domingo, 25 de julho de 2010

A posse de bola e o 4x3x3

Tudo indica que o AVB vai manter o 4x3x3. E parece que terá plantel para isso.

Tudo indica também que estará a tentar implementar um sistema de jogo baseado na posse e circulação de bola, sempre que possível em progressão. Inclusive, em que o "descanso da equipa" seja feito ... com bola.

Perante este cenário, eu só tenho uma dúvida – será que a posse de bola “se dá bem” só com 3 médios ?

Não sei, não. Especialmente contra grandes equipas com 4 ou mais médios.

Tenho, portanto, como absolutamente seguro a necessidade de AVB ter um sistema alternativo sustentado no 4x4x2.

Espero que tal não esteja a ser esquecido.


P.s. – Maicon, um nome a reter…

27 comentários:

dragao vila pouca disse...

Ó Situacionista, a exibição foi boa ou nem por isso? Houve evolução ou nem por isso? Eu acho que temos treinador. Com tantas indefinições umas que se compreendem, outras que viraram novelas, conseguir uma evolução tão notória, é sinal de competência.

Claro que temos de ter um sistema alternativo, basta o Cebola descer para o meio-campo e já fica o 4x4x2.

Um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Smiley disse...

Bom dia Amigos,

Ontem fui ao Dragão e não gostei do que vi. Numa palavra: tédio. Em duas palavras: muito tédio.
Se estivesse em casa a ver pela televisão tinha adormecido, como aconteceu por diversas vezes nas épocas passadas.

Já sei, o FCP precisa de tempo para blábláblá, e para blábláblá precisa de blábláblá, etc, etc, etc. Já sei disso tudo.

Mas para correrem, fazerem pressão e mostrarem garra só precisam de 5 segundos para ouvir aquilo que, muito provavelmente, AVB lhes terá pedido. E se não pediu, pedimos nós, ou melhor, exigimos.

Oh, mas estava muito calor, os jogadores ainda não encontraram a sua melhor forma depois das férias, é preciso ter paciência...BULLSHIT!
Outras equipas, concorrentes, encontram-se na mesma situação e tenho muitas dificuldades em comparar a diferença entre elas e o meu querido Porto. Basta vê-los jogar. E uma delas jogou na véspera e com todos os handicaps que o FCP também tem. Só peço atitude, pelo menos, para já. E para isso não são necessários treinos.

Ao nosso futebol falta-lhe paixão e é entediante em 90% dos 90 minutos. E estou a ser generoso! Se há quem goste, eu não. Estou a ser demasiado exigente? Ainda bem.

Estava habituado a ver o AVB mais interventivo na Académica. Ontem passou o jogo praticamente sentado. Foi um dos muitos pormenores a que resolvi prestar atenção. Não lhe fica nada mal, antes pelo contrário, passar o jogo a incentivar, a repreender, a reposicionar, a congratular os jogadores. E se o tiver de fazer aos berros e em pé, óptimo. Os resultados passam a ser outros, estou certo.

Algo que também fui reparando, infelizmente, foi a reposição da bola em jogo. Nestes momentos de pausa, sempre mal aproveitados por nós (grande mérito para o Elton que desde que o conheço sempre procurou colocar a bola o mais rapidamente possível em jogo para criar desequilíbrios) passam informações importantíssimas para a equipa adversária. Há lentidão, muita lentidão, quer no reposicionamento dos jogadores quer no jogador que vai efectuar o lançamento. E isto são excelentes pistas para o adversário e que indiciam um Porto mais frágil, ou desinspirado, com medo, com receio, enfim, pistas que nada favorecem o nosso clube. Pelo contrário, se em cada reposição de bola, lançamento ou livre (mesmo que não seja logo executado mas que demonstrasse essa vontade) houvesse muito mais celeridade, a mensagem que passava era muito mais intimidativa e preocupante para o adversário. E se estivermos a ganhar e o continuarmos a fazer, não só demonstramos atitude competitiva como passamos a ideia de que queremos golear, cilindrar e massacrar. E este tipo de atitude atemoriza o adversário, condiciona-o, principalmente se a equipa que o fizer tiver atributos para o concretizar.

