terça-feira, 3 de novembro de 2009

ATITUDE À DRAGÃO !



Foi o que nos valeu !

13 comentários:

O Situacionista disse...

Palavra especial para a nossa defesa, incluindo Helton, que esteve muito bem.


Foi uma conjugação de resultados estpenda !

Eterno Dragao disse...

Mais uma vez: objectivo cumprido!

Apesar do nosso mau futebol, desta vez, soubemos aproveitar o péssimo momento do Atlético de Madrid. O mais intrigante é que eu devia estar todo contente e... sinto-me "normal".

Quanto aos nossos jogadores, uma nota apenas: Rodriguez está pior do que o pior Mariano!

Azzulli disse...

Muito bom termos ganho.
Excelente o apuramento já na 4ª jornada.

Mas nós lutamos mais contra nós próprios do que contra o APOEL.
Foi uma luta para melhorar a nossa qualidade de jogo.

Relativamente ao onze inicial foi quase o que eu preferia. Só jogou CR em vez do Belluschi.
Mas CR não ajudou em nada o fluir do nosso jogo. Jogou mal.
E se é evidente este mau jogo, porque não substitui-lo por um outro médio ofensivo que tem mostrado ser clarividente, passar bem, e também ajudar na pressão?
Guarin foi essencial para dar força ao meio campo.
Neste momento o melhor onze parece-me este, com Belluschi e sem CR.
Têm de jogar os que estão em melhor forma.

É incrível como o Hulk falhou aquele lance isolado!...
E como Falcão falha também isolado.
E como perdemos infantilmente outros lances em que poderíamos chegar com êxito à baliza do APOEL.

Defendemos bem.
Por isso, sr. JF, agora treine a equipa para ATACAR!
Para que em casa saiba como ultrapassar os autocarros, e fora de casa saiba como não falhar as oportunidades.

Penso que este jogo pode servir de mote para unir a equipa e motivar a equipa.

Azzulli disse...

Ah... e Mariano não jogou.
E nós jogamos melhor que nos ultimos jogos.
Portanto parece-me que o melhor é manter o Mariano fora do onze.

Nuno Silva disse...

O Porto cumpriu. O futebol não foi de grande qualidade, mas foi intenso e a atitude foi a correcta.

O Jesualdo repôs o Falcão e Rodrigues no ataque e colocou o Guarin, que tem estado (quase) sempre bem, quando é chamado. Estivemos perto do onze base que só Jesualdo parecer por vezes não perceber.

Entramos num típico 4-3-3, por vezes com o Hulk e Rodrigues demasiado recuados, o que se camuflava num 4-5-1.

O trio do meio campo também foi modificado e eram só Bulldozers... a criatividade não morou por lá (o Belluschi não jogou por opção), mas ainda assim o Guarin esteve muito bem. A defesa esteve sólida, com relativo pouco trabalho já que o Porto colocou o jogo à distância.

Falta muito mais eficácia na concretização.

Não houve facilitismos e nestas provas tem que se ganhar estes jogos. São estas equipas que comprometem os apuramentos.

como se vê por estes dados estatísticos, o Porto, acertando na concretização tem tudo para estar bem em todas as frentes.

O problema da concretização não está propriamente na execução por parte dos atletas mas na forma como o Porto faz o ataque e as oportunidades que dão origem aos remates. Os remates são demasiadamente de longe e surgindo de acções individuais não devidamente apoiadas são quanto a mim o problema. O jogador na posse da bola remata porque o Porto consegue fazer a transição e colocar os atletas perto da baliza... Só que chegam (quase) sozinhos ou sem boas soluções para permitir a finalização em situação mais favorável! Falta apoio, por isso não venham criticar os poucos que ainda conseguem fazer algo sem apoio. Verdade seja dita, mesmo sem qualidade individual o Mariano ainda é dos poucos que vai dando apoio ao ataque... é esforçado.

era bom o Chelsea poder gerir alguns dos seus recursos e podermos ficar de novo em 1º do grupo!

Saliento aquela contabilização de pontos comparativa à época anterior. Para já.. o Porto é a equipa que mais melhorou! e é óbvio, o Benfica teve na época anterior um bom arranque, o Sporting esteve pouco melhor e o Porto que andava ao tropeções, nesta época está a conseguir sobreviver, apesar da fraca qualidade de jogo. Se a evolução se mantiver é de esperar um fortíssimo candidato ao título e ainda com tempo para recuperar o tempo perdido.

