segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Desafio de uma vida

Uma vez que este intervalo para as selecções parece que nunca mais acaba e enquanto assisto preocupado à maré antiportista que vai afogando a FPF – Gomes, Hermínio Loureiro, Humberto Coelho, Pauleta e, até, uma tal de Mónica Jorge -, gostava de partilhar convosco uma opinião que tenho sobre alguns aspectos relativos ao nosso treinador, VP.

Isto porque, VP, sem contar (nem ele, nem ninguém, a não ser o próprio cadeireiro) e de repente, passou a treinador principal de um gigante mundial.

De facto, sem ter tempo de se preparar convenientemente, de um dia para o outro, VP foi encarregue de liderar uma armada que, ainda para mais, vinha de um ano invencível.

Bom, com todo este cenário, VP, sabedor do gigante que lhe tinham posto nas mãos, meteu os pés ao caminho e, decidido, assumiu … o desafio da sua vida.

E lá vai levando o gigante a bom P(p)orto.

No entanto, nota-se, ainda não encontrou alguns equilíbrios. Em vários aspectos.

Desde logo na comunicação.

VP, porque ele próprio, enquanto treinador principal de um gigante invencível, ainda está em formação, devia, na minha opinião, assumir uma postura de contenção no que toca à comunicação. Pouco e bem. O que não tem feito.

Mais não seja para que os ainda frágeis equilíbrios que possui nesse sector não se percam e, pelo contrário, se solidifiquem. E aí, então sim …

Para adensar o panorama, VP é de um sinceridade tão desarmante, quanto desapropriada. É verdade. Espero fazer-me entender. Por exemplo, quando diz que o Jasus é um “egocêntrico”, está a dizer o que, acredito, genuinamente pensa. Mas não o deve fazer. Deve deixar isso para o Manuel Machado...

O mesmo se diga quando referiu que “ainda não vi os vi (vermelhos) jogar”. Não tenho dúvidas que VP deve andar tão assoberbado com esta sua nova condição que, à data, quase não tivesse tido tempo para ver jogar alguns adversários. Mas não o deve assumir. Porque de outra forma torna-se presa fácil para alguns comentários menos abonatórios. E isso fragiliza-o. Desnecessariamente.

Por outro lado, quando diz que “a champios não é a liga europa”, deve perceber que, sem querer e sem ter qualquer intenção disso, está a retirar mérito a quem ganhou a liga europa (e não custa nada dizer que a champions é ainda mais difícil que a liga europa….)

Para mais quando antes de um dificílimo confronto para a champions na Rússia vem ainda trazer o jogo com os vermelhos à colação (para responder a banalidades), deve entender que está a desproteger o foco de atenção do grupo que deveria estar exclusivamente virada para a champions.

Aliás, mantenho que o ping pong com os vermelhos, deve ser deixado por VP para segundo plano. Neste momento, há para VP aspectos muito mais importantes.

Repito, mais do que correr riscos de perder equilíbrios, VP deve apostar na solidificação dos mesmos. O que em termos comunicacionais passa, na minha opinião, para já, pelo recato.

No entanto, todos estes exemplos são facilmente corrigíveis e ainda vamos muito a tempo de o fazer. Eu acredito em VP !


Por último, só sugeria a VP que alterasse aquela imagem que lhe é dada por aquela cor de camisa em conjugação com a cor da gravata. Por favor. Parece que está a caminho da tristeza pela rua mais escura … quando o que é preciso é luz no caminho para a alegria !

2 comentários:

Fanático disse...

Eu acredito!

O Soldado Azul disse...

Eu... quero acreditar!!! Percebo a tua intenção de alertar para determinados aspecto que me parecem básicos mas que o VP não entendeu... E ainda vamos seguramente a tempo!!!!
Mas... mantenho as minhas reservas!
Espero sinceramente que a equipa que colocou a titular em Coimbra e as substituições efectuadas nesse jogo tenham sido "fruto" da sua "cabeça" e não de "pressões"... Porque se não foi da sua cabeça, podemos muito bem voltar a assistir às "invenções" desastrosas de determinados jogos...
Quanto à comunicação, tenho muito receio que quem vai para a Russia, na vespera de um jogo da Champions falar... dos vermelhos... não esteja preparado para a grandeza e a responsabilidade do bicampeão do mundo... Mas, como disse, quero acreditar que tudo seja objecto de trabalho de equipa e como tal, o VP seja alertado para não cometer esses e eventualmente outros erros basicos...A ver vamos...
Saudações