Quando chegará o dia em que deixarei de ter mais emoções a jogar Pro Evolution Soccer do que a ver um jogo do FCP? Quando?

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Situacionista disse...

Ora bem, estava para escrever um post sobre o jogo, mas como este que escrevi antes do jogo também serve para lançamento do comentário daquele, não o vou fazer.

Acresce que, alguns comentários acima, até por serem contraditórios (Vila Pouca e Smiley), também ajudam a debatermos o que o jogo de ontem nos transmitiu.

A minha opinião é esta:

E começando pelo fim, ou seja, pela conferência de imprensa do AVB, como já aqui indiciei, acho miserável, repito miserável, que a lacuna que ele aponta ao plantel ainda não esteja resolvida.

Ele não disse, mas toda a gente percebeu que ele se referia aos avançados.

É simplesmente deplorável que as novelas Bigorna e Kleber continuem.

Até quando ?????!!!!!

E só faltava que não viessem. Aí seria o fim da picada.

Enquanto continua a total indefinição, um continua a passear pelo Porto (ao menos que o levem a Serralves, à Torre dos Clérigos, à Casa da Música, etc...), outro continua desertor por terras de Vera Cruz...

É o pagode completo !

Só falta, depois, dizerem que a culpa é do AVB...

Isto não é o FC Porto. E por aqui, para já, quanto a este tema, me fico.

O Situacionista disse...

Quanto ao jogo em si:

E pegando nas ideias defendidas para o tipo de jogo do FC Porto pelo Smiley, tenho de dizer que, curiosamente, concordo com todas elas, mas … discordo das conclusões tiradas, ou seja, que ontem essa ideias não tivessem, pelo menos, dado sinais de vida.

Sou-lhe sincero, ontem senti algo que já não sentia há anos – confiança e satisfação !

É certo que só na primeira parte, mas isso tem a ver com a fase da época. Se o AVB conseguir implementar e consolidar a ideia da 1.ª parte, não tenho dúvidas – vai dar AINDA MAIS gosto ir ao Dragão ! E acompanhar, sempre que possível ao vivo, o FC Porto pelo país fora.

Ontem houve – na 1.ª parte – boa circulação e posse de bola. Em progressão, sempre que possível. Como eu gosto.

E depois houve um facto que me deu uma sensação de alívio brutal porque era das coisas que mais odiava no tempo do prof. – é que depois de marcarmos o primeiro fomos à procura do segundo !!!!

Há 4 anos que tal não acontecia.

Não sei, como garante o Vila Pouca e o Azzulli (basta ver o topo deste blog …), se temos treinador. Mas que temos alguém com boas ideias, ai isso, definitivamente, TEMOS !

Quanto aos jogadores, neste post tinha avançado com um nome a reter - Maicon – e penso não me ter enganado. Seria importante que assim se confirmasse.

Também achei muito interessante o Rafael.

Menos bem, C. Rodriguez, que não me parece de todo capaz de ser o “elo transmissor” para o 4x4x2.

Aliás, até para o 4x3x3 tenho dúvidas.

O Situacionista disse...

Ah, Hulk, no melhor e no pior.

Não pode ser tão individualista.

AVB vai ter de saber mostrar-lhe, num jogo de menor dificuldade, o caminho do banco. Para ele aprender.

De outra forma, chega aos jogos grandes e, como até aqui aconteceu sempre, desaparece completamente ...

Fanático disse...

Não pude ir ao Dragão, mas com tantas opniões, em que ficamos?

A opnião do Jorge Maia, no Ojogo:

"O FC Porto apresentou-se oficialmente aos seus sócios e adeptos com uma vitória convincente sobre a Sampdória. Aliás, o FC Porto foi tão superior à equipa italiana e dominou tão completamente o jogo em todas as suas fases que o resultado só peca por escasso: a diferença mínima no marcador está longe de corresponder ao fosso que separou a exibição das duas equipas dentro de campo e essa é uma excelente notícia para os portistas.

