A semana passada teci aqui algumas críticas a AVB, nomeadamente, quanto às más opções que, no meu entender, estava a tomar para substituir Falcao e Alvaro Pereira. Sugeri Fucile e Walter, ou, se não optasse por Walter, que tentasse o 4x4x2.
.
Quanto a Fucile, o assunto terminou porque AVB o colocou a tituar.
.
Mas quanto ao Bigorna, a questão manteve-se. E disse, e mantenho, que quase passamos a jogar com 9 (porque, com Hulk no centro do ataque, não tínhamos ponta de lança, nem ala).
.
Como gosto de criticar, apesar de estarmos a ganhar, como era o caso, também não prescindo de elogiar.
.
E em Olhão, embora já com A. Pereira e Falcao a titulares, AVB encheu-me as medidas.
.
Notem bem:
.
AVB teve noção que o jogo de Olhão era fundamental. Vai daí, estando empatado a zero, e vendo a vitória a poder perigar, o que resolveu fazer:
.
Mudou o sistema táctico, para 4x4x2.
Mais, fê-lo logo ao intervalo.
Não contente, fez substituições.
Logo, duas. Sendo que a segunda nada teve a ver com o sistema, mas serviu para trocar um defesa mais posicional por um mais ofensivo.
Todos sabemos o resultado.
É nós momentos delicados que se vê quem (não) sabe.
.
FANTÁSTICO !
.
Para mais, parece-me que AVB teve, no ínicio da época, uma opção de MESTRE: "leu" a conjuntura e o calendário e, claramente, percebeu que para ganhar tinha de apostar (e correr o risco inerente) em 2 picos de forma - um, de Agosto a Outubro e, outro, de Fevereiro até final da época.
.
Entretanto, como a vida lhe corria bem nas 4 competições (de outra forma, seguramente não o teria feito), teve a sabedoria de arriscar tudo na Taça da Desliga.
.
Assim, chegados a Março estamos em 1.º lugar no campeonato, com 8 pontos de avanço sobre a equipa mais melhor grande do mundo, estamos na luta na Liga Europa e, quem sabe, ainda temos uma palavra a dizer na Taça de Portugal.
.
Tudo sustentado num pico de forma físico a condizer.
.
BRILHANTE !
4 comentários:
Bom post, caro Situacionista, justíssimo aliás.
Também já fiz as minhas críticas e estive em desacordo com AVB, muito em linha consigo, por acaso.
Mas mérito a quem o tem, é fabuloso o seu trabalho, estamos a viver uma das melhores épocas de sempre.
Temos é de fechar em beleza, né? ;)
* Aceita uma troca de links com o meu blogue? Já agora convido-o a visitar, se aceitar deixe um simples comentário por lá, um grande abraço!!!
http://thebluefactoryofdreams.blogspot.com/
de facto, Villas-Boas esteve (e tem estado) brilhante a ler os últimos jogos, com boas substituições e mudanças tácticas. Também aí temos vindo a ganhar muito este ano
eternomagnifico.blogspot.com
Cautela e caldos de galinha....
"Villas-Boas admite que "até chegar ao título tudo pode acontecer"
O treinador do F. C. Porto disse, quinta-feira, que, apesar dos oito pontos de vantagem sobre o Benfica na Liga de futebol, ainda não se sente campeão e que, "até à conquista matemática do título, tudo pode acontecer".
André Villas-Boas diz que tudo é possível enquanto matemática o permitir
André Villas-Boas, que falava na conferência de imprensa de antevisão do jogo de sábado com o Vitória de Guimarães, recordou que, apesar da "imprevisibilidade do futebol", o FC Porto está "confiante e a depender apenas de si".
"Acho perfeitamente possível e enquadrável não ser campeão, como ser campeão", defendeu Villas-Boas, recordando que, contra as previsões de um possível ciclo negativo, "o FC Porto respondeu sempre com uma série forte de vitórias".
Frente ao Vitória de Guimarães, e sem qualquer ressentimento por ter sido uma das duas equipas que obrigaram o FC Porto a empatar na Liga, Villas-Boas quer dar continuidade ao ciclo de vitórias.
"Jogar contra o Vitória de Guimarães, fora ou em casa, é sempre extremamente complicado. Apesar da entrada e saída de jogadores, é uma equipa que se mantém sempre dentro dos objectivos que se propõe atingir", disse.
Villas-Boas disse ainda que o Vitória pode causar alguma surpresa com a introdução de alguns jogadores na equipa inicial, mas referiu que confia na organização do FC Porto para estar atento a qualquer surpresa."
( http://www.jn.pt/PaginaInicial/Desporto/Interior.aspx?content_id=1797953 )
É preciso não entrar em euforias. Estamos de regresso ás grandes exibições e até irmos "á banheira", jogo que devemos fazer questão de ganhar, nem é preciso jogar bem. É só manter os 8 pontos. Força FCP
Enviar um comentário