quinta-feira, 28 de junho de 2007

Futsal

Para mim, o futebol de salão, o Futsal, é um jogo de amigos.
É um modo de brincarmos ao futebol.
Eu finjo de Vítor Baía, tu de Quaresma, ele de Pepe, aquele de Adriano, o outro de Bosingwa…
Faz-se uma defesa à Baía, uma finta à Quaresma, um corte à Pepe, um golo à Ronaldinho, uma corrida à Bosingwa!
Passamos um bom bocado com os amigos, fazemos exercício, e somos craques da bola durante uns 60 minutos…

Mas é uma brincadeira, um entretenimento de amigos.
Uma “imitação da realidade”.

Arranjar 22 amigos para ir jogar ao fim da tarde, ou à noite, não seria fácil. Por isso tentamos com 10.
Arranjar um local com 90 metros de comprimento, por 45 de largura seria ainda mais difícil. Por isso tentamos um local de 40 por 20.
E ter 22 amigos disponíveis, que corram durante uma hora nesse espaço todo, parece-me uma hipótese muito diminuta…
E como não somos profissionais de desporto, somos profissionais de secretária, aguentar uma hora a correr, saltar e chutar, numa cabine telefónica, já é um grande desafio…

O verdadeiro futebol, de profissionais, joga-se em grandes espaços porque como se joga com os pés, consegue-se colocar a bola muito facilmente a 50, 70, ou mais metros de distância, pois podemos ganhar o lanço suficiente para o fazer. Com a bola na mão isso já não é possível. Também a rapidez do jogo faz com que tenha de ser jogado em grandes espaços.

Por isso o Andebol, o Basquetebol, ou o Voleibol são jogados em espaços pequenos, e o Futebol não.

O futebol de salão é para nós, os que não têm forma física, nem jeito, para serem Quaresmas ou Bosingwas.

Isto para dizer que não concordo com a ascensão da popularidade do Futsal Profissional.
Aliás, nunca vi um jogo de Futsal na televisão. Nem em lado nenhum.

A principal razão dessa ascensão, em Portugal, é o benfiquismo primário da comunicação social.
Como os vermelhos têm uma equipa no Futsal, esta deve ser uma modalidade importante!!! E se não é, passa a ser!
E na verdade, os vermelhos não ganharam em nada este ano. Só em Futsal!
E, digo eu, não deve ser muito difícil… contra o Alpendorada, Olivais, Pombal, Freixieiro, Fundação J.Antunes…

Por isso o Futsal é notícia de telejornal e tem transmissões directas na televisão.
Roubando espaço às outras modalidades.
As modalidades que deveriam ser promovidas são as verdadeiras, as Olímpicas.
Ou vamos ser um país só de futebol?
Veja-se o Hóquei! Bonito e inédito resultado neste último Mundial…
Devia haver maior destaque para as modalidades.
Elevar os jogadores a estrelas, mostrar as grandes jogadas, entrevistar os jogadores, transmitir em directo jogos de todas as jornadas, fazer publicidade.

Mas percebo porque não o fazem…
Primeiro, porque o FC Porto teria muita publicidade se o fizessem!
E depois, o País apercebia-se que isto não é só benfica. Que há uma Ovarense fantástica no Basquetebol, que há um ABC no Andebol, que há uma Oliveirense no Hóquei…

O que interessa é ver os vermelhos na televisão!...
Para evitar a diminuição de adeptos vermelhos…
E para evitar o aumento de adeptos azuis e brancos, e de tantos outros clubes por esse país fora!

E por ultimo, um Bem Haja ao FC Porto por não entrar nesta modalidade, e ser Tão Grande nas modalidades olímpicas!

9 comentários:

Anónimo disse...

Não me quero armar em espertalhão mas é BoSingwa, caramba, BoSingwa!...

Forte abraço.

Azzulli disse...

Caramba! É mesmo... :-)
E está corrigido.
Como tenho dois Z's no nome, tenho esta mania de os distribuir por todo o lado. O Lisandro também já levou com alguns...
Abraço!

Anónimo disse...

O futsal para quem o perceba, repito pra quem o perceba é um desporto bastante mais complexo em termos tecnico e tacticos do que o futebol.
No futsal um jogador menos dotado cerebralmente a nivel de jogo não tem hipotesse.
Alguns dos movimentos do futsal são aplicados em futebol de 11, as quebras, as paralelas, etc.
Um jogo de amigos é um peladão, que pode ser de 3,5,7,8,11.

O Situacionista disse...

Azzulli, perdoa-me, mas vou fugir do teu tema.

LEITURA OBRIGATÓRIA !!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Comentário de MARCELO REBELO DE SOUSA às declarações, do moralista dos moralistas (quiça mesmo, do dono da moral e dos bons costumes) que é também o maior fiscalista de todo o mundo e o 54º maior fiscalista em Portugal, sobre o chumbo na apresentação da sua tese académica .....
(o qual é também marido da procuradora especial do apito dourado...)

