domingo, 30 de novembro de 2008
sexta-feira, 28 de novembro de 2008
Fantasy Football
quinta-feira, 27 de novembro de 2008
terça-feira, 25 de novembro de 2008
Já está!!!
Estádio Sukru Saraçoglu, em Istambul
Árbitro: Alberto Undiano Mallenco (Espanha)
FENERBAHÇE: Volkan Demirel; Gokhan Gonul (Burak Yilmaz), Yasin Çakmak, Edu Dracena e Roberto Carlos; Josico e Emre (Kazim Kazim aos 46m); Deivid, Alex «cap.» e Ugur Boral; Guiza;
Treinador: Luis Aragonés;
FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Pedro Emanuel «cap.»; Fernando, Tomás Costa (Guarin aos 61m) e Raul Meireles; Lisandro Lopez, Hulk (Pelé aos 79m) e C. Rodríguez (Mariano Gonzalez aos 74m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;
Resultado final: 1-2;
Marcadores: Lisandro Lopez (aos 18 e 28m) e Kazim Kazim (aos 63m);
A coisa esteve negra. Negríssima até.
Até se chegou a dizer que assim esta equipa nem à Taça UEFA conseguia chegar.
Pois bem… está feito!!! Apuramento no papo.
A passagem à 2ª fase da Champions não é motivo de extraordinário orgulho. O não apuramento é que era muito mau.
Para mim (nós), significa apenas assegurar os serviços mínimos. Uma questão de obrigação.
Porque o nosso prestígio assim o obriga.
Mas sempre com expectativa de atingir algo mais.
Agora os arautos da desgraça, a corja jornaleira que por aí anda (os Delgados, os Cartaxanas, os Valdemares, os Sobrais, etc e tal…), os abutres (mais a sua filial nortenha) e o “iluminado” presidente da Uefa vão ter que engolir em seco.
E vão andar preocupados. Muito preocupados.
Porque existe talento nesta equipa. Falta mais experiência.
E com mais 1 ou 2 reforços (de qualidade) quem sabe onde podemos chegar?
Uma referência especial para Licha.
Lutou como um autêntico guerreiro. Correu como se não houvesse amanhã. E ainda por cima marcou 2 golos. Que tal um “aumentozinho”?
Jesualdo Ferreira
«O F.C. Porto conseguiu duas vitórias importantes fora de casa. Recuperámos os pontos perdidos em casa e estamos pelo terceiro ano seguido nos oitavos. Agora frente ao Arsenal não temos nada a perder. Vai ser um jogo diferente. Hoje tivemos algumas dificuldades no inicio, mas depois fizemos dois golos e poderíamos ter feito mais alguns. Tivemos que sofrer na parte final devido ao golo deles. Mas merecemos muito este resultado. Temos trabalhado muito.»
Sobre a qualidade da exibição do F.C. Porto: «Vamos ficar com a primeira parte como manual de instruções para o que queremos do nosso jogo. Interpretámos muito bem o plano que havíamos concebido. Tínhamos que aproveitar aquilo que também é o modelo do Fenerbahçe e acho que foi isso que aconteceu. Eles jogam sempre da mesma maneira, acabam por ser previsíveis e aproveitámos bem isso.»
Lisandro
«Procuro superar-me todos os dias, mas nem sempre as coisas correm bem. Mas garanto que coloco em todos os jogos a mesma entrega e atitude. Agora espero dormir bem na viagem para Portugal. Estou muito cansado. Acabei morto o jogo de hoje.»
segunda-feira, 24 de novembro de 2008
Lá vem invenção...
Helton
Fernando, Bruno Alves, Rolando, Fucile,
Pelé,
Tomy, Meireles e Tarik (ou Rodriguez),
Lisandro e Hulk.
Mas não…
Disse hoje o prof. na conferência de imprensa:
“A ausência do Sapunaru obriga a algumas alterações. Vai jogar o Fucile à direita e à esquerda não digo”.
Este jogo já está a começar mal … muito mal ...
Só espero que ao menos o FENERBAHÇE não tenha médio ala direito.
P.s. – Em todo o caso, e aconteça o que acontecer, na eventualidade do Pedro Emanuel ser lançado às feras, quero já dizer que tenho, e continuarei a ter, toda a confiança nele.
PS2: As alterações às equipas da UEFA Fantasy League são até às 17h15 desta terça-feira.
sábado, 22 de novembro de 2008
Aproveitando o tempo...
quarta-feira, 19 de novembro de 2008
Prémios e escutas
O FC Porto premiou os administradores pelos resultados desportivos. Logo - escândalo nacional !
