domingo, 1 de junho de 2008

Quarta-Feira

Pela primeira vez na nossa história, terminamos uma época e não sabemos se vamos, ou não, jogar nas competições europeias.
E caso na próxima quarta-feira a UEFA determine o castigo ao FC Porto, estaremos nesta indecisão até ao fim de Junho, quando a UEFA tomar a decisão final.
Independentemente de nós Portistas sabermos que temos a razão do nosso lado.

Isto é terrível para a adequada formação do nosso plantel para 2008/09.

Claramente, o FC Porto é um “Grande Europeu”, num campeonato nacional que fica aquém dos mediáticos e milionários campeonatos inglês, espanhol e italiano.
Somos um clube que prima pela organização, inteligência, sucesso.
Somos um clube que fornece ao mundo, há vários anos, grandíssimos jogadores.
Isso faz com que seja um clube que consegue ter no plantel grandes jogadores como Lisandro e Lucho.
E um clube atractivo para jogadores, sul-americanos e portugueses, sejam jovens ou de renome.

Mas esta indecisão relativa à UEFA pode precipitar a saída destes jogadores, e de outros, e a não contratação de jogadores de renome.
A saída de jogadores poderá ser por vontade deles, pois não querem arriscar não ter visibilidade na nova época, ou por decisão do FC Porto, de modo a ter o plantel adequado à época, vendendo ao melhor preço possível e reduzindo o custo do plantel, preparando já a época 2009/10.

Por isso a próxima quarta-feira é extremamente importante, e decisiva.
O que fazer se existir uma decisão adversa?
1) Confiar que a nossa razão vencerá no fim de Junho, e preparar o plantel para a Champions?
2) Ou prevenir maiores danos, e renovar desde logo o plantel?

É que imediatamente haverá uma desvalorização do plantel. Que se poderá acentuar caso as coisas não corram bem nos recursos.
Teremos de tomar decisões rápidas.
Que podem ser muito tristes para nós, os adeptos que tanto vibram com aqueles fabulosos jogadores.


Que Gestão de Risco devemos fazer, nesse caso adverso?...

Esperemos que a UEFA não se deixe levar por outros valores e interesses, e que veja toda a inquinação que este processo teve em Portugal.


PS: Aparentemente o FCP está já a prevenir a possível situação adversa, preparando, enquanto decorrerem os recursos nas instâncias da entidade máxima do futebol europeu, uma acção no Tribunal Administrativo contra a Liga e que poderá também envolver a Federação Portuguesa de Futebol. O valor da indemnização pode ser de muitos milhões de euros e, em tese, coloca em causa a sobrevivência daquelas instituições.

PS2: Entretanto, noticia de hoje do JN...

Federação Portuguesa trama F. C. Porto na UEFA

A forma como a Federação Portuguesa de Futebol apresentou à UEFA as decisões do acordão da Comissão Disciplinar da Liga, que condenou o F. C. Porto e Pinto da Costa no âmbito do processo Apito Final, poderá servir para ajudar o organismo que tutela o futebol europeu a impedir o clube do Dragão de participar na Liga dos Campeões.

O JN teve acesso ao documento enviado no dia 15 de Maio aos serviços jurídicos da UEFA, assinado por João Leal, director do departamento jurídico da FPF, que o F. C. Porto classifica de tendencioso.

No documento, pode ler-se que a SAD portista foi considerada culpada de cometer "a infracção disciplinar muito grave de 'corrupção da equipa de arbitragem', surgindo só a seguir no texto que tal se verificou na "forma tentada", e o mesmo se escreve em relação ao presidente da SAD azul e branca.

O documento termina com a informação à UEFA de que o F. C. Porto não apresentou recurso da decisão e que apenas Pinto da Costa o fez, mas omite que, em caso de sucesso no recurso do presidente da SAD, o Conselho de Justiça da FPF reverterá a decisão da Liga.

O facto de a federação não ter contactado o F. C. Porto antes de informar a UEFA, optando por não defender um associado, como é normal acontecer neste tipo de situações, está a revoltar os responsáveis portistas, que vão pedir responsabilidades à FPF e colocam mesmo a hipótese de exigir uma indemnização à instituição presidida por Gilberto Madail, caso o Conselho de Justiça venha a dar razão a Pinto da Costa.

10 comentários:

Eterno Dragao disse...

Para já, vendemos o Postiga. Excelente negócio.

Não sei se a preparação do plantel será assim tão afectaa. As compras têm de ser feitas, porque há claramente áreas para as quais não temos jogadores. Nunca iríamos comprar jogadores de milhões.

As vendas é que poderão ser mais do que estamos à espera, na hipótese (para mim, remota) de não irmos às competições europeias (falo do "trânsito em julgado, uma vez que estou convencido de que, na 4.ª feira, vamos ter uma decisão contra nós).

duarte disse...

Se caso não for-mos a liga por causa dos Mouros, fare-mos uma marcha sobre lisboa, para destruir aquela merda toda...

Azzulli disse...