“Marcelo Rebelo de Sousa diz que "é falso" que tenha dito que votaria a favor nas provas de agregação do fiscalista. E acusa Saldanha Sanches de estar "perturbado".

O professor catedrático Marcelo Rebelo de Sousa acusa Saldanha Sanches de estar "perturbado" e de mentir.

Marcelo Rebelo de Sousa diz que é "obviamente falso" que tenha assumido com Saldanha Sanches o compromisso de votar a favor nas provas de agregação do fiscalista na Faculdade de Direito de Lisboa.

Sanches – que chumbou nas provas por seis votos contra três – afirmou ontem ao Expresso que Marcelo votou contra depois de lhe ter dito que faria o contrário.

Mas o professor catedrático desmente. "São duas afirmações gratuitas. Primeira, o palpite sobre uma votação secreta.
Segunda, a afirmação de compromisso meu quanto ao voto final, assumido antes da realização das três provas orais de agregação, afirmação essa obviamente falsa", afirmou Marcelo Rebelo de Sousa ao Expresso, acrescentando que "tudo só é perdoável à luz do estado de espírito de quem falou, no momento em que falou".

Além de acusar Saldanha Sanches de estar "perturbado" e de mentir – "é uma declaração maluca, obviamente nunca assumi nenhum compromisso com ele" – Marcelo explica que seria impossível ter garantido o que quer que seja ao fiscalista.

"Já viu o que seria dizer a um aluno do primeiro ano: tu és genial, vais passar. Tu és uma besta, vais chumbar. Isto é impossível", afirma o professor, que não diz mais porque houve um compromisso entre todos os membros do júri, a pedido do reitor, para não se falar mais no assunto.

Marcelo exerceu o direito de resposta a Saldanha Sanches mas os outros membros do júri não quiseram falar. Os arguentes, que discutiram as provas com o fiscalista foram Leite de Campos, Braga de Macedo e Menezes Cordeiro.

Saldanha Sanches aponta baterias ao júri

"Os professores arguentes foram manifestamente incapazes de discutir as três provas a que me propus", acusa Saldanha Sanches.

As provas de agregação consistem numa discussão entre os professores arguentes e o candidato, onde é analisado o seu "curriculum vitae", o relatório da disciplina escolhida pelo proponente e, por fim, a lição síntese proferida pelo próprio.

No que respeita à discussão do currículo, conduzida pelo arguente Leite de Campos, o fiscalista queixa-se de não ter sido feita nenhuma apreciação, quer positiva quer negativa. "A discussão baseou-se em questões genéricas sobre direito fiscal e não sobre questões específicas do meu mérito ou demérito", reiterou.

O proponente à categoria de professor catedrático também denuncia a "incapacidade de discussão" do relatório da disciplina e da lição síntese sobre o "Direito do Balanço", discussões estas que estiveram a cargo dos professores Braga de Macedo e Menezes Cordeiro, respectivamente.

Saldanha Sanches considera que foi alvo de "ajustes de contas" por não esconder "algumas opiniões menos lisonjeiras sobre alguns elementos do júri".

O Expresso contactou o presidente do júri e reitor da Universidade de Lisboa, António Nóvoa, que não quis fazer qualquer comentário.

António Sobral, porta-voz da reitoria da Universidade de Lisboa, afirmou, no entanto, que António Nóvoa "não fez parte do júri, esteve presente apenas na condição de representante da universidade".

No que diz respeito à probabilidade de reprovação de um candidato nas provas de agregação, mesmo depois do seu trabalho original ser aceite pela universidade na qual irá prestar provas, António Sobral explica que "não é normal, mas pode acontecer.”

O Situacionista disse...

Ah, tirei a notícia do Expresso On line.

O Situacionista disse...

Quanto ao futsal.... o que eu mais adoro, independentemente da maior ou menor complexidade do futsal, é ver os vermelhos a festejarem um título de outra modalidade que não o futebol como se fossem campeões da europa de ... futebol !!! Dá-me um gozo bestial !!!

Confesso que também aprecio imenso as festividades dos vermelhos quando são (d)opados, quando falam do supersónico canal de tv, quando vendem kits e, já agora, quando equipam de cor-de-rosa...

Anónimo disse...

Será altura de as ESTRUTURAS DE ADEPTOS DO FCP(Claques, Casas do FCP,Delegações, Foruns portistas, Blogsportistas etc) "DENUNCIAREM" de forma mais ou menos concertada, ao Presidente da Republica e 1º Ministro,o modo lastimavel como o FCP, è tratado em diversas areas?! Só queremos tratamento igual p/todos , como salvo erro,assegura a Constituição ,

Anónimo disse...

A capa de hoje do "Record" é de partir a rir. Uma vergonha!

Um Abraço,
Tripeiro
http://magicoporto.blogs.sapo.pt

Anónimo disse...

Vamos continuar a votar para fazer subir ainda mais o nosso grande FCP.
Orgulho em ser Dragão.

http://www.voteyourteam.com/

Votem e 1 hora depois podem votar outra vez.

Força FCPorto