Pena é que as equipas de Jesualdo demorem demasiado tempo a evoluir... agora mesmo continua em experiências: entram e saem jogadores, tentam-se outros esquemas (4-4-2)... a estratégia é que é a mesma: transições rápidas, pouca posse de bola, linha ofensiva subida e (demasiado) distante do meio campo, e duas linhas coesas e próximas (meio campo + defesa), mas recuadas.

A dificuldade em fazer uma posse de bola com criatividade, dinâmica, desposicionamentos mantém-se evidente, fruto da falta de verdadeiros elementos criativos no meio campo e com certeza da opção de não treinar bem estas situações.

Em termos de atitude em campo também não há melhorias... estamos bem nos jogos importantes e tendencialmente sobranceiros/expectantes contra equipas menos cotadas, especialmente nos jogos caseiros e entre jogos de Liga de Campeões.

www.remateabaliza.blogspot.com

Mr.Duke disse...

Gostei muito do Guarin, muito agressivo e aplicado e com muitos bons passes.
O Sapunaru também esteve impecável apesar de ter o Jean Paulista pela frente!
Ando é preocupado com o Hulk, tem muito de Bosingwa, isto é, devem ter um QI mais o menos parecido.
O Hulk além deste falhanços também para muito o jogo da equipa, com ou sem a bola nos pés.
Não se desmarca e quem lhe quer passar a bola contemporiza muito à espera da desmarcação e ele nada, acho que a equipa devia jogar mais para ele, devia receber a bola mais a frente e com menos jogadores pela frente.
Alguém no outro dia escreveu sobre o H. Viana, se é verdade que está a fazer uma época estupenda também é verdade que já não jogava há quase 2 anos e raramente era convocado, se a isto juntarmos a última passagem pelo Sporting, só alguém aqui do blogue para o contratar! Hehehe
Vamos pos oitavos pelo quarto ano consecutivo e estamos longe de estar satisfeitos, ser portista também é isto, é uma cultura de exigência e resultados máximos.

dragao vila pouca disse...

Já está!

Um Porto que não foi brilhante, mas foi seguro e consistente, mesmo que perdulário e pouco criativo, conseguiu com todo o mérito e com toda a justiça, carimbar o passaporte para os oitavos-de-final da prova rainha da Uefa.
É impressionante a naturalidade com que o F.C.Porto conseguiu o 1º objectivo da época, mesmo num período em que a qualidade do seu futebol deixa muito a desejar.
Agora, com o suporte psicológico do apuramento, espera-se que o F.C.Porto encontre na Liga o seu caminho e rapidamente chegue ao seu habitat natural: o 1º lugar da tabela.

Um abraço

Fanático disse...

O nosso FCP tem uma eficácia competitiva impressionante. Jogue pior, jogue melhor, consegue sempe atingir os seus objectivos.

Consequência imeditas:

a) € 12,7 milhoões;

b) Oitavos finais da LC;

c) Confiança renovada;

d) Os dois jogos restantes sossegados e só a pensar em € e prestígio;

e) Concentrar os esforços na Liga portuguesa.

Mas a pergunta fica: quem ficou mais contente com a vitória? Os accionistas da SAD ou os adeptos? Ainda bem que sou as duas coisas!

O Situacionista disse...

A grande questão que se vai colocar ao FC Porto parece-me que é a falta criatividade.

Aquilo é um DESERTO DE IDEIAS.

E para isso só temos um jogador, Belushi. Que não joga. O que eu não consigo entender.

Verdade seja dita que ontem, o prof., teve um mérito - procurou sempre a vitória. A substituição do Rodriguez diz isso mesmo. Não pela sua saída mas por quem o substituiu, um avançado, Farias.

Mas aqui eu estou de acordo com a análise do João Pinto nÓJogo quando este diz que, apesar do FC Porto ter ganho e o Farias ter sido importante, o ideal seria ter colocado o Belushi atrás dos 2 avançados - Hulk e Falcao.

O que, curiosamente, vai de encontro ao onze inicial do Azzulli.

E me faz pensar se a solução/alternativa em vários jogos não estará num 4x4x2, mais ou menos ofensivo, consoante a escolha dos jogadores para as diversas posições.

O Situacionista disse...

