segunda-feira, 3 de maio de 2010

São ainda mais otários do que parecem .... LLLOOOOOOLLLLL

20 comentários:

O Situacionista disse...

"A análise de JVP

FC Porto-Benfica

1 Benfica incapaz de lidar com a pressão

Boa vitória do FC Porto num jogo intenso em que os donos do terreno tiveram mais iniciativa, como se previa que acontecesse. Tiveram mais bola, foram agressivos do princípio ao fim e determinados durante todo o jogo. Ao contrário, o Benfica entrou a tentar manter-se organizado na defesa, à espera de ver o que o jogo dava. Mas a verdade é que a equipa nunca se libertou da pressão que a partida envolvia. Na primeira parte, até conseguiu criar mais lances de perigo durante os primeiros 20', mesmo que o domínio pertencesse ao FC Porto. A bola de Di Maria à barra e um remate instintivo de Javi García foram disso bom exemplo.


2 De bola parada, claro

Muitas foram as vezes em que já aqui referi a importância das bolas paradas em jogos tensos e equilibrados. Desta vez foi o FC Porto a tirar proveito de uma arma que o adversário também costuma saber usar. Bruno Alves apareceu bem, mas marcou num local em que o Benfica não podia falhar. Quando se defende à zona, todos os espaços têm de estar preenchidos, mas a defesa benfiquista preencheu-os mal e amontoou-se demasiado perto de Quim. Nesses lances, é imperioso atacar a bola, até porque estar demasiado perto do guarda-redes só serve para lhe estorvar a acção. O golo moralizou o FC Porto, que passou a ganhar mais segundas bolas e passou a impressão para o exterior de que estava mais forte no jogo, o que intensificou a dificuldade benfiquista para lidar com o ambiente e a responsabilidade do jogo.


3 FC Porto foi sempre melhor

A segunda parte começou bem e mal para o FC Porto. Bem porque Farías esteve perto de marcar logo depois do intervalo, mal porque Fucile foi expulso no minuto seguinte, o que mudou a forma de jogar dos portistas, que tiveram de recuar numa primeira reacção, aproveitada pelo Benfica para ameaçar primeiro e marcar logo a seguir. Só que quando parecia que o Benfica tinha tudo para controlar o jogo e se tornar campeão nacional, não foi capaz de o fazer, e não só permitiu ao FC Porto fazer o 2-1 como deixou o adversário empolgar-se. Mesmo com dez, os portistas jogaram com nervo para não permitirem que o rival festejasse em casa deles, mas fizeram-no de forma inteligente, com transições rápidas e bem conduzidas. Apesar de o Benfica ter conseguido alguns lances de perigo, o FC Porto foi melhor, mais determinado, teve mais vontade de ganhar. Mesmo com dez, a equipa da casa foi mais atrevida e organizada. Podia até ter marcado mais num lance muito bonito em que Guarín rematou à barra.

(Cont.)

O Situacionista disse...

Cont.)

4 Jesualdo rápido a reagir

A resposta de Jesualdo Ferreira à expulsão de Fucile não só foi determinante como rápida. Meteu Miguel Lopes, porque não podia ficar sem lateral-direito frente a Coentrão (esteve muito bem) e Di María (o maior desequilibrador do Benfica) e, ao recuar Guarín, ficou a jogar em 4x3x2, segurando bem o meio-campo sem nunca perder a noção de atacar. Também a entrada de Rodríguez apara o lugar de Farías, logo a seguir ao 2-1, era uma aposta esperada, porque o extremo ajudava mais no meio-campo e libertava a criatividade, velocidade e capacidade física de Hulk para conduzir os ataques. A inteligência de Guarín e Belluschi - que golaço! - até fazia crer que o FC Porto estava a jogar de igual para igual.


