terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

Desperdiçar assim é pecado...

1ª mão dos oitavos-de-final da UEFA Champions League 2008/09
Estádio Vicente Calderón, em Madrid
Árbitro:
Howard Webb (Inglaterra)

ATLÉTICO DE MADRID: Leo Franco; Seitaridis, Pablo Ibánez, Ujfalusi e António López; Maxi Rodríguez «cap.» (Miguel aos 80m), Paulo Assunção, Raul García (Maniche aos 67m) e Simão; Forlán e Aguero (Sinama Pongolle aos 55m);
Treinador: Abel Resino;

FC PORTO: Helton; Sapunaru (Pedro Emanuel aos 79m), Rolando, Bruno Alves e Cissokho; Fernando, Lucho González «cap.» e Raul Meireles (Tomás Costa aos 90m); Lisandro Lopez (Tarik Sektioui aos 88m), Hulk e C. Rodríguez;
Treinador: Jesualdo Ferreira;

Resultado final: 2-2;
Marcadores: Maxi Rodríguez (aos 3m), Lisandro Lopez (aos 22 e 72m) e Forlán (aos 45m);

Se antes do jogo alguém me dissesse que iríamos empatar a 2 golos, penso que ficaria bastante satisfeito.
.
Assim não. Este resultado soube a pouco. A muito pouco, aliás.

Porque jogamos como uma verdadeira equipa.
Dominando o jogo de forma quase absoluta. Com uma também quase perfeita entreajuda entre todos os sectores.
Com Hulk, Lisandro e Rodríguez a lançar o pânico sempre que pegavam na bola. Reduzindo o Atlético à expressão mínima. Podem ver os melhores momentos aqui.

Porque soubemos reagir a todas as adversidades.
Às lesões (antes e durante), ao árbitro (miserável), aos 2 golos sofridos e aos muitos falhados.

Enfim… fomos (somos) grandes.
E mostramos (mais uma vez) a essa corja jornaleira desprezível e a alguns adeptos míopes de outras cores, que este clube é o único que (com regularidade) sabe dignificar o seu País nas competições europeias. E o único com prestígio internacional digno desse nome.

É, portanto, um resultado injusto.
Podíamos e merecíamos sair de Madrid com a eliminatória decidida.

Como assim não foi, espero que daqui a 15 dias não tenha que fazer contas às oportunidades ora desperdiçadas.

Uma palavra para:
Jesualdo Ferreira – Tacticamente (como diz o outro) quaaase perfeito;
Paulo Assunção – O que seria se não fossem muito melhores do que nós.

P.S.: M A G N Í F I CO o apoio da equipa a Helton. Não só em campo, mas também nas declarações pós jogo (vejam infra).

Ecos do jogo:
AS
"Um milagre mantém o Atlético com vida. O conjunto colchonero logrou sobreviver num jogo em que o FC Porto pôde sentenciar a eliminatória e converter o segundo jogo num puro trâmite. A defesa "colchonera" foi nefasta. As ocasiões de golo do conjunto português foram constantes e inúmeras, mas a falta de pontaria dos seus avançados deixou a eliminatória em aberto. Maxi e Forlán, com a colaboração de Helton, lograram os golos locais".

MARCA.COM
"Os erros da defesa e a avareza de Abel complicam a vida ao Atlético, que não foi capaz de impor-se ao FC Porto e deixa tudo em aberto para o segundo jogo. Os "colchoneros" souberam aproveitar as escassas ocasiões que tiveram no ataque, mas deixaram patente, mais uma vez, uma debilidade defensiva que lhes pode sair cara. O FC Porto mostrou do que é capaz. O seu tridente ofensivo foi um martírio constante na área de Leo Franco e só a boa noite do argentino impediu que os lusos deixassem o Calderón com uma vitória".

