domingo, 1 de agosto de 2010

4x4x2

Vou repetir pela enésima vez: contra as grandes equipas, além de ser fundamental termos arbitragens decentes e de não cometermos erros primários, temos de considerar seriamente jogar em 4x4x2 !

Ainda mais, enquanto o 4x3x3 do AVB não estiver totalmente consolidado.

E quando digo 4x4x2 estou a pensar em 4 médios (sem alas). Por exemplo, Fernando, Souza, Micael (se estiver lesionado, Belushi/Guarin/Castro) e Moutinho.

Diria até que, se jogarmos em 4x4x2, no próximo sábado, apesar dos vermelhos terem algum favoritismo, podemos perfeitamente ganhar.

Se jogarmos em 4x3x3, existe a possibilidade de sermos goleados.

Ah, e no 4x4x2, apenas não retiro o Hulk do duo atacante (com o Falcao), porque lhe daria mais uma chance de finalmente fazer uma boa actuação num “jogo grande”. Porque se repetir a dose do costume, no próximo jogo daquele género já seria diferente.


P.s. – Para que não haja confusões - gosto muito das ideias de jogo que o AVB está a tentar implementar.
.
P.s. 2 - Hoje adorei ver jogar Castro e Ukra. Obrigado, AVB !

10 comentários:

O Situacionista disse...

Queria ainda dizer o seguinte: para mim a prioridade das prioridades é o campeonato. Claro está que se também podermos ganhar a supertaça ...

O Situacionista disse...

Não me referi aos golos sofridos na sequência de lances de bola parada (em França foram todos, 3 !), porque penso que o AVB disse tudo:


"Não há que fugir. Temos de abordar os lances de bola parada, onde é preciso preparar tudo com o máximo detalhe».

Orgulhoazulebranco disse...

Subscrevo...

se bem que eu preferia jogar com um sistema parecido com o da recta final da época passada.Que nem sabia muito bem se era um 4-4-2 ou um 4-1-3-2 mas que funcionou muito bem.

Os dois Rodriguez,por motivos diferentes ainda não estão no ponto e,para além disso,não são extremos.São médios ala.

Eu não consigo pôr o Varela no banco,a sério que não...mas,mesmo assim,penso que poderia jogar num sistema que não o 4-3-3.
É muito competente,não sabe jogar mal,é útil na defesa,bom a atacar,rápido e ágil.Sim eu gosto muito dele x]

Quanto ao Hulk,não é preso à ala que ele rende,é à solta,mais uma vez,como jogou no fim da época passada.

E,para jogar assim,nem era preciso mexes no 11...

Mas quem somos nós...o mister é que sabe!


Ps:estes torneios com dois jogos em menos de 24 horas não são o mais indicado para uma equipa já de si com um pequeno excesso de rotatividade...

dragao vila pouca disse...

O problema não está no 4x3x3, mas na forma como o sistema não funciona. Se jogarmos em 4x3x3, com dois jogadores nas alas, que não defendam, que deixem subir os laterais adversários, é lógico que o sistema não funciona, mas se todos fizerem o que lhes compete - S.Eto'o, foi mentalizado para isso -, já não há problemas e o sistema é equilibrado.

Penso que temos dois problemas graves, que se não forem resolvidos, podem fazer a diferença: a lateral-direita da defesa e os centrais. Se Bruno sair e não contratarmos um central de qualidade, experiente, líder, acho que vamos passar por situações como a de hoje, onde, sem fazermos um jogo brilhante, se tiivessemos uma defesa capaz e concentrada, não tinhamos perdido.

Um abraço

Pedro Silva disse...

Para se ter um 4x4x2 não é só estalar os dedos e pronto temos um 4x4x2.

Para quem não sabe, o 4x4x2 é um dos sistemas tácticos mais difíceis de se trabalhar e de se implementar numa equipa porque exige que sejam criadas muitas rotinas no que diz respeito ao posicionamento dos Jogadores.

Por suas vez, o 4x3x3 é o sistema mais fácil de ser trabalhado numa equipa. É alias o Sistema que é utilizado por Treinador que chegam pela primeira vez a um Clube.

O que falhou neste Torneio de Paris tem um nome: Cansaço.

A equipa entrou sempre com força mas ao longo da partida foi perdendo gás, o que é natural.

Pelo menos deu para o treinador perceber que Guarin não serve para absolutamente nada e que Varela é melhor do que o Hulk. O Brasileiro tem de aprender a protestar menos e a passar mais a bola.

Quanto ao resto, vamos dar tempo ao Villas que já mostrou que sabe da coisa.

Cumprimentos.

Eterno Dragao disse...

Confesso que estou muito apreensivo. Ainda não vi nada que me deixasse particularmente entusiasmado (bem pelo contrário); por outro lado, as outras equipas concorrentes (Benfica e Braga) estão a um nível bastante superior.

Vamos lá ver se, nos jogos "a sério", isto se inverte!

Toca a ir buscar o "caneco" a Aveiro!

Fernando Sousa disse...

Neste momento existem dois problemas prioritários que urge resolver, a táctica do 4x3x3 e o central que comande a defesa.