A má é que ainda não foi desta que Walter se apresentou e Falcao já é o único ponta-de-lança à disposição de André Villas-Boas. Nada de muito grave, até porque os golos vão chegando de outras origens. Ontem, Fernando foi o tal trinco que também serve para abrir, marcando o primeiro, de cabeça, na sequência de um livre de Moutinho. Mas foi o segundo que os portistas levaram para casa gravado na memória: um remate estrondoso de Hulk que promete manter uma relação violenta com a Jabulani. Mas mais do que os golos, mesmo mais do que o golo de Hulk, o que impressionou no FC Porto de Villas-Boas ontem foi a capacidade para pressionar a Sampdória no seu meio-campo defensivo, o discernimento para circular a bola à procura da melhor opção de penetração e por fim a multiplicação das soluções de finalização. Isso e o facto de não ter perdido quase nada com as inúmeras alterações introduzidas no segundo tempo, não deixa de ser significativo: André Villas-Boas já definiu um onze base, mas tem soluções para lhe mexer sem perder eficácia. "

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Smiley disse...

Boa tarde Amigos,

De facto e após ter ouvido agora mesmo no telejornal a intervenção de ontem, após o jogo, de AVB e de ter lido os comentários no jornal O Jogo, estou receoso.

Como é possível todos termos presenciado o mesmo jogo?

Eu não quero apenas vitórias e jogos onde tacticamente tudo pareceu funcionar. Eu muito mais que isso! Eu quero tudo! Quero o pacote completo! Quero uma máquina a jogar futebol. Quero vitórias. Quero espectáculo! Quero VIBRAR!

No meu post anterior não referi o quão fraquinha era a Sampdoria. Ou o quão dominador foi capaz de ser o FCP nesta última vitória. Mas tudo isso sem brilho e demasiado insosso.

Ontem vislumbrei o meu Porto ideal algures, na primeira parte, durante escassos 15 a 20 segundos e numa jogada toda ela ao primeiro toque e que poderia ter culminado em golo. E que golo seria!!! Quem lá esteve e viu deve ter sentido o mesmo que eu. Aquilo é espectáculo! Aquilo é jogar futebol!

Quero acreditar que o nosso Porto está no bom caminho. A ver vamos!

Orgulhoazulebranco disse...

Smiley,por amor de Deus,deves ter entrado em algum universo paralelo à hora do jogo...espero que não tenhas sido um dos tipos que se pôs a assobiar a pouquíssimos minutos do fim do jogo porque fizeram 4 passes na defesa...enfim.

"Eu não quero apenas vitórias e jogos onde tacticamente tudo pareceu funcionar. Eu muito mais que isso! Eu quero tudo! Quero o pacote completo! Quero uma máquina a jogar futebol. Quero vitórias. Quero espectáculo! Quero VIBRAR!"

Queres tu e queres toda a gente mas achas mesmo que podes ter isso agora????? Sê um pouquinho racional,sff...pq se fores,verás que é para isso que estamos a caminhar,mas,como é evidente,tem que ser passo a passo,jogo a jogo.E do Ajax para a Sampdoria foi uma diferença enorme na exibição.
Esta é minha opinião,e das outras 38.998 pessoas que aplaudiram no fim do jogo e gostaram do que viram.

Gostaram pq viram uma equipa altamente pressionante que recuperava a bola,não raras vezes,no meio-campo adversário.

Gostaram pq viram a bola circular de lá para cá e de cá para lá com poucas falhas.

Gostaram pq viram o Fernando a subir a até a marcar o que,em 3 anos,nunca aconteceu,nem uma coisa nem outra...

Gostaram pq viram,do início ao fim,uma equipa sempre a procurar o golo,e mesmo na 2ªparte,com a natural baixa de ritmo,houve oportunidades para marcar.

Gostaram pq viram uma defesa razoavelmente segura apenas com um titular do ano passado -Rolando,que fez um excelente jogo.

Gostaram pq viram os suplentes com boas iniciativas,nomeadamente James,Belluschi e Souza.

