segunda-feira, 12 de janeiro de 2009

Assim não vamos lá...

14ª Jornada da Liga Portuguesa 2008/09
Estádio do Dragão, no Porto
Árbitro:
Luís Reforço

FC PORTO: Helton; Fucile, Rolando, Bruno Alves e Benítez (Mariano aos 61 min); Fernando (Guarín aos 68 min), Raul Meireles (Farias aos 80 min) e Lucho «cap.»; Lisandro, Hulk e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

TROFENSE: Paulo Lopes; Paulinho, Milton do Ó «cap.», Valdomiro e Areias; Mércio, Delfim, Hugo Leal (Pinheiro aos 82 min) e Tiago Pinto; Hélder Barbosa (David Caiado aos 65 min)e Reguila (Rui Borges aos 89 min);
Treinador: Tulipa;

Resultado final: 0-0;


Vergonha.
É o termo mais suave que consigo proferir depois do que se passou este domingo.
.
Vergonha pelo o que se passou na “Cesta do Pão”. Jogo no qual se reinventou o célebre “roubo de igreja” actualizado agora para “roubo de CATEDRAL”. Ficando claro (se ainda haviam dúvidas) para quem se dirigia a frase “espero que nos deixem ganhar a Liga dentro do campo”.
Mas que será certamente analisado pela habitual e desprezível corja jornaleira como normais circunstâncias de jogo. Afinal de contas, vale tudo para que se concretize o “desígnio nacional” de levar os abutres a serem campeões. Ui, se fosse ao contrário…

Vergonha pelo o que se passou no Dragão:
- Pelos erros da equipa de arbitragem(?) que nos prejudicaram decisivamente (curioso o nome do árbitro);
- Pela falta de atitude e de personalidade não só da generalidade dos jogadores, mas também do nosso destreinador (nunca mais chega o fim da época), que deveriam e poderiam fazer MUITO mais, independentemente da arbitragem (ainda hoje estou para perceber como é que o Lucho jogou os 90 minutos);

E por aqui me fico.

Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

7 comentários:

O Situacionista disse...

Ontem estava desolado.
Hoje ainda estou mais.

O prof., na conferência de imprensa de antevisão deste jogo e referindo-se à possível perda do comando do campeonato tal como já sucedeu nas primeiras jornadas, disse qualquer coisa do género: "à primeira todos caem, à 2ª só cai quem quer".

Bom, eu não vou dizer que o prof. quis cair.

Muito menos que à 3ª, se a houver, só cai quem é burro.

Apenas vou dizer que quem dá o que tem a mais não é obrigado. Goste-se ou não. Eu não gosto, mas resta-me aguentar.

E, por favor, não me venham com a lenga lenga do árbitro (de arbitragem, vou falar e muuito, mas não é neste jogo). É confrangedor vir com essa desculpa. A nossa exibição, apesar das inúmeras oportunidades, foi de uma probreza franciscana.

Muito menos com ataques ao Trofense, que se limitou a fazer o seu trabalho e a quem endereço os meus parabéns (belíssimo conjunto, e muito bem orientado).

Aliás, os jogadores também me merecem uma palavra - CONFORMADOS !

Só excepciono 3 casos - Benitez, por não ter comprometido e até ter dado alguma profundidade à esquerda; Fernando, que saiu quando estava melhor; e Hulk, incansável, do primeiro ao último minuto.

Lisandro e Luxo estiveram miseráveis. E já me começam a perturbar. Especialmente o primeiro. Devem ter estado a poupar-se para correrem em frente ao Maradona no avião...

Ainda tive a esperança que as substituições do prof. pudessem mexer com a equipa. Mas quando percebi quais eram, tal a previsível fragilidade, até tive receio de perder o jogo.

Como podem as substituições começar aos 60 minutos ?
Como pode Luxo acabar o jogo ?
Como pode entrar Guarin (que toda a gente já percebeu que não joga nada a trinco) para o lugar de ... Fernando e não de ... Luxo ... ou de Meireles ?
Como pode Mariano entrar sem ser para o lugar de ... Meireles ou Luxo ?
Como pode Farías entrar sem ser para o lugar de um defesa (Rolando ou Fucile)?
(e só admito que Lisandro acabasse o jogo porque é avançado)


Enfim, foi deixar correr o marfim...