Coloquei uma adenda ao post, relativa aos nossos "amigos" da FPF...

Azzulli disse...

Exacto Eterno, as vendas é que me preocupam... e a agitação durante este mês de Junho.

Azzulli disse...

E a venda do Postiga é realmente um bom negócio.

O Soldado Azul disse...

Eu diria que a venda do Postiga é mais do que excelente! Melhor do que isso seria ir buscar o Pedro Mendes, que nunca deveria ter saído (pelo menos da forma como saiu...)!
Saudações
P.S. O vosso Guru já disse que quer saír... Eu tenho receio que ninguém o queira a não ser... o Mourinho !!!! Quem diria... Será o Special One o salvador? :-)Contribuo com o 1 euro...

dragao vila pouca disse...

Sobre a f.p.f também fiz um post.
Sobre jogadores vamos com calma e confiemos.
Sobre o Quaresma, falar que quer sair agora...é de rato.Eu dou 5 euros para os 40 milhões.

Unidos conseguiremos resistir a toda estra tramoia.
Um abraço

O Situacionista disse...

Meus caros, não tenham ilusões, 4ªfeira a decisão será a nossa exclusão da Champions.


Mas acredito que, a final, estaremos lá !

O Situacionista disse...

Quanto a Quaresma, a saída deve estar por horas. Talvez na 4ª feira...

Se for para o Inter não deixará de ser curioso que seja o guru de muitos a querer contratá-lo...

O Situacionista disse...

Ainda vivemos num estado de direito ?
Tenho a certeza que sim.

Haverá filhos e enteados ?
Tenho a certeza que não.

E, assim sendo, as decisões serão as mesmas.

Refiro-me a esta notícia do Público de hoje:

“Nulidade de escutas entre Felgueiras e juiz vai ser usada por Pinto da Costa no Apito Final

Decisão de não aproveitar escutas em processo disciplinar pode ser trunfo do presidente do FC Porto em recurso à decisão da Comissão Disciplinar da Liga

As escutas das conversas telefónicas entre a actual presidente da Câmara de Felgueiras, Fátima Felgueiras, e o juiz-conselheiro Almeida Lopes, realizadas em 2003, feitas durante as investigações do "saco azul" do Partido Socialista local, foram consideradas nulas pelo Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais.

A decisão, embora tomada em Dezembro de 2006, vai ser aproveitada por Pinto da Costa no recurso relativo à decisão da Comissão Disciplinar da Liga de Futebol de o suspender durante 20 meses das funções de presidente da SAD do FC Porto e de o punir com uma multa de dez mil euros, por tentativa de corrupção de árbitros.

Fátima Felgueiras teve com o juiz Almeida Lopes várias conversas nas quais o conselheiro lhe terá dado sugestões sobre a própria investigação. Em 2003, essas conversas foram consideradas suspeitas pela juíza de instrução de Guimarães, onde o caso estava a ser investigado.

Por essa razão, a juíza enviou cópias das transcrições para o Conselho Superior dos Tribunais Administrativos e Fiscais, que tutela os juízes da jurisdição fiscal e administrativa, e para o Supremo Tribunal Administrativo, em Lisboa, para que estes órgãos decidissem se a conduta do juiz--conselheiro Almeida Lopes seria ou não passível de punição disciplinar e criminal.

O instrutor nomeado pelo conselho dos tribunais administrativos, o juiz-conselheiro Avelino Lopes, do Supremo Tribunal Administrativo, afirmou: "Relativamente a factos com relevância exclusivamente disciplinar, nenhuma norma legal permite ou autoriza que sejam efectuadas ou aproveitadas escutas telefónicas para a prova de tais factos".

O instrutor do processo recordou ainda que a Constituição "consagra claramente a proibição de toda a ingerência das autoridades públicas e privadas nas telecomunicações, salvo os casos previstos na lei em matéria de processo criminal".

Supremo de acordo

Será com base nestas disposições que os advogados de Pinto da Costa requerem, no recurso entregue no Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, que analisa a punição aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga, a não validação das escutas incluídas no processo Apito Final.

Em Maio, Pinto da Costa foi na prática proibido de representar o Futebol Clube do Porto, participar em conferências de imprensa e assistir aos jogos nos locais reservados aos dirigentes.

Acresce ainda que as escutas a Felgueiras e Almeida Lopes foram enviadas pela juíza de instrução de Guimarães para o Supremo Tribunal de Justiça, órgão com jurisdição na avaliação criminal dos juízes-conselheiros. O inquérito foi aberto e o instrutor foi o então vice-procurador-geral da República Agostinho Homem.

Este procurador-geral adjunto também arquivou os autos porque os crimes de que Almeida Lopes seria suspeito não estão incluídos na lista de crimes graves que permitem, por lei, escutas telefónicas em processo-crime.

Agostinho Homem concluiu tratar-se de prova proibida e, como tal, irrelevante para aquele inquérito, o que mostra que os dados obtidos através das intercepções telefónicas não têm um valor absoluto.
(...)”.