sábado, 22 de novembro de 2008

Aproveitando o tempo...





Aproveitando o tempo de ausência do FCP na jornada deste fim de semana, algumas questões e interrogações, esperando outras da vossa parte, Ilustres visitantes deste blogue:



1) Com estes três últimos resultados positivos (Ucrânia, verdinhos e esbranquiçados de Guimarães), ainda pensam que o JF deve sair? Ou fizemos bem refrear os primeiros impetos? E no fim da época?



2) O que se passa com o Lucho desta época? Ou foi sempre assim? É o nosso jogador de posição nº 8 ou 10? É o fiel da balança da equipa, como parece dizer o Carlos Azenha, ou é o jogador escondido do jogo, que não assume o jogo, que não o procura, que não diz à restante equipa "estou aqui, passem a bola para eu fazer a transição defesa-ataque" ?



3) Vamos ser campeões esta época? E peço desculpa pela infâmia da pergunta, mas não é só uma questão de fé (porque senão estaria resolvido e a questão é de resposta única), mas de mera racionalidade Alguns dados a considerar para a resposta:


a) Quer os verdinhos, quer os ensanguentados, têm um plantel mais forte, mais equilibrado e com mais opções;

b) Os verdinhos têm um gr que parece ter crescido em maturidade, fizeram regressar o parte tudo Caneira, têm o Ismailov em forma, o Liedson a aparecer, o Derlei sem estar lesionado, o Postiga de guerra (sim continuo a defender que perdemos uma boa opção, ainda para mais um adversário directo);


c) Os ensanguentados têm treinador (que saudades tenho do Camacho), o Rui Costa conseguiu calar o MO (que saudades tenho das suas tiradas), têm um ataque poderoso e não sei se melhor que o nosso (Reyes, Aimar e Suazo), têm mais banco, não têm o petit (o empata do meio campo da época passado e o garante dos cartões vermelhos) e o beneplácito do apito do costume;


d) Já para não falar do Leixões...;


e) E nós ? Estamos, à laia de provocação, melhores ou piores que ano passado?

12 comentários:

dragao vila pouca disse...

É óbvio que se temos perdido em Kiev e em Alvalade, a situação do Jesualdo ficava muito complicada e podiam ser insustentável. Mas quando se manda embora um treinador a meio da época, só muito dificilmente, se consegue dar a volta por cima.
Continuo a achar, que se o Del Neri tem ficado a época 2004/2005, toda, tinhamos sido Campeões.
Agora, de facto o Benfica tem um plantel mais forte que na época passada, assim como o Sporting. Nós se conseguirmos até ao fim da primeira volta, não dar mais abébias, estou convencido que podemos lá chegar.
Amanhã lá estarei na Póvoa a ver o Andebol. Tenho dois convites para quem quiser. É só dizer.
Um abraço

O Soldado Azul disse...

Eu acho que o Benfica e o Sporting ainda vão perder muitos pontos... Não somos certamente os unicos sujeitos... Tenho pena que não joguemos este fim de semana! A equipa está numa maré boa, pelo que mais uma vitoria seria importante... Por outro lado mais tempo para preparar o jogo (decisivo) da Turquia também é positivo...
Quanto aos planteis, o Benfica reforçou-se melhor que o Sporting e que nós (infelizmente) mas o próprio treinador tem referido que a equipa se encontra em evolução... sendo portanto muito natural que ainda perca muitos pontos... até porque são mais os jogos em que a equipa não convence...tal como o ultimo jogo contra o Estrela...
Quanto ao Sporting, encontra-se numa fase instável, com problemas que se reflectem nas exibições e consequentes resultados...
Podemos perfeitamente recuperar o atraso, chegarmos a lideres e sermos campeões! Assim acredito e assim espero !
Saudações

dragao vila pouca disse...

Ninguém quer aproveitar o tempo e ir à Póvoa ver o Andebol? Nem com convites VIP?
Abraços

Fanático disse...

Vila Pouca, obrigado, mas tenho que trabalhar de tarde...

All those years ago disse...

Assumo-me como benfiquista, mas sei ver futebol.
A ideia que eu tenho - que pode ser errada, claro - é que o FCP teve de há muito tempo para cá três factores que o levaram onde está hoje: liderança (que conduziu a conglomerar uma cidade em sua volta), bons treinadores (Mourinho sendo, claro, o expoente máximo) e estabilidade no plantel (aguentando peças chaves três-quatro anos no plantel). E como os três mosqueteiros eram quatro, também houve um quarto factor - vendeu quase sempre no tempo certo, e bem.