La Gazzetta dello Sport
"
No Vicente Calderón, o Atlético de Madrid esteve em vantagem duas vezes, mas o bis de Lisandro Lopez valeu o empate. Esperava-se um grande jogo de Aguero, mas emergiu outro argentino nas grandes decisões. O FC Porto agradece (podia ter ganho, honestamente) e murmura o Atlético de Madrid, que não consegue sair da crise. No Estádio do Dragão, dentro de duas semanas, vai ser duro para Aguero e companhia".
.
As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
O empate sabe-me a derrota. O F.C. Porto fez a melhor exibição da época e digo isto porque foi capaz de manter o ritmo intenso durante os 90 minutos, foi uma equipa que explorou os planos de jogo e a única mágoa que fica foi não termos marcado os golos para ganhar o jogo. Fica um resultado que não sendo um bom resultado, é um resultado aceitável numa eliminatória.
O que se passou no balneário ao intervalo foi uma revolta muito grande. Foi um sentir que tínhamos de dar a volta ao resultado. Tenho a indicação que houve um golo mal anulado ao F.C. Porto e estamos a assistir a um facto curioso que são as faltas ofensivas do Hulk. Ele não tem culpa de ser forte. No essencial foi uma boa exibição do F.C. Porto.
Sobre as declarações de Abel Resino:O treinador do At. Madrid disse o que eu diria no seu lugar, também diria que acreditava que ia passar a eliminatória a casa do adversário. Nós pensamos o mesmo, pensamos que somos nós que vamos passar. Depois do que passamos aqui, não creio que vá existir uma situação igual às anteriores. Não acredito numa terceira eliminação. Acho que vamos passar a eliminatória porque acredito muito nisso.

Lisandro Lopez
Não nos podemos confundir, temos de estar conscientes que ainda faltam 90 minutos e que o Atlético vai ao Porto buscar a vitória. Eles são fortes e teremos de estar ainda mais concentrados.
Sobre os golos falhados:Sim, falhei, mas vou contente com o resultado. Se tivéssemos mais calma na hora de decidir, poderíamos ter marcado mais golos, pois criamos oportunidades. Mas o F.C. Porto fez um jogo muito bom e levamos daqui um bom resultado.
Sobre a renovação do contrato:Tenho contrato por mais dois anos e ainda há muita vida pela frente.

Hulk
Podíamos ter conseguido um resultado melhor. Tivemos várias oportunidades para marcar, mas infelizmente não conseguimos vencer. Mas conseguimos um resultado bom que é um empate. Vamos para o Dragão com a eliminatória a nosso favor. Mas mesmo que ganhássemos o jogo não teríamos a eliminatória resolvida porque são dois jogos.
Sobre a sua exibição:Da equipa acredito que foi a melhor da época, porque toda a gente deu o máximo e toda a gente lutou. Corremos do início até ao fim. Acho que toda a gente viu um F.C. Porto superior que merecia a vitória. Em termos individuais, não sei se foi a melhor.
Sobre Helton:Não podemos criticar, são coisas que acontecem. O Helton não tem culpa nenhuma. Foi uma infelicidade até por culpa do relvado que estava com falhas. No resto do jogo esteve bem.


Bruno Alves
Fizemos dois golos fora e está tudo em aberto para continuarmos na Liga dos Campeões no futuro. Ainda não está resolvido, ainda temos um jogo para fazer em casa, mas fizemos um grande jogo perante uma grande equipa, tivemos muitas oportunidades. Precisamos trabalhar bem para no Dragão conseguimos passar esta eliminatória.
Sobre se Helton vai ficar afectado:Não o vai atingir porque ele é um grande guarda-redes. Muitas vezes quando falho é ele que me protege. Quando um guarda-redes ou um defesa falham, geralmente dá golo e sente-se mais. Mas, pronto, acredito no Helton, cada vez acredito mais e acredito que estamos bem posicionados para a próxima eliminatória.


Helton
Fiquei chateado, independentemente do resultado fica-se sempre chateado. Ainda para mais porque aconteceu devido a um movimento infeliz meu, uma falha. Fiquei triste como é óbvio, mas tenho de agradecer a Deus, em primeiro lugar, por estará aqui e tenho de agradecer aos meu companheiros que sempre me apoiaram e estiveram sempre do meu lado desejando-me sorte. É nestes momentos que vemos a união do grupo, o que não faltou foi apoio. Os meus colegas disseram-me que eu já os tinha ajudado muitas vezes e agora iam ser eles a ajudar-me. No regresso para a segunda parte também senti o apoio dos adeptos. Inclusivamente o mister deu-me uma palavra muito positiva. Disse-me que sempre trabalhei bem e nunca lhe deixei dúvidas e pediu-me para continuar com o meu trabalho porque isto só acontece aos grandes.


Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

12 comentários:

jdm.dragão.lisboeta disse...

Grande FCPORTO, apesar das falhas "impossíveis" em alta competição, das lesões de última e durante a hora que naturalmente condicionaram o nosso treinador e...do "polícia", também árbitro profissional inglês, que nos tramou, no golo mal anulado, nas pseudo-faltas do Hulk e na não marcação de faltas perigosas contra o Atlético; numa delas à entrada da área, creio que sobre Lisandro, o defesa colchonero deveria ter sido expulso,... enfim, apesar de tudo, fomos GRANDES.

