sexta-feira, 13 de novembro de 2009

As bolas paradas e o Bruno Alves

Nos lances de bola parada ofensivos do FC Porto há um aspecto que me causa estupefacção.

Sendo, como é público e notório, o Bruno Alves o jogador mais forte no jogo aéreo a jogar em Portugal (e dos melhores do mundo), pergunto:

Porque é que Bruno Alves não é mais e melhor aproveitado ?
(já nem peço que seja constantemente aproveitado….)

E porque é que é quase sempre utilizado com “intermediário” ?
Ou seja, e para todos perceberem o que quero dizer – se repararem nos livres e cantos a nosso favor, mas especialmente, nos primeiros, o Bruno Alves aparece sempre, não ao 1º poste, nem ao segundo, nem, sequer, ao “3.º”, mas ao … “4º” poste.
E a sua função, pela posição em que se encontra, não é cabecear para a baliza - porque está muito distante - mas tentar servir outro colega que, esse sim, esteja em posição de marcar. É como um “tabelador”. O que torna os lances de bola parada do FC Porto, lances a “dois tempos”.

O que nunca resulta.

Eu, sinceramente, não percebo porque é que o Bruno não está no CORAÇÃO DA ÁREA !


Já que estou a falar de coisas que não percebo, avanço já que acho absurdo (porque as necessidades do FC Porto são bem diferentes) isto:

12 comentários:

Unknown disse...

Bom, atendendo que tambem não consigo compreender essa situação e muitas outras, resolvi comentar.

qualquer treinador com alguma capacidade de visionamento de jogo, sabe, que durante um jogo de futebol cada vez é mais importante este tipo de lances, muitos se decidem assim...(ai mourinho fazes tanta falta)

os nossos livres têm sido um flop, parece que nada foi estudado, muitas das vezes vê-se um a jogador a nem sequer fazer o remate á baliza, em vez disso, há para ali toques para um lado outros para o outro, e baliza que é bonito...nada.

os nossos lançamentos laterais, são praticamente todos para o adversario. não há movimentações nenhumas para puderem receber a bola em condições.

outra situação importante, oh senhor jesualdo, não ponha o meireles a marcar cantos!!! aquilo é com cada cruzamento que nem arranjo palavras para descrever.

resumindo: para alem de o nosso meio campo ter ido de férias, parece que o professor tambem tá a precisar de ir... e mais costuma apanhar o avião para ir ter com os treinadores de elite nos ultimos anos. parece que até para lá vai dormir.


contra tudo e contra todos incluindo o nosso treinador, ainda acredito que vamos dar a volta a este mau momento.

YARDAZ

Azzulli disse...

Hoje acordei com duas noticias surpreendentes: VilasBoas no Sporting, e Quaresma ser hipótese para o FCP.

O Vilas Boas fez um ou dois jogos como treinador principal e já interessa ao Sporting?... Eles agora são "beta testers" de treinadores?

E O RQ no FCP?... Acho um absurdo.

Quanto ao BA, claro que deve ser melhor aproveitado. É uma das muitas coisas que não funcionam no nosso FC Porto.

O Situacionista disse...

Disse o Carlos Yardaz:

"outra situação importante, oh senhor jesualdo, não ponha o meireles a marcar cantos!!!"

Subscrevo.

O problema é que o melhor marcador de lances de bola parada (cantos e livres) está a descansar no banco. De seu nome, Belushi...

Fanático disse...

Concordo com todos. Este JF, também no processo dos cantos, quer ofensivos, quer defensivos, é um desespero!

Aquela história de estarem 10 ou mesmo 11 a defender nos cantos contra nós deixa-me fora de mim! Será que o JF não percebe que assim a bola de ressaca é sempre do adversário?

O Contista disse...

JF também ainda não assimilou os processos...

Orgulhoazulebranco disse...

Essa imagem do Bruno é de deliciar!!

Firme,hirto,viril,excelente postura,cheio de força e pujança mas,ao mesmo tempo,com muita classe.Muito bom mesmo,uma elevação fantástica e um cabeceamento que fez toda a gente gritar golo antes da bola entrar efectivamente na baliza.Lindo!

ENTÃO PQ RAIO É QUE NÃO SE REPETE???!
Temos jogadores para isso,caramba...Bruno,Rolando,Rodriguez,Falcao...e pq não Hulk?Faz-me alguma confusão que um jogador com aquela envergadura não consiga ser uma referência no jogo aéreo,Alguém se lembra de ver o n.12 a cabecear uma bola??

É claro que os cantos e livres têm que ser bem marcados,se não,nada feito.E o melhor marcador que temos é o Belluschi...

dragao vila pouca disse...

Essa questão também me preocupa e também faço a mesma pergunta. Quando o treinador era o Artur Jorge eu assistia aos treinos e via as sucessivas repetições que ele obrigava os jogadores a fazerem nos cantos e livres, mesmo com eles já a torcerem o nariz. Quantos golos, nesse tempo, marcamos de canto com o J.Magalhães ao primeiro poste a dar-lhe com a nuca para trás e depois aparecia alguém a empurrar? Muitos. Agora, acredito que os lances de bola parada também sejam treinados, mas o reflexo desses treinos não se notam nada nos jogos. Falta manifestamente alguém a colocar a bola no sítio certo. O Belluschi estava no bom caminho, mas saiu da equipa...

Um abraço

Fanático disse...

Vila Pouca, o Jaime Magalhães estava tal maneira habituado que na Final de Viena cabeceou para o Kögl ao 25 minutos!!!

O Contista disse...

Eu sabia que éramos os culpados...

http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=6051DA62-B759-44B1-A7E1-C9BC606034D2&channelid=00000214-0000-0000-0000-000000000214

Orgulhoazulebranco disse...

Vindo do pasquim que vêm...não sei se é só para desatabilizar ou se isso tem na realidade um fundo de verdade....

John Aarson disse...

Se a noticia do Vilas-Boas é verdade, então isso só vai desmotivar ainda mais o Jesualdo durante esta época, a meu ver. Mas pronto, nós adeptos não podemos fazer nada... só esperar...

Quanto ao Post, nada a acrescentar. Temos o jogador que mais bolas de cabeça ganha no mundo e ele marca quê? 2,3 golos de canto por época se tanto?? É estar a gozar com os adeptos! "Olhem, nós temos a matéria prima, mas não a trabalhamos só porque não nos apetece..."

Fanático disse...

E o pior é que até o Queiróz, outro mestre dos processos, já percebeu.

E adorei os fdps a aplaudir o BA!