quarta-feira, 20 de agosto de 2008

Em ano de eleições, vale tudo …

Apesar de estarem totalmente falidos (cera de 300 milhões de euros de passivo !!), fora da champions e depois do ano passado terem gasto em contratações à volta de 35 milhões de euros para conseguirem um brilhante 4º lugar no campeonato, sem vencerem qualquer “outro” troféu, este ano a parada vai subir mais ainda. Ainda não entrou um único tosto (!!) e já gastaram mais de 23 milhões de euros. E, pelos vistos, estão prontos a oferecer 10 milhões pelo Garcia. É a loucura total.

Mas… eu compreendo o Orelhas. Depois de oito anos à frente do clube mais grande do mundo, 3º mais grande da europa e 4º mais grande de… Portugal, com o fantástico pecúlio (que deixa os adeptos vermelhos radiantes e siderados !) de uma liga e um “campeonato da taça de Portugal” (lembram-se ??!!), depois de milhões gastos no apito dourado (quanto não continuará a custar mensalmente a Sr.a D. Carolina ??!!) sem conseguir o desígnio máximo - eliminar o presidente do tricampeão português -, depois de perder a guerra na secretaria pela champions, … agora que entrou em ano de eleições (creio que são em Agosto de 2009), vale tudo. Vale mesmo tudo.

Ainda por cima, toda a gente percebe que os verdes estão fortíssimos (e são, para mim, por múltiplas razões, caso o Moutinho não saia, o principal candidato ao título) e o FC Porto tem um plantel (sem o Quaresma) perfeitamente capaz de lutar pelo título nacional (apesar, não só, da campanha antiporto ir ser este ano, previsivelmente, ainda mais incessante, mas também, do prof. não conseguir ver mais de três palmos à frente da testa).

Portanto, para o Orelhas, vale tudo (para manter o poleiro), até contratar vários jogadores com salários absolutamente milionários (na sequência de outros, por ex., do Cardozo, do Aimar, do Balboa, etc..). É a loucura total. É o desespero completo. Notem bem que em Espanha o nível de vida é muito superior (logo os salários bastante mais elevados) e os encargos fiscais dos futebolistas muito ...inferiores aos nossos (metade).

Vejam só estes números:

Benfica: Chegada de craques faz disparar folha salarial na Luz

Reyes ganha 2,65 milhões por ano

Luis García será o jogador mais caro do plantel do Benfica, caso seja consumada a sua transferência para a Luz. O CM sabe que o avançado asturiano tem em mãos uma proposta de 3,4 milhões de euros anuais, que, traduzido em salários, lhe irá proporcionar quase 284 mil euros mensais (cerca de 57 mil contos)."
Confira aqui

Face a estes números, só concebo uma hipótese que sustente esta capacidade de endividamento dos vermelhos – avais pessoais do (subitamente) 74º homem mais rico (perto de 170 milhões) de Portugal (a forma como ele a atingiu e o crescimento exponencial que parece ter conseguido depois de chegar a presidente dos vermelhos é outro assunto … tal como o é (ou não) o motivo pelo qual ele se presta aos avais…).

Ora, que eu saiba, a capacidade pessoal que permite garantir crédito nada tem a ver com a capacidade da “instituição” que se dirige. A qual, se tivesse, aliás, crédito, nem sequer necessitaria de avalistas. Ou seja, os vermelhos estão a gastar fortunas … que não têm. Nem de longe, nem de perto. Fortunas incalculáveis !

Daí que me pareça que se este ano os vermelhos, a nível de resultados, repetirem a última época, não deverão ficar numa situação muito diferente daquela em que ficaram depois de Vale e Azevedo.
Será o vale tudo em reposição.
Assim seja.
Porque seria … LINDO !

Vai ser um ano muito, muito quente. Escaldante, mesmo. Preparem-se.