Penso que o 4x4x2 é a melhor táctica para esta equipa. Não percebo porque o treinador insiste no esquema do Jesualdo Ferreira que tão maus resultados deu na época passada.

Na questão do central ou põem o BA a jogar ou vendem-no e vão buscar um central de categoria e com capacidade para liderar a defesa.

Começo a ficar um pouco desiludido com o treinador porque penso que ele vei para cortar com a época passada e parece-me que não é isso que está a fazer. Acho que tem de assumir claramente o corte, não pode simplesmente andar a falar bonito e com experiências a terminar a pré-época. Quero um Porto convicto.

GuilhermeK disse...

Sr The Blue One:
Ao longo do seu post encontro varios indicios de que percebe muito pouco da jardinagem que aqui se faz.

Dissecando o seu comentario aqui ficam algumas ideias :

Em primeiro lugar, em termos de rotinas de posicionamento e ao contrário do que disse, é obvio que o 4-4-2 é um sistema muito mais simples de implementar numa equipa do que um 4-3-3.

O 4-3-3, para ser eficiente exige muito mais rotatividade posicional, ou seja que o mesmo jogador ocupe diferentes zonas do terreno durante um jogo, de modo a combater a constante inferioridade numerica na zona nevralgica do jogo(meio campo).

Caso estas variações nao acontecam, temos situações como as que o porto tem vindo a protagonizar, ou seja, falta de linhas de passe, pouca gente nas zonas de finalização, problemas na cobertura dos laterais adversarios e um sem numero de outras desvantagens.

Por outro lado, sendo o 4-4-2 um sistema que automaticamente concede mais equilibrio, opçoes de pressao, e linhas de passe ao meio campo da equipa, acaba por contribuir para uma maior facilidade, tanto mental como fisica dos jogadores em interpretar o sistema. Isto pode ser comprovado pelo facto de que todas as equipas de topo (exceptuando o barcelona) jogam os jogos importantes em 4-4-2, ou em muito raras excepcoes como o manchester united que joga em 4-5-1, mas para esta ultima já é preciso ter um ponta de lança muito forte fisicamente, como o Drogba ou o Rooney que aguente bem com os dois centrais.

Em segundo lugar, penso que ao insinuar que o 4-4-2 e' um sistema novo para o porto, deve ter andado distraído enquanto o porto andou a massacrar adversario apos adversario (benfica incluido e com uma expulsao)na parte final da ultima epoca, quando o Professor Jesualdo finalmente descobriu que o 4-3-3 nao servia e decidiu jogar em 4-4-2 (aquilo que qualquer cego já devia ter visto desde inicio)e tirar o maximo rendimento dos jogadores q tinha. Esteve 1 ano a perder jogos sempre iguais e parece.me q o sr villas boas quer ir pelo mesmo caminho.

Parece.me que esqueceu tambem as exibiçoes do Guarin,na parte final da epoca, aonde em 4-4-2 mostrou ser um jogador bastante util.

Portistas, e esperemos que o AVB leia estes blogs, vamos fazer td para que o porto mude para uma estrategia de jogo que nao nos coloque constantemente em inferioridade, porque com o plantel que temos, é triste ver esta qualidade de jogo. Não digo que seja impossível jogar bem em 4-3-3, pois o porto fez uma exibição do outro mundo contra a sampdoria em 4-3-3, com futebol pressionante, ao primeiro toque com muita desmarcação e muita tecnica, mas se as coisas por algum motivo nao estao a funcionar sistematicamente, ou seja como uma base forte para todos os jogos, vamos terminar rapido com as teimosias para que nao aconteça o mesmo que o ano passado. Um abraço.

Pedro Silva disse...

Amigo Guilherme, é um facto de que não sou "Jardineiro" nem tenho grande jeito para a "Jardinagem", mas sou uma pessoa que lê bastante e que se procura informar antes de opinar e escrever.

Li em várias obras e escutei muitas opiniões de quem sabe de "Jardinagem" sobre o 4x4x2. E o que sempre me disseram é que é muito mais difícil montar uma equipa num 4x4x2 do que num 4x3x3. A questão reside precisamente nas rotinas que são mais fáceis de se "podar" num 4x3x3 do que num 4x4x2.

Agora se a sua opinião difere de quem é especialista na matéria, esta terá todo o meu respeito mas a minha total discordância.

Sobre o Guarin, mantenho a minha posição e postura. Não serve para o FC Porto e não sabe tratar a bola. No Meio Campo de AVB onde a posse de bola vai passar a ser a maior arma, ter um tipo que só sabe rematar à baliza não serve.

Mas lá está. Se gosta do Jogador, não sou eu quem o vai fazer mudar de opinião. Mais uma vez a respeitarei como é o meu dever.

Termino apelando à calma e que deixem o AVB trabalhar com o sistema táctico que entender ser melhor para a equipa.

Um abraço Guilherme.

Tiago Araújo disse...

Boas,

O Jesualdo não falava da arbitragem e era criticado por causa disso, e o André villas boas fala da arbitragem e é criticado, mas porquê?

PS - Mais logo por volta da meia noite vou publicar um post acerca do Bruno Alves uma opção para a Supertaça, conto com os vossos comentários ( digam a vossa opinião sff )

abraço

http://campeoesfcporto.blogspot.com