Para quem não saiba, este "referee" é um dos meninos bonitos dessa avecla do "paltinado" e que esteve em Portugal a falar sobre profissionalismo na arbitragem. Assim vai a uefa dos compadres!!!! Felizmente, há mais lei e competências que fazem do FCPORTO o orgulho de Portugal e um dos GRANDES da Europa.

Força para sábado (pobres calimeros, que espero tenham boa prestação e sorte contra o BM) e daqui a 15 dias vamos comer esses colchoneros, mostrando força, fair-play, especialmente para o Maniche, e renegando traidores e "porcos", tipo assunções frustrados, estejam em campo/banco ou numa bancada/tribuna/camarote.

dragao vila pouca disse...

Sabe a muito pouco...

Num jogo em que fomos claramente superiores, dominamos e criamos as melhores oportunidades, fomos penalizados, porque por um lado, fomos perdulários, por outro, sofremos golos que já não se usam.
Em jogos a este nível, isso não pode acontecer e vamos ter de sofrer, quando já podiamos ter a eliminatória resolvida.
Mas tudo somado, gostei do F.C.Porto, que soube lutar conra todas as adversidades - Lesão de Fucile, golo madrugador, arbitragem má, frango de Helton, etc. - e honrar num país de grande futebol, o prestígio internacional dos Dragões.

Acredito que no nosso estádio, com o nosso apoio e entusiasmo, vamos chegar aos quartos-de-final.

Uma palavra para o forte apoio dos portistas em Madrid e para P.Assunção: falou muito, mas jogou pouco.

Um abraço

Fernando disse...

Quanto ao jogo de ontem, já todos entendemos que o resultado deveria ter sido outro, estando isolados e falhar em frente ao guarda-redes é lastimável (tal como não segurar um remate banal...), podendo mesmo ter quase assegurado a passagem aos quartos... Esperemos que na 2ª mão, e nos demais jogos, começam a acertar mais na baliza (e já agora, menos nos postes).

Mas o que realmente me incomoda, é a segunda vaga contra o Clube no que respeita ao Apito Final/UEFA.
Como é possível que o CD da liga mantenha o castigo ao Porto e a Pinto da Costa.
Dizem que as escutas nem sequer foram o "objecto" do castigo. Por exclusão, só pode ter sido o livro da sra. Carolina. O mesmo livro que serviu de base aos processos da sra. D. Maria José Morgado (lembro que o seu marido é parte interessada porque é funcionário do Benfica). O mesmo livro que já foi considerado por JUÍZES VERDADEIROS (e não por assistentes de faculdade) como contendo falsidades e não podendo constituir prova de crime.
Sendo assim, o que esperamos? O que faz o nosso Clube? Porquê a silêncio? O que podemos nós, adeptos, sócios, accionsitas fazer?
Vamos continuar a comer e calar?

O Situacionista disse...

Facto mais importante do jogo de ontem - o FC Porto empata o jogo. De imediato, vejo a equipa a abraçar Helton.

L-I-N-D-O !

Meu caro Helton, no mesmo momento eu também te estava a abraçar !

Depois,
Como é possível não termos ganho ?
Como é possível ?
Como é possível termos desperdiçado tantas oportunidades ?
Como é possível ?

Já estou a ver o filme da 2ª mão - vai ser mais um hino ao sofrimento.
Ainda para mais temos jogado sempre muito melhor fora de casa. Quem pensar que aqui vamos ter a quantidade de ocasiões que lá tivemos vai sofrer ainda mais. Coração, aguenta…

Viram os milhares de adeptos portistas que estavam em Madrid ?
Não há dúvidas, somos um clube planetário e o orgulho de um país.

Nota (quase) máxima para o prof.
Ontem começamos a ver os resultados da extraordinária gestão de plantel que ele tem feito (rotatividade de jogadores e nenhum titular na taça da liga).
Não tenham a menor dúvida, para se jogar como fizemos ontem, é preciso estarmos fisicamente em grande forma. Mais, num pico de forma. E isso não cai do céu.

Depois, (quase) todos os jogadores jogaram nas suas posições. O que no prof. é um feito !
E digo quase porque não lembra ao careca sacrificar o Pedro Emanuel numa ala onde está um dos melhores e mais rápidos jogadores do adversário. Prof., pela madrugada !! Era tão fácil – Tomas Costa ! (tudo bem, já era pedir demais)

Quanto às oportunidades que falhamos, espero bem que a sua concretização tenha ficado guardada para os verdes.