Quando se sabe que há muitos portistas a reagirem (ah, e tal tou só meio contente ...) como o Azzulli, o "Eterno" e, de alguma forma, o Fanático, também é curioso ouvir o treinador do Apoel depois do jogo de ontem:

"Ivan Jovanovic

Podem ir longe

Ivan Jovanovic aceitou a derrota com fair play, apesar de ter admitido que lhe custou sofrer o golo tão perto do final da partida. "Foi uma vitória justa do FC Porto, apesar de ter aparecido apenas nos momentos finais e depois de um lance feliz. Mas eles tiveram excelentes oportunidades para marcarem ao longo do jogo."

Jovanovic assumiu de seguida que a sua equipa tentou arriscar um pouco mais para chegar à vitória. "Na primeira parte tentámos fazer algo mais do que no primeiro jogo, mas, com isso, abrimos espaços e o FC Porto acabou por ser mais perigoso. Tem uma equipa muito rápida e que cria perigo com grande facilidade. Na segunda parte, fizemos um grande esforço para tentar marcar e, quando o FC Porto fez o golo, o jogo estava equilibrado. Apesar disso, fiquei satisfeito com o comportamento dos meus jogadores, que nunca perderam a fé."

O treinador guardou o final da conferência para tecer os mais rasgados elogios aos portistas, antevendo-lhes um bom futuro na competição. "É uma grande equipa, que aproveita muito bem as falhas dos adversários, e estou certo de que pode ir muito longe nesta competição", atirou o técnico a finalizar."

( http://www.ojogo.pt/25-257/artigo830266.asp )

O Situacionista disse...

Fanático,

E parece que esse valor - 12,7 milhões - não engloba bilheteira e receitas televisivas, que ascenderão a cerca de 4/5 milhões.

Ricardo disse...

Grande golo do Falcao num jogo pouco conseguido, mais um, do Porto. Fez o suficiente porque a equipa do APOEL é de facto fraquinha mas espera-se mais de uma equipa como a do Porto.

O principal problema não reside só na óbvia necessidade de ter um criativo e construtor na linha média. Reside, ao contrário das loas que todos os segundos lhe são prestadas, da péssima movimentação de Hulk e da pouco inteligente tomada de decisão nos últimos 20 metros. O brasileiro faz a equipa perder oportunidades atrás de oportunidades porque, primeiro, quando tem a possibilidade de soltar a bola para um colega mais bem posicionado, não o faz e, segundo, mesmo quando a bola está num dos outros da linha da frente, a movimentação de Hulk é quase sempre errada, não ganhando espaços mas antes afunilando o jogo, levando defesas adversários para cima da zona onde outro jogador portista tem a bola. Hulk tem um poder físico quasee inigualável, tecnicamente é razoável mas continua a ser o mesmo jogador fraquíssimo do ponto de vista da inteligência do jogo. E isso paga-se caro.

Além disso, Rodríguez está a 20 por cento do que sabe fazer.

Guarín não é jogador para o Porto.

Raúl Meireles sem Lucho é metade do belo jogador que foi nos últimos 4 anos.

Farías está a ser desaproveitado. É, com Falcao, o melhor atacante que o Porto tem.

Belluschi não joga não se sabe bem porquê. É dos melhores que o Porto tem, ainda que necessite de algumas melhorias na forma como (não) entende o funcionamento do meio-campo que o Jesualdo quer.

Mariano não é tão mau como o pintam, embora eu ache que deva ser um suplente utilizado na maioria dos jogos. É um jogador que precisa de ter de provar a sua utilidade e isso geralmente acontece mais vindo de fora do que quando lhe é dada a titularidade. Não me parece que seja um bom ala, será mais útil à equipa com médio interior, podendo, no entanto, explorar (porque sabe) as faixas como elemento desequilibrador.

Fucile faz falta.

Pereira é medíocre.

Alves é bom mas contnua a achar que pode agredir os adversários impunemente. E pode, de facto.

Rolando é jeitoso, mas não é nada de especial.

Helton já tev melhores dias.

Resumindo: um Porto claramente mais fraco do que em anos anteriores. E muito por culpa do endeusamento de um jogador que está longe de ser sequer o melhor do campeonato português, quanto mais dos campeonatos europeus. E por clpa também de algumas falhas de Jesualdo, sendo que para mim a mais grave resulta do desaproveitamente de um belíssimo jogador, chamado Ernesto Farías.

Paulo Marques disse...

Quanto um benfiquista vem cá e critica a equipa da mesma maneira que os portistas, isso devia fazê-los pensar um bocado, mas parece-me que a falta de fé vai continuar.
Já agora, penso que foi visível em 5 min pq é que o Beluschi não jogou, não estava, de todo, em forma.