Olhando para os rivais, tudo isso falhou. Da parte do meu clube, acho que vai tornar a falhar (Rodriguez é um exemplo recente) pois duvido que se aguentem os Suazos e os Reyes e já se fala em vender o Cardozo. Durante muito tempo o Benfica não despedia treinadores; depois era ver três por época - algo que tinha levado o SCP a bater no fundo.

Duvido também que o Benfica aguente a vantagem... a segunda volta tem tudo para ver o FCP passar para a frente logo no início e depois de ver o Naval-SCP de ontem vejo um SCP a meio da tabela. Acho é espantoso como é que mesmo com JF o FCP ainda apresenta bom futebol... mas são opiniões. Vós, no Porto, tendes saudades do Camacho - eu peço a todos os santos que JF por aí fique.

Como nota final: O FCP achou mais uma pérola - o futuro dirá se tenho razão: Hulk.

Saudações desportivas

Alberto Malheiro

rapariga do norte disse...

o benfica e o sporting, apesar de estarem melhor esta época, ainda vão perder pontos.
O leixões é que está a fazer uma boa época, contudo também este vai perder pontos.
Por isso estou convencida que ainda podemos ser campeões, não podemos é perder mais pontos em jogos que teoricamente somos favoritos, e principalmente em casa.

Fanático disse...

Caro Alberto, muito bem vindo, mesmo tendo esse "defeito" de ser ensanguentado!

Espero bem que os seus presságios se confirmem e já agora duas perguntas:

a) Gosta do Quique?

b) Não quer dar à troca o Cradozo pelo Farias?

Fanático disse...

Cara rapariga do Norte, seja também muito bem vinda.

Também acho que os campeonatos se ganham em casa e contra os que os 3habituais favoritos.

All those years ago disse...

Sou de LX, mas detesto a cidade (como cada vez gosto emnos do Porto-cidade; está a ficar com todos os defeitos de Lx) A minha família sempre viveu em PLima e é no Minho que passo sempre as férias.

De Quique. Tem personalidade, sabe o que quer, e dando-lhe tempo faz uma equipa em 2-3 anos; antes Cardozo que Farias; mas Farias é a excepção que confirma a regra no FCP.

Um reparo ao SCP-FCP da Taça. Ao contrário de muita gente, eu não acho que o SCP jogasse bem - o FCP é que sabe Deus e JF porquê, deu uma parte de avanço. Até o golo do SCP só aparece porque o PE já tem a idade que tem e deu uma fífia de todo o tamanho.

Abraços, A

Fanático disse...

Alberto,

Tem vindo à Mui Nobre Leal Invicta cidade do Porto nos últimos tempos?

Venha e verá que está bem melhor: mais limpa, cada vez mais e melhores espetáculos (Casa da Música, Tetro Carlos Alberto, Teatro Nacional de S. João, Teatro Sá da Bandeira, Coliseu, Rivoli, etc.), a baixa está ficar au point (Bares e festas da Rua Galeria de Paris e de José falcão, centro comercial alternativo da Rua do Rosário, festas e galerias de arte e bares da Rua Miguel Bombarda, por ex.), Serralves (cada vez mais e melhor), menos trânsito e mais fluído (o metro de superfície do Porto, o maior da Europa, com ar condicionado, limpo e sempre a cumprir horários, muito veio ajudar) e last, but definitivamente not least, o Estádio do Dragão !!!

Vem cá visitarnos e verá!!!

E, tudo isto, sem desprezar LX, nomeadamente a sua luz natural (e não a cestinha do pão), a Baixa-Chiado, Belém, Restelo e Ajuda!!!, principalemente ao fim de semana ou em Agosto, sem trânsito!

Fanático disse...

Vila Pouca, deve vir de barriga cheia da Póvoa, vi os últimos minutos na tv,grande vitória sobre os ensanguentados e já em primeiro lugar!!!

Viu por lá o amigo Lucho do Bibóporto?

dragao vila pouca disse...

Vi e estive, com o Lucho e com o Blue.
Foi uma bela tarde, com algumas peripécias muito engraçadas.
Um abraço