terça-feira, 16 de dezembro de 2014

A Frustração, a inexperiência e a esperança!


Depois do jogo de domingo, só hoje consigo escrever, espero que com discernimento.

E quais as conclusões a tirar?

1) O resultado é injusto, pelo jogo jogado, posse de bola e oportunidades criadas e daí a frustração no resultado.

2) A inexperiência  da nossa jovem equipa pesou no resultado. Não fomos capazes de, depois de uma entrada fulgurante e sofrermos primeiro golo, de reagir. O próprio treinador, bem no plano inicial, não soube, ou não conseguiu perceber a mudança de paradigma de jogo. Ou seja, se até os ensanguentados estavam retraídos e a jogarem no erro do adversário, mais o iam fazer , com a complacência do árbitro que permitiu um inúmero de faltas sem assinalar os competentes amarelos nomeadamente ao Luisão e ao Jardel.

3) Imaturidade e falta de equilíbrio táctico: É evidente que, com uma média de idade inferior a 4 anos aos ensaguentados, nos momentos de decisão se nota a imaturidade da equipa, extensível ao treinador. O equilíbrio das linhas é o factor mais importante no futebol moderno. Ou seja, mesmo que haja talento ( e no FCP actual ele abunda), sem saber como jogar entre linhas, sem saber jogar em bloco, não há rasgo individual que resolva todos os jogos, nomeadamente contra as melhores e mais experientes equipas.

4) Os treinadores: acho que em saber de conceitos, o nosso até é melhor, mas no conhecimento da liga da portuguesa, no saber o que é um FCP-Ensaguentados, no momento de ler o jogo, o JJ é (foi) melhor.

5) O futuro da liga: Tenho toda a esperança que sairemos campeões em Maio, porque somos melhores, porque ainda falta muito campeonato, porque temos mais soluções em quantidade e qualidade, porque em Janeiro (com a saída das competições europeias) os ensanguentados vão ter de vender, porque (até pelo jogo jogado até agora) os ensanguentados vão perder pontos. Agora, temos de manter o rigor e não facilitar contra qualquer adversário, porque todos valem 3 pontos.

6) As barras...: a conversa teórica seria toda diferente se as duas bolas tivessem entrado e já agora se o Fabiano não tivesse facilitado...



2 comentários:

O Soldado Azul disse...

Longe de mim crucificar o Lopes, até pelo facto de concordar que ao longo do jogo atacamos, tivemos oportunidades , azar com a barra, etc..., mas sabendo que os lançamentos laterais longos são muito comuns nos vermelhos e tendo a nossa defesa andado literalmente aos papeis no lance do 1º golo, pergunto:
Será que os treinos são desenvolvidos com base nos adversários ou o Lopes simplesmente não estuda os adversários ?!?! À reflexão...

Fanático disse...

Compreendo e concordo contigo Soldado.