O Villas-Boas não tem que estar sempre aos berros para dentro campo,tem é que intervir quando é preciso!Nas vezes que olhei para o banco,algumas estava sentado mas em outras só lhe faltava entrar lá para dentro.Lembro-me de dois sprints que fizeram à frente dele(sei que um era o Hulk) e,se pudesse,corria com eles até à linha final.

Falas da equipa que jogou na véspera...qual?Daquela que já leva 11 golos sofridos nesta pré-época??

Bem,são opiniões...que seria do amarelo se tudo fosse azul...

Orgulhoazulebranco disse...

Quanto ao 4-4-2,não sei se repararam que o James,por vezes,ia para terrenos mais interiores e até recuperava a bola,o 4-4-2 tbm pode funcionar com ele,ele não é só extremo,pode jogar a médio ala tbm...

Smiley disse...

Caro Orgulhoazulebranco,

As suas palavras, todas elas, pode aplicá-las sem grande esforço em todas as pré-épocas. Com um bocadinho de jeito, há-de conseguir. Nem que se invente um golo para o Fernando. É que realmente ele subia, de quando em vez, só nunca teve a felicidade de marcar. Ver aqui algo ímpar e simultaneamente algo de extraordinário que nunca aconteceu em 3 anos... por favor. Foi um lance de bola parada. Não dá para extrapolar, lamento.

Quanto às outras considerações que tece e porque não tenho muito tempo para poder responder convenientemente, tentarei fazer o meu melhor:
“Gostaram pq viram uma equipa altamente pressionante que recuperava a bola,não raras vezes,no meio-campo adversário.”
– Que façanha! E só ganhámos 2-1? Agora a sério, já lhe passou pela cabeça de a Sampdoria ser mesmo uma equipa fraquinha, mas mesmo mesmo? Ainda assim, reconheço mérito na nossa.

“Gostaram pq viram a bola circular de lá para cá e de cá para lá com poucas falhas”.
– Deve depender do sítio em que estivemos sentados. Infelizmente, vi muitos passes errados. Ainda longe dos tempos em que a qualidade de passe era um benchmark na equipa. Por outro lado e quanto à circulação, temos de o fazer com muito mais velocidade, caso contrário, limitamo-nos a passear a bola e a um ritmo que não trás consequências verdadeiramente palpáveis. Só se for para as estatísticas.

“Gostaram pq viram,do início ao fim,uma equipa sempre a procurar o golo,e mesmo na 2ªparte,com a natural baixa de ritmo,houve oportunidades para marcar.”
- Não espero outra coisa! Esse é o objectivo do jogo. Jogar para marcar. Infelizmente, a lentidão imperou não raras vezes. Excepção para alguns lances e alguns (poucos) jogadores.

Gostaram pq viram uma defesa razoavelmente segura apenas com um titular do ano passado -Rolando,que fez um excelente jogo.
- Sim. Tirando alguns lances dos quais me recordo de um, em que a nossa defesa deixou 2 jogadores italianos totalmente isolados frente a Elton. Medo!

Gostaram pq viram os suplentes com boas iniciativas,nomeadamente James,Belluschi e Souza.
- 100% de acordo. James com muita garra e determinação. Sousa idem. Bellushi com uns pés fantásticos e a ser penalizado pelo egoísmo de Hulk. E porque não também o Ukra? Gostava de o ter visto jogar mais uns minutos.
(cont.)

Smiley disse...

(continuação)

"O Villas-Boas não tem que estar sempre aos berros para dentro campo,tem é que intervir quando é preciso!Nas vezes que olhei para o banco,algumas estava sentado mas em outras só lhe faltava entrar lá para dentro.Lembro-me de dois sprints que fizeram à frente dele(sei que um era o Hulk) e,se pudesse,corria com eles até à linha final."
- 90% do jogo AVB passou-o sentado. Repito, deve depender do sítio em que estivemos sentados. Só pode. Quer-me criticar por querer um treinador mais interventivo a todos os níveis? Faça o favor!

