terça-feira, 30 de novembro de 2010

Homenagear e recordar os nossos HERÓIS de Viena

.

FOI O DIA DESPORTIVO MAIS FELIZ DA MINHA VIDA !!!!!!!!!!!!!!

.

"Heróis de Viena vão na comitiva dos dragões

Recordar viagem histórica de 1987


Quem é que não se lembra onde estava quando Madjer marcou aquele golo de calcanhar em Viena? Já foi há 23 anos, mas é um daqueles momentos inesquecíveis. Para todos os amantes do futebol e para um grupo de pessoas em particular.

Mlynarczyk, João Pinto, Celso, Eduardo e Inácio; André, Quim, Sousa e Jaime Magalhães; Madjer e Futre. Foi o onze que ainda hoje muitos têm decorado. Ainda entraram Frasco e Juary, este o autor do golo da vitória, dois minutos depois do famoso calcanhar do argelino. Todos eles, sem exceção, vão reviver os momentos neste regresso do FC Porto a Viena.

A organização esmerou-se

Também vai Artur Jorge, o treinador de Viena, José Neto, que pertencia à equipa técnica e Domingos Gomes, na altura o responsável pelo departamento clínico. Nenhum pormenor ficou ao acaso e o “plantel” está praticamente completo e a denotar a ansiedade dos grandes momentos. A equipa de Viena sai de autocarro do Estádio do Dragão às 7.30 de amanhã. Segue para o aeroporto. Será motivo no foco das objetivas. Tantos anos depois ainda mexe esse sentimento de orgulho. O grupo que se reúne agora vai ter “dois belos dias”, como ontem confessou Augusto Inácio. Vão todos no mesmo avião que os craques de hoje. A partilhar recordações. A reviver sensações ímpares.

Em Viena, vão todos para o mesmo hotel. Claro que Artur Jorge não vai dar a mesma palestra, pautada pela clarividência e otimismo em 1987. À noite há um jantar de gala, mas o plantel dos heróis de Viena ainda vai antes ao Estádio Prater. Tudo será recordado como naquele dia...

A SAD dos dragões aproveitou a ocasião deste regresso à capital austríaca e marca o momento. Em 2002, na caminhada para a conquista da Taça UEFA, em Sevilha, o FC Porto voltou ao Prater pela primeira vez.

Nessa altura, com José Mourinho ao leme, Derlei marcou o golo do triunfo sobre o Austria Viena com Artur Jorge e João Pinto nas bancadas.

Desta vez o convite foi alargado a todo esse grupo umbilicalmente ligado por um momento que também “marcou a história do futebol português”, como reforçou ontem António Sousa, um dos que sofreram na pele aquele que “deveria ser o primeiro ato do salto qualitativo do FC Porto como clube”, mas em Basileia, em 1984, os dragões perderam com a Juventus “com muita polémica” e tudo ficou reservado para Viena. Uma cidade com amor!"
(conferir aqui)

.



INICIATIVA FANTÁSTICA !!!!!

PARABÉNS FUTEBOL CLUBE DO PORTO !!!!

MUITOS PARABÉNS CAMPEÕES DE VIENA !!!!

8 comentários:

Fanático disse...

É sempre uma emoção lembrar este momento!

dragao vila pouca disse...

Ainda recordo como se fosse ontem, o sofrimento, a explosão de alegria e um grito que se deve ter ouvido a Quilómetros: Pooooooooorrrrrrttttooooo!!!!!

O Situacionista disse...