Os verdes e os vermelhos premiaram os administradores pelos resultados financeiros. Logo - tudo na paz dos anjos ! (um deles prefere antes ganhar "por outro lado...")
Eu fico perplexo ! E, atenção, não é pelo tratamento absolutamente discriminatório que a corja jornaleira nos concede. É pelos factos em si mesmos ! Se não reparem:
- lembra ao careca (permitam-me a expressão, especialmente os ditos !) uma SAD de futebol, vou repetir, de F-U-T-E-B-O-L, dar prémios, aos administradores, sendo esses prémios motivados pelos …. resultados financeiros ???!!
Não seria a mesma coisa que um banco dar prémios aos seus administradores pelos resultados … das peladinhas dos seus funcionários no intervalo para o lanche ?... (o que nos dias de hoje também não me admirava que acontecesse ... )
2. Escutas
Há muita gente que gosta de deturpar os factos e que vem dizendo que o Supremo Tribunal Administrativo (STA), quando recentemente decidiu pela ilegalidade da utilização de escutas nos processos disciplinares, o fez com 2 votos a favor e um contra.
E que esse voto contra é motivado pelo facto de um dos juízes ser a favor da utilização das escutas em processos disciplinares.
MENTIRA !! MENTIRA !!
Basta uma simples leitura da declaração de voto do juiz que ficou vencido. É que ele votou vencido por outras razões.
Aliás, como ainda pode haver quem tenha dúvidas, eu, que me dei ao trabalho de ler o acórdão que o Camilo aqui deixou, vou passar a citar o juiz que votou vencido, no que toca às escutas:
“Todavia, consigno que as anteriores considerações não excluem a minha concordância plena com o segmento da solução vencedora em que se julgou inadmissível que, no processo disciplinar, se atenda às escutas telefónicas recolhidas no processo penal.”
Perceberam ??!!! Ou querem que repita ??!! (desenho não me peçam porque eu não tenho jeito). E agora, que mais vão inventar ?
.
terça-feira, 18 de novembro de 2008
Carlos Azenha
Apesar de não concordar, de todo, com o timming da mesma – numa altura em que o FC Porto atravessa uma grave crise de resultados e está a uns incríveis 4 (!!!) pontos dos vermelhos – não resisto a deixar aqui algumas passagens da dita entrevista porque eu estou totalmente de acordo com alguns do seus pontos de vista, os quais aqui já defendi, nomeadamente quanto ao maior equilíbrio e opções do actual plantel (o que levou muitos a quererem imolar-me na via pública...) e à qualidade do Rodriguez, que para mim, quando explodir, vai fazer FUROR !
Mas tem também outros pontos de muito interesse.
Atentemos:
.
“O actual plantel do FC Porto é melhor ou pior que o anterior ? E a equipa ?
O plantel é mais equilibrado e estruturado. (….)
Saíram jogadores importantes, como Quaresma, Bosingwa ou Paulo Assunção. As pessoas não podem pensar que se vai encontrar outro Bosingwa tão cedo. Os jogadores precisam de tempo. O Bosingwa precisou de tempo e com o Mourinho nem se calçava. O FC Porto tem de passar por essa fase mas o plantel tem agora mais alternativas do que tinha. E se tem mais alternativas tem mais soluções. E se tem mais soluções é melhor. Em termos globais, a grande diferença que noto é a falta de agressividade.
Quem é o líder desta equipa ?
Os jogadores que chegam ainda são integrados no grupo como eram nos tempos de Jorge Costa ?
.
Consigo, que jogador nunca estaria no banco ?
(entrevista na íntegra em comentário)
segunda-feira, 17 de novembro de 2008
Os vermelhos ?????!!!!!!! Não pode ser. Nãaaaaaaaaaaa...
.
Já que no Apito Dourado as investigações às escutas acabaram, inexplicavelmente, na "fronteira" de Leiria, ao menos que na investigação à violência selvagem e ao trafico de droga, haja o respeito pelas fronteiras reais ...
domingo, 16 de novembro de 2008
Deus quis, o Homem sonhou e a obra nasceu... faz hoje 5 anos.
O Estádio do Dragão celebra este domingo, 16 de Novembro, o seu quinto ano de existência, pelo que aproveito a ocasião para aqui fazer a reposição de um post por mim publicado no ano passado.
Depois de 51 anos de emoções vividas no mítico Estádio das Antas, “nasceu” em 16 de Novembro de 2003 o nosso Estádio do Dragão e com ele um símbolo imponente da cidade do Porto.