“Falas da equipa que jogou na véspera...qual?Daquela que já leva 11 golos sofridos nesta pré-época??”
- Quanto a esses, terem já 11 golos sofridos, é para o lado que durmo melhor. O pior, é que há uma diferença abismal, e em condições de igualdade, entre a atitude de uma equipa e de outra. Abismal, ouviu bem? Todos queremos ganhar. Mas há uns que parecem querer ganhar mais do que outros. E daí a conseguirem… é só um pequeno passo.

“Bem,são opiniões...que seria do amarelo se tudo fosse azul...”
- 100% de acordo!

“Queres tu e queres toda a gente mas achas mesmo que podes ter isso agora????? Sê um pouquinho racional,sff...pq se fores,verás que é para isso que estamos a caminhar,mas,como é evidente,tem que ser passo a passo,jogo a jogo.E do Ajax para a Sampdoria foi uma diferença enorme na exibição.”
- Meu Deus, obrigado por ser meu amigo e me ter poupado! Ainda bem que não vi o jogo com o Ajax!!!
Já agora, uma leitura mais atenta ao que escrevi é suficiente para desmontar este seu último parágrafo.

“Esta é minha opinião,e das outras 38.998 pessoas que aplaudiram no fim do jogo e gostaram do que viram.”
- Essa é muito boa! Como é que eu não me lembrei de contar? Apenas como dado curioso que de nada vale e como referi no meu post anterior, reparei em vários pormenores. Deu tempo para tudo, infelizmente. Eu vi o jogo com 18 pessoas. Apenas 2 aplaudiram.

Posto isto e como já percebi, não percebeu o essencial das minhas palavras ou seja, o ponto fulcral, mas eu elucido. Atitude. Ou, atitudes. Vi-as em apenas alguns (muito poucos) jogadores e lamento não as ter visto em todos, ou pelo menos, quase todos. Esta ou estas não carecem de treino e são imunes a pré-épocas, jogos particulares ou oficiais.

Não me leve a mal mas termino dizendo-lhe que, realmente, o seu nome não faz “totalmente” jus à sua paixão pelo clube. Há um outro elemento deste blog com um nick que se adaptava melhor a si. Fanático!

Azzulli disse...

Relativamente ao jogo de ontem:

1) Cristian Rodriguez é para esquecer. É um jogador esforçado, mas um bloqueio no nosso jogo. Toma opções erradas, e as jogadas perdem-se nos seus pés.

2) Os laterais estão fracos. Se APereira vem aí, Fucile pode não ficar. Pode ser um problema se o Lopes não atina…

3) Falcão está muito sozinho. Ao estarmos a montar um meio campo mais forte, em 1x2, e ao mantermos dois extremos, deixamos o ponta de lança mais sozinho. Preferia ter um meio em 2x1, com um médio só ofensivo, para se aproximar do Falcão.

4) O extremo do lado oposto ao onde se desenrola a jogada, tem de se juntar a Falcão para cabecear na área.

5) A equipa já joga um futebol que dá esperanças de vir a ser dominador.

6) Dos novos, de 0 a 10, Moutinho 8, Rafael 5, Sereno 4, Souza 7, James 7, Castro 7, Ukra 6.

7) Castro e Ukra são da nossa formação e belíssimos jogadores. Devem ficar no plantel.

8) Dos antigos umas notas, Fernando melhor, Micael ainda lento, Hulk está em forma mas tem de libertar mais a bola e não discutir com os árbitros, Maicon bem mas não sabe passar, Falcão bem.

9) Quando chegam os pontas de lança que precisamos?

10) O meu onze 433 para o próximo jogo treino: Helton; Lopes, Rolando, Maicon, Pereira; Souza, Moutinho, Micael; Hulk, James, Falcão

11) Relativamente ao debate acima, todos queremos o mesmo: o nosso FCP a jogar bem e com boas exibições. O ideal é ser como o Smiley quer. Mas não me parece que viremos a ser muito sôfregos. Acho no entanto que dentro de 2 a 3 semanas estaremos dominadores e a praticar bom futebol. Vilas Boas parece-me que está a ir passo a passo. E tem boa matéria prima.

Orgulhoazulebranco disse...