"Viena recebe campeões europeus de 1987

A comitiva do FC Porto vai ser bem diferente do habitual, por força da homenagem de que serão alvo os heróis do Prater - que passou a chamar-se Estádio Ernst Happel, entretanto - pela conquista da Taça dos Campeões Europeus, de 1987, frente ao Bayern Munique (2-1). Para além da equipa liderada por André Villas-Boas e do staff que a enquadra, boa parte dos lugares do avião que vai transportar o FC Porto até à capital da Áustria serão preenchidos por jogadores e técnicos que conduziram o clube ao seu primeiro título europeu. Mlynarczyk, Amaral, Inácio, Eduardo Luís, Lima Pereira, Celso, João Pinto, Quim, Sousa, Jaime Pacheco, Laureta, Frasco, Paulo Ricardo, Jaime Magalhães, André, Semedo, Festas, Fernando Gomes, Futre, Madjer e Juary. Da equipa técnica vão seguir viagem Artur Jorge, José Neto e João Mota; Luís César (secretário-técnico), Domingos Gomes (médico) e Fernando Brandão (roupeiro) vão poder reviver momentos que marcaram a carreira de cada um de uma forma muito própria, mas também perceber a evolução do recinto que conteve todas as emoções de uma noite que nenhum adepto do FC Porto esqueceu e que só viu reeditada 17 anos depois. De então para cá e mesmo já antes disso, na sequência de uma final da Taça das Taças perdida em Basileia frente à Juventus (2-1), em 1983/84, primeiro sinal de um FC Porto às portas de se lançar na Europa do futebol, o clube foi-se afirmando no panorama internacional, confirmando-se como um dos maiores emblemas europeus da actualidade com José Mourinho, primeiro com a conquista da Taça UEFA, em 2003, frente ao Celtic de Glasgow e, um ano depois, com o título europeu, em Gelsenkirchen, frente ao Mónaco (3-0). 23 anos depois, Viena será de novo uma festa. "

( http://www.ojogo.pt/26-335/artigo899173.asp ).

Mlynarczyk, Amaral, Inácio, Eduardo Luís, Lima Pereira, Celso, João Pinto, Quim, Sousa, Jaime Pacheco, Laureta, Frasco, Paulo Ricardo, Jaime Magalhães, André, Semedo, Festas, Fernando Gomes, Futre, Madjer e Juary

O Situacionista disse...

Diz o Rei Artur:

"Vitória importante para o clube"

Os vencedores da Taça dos Campeões Europeus de 1987 vão ser homenageados no Estádio Ernst Happel, antigo Prater, palco verde que João Pinto percorreu com a taça à cabeça, imagem que ficou da primeira conquista internacional do FC Porto. "É uma homenagem à equipa e, para mim, um contentamento total, por algo que nos aconteceu, numa altura muito importante para o FC Porto. Mas é acima de tudo uma honra, porque vencemos um adversário que praticamente jogava em casa, numa final em que o FC Porto não era favorito", comentou Artur Jorge. Mas o jogo não marcou só o clube: "As pessoas não faziam ideia, não conheciam a qualidade dos jogadores do FC Porto e foi preciso uma grande vitória para que tomassem consciência disso e entendessem que era possível alcançar grandes títulos". Sobre a final em si, guarda mais do que a vitória: "Vencemos com grande lucidez, apesar de só na segunda parte os jogadores se terem exibido realmente ao seu nível"."

( http://www.ojogo.pt/26-335/artigo899173.asp )

O Situacionista disse...

"Calcanhar de Madjer marcou final de 1987

Jorge Nuno Pinto da Costa já disse que o primeiro título europeu o marcou mais do que os outros. Mas à custa da Taça dos Campeões Europeus de 1987, Artur Jorge acabou por ver a sua carreira ganhar dimensão e saiu para o Matra Racing. Madjer, autor do golo do empate, com o famoso calcanhar, fez também o cruzamento para Juary marcar, acabou por experimentar o Valência, antes de regressar ao FC Porto. O calcanhar é que ficou na memória colectiva e ainda recentemente foi recordado no Estádio do Dragão."

( http://www.ojogo.pt/26-335/artigo899176.asp )

ilha_man disse...

Aqui está a nevar como o caracas. Homenagem merecida e pelo que li, bem organizada.
O FCP é bastante conhecido e admirado na Áustria. Embora o futebol nao seja dos tópicos mais correntes, o FCP é sempre o primeiro clube a ser mencionado quando se fala em futebol portugues.
Já tenho combinado umas cervejas com uns amigos austríacos,do rapid, para ver o jogo.

Fanático disse...

Diz:

a) O NGP: o título mais importante, a taça mais bonita, a par da inauguração do Dragão;

b) Paulo Futre: a mais bela e mais importante jogada da minha carreia e que me permitiu fazer o contrato da minha carreira;

c) João Pinto: o meu brinquedo preferido.

O Soldado Azul disse...

Estas imagens dão autenticos arrepios !!!!

Eu já disse que os anos do dream team do Mourinho com a Taça Uefa e a Champions são para mim os momentos de ouro mas esta taça, na altura em que foi... é muito, muito especial !!! Foi o primeiro grande momento (deveria ter sido em 1984 mas perdemos a final da Taça das Taças...) de uma (espero longa...) caminhada de evidente superioridade a nivel nacional e... europeu !!!