5 Benfica tem de esquecer o Dragão para pensar no título

Apesar do desaire de ontem, o Benfica continua a ter 90 por cento de possibilidades de ser campeão, porque joga em casa no último jogo e só precisa de um ponto. É certo que perdeu alguns jogadores importantes para esse jogo, mas se há plantel com duas opções válidas para cada lugar, é o do Benfica, embora tenha de apresentar uma ala esquerda totalmente nova, porque vão faltar Coentrão e Di María. A pressão continuará a ser inimiga, mas como o empate é suficiente, o Benfica terá de fazer um jogo inteligente, esquecer o que se passou frente ao FC Porto e concentrar-se unicamente nesse encontro. O Rio Ave não tem nada a perder, vai jogar desinibido e pode tornar-se um opositor perigoso. A equipa da Luz vai ter de atacar esse jogo com tranquilidade e pés bem assentes na terra, consciente de que só precisa de um ponto e não tem necessidade de correr riscos."
( http://www.ojogo.pt/26-123/artigo862430.asp )


Penso que o João Pinto só se esqueceu de dizer que os vermelhos tinham reserBado um banho de bola no inferno do Dragão ...

Ricardo disse...

Estranhos fenómenos, os que esta época desportiva está a fazer sobressair. Depois de virmos assistindo à belenização do Sporting, clube cujos objectivos para esta época, traçados pelo cabeça de cotonete, passaram por assegurar quanto antes o 4º lugar e que está - é sempre bom recordar - a 28 pontos do Benfica, o que faz com que esteja mais perto, em termos pontuais, dos dois últimos do que da liderança, deparei-me hoje com o fenómeno da sportinguização do Porto. Se acho normal deleitar-me com momentos sublimes do Sporting, como o de hoje, em que, sofrido um golo em Alvalade, os sportinguistas aplaudiam eufóricos o golo dos portistas no Dragão, ainda não tinha vivido a loucura generalizada de adeptos do Porto por, vencendo o Benfica, garantirem o 3º lugar, dizerem adeus à Champions e adiarem a festa do título ao eterno objecto da obsessão deles: o glorioso.
Dar-me conta disto foi tão refrescante e tão agradável que até dei por mim a ficar feliz por termos perdido no Dragão e por o Braga ter marcado aquele golo-em-fora-de-jogo-e-dado-de-bandeja-pelo-guarda-redes-do-Paços. Porque se evitou muita espuma aos cães raivosos tripeiros pelas ruas da Invicta e porque comemoraremos na nossa casa, na Luz de todos os sonhos.
Somos cada vez mais o único grande clube em Portugal. Por aquilo que somos, que temos, que ambicionamos, mas acima de tudo porque nos preocupamos única e exclusivamente com as nossas vitórias, com o nosso destino. Assistimos assim, caros companheiros, a uma cada vez maior benfiquização do Benfica.

Paulo Marques disse...

São cada vez mais grandes a ir com a cauda entre as pernas sempre que o árbitro não vos dá o jogo de bandeja, e muitas vezes (como ontem), mesmo em outros jogos.
Ontem houve um pouco de justiça. Para o ano, sem o pavão-mor, vai haver muito mais.

Ricardo disse...

Queres mesmo falar do árbitro, Nightwish?

É que eu achei a vitória do Porto totalmente justa e, se quiseres falar de futebol, vamos a discussões sérias. Agora, o árbitro? Quer dizer, o homem é mau, errou para os dois lados, mas parece-me que o Benfica foi de longe mais prejudicado pela arbitragem.

Mas percebo que se o Jesualdo diz, o adepto repete.

Fala também no regresso aos gloriosos anos 80 e 90, em que se permite tudo ao porto e aos seus adeptos: pedradas ao autocarro do Benfica, lançamento de bolas de golfe durante todo o jogo, adeptos a espumarem da boca, funcionários do clube a provocarem o treinador do Benfica. Qualquer gajo lúcido repudia o que se passou ontem. Mas para isso é preciso gostar mais da civilidade do que odiar um clube. O que não é, seguramente, o vosso caso.

Mr.Duke disse...

Um clube grande quer sempre ganhar...

As queixas relativas à PSP deviam ter aparecido quando a camioneta de adeptos do FCP foi impedida de entrar em Lisboa para apoiar a equipa num jogo de hoquei.

Por falar em hoquei, foi também após um jogo de hoquei que os animais vermelhos agrediram jogadores até de taco na cabeça.

Uma grande penalidade sobre o Hulk, dois ou três segundos cartões amarelos por mostrar, uma agressão a passar em claro e a expulsão ao Maxi - já é da praxe - tantas foram as agressões que cometeu esta época que já é normal passar em claro, até jogadores isolados pode agarra com as mãos.