O jogo de ontem deixou-se uma sensação terrível. Nem a vou expressar. E depois de ver o que se passou no jogo dos vermelhos...

dragao vila pouca disse...

Mais do mesmo: equipa sem chama, sem crença, incapaz de colocar em campo a vontade e o espírito necessário para ganhar e manter a liderança.
Treinador medricas, tolhido pelo medo, que sabendo como o Trofense vinha jogar foi incapaz de ser ousado, arriscar, meter a carne toda no assador...não, resolveu jogar com o Benítez, que não consegue passar a bola em condições com as mãos, quanto mais com os pés.
Erros do árbitro?! Falta de sorte?!
Foi a arranjar estas desculpas, para não ganharmos a equipas como o Trofense, que chegamos ao topo do futebol Europeu e Mundial? Não, não foi! Foi com ousadia, com valentia, com coragem e sem medo de nada...quem não for capaz de perceber, isto está no clube errado!
2 pontos perdidos com o R.Ave, + 3 com o Leixões, + 3 com a Naval, + 2 com o Marítimo, +2 com o Trofense.
Porquê? Porque somos uma equipa de contra-ataque - agora pomposamente chamado de transições rápidas - e que tem muitas dificuldades em jogar contra equipas fechadas que não saem para jogar. Este é o problema e tem sido o problema...o resto são desculpas esfarrapas, à boa maneira dos nossos rivais lisboetas.
Será que nem contra estas equipas temos um jogo calmo e tranquilo?
Um abraço

rapariga do norte disse...

Sabem que mais quanto ao jogo de ontem nem comento, simplesmente quero dizer que não se podem perder pontos assim, quando se quer ser campeão!

Eterno Dragao disse...

Eu ainda estou tonto. Deve ter sido a exibição do Lucho (velocidade, garra, atitude) que me deixou assim. Está um jogador de "alta rotação"... Vai ser impossível segurá-lo, tanta vai ser a cobiça dos grandes emblemas europeus.

Fanático disse...

Exibição descolorida, em que se é verdade que não faltaram oportunidades (ao contrário do jogo com o Marítimo),faltou dinâmica, imaginação e paciência para não jogar só pelo meio.

Perguntas:

1) O que se passa/ou com o Lisandro?

2) O Luxo tem alguma cláusula no contrato que impeça a sua substituição?

3) O JF tem alguma cláusula no contrato que o impeça de fazer substituições na primeira parte ou no intervalo?

O Soldado Azul disse...

Quanto ao BICAMPEÃO DO MUNDO mais uma vez demonstrou as fragilidades quando defronta uma equipa completamente "fechada" !!!! Jogo muito similar ao do Maritimo com a agravante que tivemos oportunidades descaradas !!!! Temos que ser mais eficazes, menos nervosos, acreditar que somos melhores, que devemos suar a camisola !!!!
Caro Prof, o Lucho não tem SEMPRE QUE JOGAR !!!! Se não está bem (é o que parece) não deve jogar!!!
Continuamos com enormes fragilidades nas laterais, e por consequência afunilamos muito o jogo pelo meio, tornando a missão de atacar muito mais dificil !!!!
Caro Prof, temos que alterar a forma de atacar, temos que preparar os jogadores psicologicamente para não ter receio em atacar, em encarar o adversário de frente !!! Temos que ter velocidade por forma a criar espaços, temos que treinar a finalização e temos que lateralizar o jogo !!!!
TEMOS QUE ACORDAR !!!!!!!!!
Encaremos os proximos jogos como DECISIVOS, FUNDAMENTAIS !!!!!
Só assim poderemos de alguma forma combater as "arbitragens avermelhadas" !!!!!!!
Saudações

Azzulli disse...

Alguém se importa de explicar àquele pessoal todo que os jogos começam no minuto 1????

Estou farto do jogo de "espera que caia um golo do céu" que fazemos nas primeiras partes.

A precisar marcar golo, porque é que o Lisandro vai para a direita? O Farias é mais matador??
Porque não entra o Rabiola?
Porque não colocar extremos bem ofensivos?
Andamos sempre às voltas com o Mariano e o Farias...

Quanto ao Trofense, como prémio pelo antijogo, mandava regressar todos os nossos jogadores emprestados. E emprestava-os a um adversário directo do Trofense.

O árbitro, é um palhacito.
Deixa que o antijogo continue.
Anula um golo limpo.
Não marca um penalty claro.
Onde foram buscar este cromo???