sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Em gestão de esforços... mas não de vitórias!!!

Taça da Liga, 1ª jornada, 3ª fase
Estádio do Dragão, no Porto

Árbitro: Artur Soares Dias (Porto)

FC PORTO: Ventura; Sapunaru, Stepanov, Pedro Emanuel «cap» e Benítez; Tomás Costa (Diogo Viana aos 73m), Pele e Guarín; Candeias (Rabiola aos 67m), Farias e Mariano (Josué aos 87m);
Treinador: Jesualdo Ferreira;

V. SETÚBAL: Bruno Vale, Janício, Robson, Auri e Cissokho; Ricardo Chaves; Elias, Sandro «cap» (Bruno Gama aos 46m) e Bruno Ribeiro (Mateus aos 78m); Leandro Lima e Leandro Branco (Carrijo aos 81m);
Treinador: Daúto Faquirá;

Resultado final: 2-1;
Marcadores: Farias (aos 31m), Leandro Lima (g.p., aos 61m) e Rabiola (aos 77m);


Não tive coragem e por isso fiquei em casa. No quentinho.
A convocatória também não “puxou” por mim. Fez-me desconfiar da qualidade do espectáculo e do resultado. Embora compreenda e aceite a necessidade imperiosa de rotatividade e gestão de jogadores.
.
Vi, portanto, o jogo pela TV e confesso que não fiquei muito desagradado. Acho até que foi um jogo muito útil.
Porque:
- Mostrou que temos jovens jogadores com qualidade e com um futuro bastante promissor;
- Serviu para que JF perceba que tem jogadores capazes de responder à altura quando são chamados à titularidade e que lhe oferecem uma diversidade de recursos importantíssima para quem está em várias frentes;
- Demonstrou que outros não são opções de 1ª linha e (para já) autênticos erros de “casting”;
- Provou que este plantel (na sua generalidade) já percebeu que neste clube tem de jogar para ganhar seja contra quem for, jogue quem jogar;
.
E como a isto tudo conseguimos aliar uma vitória numa competição que também queremos conquistar, podemos então concluir que este foi um bom dia para o FCP.

Entre outros, permito-me destacar:
- Diogo Viana, que cada vez mais me faz chegar à conclusão de que o negócio de Hélder Postiga foi bastante proveitoso… para o nosso lado. Será que pelos restantes 50% o Sporting não terá por lá outra “pérola” que nos queira oferecer?
- Ventura, com uma exibição quase isenta de erros.
- Guarín, mais uma vez a demonstrar que é uma alternativa válida para a equipa titular.

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
«Nota-se alguma falta de ritmo, como seria de esperar, mas não senti que houvesse quebras do ponto de vista táctico. Alguns jogadores sentiram mais dificuldades do ponto de vista físico, porque estiveram algum tempo parados, como acontece com Sapunaru, Benítez ou Stepanov. Este jogo serviu de atestado de confiança para estes jogadores. Estou seguro e sereno em relação a todos os jogadores.»
Sobre se esta competição está a ser levada a sério: «Nós levamos esta competição a sério. Não podemos interpretar a questão em função dos jogadores apresentados esta noite. Lá fora, essa rotação acontece. Na Taça de Portugal, também faço a gestão que entendo. A seriedade só poderia ser colocada em causa se não tivemos sido competentes esta noite. A utilização dos 23/24 jogadores tem de ser uma realidade ao longo da época. Os jogadores do F.C. Porto são obrigados a serem competentes quando são chamados.»
Sobre a que se deveu a saudação a Mariano no final do jogo: «Às vezes é importante ver o currículo dos jogadores. O Mariano é campeão olímpico, campeão em Itália, jogou pelo Inter. Não entrou bem no F.C. Porto mas continuo a achar que é um excelente jogador. Sei lidar com ele e considero que é um elemento muito importante no plantel do F.C. Porto.»

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

14 comentários:

Digital Zone disse...

Wow, beautiful pictures.
Very nice blog.

Please visit:

http://bali-worldresorts.blogspot.com

Keep blogging.
Happy everyday.

O Situacionista disse...

Tal como o Penta, também fiquei em casa...

Vitória preciosa num jogo lento mas agradável.

Depois, começo por destacar um nome. Um grande nome. Um grande Dragão. Um Dragão cheio de carácter. Um Dragão exemplar - PEDRO EMANUEL !

Obrigado pelo teu exemplo, Pedro. A tua atitude marcou a de todos os outros.

De seguida, 2 referências estranhas mas justas, daqueles que para mim foram dos melhores em campo:

Mariano e Benitez.

Sobre o primeiro não deixam de ser curiosas as palavras que o prof. disse dele e que o Penta cita no post. Eu sempre pensei muito bem do Mariano, o problema é que ele sempre fez questão de me desmentir...

Mas insisto, onde Mariano pode ajudar é a médio interior e não nas alas.

Quanto ao Benitez, ontem parecia outro jogador. Já nem digo nada...

Farías, como não podia deixar de ser num jogo de taça, marcou um golo.

Claro que não posso deixar de falar na juventude. Já aqui tinha chamado a atenção para o Diogo Viana - muito bem !

Rabiola mostrou faro de golo.

Quem me decepcionou bastante foi Sapunaru. O que não foi nada bom. Até porque nós precisamos muito dele. A ver vamos.