CONTRA 10, REPITO CONTRA, O SUPER MILHAFRE CONSEGUIU NÃO SÓ SOFRER 2 GOLOS, PODIAM TER SIDO MAIS, PERDER O JOGO, E IR EMBORA COM O RABINHO ENTRE AS PERNAS A DIZER QUE NADA SABIA DIZER.

O Quique é um homem feliz conseguiu aquilo que o Jesus não conseguiu contra os 4 de Liverpool.
O Coentrão deve ser o lateral da selecção mas não serve para jogar em Anfield.

O Ricardo de futebol não pescas nada, sobre ganhar nada sabes.
Desde o teu nascimento só existe uma equipa grande o FCP.
Quantos títulos europeus visto o teu clube ganhar - pois bem parecia.

São grandes pelo que têm e ambicionam!!!!!
Nos últimos 30 anos têm muito pouco, não ambicionam nem ganha nada e nem tão pouco são a EQUIPA PORTUGUESA COM MAIOR PALMARÉS EUROPEU, A EQUIPA PORTUGUESA COM MAIS PALMARÉS EUROPEU.

Barba azul disse...

Reserbas canceladas!

O Situacionista disse...

Toda a gente viu ontem o Luisão, ao intervalo, ao entrar para o túnel (lá está, sempre os vermelhos e os túneis !!!) a agredir um espectador, com o arremesso de um objecto.

Vamos ver que benesse lhe reserBa o corrupto Costa ...

Ricardo disse...

Mr. Duke,

"As queixas relativas à PSP deviam ter aparecido quando a camioneta de adeptos do FCP foi impedida de entrar em Lisboa para apoiar a equipa num jogo de hoquei."

Há duas formas de encararmos isto daqui em diante: vamos todos parar com esta estupidez ou vamos continuar a alimentar ódios, relembrando casos passados. Eu não corroboro atitudes imbecis das claques do Benfica. Mais uma vez: eu NÃO corroboro atitudes imbecis das claques do Benfica. Pelo contrário, repudio-as veementemente. Como vocês deviam repudiar o que as claques portistas fazem. Isto para mim é branco no vermelho ou branco no azul, se quiserem.

Outra coisa é uma atitude generalizada de ódio por parte dos adeptos "normais". Isto é que me preocupa verdadeiramente, porque espelha um sentimento colectivo e não apenas um fenómeno localizado por parte de uns energúmenos que - já o sabemos há muito tempo - usam o futebol para libertarem as próprias frustrações. Esses imbecis, na sua maioria, nem sequer gostam de futebol, vêem-no como uma porta aberta para o vandalismo. E isto serve para portistas, sportinguistas, benfiquistas ou membros de claques de outros quaisquer clubes.

O que eu não suporto é ver pessoas com filhos, com emprego, dedicadas no além-futebol à lucidez e à civilidade embarcarem nesta parvoíce sem fim do fanatismo clubístico. E aí - vocês discordem à vontade mas no fundo sabem que foi e é assim - Pinto da Costa sempre teve um papel negativo na forma como fez crescer o FCP, a partir de um sentimento bacoco contra os outros, os maus da capital.

Isto é futebol, não é uma guerra. Ontem foi "só" mais um jogo. Cheio de rivalidade, certo, mas que pode, deve e TEM de ser encarado como isso mesmo, um jogo entre duas equipas rivais mas não, pelo menos na minha visão, entre inimigos.

Sobre o jogo jogado: o Porto demonstrou uma atitude excelente, principalmente a partir do momento em que ficou reduzido a 10. Quando o Benfica empatou, pensou-se que a vitória (ou, pelo menos, o empate) não fugiria aos benfiquistas mas só a honra, o espírito de entreajuda, a entrega, o querer fizeram do jogo de ontem um jogo com um volte-face inesperado. O Porto foi melhor porque quis mais, deu mais, lutou mais; o Benfica perdeu o jogo porque, tendo sido superior enquanto estiveram 11 para 11, foi arrogante depois de ver Fucile expulso e ter feito o empate. Julgou, pela qualidade que tem, que o jogo estava feito. Esqueceu-se que o Porto, apesar da época irregular que tem feito, continua a ser uma equipa de bons jogadores e esqueceu-se - para mim o erro crucial - que para o Porto este jogo era mais do que um jogo, era uma questão de honra. E, portanto, ganhou bem, nada a dizer.