Caro Smiley,

não precisas de me tratar por você,já que dissertaste o meu nick,podias ter ido ao meu perfil e ver que,quem sabe,até tenho idade para ser tua filhA,não sei,o teu não está disponível.Trata-me por tu,por favor,é assim que me sinto bem.

Já comento este blog há muito tempo e todos os colaboradores sabem que não deixo que o meu orgulho e paixão pelo clube perturbem as minhas análises.
Amo o meu clube com todas as minhas forças mas isso nunca me impediu de criticar quando achei necessário.

Podes perguntar a qualquer membro deste blog,quando tenho que cascar na equipa,casco,e a sério.
Por favor,se estiver a mentir,que o digam,Situacionisa,Azzulli,Fanático...

E não é por achar,ao contrário de ti,que o Porto jogou bem ontem que vou ser mais ou menos fanática,é apenas e só a minha opinião,a minha visão do jogo.
Tu tiveste outra,outros adeptos tiveram ainda outra diferente da nossa com certeza,é uma das coisas que torna o futebol especial.

Podíamos ficar dias a debater o jogo,eu podia responder às tuas respostas e tu ás minhas num jogo de opiniões sem fim.Não gostaste,não gostaste,nada a fazer.
Se achas que a equipa tem problemas de atitude,pronto,é a tua opinião.Eu acho que falta de atitude tivemos,por exemplo,nos Barreiros no ano passado,ou na Luz ou Alvalade.Isso para mim são exemplos de falta de atitude,que critiquei na altura devida

Ah e não é Elton,é Helton ;)

dragao vila pouca disse...

É, portistas de perfil desconhecido que já pedem a Lua...hummmmm...

Azzulli, então o Fernando faz um grande jogo e sai da equipa?

Um abraço

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Smiley disse...

Bom dia Amigos,

Como já todos perceberam, venho pouco a este blog (que considero um dos melhores blogs azuis e brancos) escrever. Mas diariamente por aqui passo para ler, aprender e divertir-me.
Não tenho muito tempo disponível para escrever com regularidade, o que é pena.
Quando falo em atitude ou atitudes, dou-vos o melhor exemplo que o Porto já teve: Lisandro!
É pedir a Lua pretender que todos os jogadores, pelo menos, denotem esse querer, essa vontade? Mesmo que não ganhem, é a sua obrigação! As expressões “suar a camisola” ou “comer a relva” são estranhas aos V/ ouvidos? São conceitos somente aplicáveis a partir de determinados jogos oficiais? Há um número de jogos pré-estabelecido a partir do qual já se possa reclamar e exigir aquilo que considero ser absolutamente crucial e decisivo numa equipa?

É precisamente esta ausência de atitude, demonstrada vezes sem conta e num passado recente que me preocupa, irrita e me faz escrever. O Porto tem de mudar de atitude e não é daqui a dois, três, ou 6 jogos. É já!

Quanto ao meu perfil, se lá for escrever que sou gay, inginheiro, padeiro ou mestre d’obras, adianta alguma coisa? Tranquiliza? É só dizerem pois isso nada me custa e é rapidíssimo.
Já escrever repetidos manuais de instruções para posts, hummmmm… isso já é outra conversa.

Barba azul disse...

Caro Smiley

Parece-me que todos aqui, mesmo que não o digam explícitamente, têm presente que a "atitude" é factor primordial e foi talvez a principal razão da diferença do Porto para a concorrência ao longo das últimas décadas. E que isso se inverteu na época passada, com a "atitude" a mudar de campo.
A atitude é um traço de carácter; nalguns é uma característica forte de nascença; noutros (a maioria), é preciso exercita-la, como se de um músculo se tratasse; e a atitude está muito ligada ao ânimo, ao estado de ânimo.
Acho que a maioria dos que aqui comentam, e que achas pouco exigentes, esperam e confiam que essa atitude venha a crescer amparada na estaca do ânimo e cuidadosamente vigiada e regada pelo jardineiro Vilas-Boas.
Tu deves ser um tipo animoso, que não percebes a falta de atitude. E usas como bitola um fora de série no que se refere a atitude, o Lisandro: assim, nunca estarás satisfeito, não ponhas a fasquia tão alta.
Resumindo: a única coisa que podes fazer é confiar, embora continuando a verberar do teu lugar na bancada os tímidos, os indolentes, os pouco profissionais.

