terça-feira, 10 de junho de 2008

Oficial da Ordem do Infante

Vítor Baía, actual director das relações externas do FC Porto, e para sempre o "nosso guarda-redes", recebeu hoje das mãos do presidente da República a Ordem do Infante, uma das mais altas condecorações nacionais.

“Vale a pena ser sério, ter princípios e ter lutado por aquilo que sempre achei que era melhor para mim”, disse o Vítor Baía depois de ter sido agraciado por Cavaco Silva em Viana do Castelo, no âmbito das comemorações do Dia de Portugal.

Baía é o jogador mundial que mais títulos conquistou ao longo da sua carreira. Os 32 troféus erguidos demonstram a riqueza do seu percurso. Realizou mais de 400 partidas oficiais pelo nosso clube e obteve 80 internacionalizações pela Selecção Nacional.



4 comentários:

dragao vila pouca disse...

Costuma dizer-se que a justiça não se agradece, mas não posso deixar de estabalecer um paralelismo entre a atitude do actual Presidente da República, Cavaco Silva - não sou nem nunca fui cavaquista e nunca votei em Cavaco - e a atitude do anterior Presidente, Jorge Sampaio, que não condecorou o F.C.Porto, vencedor da Taça UEFA, Liga dos Campeões e Campeão do Mundo, mas condecorou Leonor Pinhão, vá lá saber-se porquê!
Um abraço

O Situacionista disse...

Baía disse também isto:

“Ninguém ganha nada sozinho e, por isso, não posso esquecer a Selecção e os 80 jogos que fiz por Portugal, mas acima de tudo e o mais importante: o meu clube.” Por falar em clube e tendo em conta que sexta-feira se saberá se os dragões vão ou não participar na próxima edição da Champions, Baía concluiu: “Estou muito tranquilo e confiante de que vamos estar na Liga dos Campeões.”


Mas a melhor parte foi esta:
“Costumo dizer que a minha missão ainda vai a meio. Ainda tenho muita coisa para fazer”."

Soajeiro disse...

“Ninguém ganha nada sozinho e, por isso, não posso esquecer a Selecção e os 80 jogos que fiz por Portugal"
O QUE GANHASTE TU POR PORTUGAL?
Um grande ZERO.
Fartaste-te de mamar pitos.
Por ex: Mundial Koreia - Japão, contra os EE UU.
Poderia enumerar "N" mas não tenho tempo.

O Situacionista disse...

A propósito de Baía e outros campeões:



“Baía e Jorge Costa em defesa de Pinto da Costa

EX-FUTEBOLISTAS OUVIDOS À PORTA FECHADA

Os ex-futebolistas do FC Porto, Jorge Costa e Vítor Baía, foram hoje ouvidos, à porta fechada, no âmbito da instrução do processo sobre o jogo FC Porto-Estrela da Amadora, do Apito Dourado, confirmando as teses do arguido Pinto da Costa.

O Tribunal de Instrução Criminal (TIC) do Porto, onde foram prestados os depoimentos, não autorizou a presença de jornalistas numa diligência que devia ser pública, argumentando, segundo fonte judicial, que o gabinete onde ocorreu era demasiado pequeno.

Vítor Baía e Jorge Costa, que à saída não falaram aos jornalistas, terão confirmado que um telefonema do empresário António Araújo a Pinto da Costa, no dia daquele jogo, ocorreu quando o dirigente portista se encontrava num hotel, a almoçar com os jogadores, disse à Lusa uma fonte conhecedora do
processo.

As duas testemunhas sustentaram ainda que Carolina Salgado, ex-companheira de Pinto da Costa, nunca participava nesses almoços.

Carolina tinha afirmado, em declarações ao MP, que a conversa, escutada pela Polícia Judiciária e em que as partes alegadamente se expressaram em código, teria ocorrido quando Pinto da Costa se encontrava consigo no estádio do clube.

A ex-companheira testemunhou também que Pinto da Costa lhe terá confidenciado, no final da conversa, numa interpretação do sentido do telefonema, que António Araújo "ia contratar prostitutas para o Jacinto Paixão", árbitro do jogo e coarguido neste processo.

Pinto da Costa pretende atacar, em sede de instrução, a credibilidade daquele testemunho de Carolina Salgado.

O presidente do FC Porto foi acusado, em 12 de Junho de 2007, do crime de corrupção desportiva activa no âmbito das investigações do processo Apito Dourado ao jogo FC Porto-Estrela da Amadora em 2004, mais conhecido como "o caso da fruta".

Além de Pinto da Costa, a equipa liderada pela procuradora Maria José Morgado acusou também o empresário de futebol António Araújo e os árbitros Jacinto Paixão, José Chilrito e Manuel Quadrado do mesmo crime.

O caso envolve, ainda, o vice-presidente portista, Reinaldo Teles, e um outro árbitro, Luís Lameiras, que terá assumido que foi ele quem sugeriu que se arranjasse companhia de prostitutas - alegadamente a "fruta" - para os três colegas.

Aquando da investigação do caso, Pinto da Costa afirmou que nunca forneceu prostitutas a árbitros, negando assim qualquer tentativa de corrupção do árbitro Jacinto Paixão, que apitou aquele jogo da Liga de futebol.

O processo foi reaberto pela equipa de Maria José Morgado, depois de ter sido arquivado por falta de provas, na sequência de declarações da ex-companheira de Pinto da Costa, Carolina Salgado, que terá confirmado as suspeitas de corrupção naquele jogo.

O tema era já referido, ainda que sem detalhes, no livro por ela publicado, em 2006, intitulado "Eu, Carolina", e no qual relata os seis anos em que viveu maritalmente com Pinto da Costa

( http://www.record.pt/noticia.asp?id=790812&idCanal=2497 )