quinta-feira, 31 de março de 2011

Já começaram a desrespeitar-nos

(adeptos vermelhos - todos adereçados com tarjas e tudo -, no ... Dragão - (*))

.

.



"A LEI À MODA DE LISBOA


O FC Porto foi hoje informado numa reunião com a Polícia de Segurança Pública que o Benfica pretende impedir a entrada no Estádio da Luz de todos os adereços alusivos ao nosso clube, como sejam bandeiras, estandartes ou faixas no jogo de domingo.


Trata-se de uma decisão ilegal que o FC Porto já denunciou através de uma exposição que enviou ao Ministério da Administração Interna, à Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, ao Conselho de Segurança e Ética no Desporto, à Liga Portuguesa de Futebol Profissional e à Federação Portuguesa de Futebol.


O Benfica pretende com uma medida sectária e própria das ditaduras mais reaccionárias impedir o apoio à nossa equipa, isto perante a complacência das autoridades, como se Portugal fosse uma república das bananas.


O FC Porto exige o cumprimento da lei e recorda às próprias autoridades que se há alguém que se acha no direito de estar acima da lei é o próprio Benfica, que continua a permitir a entrada no seu estádio de todos os adereços alusivos às claques No Name Boys e Diabos Vermelhos, dois agrupamentos ilegais, porque nunca efectuaram o registo dos seus elementos, como acontece com todas as outras claques desportivas em Portugal.


Mas nem isso impede, por exemplo, que esses grupos de adeptos entrem no Estádio da Luz com material alusivo a claques ilegais, façam explodir tochas e outro material pirotécnico.


Pior, depois de confirmar que pretende impedir os adeptos do FC Porto, organizados (legalizados) ou não, de entrar com adereços de apoio à equipa, a própria polícia confirmou que os grupos organizados mas ilegais do Benfica poderão entrar no estádio com todo o seu material.


No Estádio do Dragão todos os adeptos das equipas adversárias entram com material alusivo aos seus clubes e, no caso das claques legalizadas, com material do próprio grupo, sejam tambores, megafones, etc. No caso de claques ilegais, o FC Porto impede a entrada de qualquer tipo de adereço, excepto os de apoio ao próprio clube do adepto, que são sempre permitidos. De resto, como foi bem visível nas últimas ocasiões em que o Benfica jogou no Estádio do Dragão.


A obrigatoriedade de registo e legalização das claques é de 2004. Desde então que há duas claques, os No Name Boys e os Diabos Vermelhos, ambas do Benfica, que são ilegais. Haverá no país maior exemplo de impunidade do que este? Passaram mais de seis anos, em todos os jogos do Benfica as claques estão lá, todo o país as vê, mas as autoridades portuguesas ainda não tiveram oportunidade de fazer uma “investigação implacável”. Definitivamente, é tempo de em Portugal todos os cidadãos e todas as instituições serem tratados da mesma forma.


Para que serve um Governo que faz uma lei e depois não a consegue aplicar? Obviamente para nada.


Finalmente, apelamos a todos os adeptos do FC Porto que, apesar do clima provocatório e intimidatório que o Benfica está a criar para o jogo de domingo, mantenham sempre um comportamento cívico e pacífico."

.

(*) - Portistas, despulpem-me ter colocado uma foto destas a manchar este blog, mas era importante para percebermos melhor a discriminação.

8 comentários:

Barba azul disse...

Declaração prévia e sincera: não sou do tipo exaltado, de sugerir a quente medidas radicais. Mas se efectivamente se concretizar esta proibição absoluta, isto é, se as autoridades políciais, judiciais e políticas que têm por função e obrigação defender o Estado de Direito e as liberdades individuais, permitirem ao Benfica esta medida inqualificável, acho que o Porto devia anunciar que nesse caso não comparece ao jogo, e cumprir.
Os sócios são "o clube", que através duma Direcção, forma, treina e dirige uma equipa que o(s) representa. Uma falta de respeito aos sócios / adeptos do Porto é atingir no âmago o clube ele próprio, na sua essência.
A dignidade do clube é a dignidade dos seus sócios / adeptos, humilhar os adeptos é humilhar o clube.

Capo di tutti capi disse...

DOMINGO UMA SÓ CAMISOLA!
DOMINGO UMA SÓ VOZ!
PORTO CAMPEÃO!

FICA O APELO :

WWW.MENTALITAULTRA.BLOGSPOT.COM

TODOS OS QUE SE DESLOCAM AO ESTÁDIO DA LUZ COM A CAMISOLA AZUL E BRANCA.

O Situacionista disse...

Só para avisar mais uma vez - comentários vermelhos, ainda para mais com ameaças, VARREDELA !

Diogo disse...

a todos os adeptos que vão ao galinheiro, pintem o local de azul! Pintem as caras, pintem os cabelos, dêem cor aquela aberração de estádio! Vamos mostrar ao país o que é uma claque a sério, não se calem um só segundo, não larguem a equipa, e se as coisas não correrem como queremos, mostrem em que é que somos superiores: em mentalidade e aplaudam a equipa que eles merecem, sempre!

O Situacionista disse...

Barba,

Subscrevo a indignação.

Não não concordo com a reacção.

Para mim, só há uma atitude a tomar - explicar aos nosos jogadores que quem nos humilha, está a humilhá-los a eles também.

SOMOS PORTO !
SOMOS PORTO !
SOMOS PORTO !

O Situacionista disse...

Acho graça aos vermelhos que alegam agora em sua defesa que ... vão dizer o nome do adversário.

Como se eu já não tivesse ido à cestinha do pão (nova e velha), pelo menos, uma meia dúzia de vezes e não tivesse ouvido sempre ... VISITANTE.

Devem pensar que estão a falar para lorpas...

Barba azul disse...

Situacionista

Tinha percebido que a proibição era de todo e qualquer símbolo do Porto - cachecóis e camisolas incluídas...É uma ideia absurda, mas daquela gente espero qualquer absurdo...
Sendo assim, mudo a minha recomendação: vamos, mas vamos todos de kilt azul e branco e na altura certa fazemos como aqueles tipos dum anúncio de wiskhy, há uns anos...;-)

O Situacionista disse...

Barba,

Parece-me bem ...