Estranho é a festa por o Braga ter ganho. É que na próxima jornada os bracarenses têm um jogo muito complicado e, portanto, se tivessem empatado (ou perdido) talvez ainda perdessem o segundo lugar para o Porto. Mas aí o adepto portista fez o que lhe está na pele: odiou mais o Benfica do qu quis bem ao próprio clube. E é aí, nesse contexto da obsessão, que eu digo que o Benfica é, de facto, o único que, primeiro, quer a vitória própria e, depois, a derrota dos adversários.

E mais me ajudas, Mr. Duke, quando dizes - e é verdade - que o Porto tem sido muito mais ganhador do que o Benfica. Então por que carga de água o trauma Benfica não vos sai da cabeça? Queres uma resposta: porque o vosso presidente não vê outra coisa à frente. E vocês não ouvem ninguém além dele.

Barba azul disse...

Ricardo

Não sei se te levas a sério, a sério?

Pelo meu lado, tenho muito boa vontade, gosto de que apareças por aqui (por alguma espécie de "heterossexualidade futebolística", sinto mais vontade de discutir contigo do que comprazer-me com os meus pares :); por outras palavras - em sentido completamente figurado! - dá-me prazer "f....-.." a paciência...), mas sinceramente, se queres que te levemos a sério não podes vir para aqui escamotear as coisas que prejudicam o Benfica e descrever de maneira hiperbólica as malfeitorias dos portistas!

Deixa-me citar-te: "Fala também no regresso aos gloriosos anos 80 e 90, em que se permite tudo ao porto e aos seus adeptos: pedradas ao autocarro do Benfica, lançamento de bolas de golfe durante todo o jogo, adeptos a espumarem da boca, funcionários do clube a provocarem o treinador do Benfica. Qualquer gajo lúcido repudia o que se passou ontem. Mas para isso é preciso gostar mais da civilidade do que odiar um clube. O que não é, seguramente, o vosso caso."

Pois não, aqui só tu é que és bom, Ricardo, já se sabe.

É claro que todos repudiamos e condenamos os apedrejamentos de camionetes, e estou-me a referir a esse de ontem. E creio que a maioria dos portistas não espumamos pela boca, nem provocaríamos o Jesus na "nossa casa". Mas tu pareces não ter sido informado do apedrejamento similar à camionete do Porto e ao carro do PdC, quando do SLB-FCP deste campeonato? Eu sei que a CS só se lhe referiu de raspão, mas deves lembrar-te? Ou achas que havia motivos aceitáveis, nesse caso? Talvez o mau gosto da cor?
E "adeptos a espumarem da boca, funcionários do clube a provocarem o treinador do Benfica"? Bem, eu não gosto disso, mas enfim, hás-de lembrar-te de muitas situações semelhantes com adeptos benfiquistas, desde o "diabo" que deu uma cachaçada num fiscal de linha já não sei contra que equipa, passando pelos apupos ao PdC numa Conf. de Imprensa na Luz, em que cortaram o pio ao PdC, o Nuno Gomes largava queixinhas (-
Ó Nuno, desculpa lá, não tinha percebido! Vem falar tu.)e pelos insultos ao R. Teles durante o mesmo SLB-FCP desta época, etc, etc.

Isto para não falar de atrocidade e prepotências maiores, como a morte de adpetos de outros clubes, ataques em massa e com massas, etc.

Sem uma atitude coerente da tua parte, não esperes ter crédito quando desafias alguém com "se quiseres falar de futebol, vamos a discussões sérias..."

O Situacionista disse...

Mais uma sobre os marginais:

"Rui Costa passou pelo balneário

Suspenso "para o exercício de funções de dirigente no âmbito das competições desportivas" na sequência do Braga-Benfica, o director-desportivo dos encarnados esteve no balneário da equipa no final da partida, revelou, a O JOGO, uma fonte oficial do FC Porto. Esteve, mas não devia, porque está suspenso. Rui Costa, refira-se, assistiu ao jogo num dos camarotes, de onde foi escoltado pela polícia até à porta do balneário do Benfica."
( http://www.ojogo.pt/26-123/artigo862295.asp )


P.s. - Quantos jogos irá apanhar o Luisão ?