O Situacionista disse...

"Maicon no lugar de Bruno

As experiências levadas a cabo por André Villas-Boas no sector defensivo durante a pré-época já dão para perceber uma coisa: Maicon está a consolidar a titularidade a cada jogo que passa e assume-se como o substituto de Bruno Alves. O ainda número dois do FC Porto interessa ao Zenit e a proposta dos russos, perto dos 20 milhões de euros, está a ser analisada pela SAD.

Maicon é que está a aproveitar da melhor forma a pré-época. Neste momento é o central com mais minutos de jogo (nas duas partidas iniciais fez 45 minutos em cada e nas outras duas somou 90 minutos numa e foi substituído nos instantes finais na outra), ou seja, um sinal claro das opções do treinador. Sereno, por exemplo, só tem 45 minutos por jogo e Stepanov e André Pinto não fazem parte do plantel. Rolando só jogou anteontem, depois de ter começado a treinar há uma semana, e o facto de ter sido titular ao lado de Maicon deixa antever que esta será a dupla para o arranque das provas oficiais. Isto, claro, levando em conta a saída de Bruno Alves.

E com a anunciada transferência do internacional português, a intenção da SAD passará por contratar um central jovem, não para substituir Bruno Alves no onze, mas para acrescentar opções a Villas-Boas. No fundo, para cumprir o mesmo papel que Maicon desempenhou na última temporada, depois de ter sido contratado ao Nacional. O brasileiro foi utilizado apenas algumas vezes no campeonato e com mais assiduidade na Taça de Portugal e na Taça da Liga. Mas claro que todo este cenário só poderá avançar com a saída de Bruno Alves.

Certa é a boa pré-época que Maicon está a realizar. Bem no jogo aéreo, na partida com a Sampdória não se limitou a varrer a área, saindo a jogar com a bola controlada e entregando-a, preferencialmente, ao trinco."
( http://www.ojogo.pt/26-208/artigo876632.asp )


CONCORDO !

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
O Situacionista disse...

Smiley e Vila Pouca,

E que tal discutir apenas os argumentos ?

Será pedir muito ?

Antecipadamente grato !

Smiley disse...

Olá Barba Azul,

Apreciei bastante os teus comentários e a forma como dissecaste o tema. Concordo com quase tudo excepto esta frase:

"Tu deves ser um tipo animoso, que não percebes a falta de atitude. E usas como bitola um fora de série no que se refere a atitude, o Lisandro: assim, nunca estarás satisfeito, não ponhas a fasquia tão alta."

Sou por natureza animoso e percebo a falta de atitude em muitos casos e situações da vida. Neste caso concreto compreendo-a, mas não a aceito.
Acrescentaria uns pontos mais ao teu discurso dizendo que a atitude também pode ser imposta, coagida, manobrada, solicitada, enfim, tudo isto, obviamente, por terceiros.
Há muitas formas de manipular o comportamento humano e uma vez mais, neste caso concreto, compete ao treinador esse papel. E mesmo que não seja ele a desempenhá-lo, a responsabilidade pertence-lhe. Mourinho desempenha-o como ninguém. Daí AVB ter sido o meu treinador preferido para esta época, por várias razões, das quais destaco o seu trabalho conjunto com o ex-treinador do Porto e onde pode ter “aprendido” quais os melhores meios para atingir determinados fins.

Relativamente à minha bitola ser Lisandro, também não é totalmente verdade. A minha bitola, Barba Azul, é um pouco mais áspera, preocupante e de difícil digestão. A minha bitola, actualmente, é praticamente a totalidade dos jogadores “grumelhos” que vi jogar no último sábado contra o Mónaco. E se eles conseguem e em pré-época (pasme-se!), nós não devemos ficar atrás. Nós não podemos!

Daí a minha insatisfação. O meu alerta. O meu culto pela exigência.

Este ano seremos... Campeões! E sem mácula!