Mas o caminho para aqui chegar nem sempre foi pacífico.
As obras de construção do Estádio (projectado pelo arquitecto Manuel Salgado) arrancaram a 8 de Maio de 2001.
No entanto, durante a construção, o “caso” do Plano de Pormenor das Antas (PPA) chegou a ameaçar o projecto e deixou marcas.
De facto, a câmara do Porto, através do seu presidente Rui Rio, e o nosso FCP envolveram-se numa «guerra» sem precedentes, iniciada e alimentada pela 1ª parte, a qual provocou diversas paragens na obra e constantes adiamentos, pelo que, em consequência, a inauguração, prevista inicialmente para 15 de Agosto, aconteceu no referido dia 16 de Novembro de 2003, com uma noite de gala e o triunfo do F.C. Porto sobre o Barcelona, por 2-0.
Mas valeu a pena o atraso…
Alvo de reconhecimento por todo o Mundo como um dos mais belos exemplos de arquitectura aplicada em estádios de futebol, hoje, passados que estão 5 anos sobre o inesquecível dia da inauguração, o nosso palco de todas as emoções já viveu inúmeros momentos de glória (quem não se lembra, por exemplo, do magnífico jogo contra o Manchester United).
Mas, o mais importante, é que todos eles prenunciam que mais ocasiões e momentos de glória estarão, certamente, por acontecer.
.
.
.
.
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!
sábado, 15 de novembro de 2008
Esta soube bem. Mesmo muito bem.
FC PORTO: Helton; Sapunaru (Lino aos 67 min), Rolando, Bruno Alves e Fucile (Pelé aos 89 min); Fernando, Raul Meireles e Lucho «cap.»; Tarik (Farías aos 46 min), Lisandro e C. Rodríguez;
VITÓRIA SC: Nilson; Andrezinho, Moreno, Gregory e Momha; Flávio Meireles «cap.», João Alves (Jean Coral aos 81 min), Fajardo (Carlitos aos 69 min), Desmarets e Nuno Assis; Douglas (Roberto aos 55 min);
Resultado final: 2-0;
Por já não vencermos no Dragão há cerca de mês e meio.
Por ser frente ao clube satélite dos “abutres” (só foi pena não terem levado mais umas “batatinhas”).
Por ser a vitória 50 do JF na Liga, no jogo 100 que o mesmo leva como nosso treinador.
Por o Lisandro ter marcado o seu golo 50.
Por ser amanhã ser aniversário do Dragão.
E a acrescer a isto a equipa fez um bom jogo.
Melhor na 1ª parte em que corremos, lutamos e dominamos o jogo de forma notória.
Com a equipa novamente serena. Novamente confiante.
Um pouco pior na 2ª parte.
Uma vez que a alteração feita por JF não trouxe nada de novo. Pelo contrário, quebrou a dinâmica de jogo que existiu até então.
Mas também porque começamos a sentir algum nervosismo, culpa ainda dos maus resultados recentes para a Liga.
Valeu o golo de Lisandro para a equipa readquirir a confiança da 1ª parte e voltar a subir de produção até final do jogo.
Quanto ao Vitória foi um adversário muito fraquinho. Apenas muito acertado nas marcações a meio campo e defensivamente. Mereceram, por isso, sair do Dragão com o hino da Champions a tocar.
Os nossos golos:
sexta-feira, 14 de novembro de 2008
O nosso resumo do jogo de Alvalade
Liguem o som!
1ª parte:
2ª parte:
Prolongamento e penaltys:
quinta-feira, 13 de novembro de 2008
NGP recusa prémios. Administração SAD solidária.
De acordo com uma fonte do FC Porto, o presidente do clube, Pinto da Costa, disse na reunião magna da SAD que discordava desta decisão da Comissão de Vencimentos. A mesma fonte revelou à Agência Lusa que Pinto da Costa adiantou que a administração da SAD recusa que lhe sejam atribuídos prémios para os segundo e terceiro lugares da Liga Sagres e que só aceitará remunerações complementares pela conquista do primeiro posto ou pela conquista de competições internacionais.
Dá para acreditar ??!!!
Reparem só no que diz o paspalho do vice-presidente dum clube de meia tigela que equipa de branco:
“V. Guimarães critica F.C. Porto: «Reis do Norte à maneira deles!
Os bilhetes são caros e o FC Porto, pela primeira vez, não aceitou fazer nenhum protocolo connosco, nem nenhuma permuta. Quando vierem cá vamos fazer a mesma coisa e vamos pôr os preços dos bilhetes a 15, 20 euros, conforme na altura nos der na real gana», vincou.
