Final da época 2012/13.
Os adeptos, na sua esmagadora maioria, querem a saída de VP (aliás, muitos houve que andaram o ano todo - ok, praí desde a 3.ª jornada ... - a exigir a troca de treinador). Apesar do bicampeonato.
Por exemplo, aqui no blog, a saída de VP no final da época creio que foi aceite por todos e por muitos fortemente desejada.
Não era essa a ideia do NGP, que tentou a continuidade do mister.
Mas VP queria sair. E seguir outro rumo. Como fez.
Colocou-se então a questão, e agora quem vem ?
O NGP, bem ou mal, optou por PF.
E, quando o escolheu, sabia que este não tinha qualquer experiência similar e que vinha de um pequeno "bote" para um gigantesco "porta-aviões".
Repito, sabia.
De facto, ao contrário, por exemplo, de Mourinho (FCP e Barça), AVB (FCP, Chelsea e Inter) e VP (FCP), que já conheciam, ainda que como adjuntos, grandes clubes mundiais (VP não tinha experiência internacional), ou, noutra perspectiva, JF, que já levava muitos anos de bola, PF tinha no CV, Aves e Paços de Ferreira.
Em ambos, o trabalho tinha sido muito elogiado e, então no Paços, atingiu níveis fantásticos !
Vai daí, o NGP viu nele um futuro promissor e capacidade suficiente para com a ajuda da estrutura do clube conseguir superar a sua inexperiência e atingir o sucesso.
Claro está que agora não podemos dizer que ele é inexperiente. Porque tal dado é mais do que conhecido.
Dessa forma, colocam-se duas grandes questões:
1) O mister teve alguma falha de profissionalismo ? Que eu saiba, não.
2) Estará o mister a sentir-se incapaz de atingir os objectivos ? A resposta vai abaixo:
A partir daqui, e sempre sobre o cutelo dos resultados que, de um momento para o outro, podem alterar tudo - em ambos os sentidos - penso que o NGP, neste momento, só pode tomar uma decisão: manter Paulo Fonseca.
Custe o que custar. Doa a quem doer.
E deve vir a público, não dizê-lo (porque isso seria o anúncio prévio do despedimento), mas dar sinais de que o tema treinador, não é tema. Ponto.
É pois esta a minha opinião.
Por isso, só pedia uma coisa a PF - DEIXE QUE A TAMPA LHE SALTE !
SOMOS PORTO
P.s - Eterno, podes começar ...