segunda-feira, 30 de novembro de 2009

O Fernando Reges que não rege

Em comentário ao post anterior, o nosso leitor assíduo (e companheiro da blogosfera) Vila Pouca enunciou algo a que chamou "o problema dos problemas". Curiosamente (e nem de propósito), ainda ontem, à saída do Grandioso Estádio do Dragão, prometia aos meus Amigos aqui do blogue um post, que admito ser polémico, sobre a tremenda falta de qualidade do Fernando.


Com todos os riscos que estas "comparações no tempo" comportam, pensando nos vários jogadores que foram passando por aquela posição nos últimos vinte anos (André, Paulinho Santos, Emerson, Doriva, Paredes, Costinha, Paulo Assunção... Esqueci algum importante?), o Fernando é, na minha modesta opinião, o pior jogador.

O Fernando sucedeu ao Paulo Assunção e, do ponto de vista defensivo, vai cumprindo (sempre com muito esforço e dedicação em campo, reconheço). Contudo, não tem um mínimo de visão de jogo, só passa a bola para trás e para os lados, é incapaz de criar um desequilíbrio. Estas características não são compatíveis com o papel de médio (mesmo defensivo) de uma das melhores equipas da Europa. Enfim, com este nosso sósia do Presidente Barack Obama... "no, we can´t"...

Como não faço a mínima ideia sobre o que vale o caro "Predigueiro", não sei se temos alternativa válida no plantel. Admito que não...

Para mim, não deixa de ser intrigante a "boa imprensa" (e o prestígio junto dos adeptos) de que o Fernando disfruta.

13 comentários:

Jorge disse...

discordo em grande parte do que dizes sobre o Fernando. continuo a achar que o rapaz é novo e pode aprender a subir no terreno, aprender a passar melhor a bola e para melhores sítios, aprender a ser mais e melhor jogador. a prisão ao 4-3-3 de Jesualdo impede-o de poder subir muito no terreno e Fernando é daqueles tipos que "se mister manda, eu faço", e nada mais. não esperemos dele os improvisos de Paredes ou Emerson nem a visão de jogo de Costinha ou Kulkov (que deixaste de fora, para não falar do remate do Barroso, que também esqueceste). Fernando é defensivo mas pode aprender. é preciso é saber-lhe dar a cana e não apenas ensiná-lo a pescar...

Jorge (Porta19)

PS: fica a nota tardia de elogio ao teu blog, que arranja dos melhores títulos de posts que tenho visto :)

Mr.Duke disse...

Penso que está num mau momento e também deveria descansar.

Para jogar em ataque continuado falta-lhe qualidade no passe mas ainda é muito novo e tem tempo para aprender.

Concordo que para jogos em que as equipa só defendem não é a melhor opção.

O Situacionista disse...

Aparte:

Não é só o prof que está com a vida difícil:

" Mourinho: «Se for despedido regresso ao trabalho numa semana»

(...)

José Mourinho não perde uma boa oportunidade para mostrar que, de facto, é um técnico "especial".

Conhecido pela sua frontalidade e à vontade perante a imprensa, o treinador português do Inter de Milão salientou não estar preocupado com os rumores que indicam que o presidente dos "nerazzurri", Massimo Moratti, terá já escolhido um substituto para o seu lugar.

"Li que já haviam encontrado um substituto, mas isso não é um problema para mim. Se fosse despedido, estaria de regresso ao trabalho numa semana", reforçou o treinador luso, citado pelo "Goal.com".

Líder da Serie A, com 35 pontos, Mourinho comparou o desempenho das formações italianas na Liga dos Campeões, criticando, de forma subtil, os rivais Juventus e AC Milan.

"Perder em Barcelona foi mau para o futebol italiano? Sim, mas não tão mau como perder com o Bordéus, fora, ou com o Zurique em casa", concluiu."


http://www.record.pt/noticia.aspx?id=1bef5125-6a69-46d4-a8e7-7e12875fa3ee&idCanal=00000292-0000-0000-0000-000000000292&h=7

O Situacionista disse...

O Fernando não está a atravessar um bom momento.

Mas é ainda muito novo e tem enorme qualidade.

Mas se, finalmente, o prof. tem colocado ao banco quem não está a corresponder, nada direi se acontecer o mesmo ao Fernando.

Embora não me parece que fora e contra o Guimarães seja o ideal.


P.s. - Para mim, o André foi de longe, muito longe, o maior médio defensivo que alguma vez vestiu a mítica camisola azul e branca.

Ruca disse...

Tenho uma ideia ainda melhor para um título (ou post):

O Meireles que fugiu da fábrica de fogões do pai e que devia voltar para lá. URGENTEMENTE!

Ruca disse...