P.s. – Para além do valor astronómico dos salários (e das suas consequências no balneário), parece-me uma (des)politica desportiva totalmente incoerente e martelada. O que é muito bom.
..
P.s. 2 - Espero bem que isto nunca aconteça no meu clube.

6 comentários:

dragao vila pouca disse...

Não estás a falar em lavagem de dinheiro, pois não?
Quanto ao nosso plantel...até ao lavar dos cestos é vindima!
Um abraço

O Situacionista disse...

Vila Pouca,

Lavar dinheiro ? Não, de maneira nenhuma.
Aliás, o Orelhas nem precisa disso porque o dinheiro que ele utiliza não tem pó, quero dizer, está limpo.

Quanto ao final do seu comentário, achei-o estranho. Estranhamente estranho. Com tons de preocupação. Espero ter lido mal...

Mas ainda relativamente ao post, agora que o Correio da Manhã já “libertou” a totalidade do artigo online, dá para ver melhor os valores.

Reyes - 220 mil euros (44 mil contos)/mês

Pablo Aimar - 150 mil euros (30 mil contos)/mês

Balboa - 125 mil euros (25 mil contos)/mês

Carlos Martins - 125 mil euros (25 mil contos)/mês

Garcia – se vier, 284 mil euros (57 mil contos)/mês.

( http://www.correiodamanha.pt/noticia.aspx?contentid=A9EEE147-8617-4225-A71F-CCE1790BBDC0&channelid=00000213-0000-0000-0000-000000000213 )

Ou seja, só nestes 5 jogadores seriam mais de 900 mil euros (181 mil contos)/mês. O equivalente a mais de 10 milhões de euros (2 milhões de contos)/ano.

Se lhe somarmos os ordenados de mais 20 jogadores incluindo Cardozo, Luisão, Katsounranis, Zoro, Leo, Di Maria, entre outros, deve dar uma soma bonita. Para quem não vai à champions, e investiu, até hoje, cerca de 70 milhões de euros em contratações nos últimos dois anos (contra cerca de 20 milhões de receitas), eu diria que estão no bom caminho...

P.s. – Quem não está no bom caminho é o jornalista do Correio da Manhã (???!!!!) que descuidada e indecentemente lançou esta notícia. Deve ter os dias contados ...

dragao vila pouca disse...

Meu caro Situacionista a minha filosofia é esta e há muito tempo: só é importante quem sai, se quem entra, for pior, não tiver qualidade e experiência, para entrar na equipa de imediato.
Se quem entrar tiver o que é necessário...a saída não terá consequências.
Continuo a pensar que até ao lavar dos cestos é vindima, mas isto não significa péssimismo, pode até vir a ser melhor.Aguardemos.
Um abraço

Sr. Humberto disse...

quanto a dinheiros, o FCP vai bem e se o Quaresma ainda sair (ainda faltam 11 dias), + entra. a burmelhada que se lixe toda. não vai demorar muito até darem o berro. só não acabam por descer por dívidas porque ninguém deixa. já quando foi aquela linda histórias do pagamento à segurança social com as acções do clube que não passavam de folhas de papel... valor era nulo e siga.
quanto ao nosso plantel... também tenho torcido o nariz mas vamos ver. uma coisa é certa: não se pode ganhar sempre, isso é verdade mas se continuarmos assim em que ganhamos muitas vezes e quando não o fazemos, andamos por lá perto, isso também importa e muito (Champions). este ano se não ganharmos, não é tragédia nenhuma. lá irão sair +2 ou 3, os que chegaram não são assim tão maus e já estão +1 ano ambientados, tá no papo! :)
roda no ar

O Situacionista disse...

Passem no blog “Reflexão Portista” ( http://reflexaoportista.blogspot.com ) e leiam o post “A testemunha-chave de novo na ribalta”.

É sempre bom ir acompanhando a vida da senhora para vermos a credibilidade que a mesma merece.

dragao vila pouca disse...

Quem for a favor da Reginalização pode passar no meu blog ou no Renovar o Porto e assinar a petição.
Um abraço