Eterno Dragao disse...

Ricardo,

Onde diz "Somos cada vez mais o único grande clube em Portugal.", não deveria ler-se "o clube mais grande de Portugal"?

Fico feliz por perceber que o Ricardo não nos entende. Na verdade, ficamos contentíssimos por ontem ter ficado confirmada a perda de acesso à Champions e por termos ganho ao tal "mais grande" (sobretudo, nas condições que caracterizaram este campeonato e que ontem se repetiram).

Eu explico: para além da rivalidade natural (que é igual ou pior, do vosso lado), nós gostamos de ganhar às equipas que jogam bom futebol: a este Benfica, ao Braga, ao Arsenal (sim, também lhes ganhámos um jogo). É esta a nossa "sportinguização". Espero que os líderes do seu clube tenham a mesma sobranceria do Ricardo. Os benfiquistas são mesmo incorrigíveis: não percebem a diferença entre estrutura e conjuntura. Basta ganhar um jogo ou (eventualmente) ganhar um campeonato na última jornada para pensarem que são os melhores (os mais grandes) do mundo...

Ricardo disse...

O que me preocupa nos dias que correm é a questão financeira do clube. É que temos os parques, os largos, as rotundas, as estátuas, os estádios reservados há mais de duas semanas. Isto, parecendo que não, sai caro e não sei se o Benfica tem dinheiro para suportar mais este investimento na festa.

Pelo sim, pelo não, acho bem que a Direcção não aceite reservar mais lado nenhum. Até porque já está tudo reservado. Se for preciso, entra-se à socapa pelas portas do fundo. Ou, como diria Vieira, faremos as coisas "por outro lado"...

Quanto ao comentário do Eterno, diria apenas que arrogância é achar que uma cidade é só de um tipo de adeptos. O Porto (cidade) é muito maior e melhor do que isso.

Eterno Dragao disse...

O Ricardo até fica atordoado com tanta gente a bater-lhe. Eu escrevi "portuenses"?

Quanto ao investimento... já lhe dissemos que aqui, no blogue, somos do Rio Ave desde pequeninos?

Paulo Marques disse...

Queixas policiais? A própria polícia diz que não houve nada demais à entrada do jogo. O resto são os filmes habituais. A menos que te refiras a mais uma entrada à cacetada da polícia no meio dos bárbaros que nunca sabem perder.
Mas coitadinhas das meninas, tenho a certeza que aquelas bolas de menos de 50g devem ter provocado muitas lesões, eu se fosse o Jesus nem os fazia treinar hoje, deve ser só nódoas negras...
Quanto ao árbitro, epah, nem sei que te diga, nem uma expulsão exagerada, quatro expulsões perdoadas (Luisão, Maxi, Coentrão, Di Mergulho por simulação, outra vez) e dois penaltys não marcado te chegam para o SLB não ser beneficiado. É o hábito, eu percebo-te. Só porque se vê na repetição em câmara lenta de trás da baliza (e mais nenhuma) que o Álvaro toca primeiro no joelho já torna o jogo num autêntico roubar do título. Mas és dos tais que acha que o SLB foi roubado na Luz porque o Rodriguez deu um soco à bola a seguir a um canto que só o Lúcilio viu no país inteiro.
Vergonhinha na cara, não? Em jogos díficeis, tirando a vergonhosa exibição portista na final da taça da cerveja, ninguém viu super benfica nenhum.
Para o ano, sem o pavão-mor, é que vai ser uivar... A menos que, como dizes, o Vieira continue a fazer as coisas por outro lado.

O Situacionista disse...

Eterno,

De facto, assim é.

No meu caso, penso que derivado de sempre ter gostado muito de pesca.

E como Vila do Conde é uma famosa zona piscatória ...

Claro que apenas concedo 1% de hipóteses de vitória ao NOSSO Rio Ave.

Mas, em futebol, 1% é uma imensidão !

E seria o GOZO do século ...

Do género:

"Palhaços reserBados" ...

O Situacionista disse...