Por fim, uma palavra para o jogo do Setúbal - miserável.

O Situacionista disse...

Só mais uma nota, só não falei no Ventura porque gostei tanto dele que prefiro não dizer nada.

O Situacionista disse...

Afinal, ainda tenho mais uma - ao contrário do Penta, não gostei particularmente da exibição do Guarin.

dragao vila pouca disse...

Partindo do princípio que a Taça da Liga está em quarto lugar na escala de prioridades e tendo em conta a equipa utilizada, era difícil pedir mais.
Mesmo assim, houveram jogadores de quem esperava mais, esperava que aproveitassem, para mostrar ao treinador, que podem ser opções a ter em conta. Refiro-me ao Candeias, mas também ao Sapunaru -tem a desculpa de ter vindo de uma lesão e de ter estado parado muito tempo -, ao T.Costa, Benítez, Farías e aquele que foi a grande desilusão -esperava, tendo em conta os últimos jogos, muito mais -, F.Guarín.
Os miúdos aproveitaram bem, mas ainda é cedo para grandes conclusões e não gostei de ver já no Jogo um grande destaque ao D.Viana. Calma, muita calma, pois muitas vezes é assim que se perdem jogadores.
Um abraço

Vímara Peres disse...

O Leandro Lima não jogou mal. Parece-me que tem potencial, apesar da idade...

Não gostei de o ver assobiado, o penalty sobre ele foi indiscutível, e ainda nos fez o jeito de falhar o segundo!

Já agora, o Pélé, mostrou alguma coisa de jeito ou não? Joga numa posição importante para o Porto, gostava de saber a opinião de olhos mais entendidos que os meus.

Paulo Marques disse...

Então agora é correr contra o defesa e esperar que o árbitro marque penalty? Não nos esqueçamos que isso era dar razão aos lagartos...
O segundo pareceu-me que foi na parte da frente do ombro, mas enfim. Ganhamos.

Mr.Duke disse...

Quanto à exibição do Benitez estou em total desacordo, fez faltas desnecessárias, atacou razoavelmente bem, mas a defender com jogadores de outro calibre não me parece ter condições para jogar no Porto, o Sapunaru é preciso não esquecer que veio de lesão e como tal os índices físicos ainda estão muito baixos.
Boa exibição do Mariano do sempre grandioso Pedro Emanuel e o Stepanov pela primeira vez não cometeu erros que dessem origem a golos, esse foi para mim uma boa surpresa, grande surpresa aliás.

O Situacionista disse...

Justiceiro,

Já que os mais entendidos ainda não lhe responderam, venho cá eu dar-lhe a minha opinião:

O Pelé jogou q.b..
Não comprometeu (o que naquela função é essencial) e quis mostrar que tem valor também nas bolas paradas.

(Alías, este ano o prof. deve andar a treinar as bolas paradas que nem um desaalmado. Ainda bem !)

Parece-me é algo distante e triste. E quem joga com alegria joga muito melhor. Creio que devia estar à espera de ser titularíssimo, e saiu-lhe o tiro pela culatra. Tem de perceber que só dando 110% poderá jogar. Mas concordo totalmente que ainda nos pode ser muito importante.


P.s. - Quanto à idade do Leandro sugiro a leitura da "piada do dia" na última página de OJOgo. Está magnífica !

O Situacionista disse...

Quanto às arbitragens:

Para os vermelhos o tradicional colinho ... penalty escandaloso quando estava 1-0.

Para nós, ou melhor, contra nós, foi um ver se te avias de penaltys ... e qual deles o mais duvidoso ...

dragao vila pouca disse...

Uma nota sobre o lateral-esquerdo: segundo A Bola online o empresário António Araújo e Cissokho estão reunidos com o presidente do V.de Setúbal, para tratarem do ingresso do lateral sadino no F.C.Porto.
Do F.C.Porto irão para a cidade do Sado e emprestados, Candeias e Nuno Coelho que está no Portimonense.
Acho que é capaz de ser verdade.
Reservo a minha opinião sobre o assunto, para mais tarde.

Um abraço

O Situacionista disse...

Ontem estive atento ao homem. Ataca bem. Muito bem. Fiquei foi com algumas dúvidas a defender.

Mas, tudo ponderado, parece-me uma opção positiva.

Mr.Duke disse...

Benítez 5

Desde que foi substituído na Figueira da Foz, no dia 1 de Novembro, nunca mais tinha sido titular. Ontem, notou-se, teve dificuldades na cobertura e no jogo aéreo que Sandro quase aproveitou (18'). Teve um bom cruzamento (31') a que Candeias não chegou.

Fonte: Jornal OJogo


Sapunaru e Benítez
Novo teste para dois laterais que ainda não convenceram os adeptos do F.C. Porto. Sapunaru, o mais cotado, voltou a desiludir, entornando o caldo com a grande penalidade cometida sobre Leandro Lima. Do lado esquerdo, Benítez até deu nas vistas com várias incursões ofensivas, mas continua a vacilar no período de recuperação posicional.

Fonte: Maisfutebol

rapariga do norte disse...

E eu nem pela tv, só consegui ver dois ou três lances.-( Consegui ver o segundo golo do Porto e a assistência do Diogo Viana é muito boa... Mais não posso dizer, porque não vi...