P.s. – Kosta, as suas preocupações são partilhadas por todos nós. Mas como eu confio em absoluto em quem nos lidera, vou aguardar com a serenidade possível pelo desenrolar dos acontecimentos. E convicto de que, para o ano, se ficarmos em lugar elegível, lá estaremos na Champions.

O Situacionista disse...

Quanto à arbitragem: deplorável.

E nem falo só do golo MAL anulado. O que mais me irritou foi a tónica geral da arbitragem. Nas faltinhas a meio campo. E já nem falo nas faltas marcadas ao Hulk por se limitar a ter mais força do que o adversário.

Se este é o melhor árbitro inglês...

O Situacionista disse...

Por causa do Assunção, parece que o FC Porto recusou o convite do A. Madrid para o tradicional lanche ajantarado que antecede os jogos.

MUITO BEM !

Mr.Duke disse...

Como já havia escrito a nossa equipa é talhada para a Champions e estava bastante confiante não fosse o árbitro e o azar e azelhice e podíamos ter resolvido a eliminatória, ficamos com muito boas perspectivas, com o Rodriguez a correr sempre assim e a jogar na posição dele é um caso sério.

Eterno Dragao disse...

Antes de tudo o resto, a referência mais importante: foi um excelente jogo da EQUIPA do Futebol Clube do Porto.

Já li na bluegosfera que temos um dos melhores trios atacantes da Europa. Infelizmente, não posso concordar - falta-nos um "matador": o que se passou ontem denota uma falta de capacidade de finalização gritante e preocupante. Num jogo contra um "adversário de primeira linha", falhar este conjunto de oportunidades teria sido fatal.

Para intervalar, dois elogios: Lucho (melhor jogo da época - estaria a "jogar para o contrato"?) e Cissokho (excelente contratação. Já li a "palermice" de que teve culpa no primeiro golo, mas a culpa desse golo é do médio que não fez a cobertura ao segundo homem que entrou pelo flanco. Terá sido Raul Meireles? Cristian Rodriguez?)

Finalmente, Helton. Não querendo desvalorizar a sua grande dignidade (não fugiu às entrevistas) e a fabulosa reacção da equipa e do treinador, a verdade "nua e crua" é que, desde que é titular do Porto, foi a terceira vez que Helton fez disparate nos oitavos de final da Champions. Ele é, sem dúvida, melhor do que Nuno, mas, começo a ter dúvidas se é homem para os grandes momentos. São demasiadas falhas cruciais em jogos muito importantes (não nos podemos esquecer de que também falhou contra o Benfica, na Luz). Talvez resida aqui a razão da possível contratação do Beto...

Steward492 disse...

http://www.maisfutebol.iol.pt/noticia.php?id=1045334&div_id=4214

Vímara Peres disse...

Em relação à questão de que nos falta um matador, acho que é um assunto mais complicado do que isso.

A maneira de jogar do Porto, com o tridente ofensivo que tem, exige que qualquer um seja um MATADOR, Hulk, Lisandro e Rodriguez (com menos frequência) são quem aparece para finalizar. Com este sistema, não jogamos só para um finalizar, não temos UM ponta de lança. Isso exigiria mudar a nossa forma de jogar, pelo menos nos jogos com as características deste.

O Soldado Azul disse...

Ora cá estou para comentar o jogo:
1 - Antes de mais nada de euforias: ainda não acabou e devemos ter em consideração que o Atletico no meio-campo para a frente tem uma boa equipa e pode muito bem marcar no Dragão...e se continuarmos com os "desperdícios"...
2 - Reconheço que não tenho seguido esta época o futebol espanhol, caso contrário e analisada e defesa do Atlético, não me espanta nem um pouco a posição em que se encontra na tabela!
3 - Quanto a nós sinteticamente faço 2 registos:
a) o primeiro para salientar a exibição cirurgica do Rodriguez: sim esse mesmo! Sempre em movimento no meio campo foi um elemento fundamental no desequilíbrio!
b) os desperdicios escandalosos! Sinceramente começa-me a irritar a enorme ansiedade e precipitação do Lisandro em rematar de primeira sem ter o discernimento necessário para verificar que "tem tempo" para meter com toda a calma a bola lá dentro!!!! Reconheço que foi muito importante com os 2 golos mas "com os diabos" CALMA... O mesmo apelo para o Hulk... CALMA na hora de rematar...
Saudações

rapariga do norte disse...

Ainda não tinha tido tempo para vir comentar este jogo, por ele os jogadores estão de parabéns fizeram um jogo magnifico, tiveram atitude de dragão, o resultado justo era a Vitória do Porto, e diga-se que o que falhou neste jogo foi a pontaria.