(…)
O dirigente do V. Guimarães sublinhou «o pedido por escrito ao FC Porto»: «Nem resposta tivemos, foi tudo via telefone, através da nossa insistência. Por duas vezes disseram que não nos dariam bilhetes mais baratos e, sinceramente, não esperamos isto, porque quando vierem cá também vão ter necessidade e nós vamos dizer que não. Estão a confundir as coisas, aliás, são coisas mesquinhas e as permutas acontecem com qualquer clube e em todos os jogos, porque todos têm a ganhar com isso. Precisam de nós e nós precisamos deles, é uma estupidez andar aqui com estas guerrinhas. O FC Porto quis dizer que não quer nada com o V. Guimarães e está de relações cortadas. Oficialmente não tiveram coragem de dizer isto, o problema é deles», declarou.
O vice presidente esclareceu ainda que «o FC Porto é obrigado a mandar os convites para a Direcção e convites de bancada», precisou, antes de garantir que «o presidente do Vitória e a Direcção vão ficar na tribuna do Dragão, mas não deve ser ao lado. O regulamente diz que o FC Porto tem de dar oito convites presidenciais. O FC Porto estava habituado a pedir oito, mais dez, mais um camarote e quando vier a Guimarães não levará nada, como imaginam. Levam os convites do regulamente e chapéu, porque os grandes clubes trazem um staff muito numeroso e nós cedíamos a tudo, mas com o FC Porto teremos de rever a situação», anunciou.
«Se ninguém nos receber no Dragão será normal»
Apesar das costas voltadas, «quem não deve, não teme e vamos estar no Dragão», reage Alberto Oliveira, aproximando-se da luta que decorreu no TAS: «Na altura o FC Porto olhou pelos seus interesses, como o V. Guimarães olhou pelos seus. Senão não andavam a correr para os tribunais da Suíça. Se ninguém nos receber no Dragão será normal. É preciso separar o trigo do joio, cada macaco no seu galho.
Qualquer pessoa de bom senso sabe que é assim: o FC Porto não tinha nada que ter este comportamento, querem continuar a ser os reis do Norte, que o sejam à maneira deles», insurgiu-se, com voz crítica.” (conferir aqui)
.
Dá para acreditar ???!!!....
AINDA OS VENCIMENTOS-O QUE ACHAM?
1 – Por ocasião da recente apresentação dos Resultados do Exercício 2007/2008 da F.C. Porto – Futebol, SAD, foram veiculadas por alguma Comunicação Social críticas quanto a uma deliberação da Comissão de Vencimentos da F.C. Porto – Futebol, SAD sobre aspectos associados à remuneração dos membros executivos do Conselho de Administração desta Sociedade;
2 – É sabido que a lei determina que incumbe a uma Comissão de Vencimentos independente e autónoma a fixação das condições de remuneração em causa. Neste quadro, considerou a Comissão de Vencimentos da F.C. Porto – Futebol, SAD que, no caso de uma sociedade anónima desportiva (SAD), se deveria atender às especificidades que marcam o sector em que se desenvolve a respectiva actividade e, assim, ser justificável procurar uma conciliação entre o desempenho do Conselho de Administração nos planos económico e financeiro e os resultados desportivos alcançados;
3 – Com base neste pressuposto, e dado que os três primeiros lugares do Campeonato Nacional permitiam o acesso dos respectivos clubes à Liga dos Campeões da UEFA (de forma directa ou a fases de pré-qualificação) ou à Taça UEFA (no caso de a classificação do País não garantir aquele acesso) – com todas as implicações positivas daí decorrentes em termos de fluxos de receitas e de imagem internacional -, definiu aquela Comissão uma metodologia de atribuição de remunerações complementares contemplando tais eventualidades ou vitórias nas referidas competições;
4 – Considera esta Comissão que a metodologia que definiu, podendo embora ser discutível à luz de outras lógicas e critérios, é absolutamente lícita e transparente, não lhe cabendo, pois, alterá-la ao sabor do ruído entretanto criado. Não obstante, ficará sempre ao dispor dos Accionistas a possibilidade de, nesta ou em futuras Assembleias Gerais, explicitarem recomendações que entendam pertinentes com vista a ser tomadas em conta por esta Comissão. Como também é direito dos órgãos ou pessoas objecto desta deliberação o de sobre ela se pronunciarem ou posicionarem como melhor lhes parecer, como sempre;
5 – Quanto a nós, Comissão de Vencimentos da F.C. Porto – Futebol, SAD, tendo deliberado nesta matéria de acordo com a informação disponível e com a consciência de cada um dos seus membros, entendemos que o nosso dever adicional se limita a vir junto da Assembleia Geral da Sociedade no sentido de esclarecer os Accionistas sobre os fundamentos que guiaram a nossa deliberação.