Agora mais a sério... discordo totalmente! O FCP desde que joga em 4-3-3, a função construtiva está entregue aos dois médios mais avançados. Não me venham dizer que, na altura do Mourinho, o Costinha era um criativo... havia era dois médios em condições! os saudosos maniche e DECO. Mesmo no reinado do Jesualdo havia LUCHO... e agora? com o fogãozinho de campismo na mais miserável das formas, resta-nos o bellushi (que pesa uns 35 quilos), que também não é grande espingarda... agora pôr a culpa da falta de criatividade no Fernando?? Eu acho é que ele ainda nos vai salvando (defensivamente, claro) naquele meio campo tão pobrezinho!

Eterno Dragao disse...

Há uma opinião mais ou menos comum: Fernando é muito novo e ainda pode melhorar. 100% de acordo. Também o desejo.

Jorge: obrigado pela "dica" do Kulkov e do Barroso.

Ruca: o Costinha não era um criativo, mas era incrivelmente melhor do ponto de vista táctico e tinha outra coisa: marcava muitos golos e, ainda por cima, muitas vezes decisivos! Estou de acordo com as críticas ao Meireles e ao Beluschi, mas aqui os meus companheiros de blogue só me deixam "bater" num centro campista de cada vez! :-)

Eterno Dragao disse...

Situacionista: o Mourinho pode vir para o Porto e o Jesualdo pode ir para o Inter, ajudar a assimilar os processos, as transições ofensivas, as transições defensivas, etc...

Ricardo de Sousa disse...

O Fernando está claramente em quebra...
Mas não acho que mereça banco.
Ao contrário de Rolando e Helton, Fernando não tem concorrência e aí poderíamos ser muuito prejudicados..

Abraços

Dragaopentacampeao disse...

O Fernando demonstrou já ter qualidades para ser o trinco do FC Porto.

Não é um jogador completo, longe disso. Ainda é novo e por isso dispões de margem de progressão. Actualmente atravessa, tal como outros, um momento menos bom.

É um jogador que defende bem mas teu o enorme defeito da não saber sair com a bola em progressão. Normalmente as suas recuperações acabam nos pés dos adversários e em alguns casos em zonas de terreno nada aconselháveis, colocando em perigo a sua baliza.

Creio que o FC Porto não acautelou uma boa alternativa. Fala-se inclusive do empréstimo de Prediger já em Janeiro!

Um abraço

O Soldado Azul disse...

Eu faço uma análise distinta:

Penso que o Fernando não tem estado bem à semelhança da equipa! Mas há um pormenor nas comparações do Eterno que escapou: um trinco tem como missão defender, não transpôr para a frente! Comparativamente com os excelentes trincos referidos, todos jogavam bem porque estavam acompanhados no meio campo de jogadores com igual nivel! Essa é que é a questão!
Quando uma equipa genericamente está mal, os jogadores que ocupam lugares chave como o Fernando, jogam mal! No ano passado demorou a estar bem mas quando começou a estar bem o Meireles e o Lucho estavam igualmente bem! Essa é a diferença!!!! Certamente com o Belucshi em forma fisica que permita o jogo inteiro... e com o Meireles igualmente em forma, certamente que o Fernando com a sua entrega e dedicação estará igualmente muito bem !!!!
Quanto ao facto de ser jovem e melhorar com a experiência concordo enquanto principio, extensível a qualquer jogador que tem qualidades inactas devendo preocupar-se em primorá-las...
Saudações

Fanático disse...

Não é uma questão fácil de decisão que mais de opinião, se é que me faço entender.

As duas opiniões antagónicas, aqui discutidas e assumidas pelo Eterno e pelo Soldado (além dos demais), são ambas válidas e ambas trazem argumentos importantes para a decisão.

E, se é certo, como diz o Eterno, que o Fernando não faz esquecer trincos como o Paredes ou Doriva (já para não falar do mítico carregador de piano chamado ANDRÉ), também é das puras das verdades, como opina o Soldado, que o Fernando ressente-se da ausência de jogo, inspiração e força dos dois outros jogadores do meio campo ( o RM, brilhantemente apelidado de fogão pelo Ruca, e o Belucci, muito franzino e com medo de ter a bola nos pés).

Em suma, não sei que vos diga, ainda que a exibição de domingo tenha sido a pior que ele fez desde que está no FCP...

Aqui,a questão a seguir é: há alternativa credível no plantel? O Guarin ou recuar o RM? Deixo à discussão, ainda que a questão fundamental do jogo do FCP, à data presente, não passe pelo trinco, mas pelo médio criativo.

Silvestre disse...

Mau, ou então eu já não percebo nada disto. É verdade que o Fernando tem estado uma lástima, aliás toda a equipa tem estado mal. Mas mesmo assim sabem quem é o melhor ecuperador da I liga até esta jornada ? é o Fernando, tem estado muito mal a entregar, falha passes a 1 metro do colega, mas é um jogador fundamental. De todos os que menciona naquela posição, o Fernando é dos melhores e o futuro o dirá, tem 22 anos e muito caminho pela frente. Penso que quando veio o Assunção muita gente também pensou assim. A equipa precisa melhorar em conjunto e quando conseguirem dar 3 passes certos consecutivos vamos partir para o Penta.