domingo, 16 de novembro de 2008

Deus quis, o Homem sonhou e a obra nasceu... faz hoje 5 anos.

O Estádio do Dragão celebra este domingo, 16 de Novembro, o seu quinto ano de existência, pelo que aproveito a ocasião para aqui fazer a reposição de um post por mim publicado no ano passado.

Depois de 51 anos de emoções vividas no mítico Estádio das Antas, “nasceu” em 16 de Novembro de 2003 o nosso Estádio do Dragão e com ele um símbolo imponente da cidade do Porto.

Mas o caminho para aqui chegar nem sempre foi pacífico.
As obras de construção do Estádio (projectado pelo arquitecto Manuel Salgado) arrancaram a 8 de Maio de 2001.


No entanto, durante a construção, o “caso” do Plano de Pormenor das Antas (PPA) chegou a ameaçar o projecto e deixou marcas.

De facto, a câmara do Porto, através do seu presidente Rui Rio, e o nosso FCP envolveram-se numa «guerra» sem precedentes, iniciada e alimentada pela 1ª parte, a qual provocou diversas paragens na obra e constantes adiamentos, pelo que, em consequência, a inauguração, prevista inicialmente para 15 de Agosto, aconteceu no referido dia 16 de Novembro de 2003, com uma noite de gala e o triunfo do F.C. Porto sobre o Barcelona, por 2-0.


..

Mas valeu a pena o atraso…
Alvo de reconhecimento por todo o Mundo como um dos mais belos exemplos de arquitectura aplicada em estádios de futebol, hoje, passados que estão 5 anos sobre o inesquecível dia da inauguração, o nosso palco de todas as emoções já viveu inúmeros momentos de glória (quem não se lembra, por exemplo, do magnífico jogo contra o Manchester United).

Mas, o mais importante, é que todos eles prenunciam que mais ocasiões e momentos de glória estarão, certamente, por acontecer.





.

.

.

.

.


Por mim nunca irei esquecer o orgulho que senti quando entrei no Estádio, nem a emoção quando vi o relvado pela 1ª vez, bem como as bancadas repletas de adeptos e de felicidade, tudo ao som da música Alegria do Cirque du Soleil.

Revejam aqui os melhores momentos.
Recordem a música Alegria:


E vocês como viveram essa dia?

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

4 comentários:

Azzulli disse...

É um estádio fabuloso!
Imponente, mas sem ser um corpo estranho na arquitectura envolvente.

Quem vê por exemplo os estádios da 2ª circular, parecem ovnis que aterraram ali... e feios!...

A noite de inauguração foi um momento inesquecivel.
Quando subi os ultimos degraus e emergi na bancada foi uma enorme satisfação e emoção: o meu estádio é LINDO!

dragao vila pouca disse...

Um dia todo ele em pele de galinha: pela inauguração do mais belo Estádio do Mundo, pela cerimónia lindíssima e também pelo frio de rachar - nunca passei tanto frio num campo de futebol -, mas valeu a pena.
Aliás, ainda me arrepio só de lembrar...e então a música alegria, deixa-me emocionado.
Um abraço

Fanático disse...

Ainda hoje me lembro que quando entrei no estádio se me deu um arrepio de alegria e um bruah de espanto e alegria como poucas vezes na vida me sucederam.

É preciso dizer mais?

P.S. a música, o helicóptro e voz da Isabel Silvestre também ajudaram!!!

O Situacionista disse...

Foi um dia memorável !

É um estádio FABULOSO !

Comparando com os novos estádios (conheço todos, excepto o do Algarve) é ... incomparável ! Então se compararmos com os da 2ª circular é misturar uma obra prima com as primas do mestre de obras !

Comprei posteriormente o cd com a música ALLEGRIA, que, desde esse dia, me ficou no ouvido para sempre.

Ainda por cima é um estádio que garante o futuro do Clube nos próximos 50 anos.