Porto, 13 de Novembro de 2008
Alípio Pereira Dias Fernando Freire de Sousa Joaquim Faria de Almeida
quarta-feira, 12 de novembro de 2008
Sentido de oportunidade Evangelista
Sentido de oportunidade Evangelista
JORGE MAIA
Eu não acredito em coincidências, mas que as há, há.
Os jogadores do Estrela da Amadora, que têm os respectivos ordenados em atraso desde o início da temporada, admitem ao fim de oito jornadas fazer greve no próximo jogo, por sinal uma deslocação ao Estádio da Luz. Fazem-no incitados por Joaquim Evangelista, presidente do Sindicato dos Jogadores. Ora, parece-me justo que os jogadores defendam os seus direitos e que o façam por todos os meios ao seu alcance, reconhecendo que, em última instância, o recurso à greve não pode ser excluído como justa forma de luta. Registo apenas a coincidência depois de quase três meses de competição, com sete jornadas disputadas e depois de várias intervenções bem mais moderadas, Joaquim Evangelista surgir agora tão empenhado na marcação de uma greve. Um empenho semelhante ao demonstrado em 2005 quando estavam em causa os salários em atraso no Vitória de Setúbal, embora aí o presidente do Sindicato dos Jogadores tenha esperado até à 14ª jornada para forçar a apresentação do pré-aviso de greve. Coincidentemente, antes de um jogo com o Benfica. Ele há coisas…
terça-feira, 11 de novembro de 2008
Silêncio ensurdecedor
Não percebo. Palavra que não percebo.
segunda-feira, 10 de novembro de 2008
TOMA!!! TOMA!!! TOMA!!!
Grandes penalidades: 0-1 (Lisandro), 1-1 (Miguel Veloso), 1-2 (Tomás Costa), 2-2 (Tiuí), 2-3 (Lino), 3-3 (João Moutinho), 3-4 (Bruno Alves), 4-4 (Polga), 4-5 (Rodríguez);
A todos os que nos quiseram fazer o enterro antecipado. Embrulhem!!!
Que fez uma exibição de grande nível. Como há muito não lhe víamos.
Desde Campo Maior.
Parafraseando o humorista Bruno Nogueira, diria que até que “foi quaaaaaaase perfeita.”
Quem não se lembra daquele célebre jogo dos 4-0. Também contra o Zbording.
Pois os 3-1 deste jogo estiveram muito perto de o igualar.
Para quem possa andar esquecido, queria só relembrar que não estou a falar em golos, mas sim em grandes penalidades não assinaladas. Sempre com grande goleada para o nosso lado.
.
Foi, de facto, digno de se ver a forma como conseguiam (e sem se rirem) afirmar que a parede branca que todos estávamos a ver era na verdade preta.
Bem hajam. Eles e todos os outros que só nos dão cada vez mais força para continuarmos a vencer.
Jesualdo Ferreira
“Não entrámos bem, tivemos dificuldades em adaptar-nos, pois pensámos o jogo da forma que considerámos mais adequada. Mudámos na segunda parte, pedi aos jogadores mais atitude e mais agressividade. Sem querer estar a arranjar desculpas, é preciso recordar que fizemos um jogo muito complicado em Kiev, foi uma viagem desgastante e estas alturas são sempre mais complicadas. Se deixássemos o jogo correr, talvez nem tivéssemos passado dificuldades na primeira parte. Foi uma vitória à F.C. Porto, da organização. Os 45 minutos da segunda parte e o prolongamento provam que estamos cá para discutir as provas onde estamos inseridos.”
Sobre a arbitragem de Bruno Paixão: “Toda a gente viu. Acho que não houve [competência]. Mas nem isso nos conseguiu derrotar hoje e na segunda parte e no prolongamento fomos mais fortes.”
.
“A equipa entrou com vontade e tivemos algumas oportunidades para marcar, mas o adversário fez um bom jogo e sentimos algumas dificuldades. O grupo conseguiu manter-se calmo, ajeitar-se e dar a volta ao resultado. Nós tentamos sempre melhorar de fase para fase. A verdade é que o F.C. Porto perde pouco e não está habituado. Isso ficou mais do que demonstrado hoje.”