COMUNICADO DO FC PORTO:

"Tendo em apreço o jogo da 29ª jornada da Liga 2009/10, entre o FC Porto e o SL Benfica, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD comunicar o seguinte:

1 – O SL Benfica não tem dimensão moral para apontar o que quer que seja em matéria de comportamento de adeptos e de organização de jogos;

2 - O clube, de resto, é o denominador comum nos seguintes factos: morte de espectador numa final da Taça de Portugal; ataque a uma equipa de hóquei em patins, que deixou um atleta do FC Porto em coma; incêndio de um autocarro de portistas em visita ao pavilhão da Luz; invasão de campo e agressão a um árbitro assistente; conivência e apoio a claques não legalizadas, que acarreta multas a ritmo quase semanal, devido ao lançamento de material pirotécnico diversificado; colocação estratégica de stewards num túnel, a fim de provocar a equipa adversária;

3 – Não faz sentido, por conseguinte, que dirigentes ou papagaios falem sobre temáticas como a segurança. E não será a complacência ou o deferimento das forças da autoridade que apagará os factos supracitados ou legitimará discursos atabalhoados;

4 – O jogo deste domingo, no Estádio do Dragão, apenas veio sublinhar o despudor vermelho;

5 – É normal que «virgens ofendidas», que conseguem que a polícia responda a sacos de tinta com tiros de «shotgun», arrombem portas de um balneário?

6 – Faz sentido que um dirigente suspenso consiga comparecer na zona técnica, ainda por cima com direito a escolta policial?

7 – É «fair play» ver um jogador lançar um objecto e cuspir para a bancada?

8 – A violência é algo que, efectivamente, deve ser erradicado. Mas a incoerência, os abusos de autoridade e as provocações também devem sê-lo;

9 – Diz o SL Benfica que a PSP deve ter «critérios uniformes por todo o país». Aqui chegados, finalmente uma verdade. De facto, os critérios devem ser uniformes, mas acontece que nunca o FC Porto entrou em Lisboa com tiros de «shotgun» (basta recordar a recente chegada da comitiva do FC Porto ao Estoril…), nunca um comandante de polícia fez uma espécie de «guarda de honra» aos seus responsáveis e nunca um par de agentes acompanhou um treinador azul e branco à sala de Imprensa;

10 – O FC Porto aguarda tranquilamente os relatórios da força policial e dos responsáveis da Liga, seguro de que, dentro do campo, derrotou claramente o seu adversário e que este campeonato será para sempre recordado por túneis e pelas decisões da Comissão Disciplinar.

( http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futcomunicadosad_030510_52259.asp )

O Situacionista disse...

Depois de ler este comunicado do FC Porto, especialmente os pontos, 5, 6 e 9, lembrei-me logo do seguinte:

Não será por acaso que um dos compinchas habituais do Orelhas no camarote presidencial do galinheiro dos vermelhos é o ... ministro da admnistração interna ...

Ricardo disse...

Claro, claro.

Futebol e política, política e futebol, claro que sim, é o Benfica que comanda. O Porto? Nunca teve nada a ver com isso! Era só o que faltava!

Deixa lá ver o que disse o sub-comissário da PSP do Porto ontem: "garantimos que não houve arremesso de pedras no trajecto em que seguiu o autocarro do Benfica".
Nisto, o jornalista, que tinha visto portistas a atirarem pedras e tinta e sei lá mais o quê, responde: "peço desculpa, mas temos imagens do arremesso de pedras ao autocarro do Benfica!", ao que o polícia, meio embaraçado: "hmm, bom, mas podemos garantir que não houve feridos!"

O que é isto, pá? Mas, afinal, este homem é sub-comissário da PSP ou do FCP? Ridículo.

Paulo Marques disse...

Violência violência foi mais uma carga policial contra os desordeiros do costume. Vê lá, Ricardo, que os milhafres nem tiveram que caminhar kilómetros a pé, nem tiveram à chuva uma hora, nem chegaram tarde ao jogo. Tomara os provincianos de Lisboa mostrar o mesmo respeito. Quando ao autocarro Benfiquista, nunca teve em nenhum perigo e o SLB bem o sabe, tem é mau perder.
Finalmente uma grande resposta do clube para fazer falar a CD. Agora espera-se uma comunicação "interna" aos SD para controlarem melhor os meninos e para a próxima atirarem a tinta sem garrafas.