Estádio do Dragão
Assistência: 39.608 espectadores
Árbitro: Peter Frojdfelt (Suécia)
F.C. PORTO: Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel «cap», Bruno Alves e Fucile (Cech aos 75 min.); Lucho (Bolatti aos 81 min.), Paulo Assunção e Raul Meireles; Tarik (H. Postiga aos 73 min.), Lisandro e Quaresma
Treinador: Jesualdo Ferreira
BESIKTAS: Rustu; Tandogan, Toroman, Mercimek e Uzulmez «cap»; Ozkan, Cissé e Tello (Higuaín aos 83 min.); Delgado, Bobo e Yilmaz (Akin aos 46 min.)
Treinador: Ertugrul Saglam
Resultado: 2-0
Marcadores: Lucho (aos 44 min.), Quaresma (aos 62 min.)
.
Disciplina: cartão amarelo a Quaresma (aos 23 min.), Rustu (aos 44 min.), Bobo (aos 64 min.) e Akin (aos 87 min.)
1º lugar no Grupo A da Liga dos Campeões 2007/2008.
Passagem aos oitavos-de-final pela nona vez em treze participações (quarta vez nas últimas cinco épocas).
O algodão não engana. Este é o habitat natural do Dragão.
É que nós, ao contrário de alguns adeptos de outros clubes, não precisamos de perguntar a ninguém a que horas são os jogos da Liga dos Campeões.
Quanto ao jogo a vitória foi tão clara como justa.
Jogando com “concentração e inteligência” como pediu JF, iniciamos o encontro ao ataque, abordando o jogo como se a qualificação dependesse de uma vitória e não de um empate apenas.
Do outro lado, o Besiktas surgiu com um excelente posicionamento e preenchimento de espaços, causando alguma apreensão devido a uma bem conseguida e rápida troca de bola entre os seus jogadores.
Perante isto, a nossa equipa soube “ler” bem o jogo e jogar com paciência, pressionando quando era necessário e gerindo quando a isso era obrigada.
Aos 13 minutos erro do árbitro ao anular um golo a Lixa que não estava em posição ilegal.
Pouco depois (aos 22 minutos) novo erro do mesmo indivíduo (para ser simpático) ao punir Quaresma com um amarelo por pretensa simulação, mas a falta existiu mesmo.
O FC Porto soube aguentar tudo isto e voltou a atacar.
As trocas posicionais entre Quaresma e Tarik sucediam-se em perfeito entrosamento, mas desconcertantes para a equipa turca.
Finalmente, aos 44 minutos (na hora certa, digo eu), o tão esperado golo.
Numa bola bombeada (ou remate falhado) de R. Meireles e com os turcos (guarda-redes incluído) a parar e a protestar por pretenso fora-de-jogo, Tarik limitou-se a entregar a bola a Lucho que não perdoou e "fuzilou" a baliza.
Um golo importantíssimo e perfeitamente legal, mas a malta “agradece” aos
turcos a tão “simpática” dúvida.
.Na segunda parte o Besiktas tentou subir mais no terreno e colocar outro tipo de problemas, o que permitiu a existência de mais espaços para que pudéssemos lançar contra-ataques letais, com destaque para a velocidade e técnica de Quaresma, Lixa e Tarik.
Mas a equipa teve, principalmente, o mérito de não optar por defender cedo a magra vantagem.
Num desses contra-ataques, Lixa lança Quaresma (alguém já viu por aí o outdoor do Soldado Azul?) que entra completamente à vontade na grande área turca e marca o segundo golo.
E era a tranquilidade absoluta.
Daí até ao final, mais oportunidades de golo para o FC Porto que, com mais pontaria, podia ter obtido construído um resultado mais volumoso perante um Besiktas resignado com a sua sorte.
.
Os melhores? Para mim foram (felizmente) muitos: Lucho, Tarik, Lixa, Quaresma, R. Meireles e quero destacar ainda os gigantes Pedro "Olhar de Dragão" Emanuel (que classe e que inteligência) e B. Alves (uma autêntica parede; alguém se lembra do último lance de cabeça que ele perdeu?).
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira“
Disse na antevisão deste encontro que teríamos que ser uma equipa concentrada e inteligente. Foi isso que conseguimos ao longo da partida, estando sempre concentrados e sendo inteligentes em grande parte do jogo. O Besiktas jogou muito atrás e deixou-nos poucos espaços para jogar, mostrando um bom conhecimento da nossa equipa, mas nunca criaram lances de verdadeiro perigo. Na segunda metade do encontro soubemos gerir de outra forma o rumo do jogo. O Besiktas tentou atacar mais, mas nós soubemos aproveitar o espaço concedido da melhor maneira, fizemos um golo e podíamos ter marcado mais. Conseguimos a vitória e passámos à próxima fase, facto muito importante, já que é a segunda vez na história do clube que o conseguimos no primeiro lugar do grupo. Vamos ver quem nos vai calhar como adversário na próxima fase da prova. Considero que, depois de passarmos a barreira dos oitavos-de-final, poderemos sonhar com mais».
Ainda sobre o jogo:
“O FC Porto foi uma equipa concentrada durante os 90 minutos e inteligente em grandes períodos do jogo. Creio que ganhámos com toda a justiça. Ficámos longe dos golos que devíamos ter marcado, mas mostrámos que somos a melhor equipa do grupo e não tivemos oscilações como teve o Liverpool, que foi uma equipa irregular.”
Bosingwa“
Estamos muito felizes, pois além do objectivo fundamental de passar à fase seguinte da prova, assegurámos o primeiro lugar do nosso grupo.O Besiktas ainda tentou arriscar no jogo de hoje, mas percebeu que o F.C. Porto é de facto uma equipa muito forte e não teve hipótese de reagir.
Sabemos que, a partir de agora, todas as equipas são boas, não podemos escolher. Ainda nem sabemos todos os segundos classificados. Para já, vamos pensar no campeonato nacional.”
Quaresma
“
Fácil nunca é. Nós é que tornámos as coisas fáceis porque entrámos muito bem no jogo, criámos oportunidades e depois do golo do Lucho tornou-se tudo mais fácil e só tivemos de controlar o jogo. A partir de agora, vão estar as melhores equipas e venha quem vier, estamos prontos para jogar e ganhar.
Todos temos o direito de sonhar, mas o mais difícil é realizar o sonho. A única coisa que posso garantir é que vamos continuar a trabalhar para poder chegar o mais longe possível."
.
No dia 21 de Dezembro ficamos a saber qual o clube que vamos ter que defrontar nos oitavos-de-final da Liga dos Campeões.
Como somos cabeças-de-série vamos estar no pote 1 ao lado de Manchester United, Real Madrid, Barcelona, Chelsea, Inter e Milan. No qual entrarão também Sevilha ou Arsenal que jogam esta quarta-feira.
E, por isso, nenhum destes poderá sair ao FC Porto.
No pote 2, como possíveis adversários, já estão Schalke, Olympiacos, Celtic, Roma e Liverpool (que não poderá sair ao FC Porto por ter sido do mesmo grupo).
Na quarta-feira saber-se-á quem serão as outras três equipas. As possibilidades são estas: Arsenal ou Sevilha; Fenerbahçe ou PSV; Rangers ou Lyon.
.
Venha o Diabo e escolha. Se for eu a escolher opto pelo Schalke.
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!
.
P.S.:
Continuo à espera do outdoor do Soldado Azul...