se à frente para a concluir. Há mais por onde elogiar: Benítez seguro na esquerda; Rodríguez incisivo e Lisandro a recuperar a imagem do costume, voltando aos golos.

O Leixões, ainda preso de movimentos mas com um Chumbinho leve e promissor, tentou responder, conseguindo alguns lances interessantes depois do intervalo. Mota mexeu pouco, procurando avaliar com rigor o onze que deverá arrancar o campeonato.

Agora, sim, Hulk. Estreia promissora do brasileiro, com velocidade, força e técnica a descobrir nos próximos capítulos. Não se deu mal com Lisandro, o que é bom sinal para o FC Porto e serve de alerta para Farías. Depois de um banho de cultura táctica e melhorando a forma física, talvez perdendo um ou outro quilo que parece a mais, Hulk pode ser mesmo uma boa surpresa.

Vímara Peres disse...

Essa teoria já está a marinar há algum tempo, e cada vez é mais verdadeira!

Normalmente, dizem também que os últimos campeonatos (pós apito) foram ganhos justamente porque o Porto foi superior, mas mesmo assim só porque eles estiveram muito mal, foi mais demérito dos outros do que mérito nosso.

Se contarmos os últimos 30 anos para trás e descontarmos estes 3 ficam 27. Já só foram 27 com corrupção.

Vamos então ver quais foram os 27 anteriores em que fomos beneficiados pela corrupção (descontamos 2 campeonatos do Sporting, 1 do Boavista e 4 ou 5? do benfica, serão menos 7 ou 8, ganhamos desonestamente então em 19ou 20 anos).

Teremos sido desonestos no tempo do Pedroto, quando mostrámos ao futebol, Fernando Gomes que veio a ganhar 2 botas de ouro (são muito menos reluzentes do que as do Eusébio), Seninho ou Oliveira?

Quando fomos à final em Basileia em que tínhamos a equipa que foi depois a base da selecção no França 84?

Quando fomos campeões europeus em 87 e ganhámos a Supertaça europeia e fomos campeões do Mundo a primeira vez?

Quando ganhámos o campeonato com 300 pontos de avanço, com o Ivic e tínhamos o génio Madjer e a vitória ainda só valia 2 pontos?

Ou terá sido quando fomos pentacampeões com jogadores tão maus como o Artur que passou pelos vermelhos todos na Luz e o Porto deu 5 levando a alguns ataques cardíacos fatais? Ou com um fenómeno chamado Jardel que marcava golos como se fosse muito fácil, cá, em Milão ou em qualquer parte? Com um mágico Deco que hoje é sublimado por todos? Com um treinador como Sir Bobby Robson?

Terá sido durante o consulado do Super Mourinho quando vencemos a UEFA e fomos campeões da Europa e depois do Mundo?

É realmente uma teoria difícil de explicar, mas eles têm a certeza!!

Fernando disse...

Denunciemos:

GIL VICENTE PERDE PONTOS POR ALICIAR JOGADORES!

Mais uma vez está provada a perseguição aos clubes do Norte.
Senão vejamos: na pretérita época, Makukula e Jorge Ribeiro, ao serviço do Marítimo e do Boavista, respectivamente, foram "comprados" pelo Benfica aos seus clubes e logo nas vésperas de jogarem contra a equipa de lisboa. Resultado: nos jogos contra o Benfica, ambos os jogadores falharam grandes penalidades... Se isto não é pelo menos suspeito é o quê?
O benfica sai sempre beneficiado.
Já agora, o BoavistaFC está impedido pela Liga de inscrever jogadores.
Tem uma dívida superior a cinco milhões de Euros à Direcção Geral dos Impostos.
Durão Barroso/MFLeite negociaram uma dívida de mais de 10 milhões de Euros do Benfica... Caso contrário e se a Lei fosse aplicada…

Dragaoatento disse...

Olá!

Caros amigos já há 50 anos que suporto as diatribes desses jornalistas anti-portistas afectos aos dois maiores de Lisboa. Imaginem, o que tenho sofrido com as opiniões de tais energúmenos!
A cada passo pergunto-me,porque será que o FC Porto,tem tão poucos jornalistas a seu favor?!
Tudo me leva a crer que é devido ao "poder central".É tudo controlado a partir de Lisboa,inclusive a selecção dos jornalistas para a "Comunicação Social" que temos,televisão incluida.
Esta situação já vem do tempo do fascismo e, os actuais "democratas de pacotilha"continuam com a mesma estratégia!
O que me leva a perguntar,para quando uma regionalização efectiva?!É que cada vez mais se torna indispensável fazer a tal regionalização,a qual pelos vistos,não convem aos políticos eleitoralistas deste País!

Fanático disse...

Caro Dragão atento e Kosta: também nos neste blogue estamos fartos dessa corja que nada mais faz, por se roer de inveja das nossas conquistas em campo, do que nos perseguir a tudo custo, sem perceber que issso só nos faz mais fortes. Mas tudo tem limites e eu que votei contra a regionalização no referendo, não sei se hoje o teria feito.

De facto, como escreve, e bem, o aigo Kosta, parece que o vento da justiça(justiceira), só sopra para o mesmo lado e sempre, e curiosamente, de sul para norte como que deixando esvaziado o balão da investigação. Ou seja, os filhos e enteados da legimidade democrática estão de tal maneira identificados que parece não haver forma de mudar o rumo à coisa.

Será que nos resta continuar apenas ganhar em campo? e com este repto termino

O Soldado Azul disse...

Caro Azzulli,

Bem sei que já venho um pouco tarde mas não posso deixar de comentar este post que considero "cirurgico" face à realidade actual, particularmente porque me revolta quando vejo na televisão! Então o Jorge Baptista com aquele "ar" de quem é uma autoridade no assunto quando sistemáticamente fala nos últimos 30 anos e os árbitros e o sistema.. Então o Cineasta que chegou a dizer "... toda a gente sabe..."! Pergunto: o que ele considera por gente? Se forem todas as pessoas que gostam e que estão atentas ao futebol, devo estar incluído, mas ciriosamente não sei rigorosamente nada e não autorixo que esse senhor fale por mim !!!! Como é possivel "esquecer" todas as vezes (das quais algumas muito mas mesmo muito recentes...)que o Benfica foi escandalosamente "levado ao colo" pelos arbitros? Será que o cineasta só tem olhos para os adversários? Pois merece uma resposta: Caro Sr. Cineasta, a qualidade dos seus comentários é inversamente proporcional à qualidade dos filmes que realiza (e que sou apreciador)! Devia ter um pouco mais de consideração pelos espectadores e não falar por eles nem por ninguém... ainda para mais referindo barbaridades... Vá ver os jogos dos últimos 30 anos em que o seu clube foi campeão e os que não (felizmente nos ultimos anos muitos) e veja os escândalos ... Não terá sido em... todos ????
Pois é, mas só o azul é que é beneficiado !!! O vermelho é sempre prejudicado!!! Tenha dó!!!
E muito bem, Azulli, como é que os que defendem as nossas cores como o Rui Moreira deixam-se ficar???? Eu após essa declaração certamente explodia...
Não tenho dúvidas em afirmar que os "Três", sim os "3 Grandes" são beneficiados pelos arbitros face aos "pequenos"! Isso sim, infelizmente é verdade e faz parte do "sistema"!!! A tendência infeliz de apoiar quem tem poder...
Agora referir que o Porto ganha os campeonatos à custa dos arbitros é no mínimo desculpa para aceitar a incompetência das sucessivas Direcções dos seus Clubes...
Tenham vergonha e respeitem quem merece !!!!