quarta-feira, 28 de setembro de 2011

"Espero não estragar tudo"



Foi o que disse, recentemente, Vitor Pereira.


O que revela, numa perspectiva, humildade.


Mas, noutra perspectiva, revela receio.


E é esta que eu penso que, actualmente, é a dominante. Ora, jamais o receio levou alguém onde quer que fosse. A não ser ao fracasso. Até porque esse estado de espírito passa automaticamente para os jogadores.


Eu diria a Vitor Pereira que cada vez há menos tempo para ter tempo de pensar na hipótese de estragar tudo.


Só há tempo para pensar em vencer o próximo jogo. Sem receios. Se assim for, estarão garantidos os 3 pontos.


De outra forma ...

.

P.s. - Incrível o acto de Fucile.

P.s. 2 - Com este árbitro perdemos sempre ...

16 comentários:

O Soldado Azul disse...

Desabafo:
- Mais uma vez o VP inventou: não passa pela cabeça de ninguem, mesmo a jogar com menos um e sem laterais, colocar o Fernando a lateral direito (com menos um então é q o Fernando é fundamental na sua posição...)! Resultado: jogámos a 2ª parte com 9... claramente!!!!
- Um bom treinador jamais transmite qualquer receio, quanto mais n seja pq (como referiste), transmite esse mesmo receio aos jogadores...
- Um bom treinador jamais transmite que não "compreende" o desempenho dos seus jogadores...como no final do jogo contra os vermelhos...
Sinceramente, não acredito que consiga "inverter"!! Não estou nada confiante numa vitoria em Coimbra... Se acontecer a derrota ou empate, prefiro já a "limpeza" do que a continuação do... calvário... Acredito q o NGP já esteja a preparar 1 alternativa (n anda seguramente a dormir...)!

Como desejo estar a exagerar... como desejo imaginar chegar a este "espaço" dentro de semanas e escrever: peço desculpa VP, pela minha descrença no teu trabalho... Mas... , n sendo "bruxo", acredito q este meu desejo infelizmente n irá passar... da imaginação!!!

Eterno Dragao disse...

O que mais me preocupa é o estado físico deplorável em que a equipa se encontra. Dá-me a sensação que perdemos um "elemento invisível" (o preparador físico) muito importante. A quantidade de jogadores que "não pode com uma gata pelo rabo" é impressionante (Otamendi, Moutinho, Álvaro, Varela, Hulk).

O Fucile merece fazer uma cura demorada como "não convocado". Esperemos que "arrume de vez" em Janeiro, com a chegada do Danilo. Não tem "estrutura mental" para jogar no Porto (o que aconteceu hoje não é inédito, infelizmente - Arsenal, Guimarães, etc.)

Quanto ao Vitinho, parece ser bom rapaz (e não gosta do Benfica).

dragao vila pouca disse...

Mais que um problema físico, técnico, táctico, esta ou aquela opção, discutível do treinador, acho que o problema é mental.

Quando tudo corre bem, não há crise, quando corre mal, a equipa não capacidade para se transcender, lutar contra o destino. Não tem alma e crença, não está uma equipa à Porto.

Porquê? Será que estamos condenados, sempre que conseguimos um grande sucesso, como na época passada, a ter de fechar o ciclo e vender tudo? É o que parece, tal a forma como alguns estão em campo.

Abraço

meirelesportuense disse...

A mudança do Fernando para a direita seria uma coisa natural, mas, a verdade é que saindo da linha média enfraqueceu ainda mais a defesa.Depois não tem as rotinas do fora de jogo e caía muitas vezes no erro de ser ele a "comandar" a linha da defesa.Sousa estaria bem melhor ao seu lado e não sozinho...Poderia ser encontrada outra solução.Otamendi não é um jogador rápido é mais posicional que o Rolando.
O Porto não tem um defesa central que faça esquecer o Bruno.Veio Mangala mas está verdinho...Pois é verdade, estava lá o Maicon, então entrava o Maicon ou para a direita ou para o centro.Isto quando o Porto tinha consigo o empate...A partir da linha média o Hulk deveria ser deixado à vontade...Para além dele todos deveriam defender a partir dali.
Reparem: Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro; Fernando; Moutinho, Souza e Belluschi; Hulk.
Esta fórmula estancaria a pressão do Zenith, que não mostrou nada de extraordinário, hoje qualquer equipa colocaria problemas ao Porto, o Feirense fê-lo há uma semana e picos...

meirelesportuense disse...

Soube agora que o Shacktar empatou com o Apoel, foi bom.
Colocou-nos em boa posição, se tivéssemos ganho ontem estávamos, como eu previa, completamente folgados.

O Situacionista disse...

Soldado,

Mal era se não estivesse já previsto um plano b.

Eterno,

Tenho muitas dúvidas que valha a pena o VP entrar no ping-pong com os vermelhos.

O Situacionista disse...

Soube agora que o NGP não foi à Rússia.

Fiquei muito preocupado.

Alguém sabe o motivo ?

Como é evidente só um louco acredita que foi ... premonição. O NGP nunca falha no apoio especialmente nos momentos ... mais difíceis.

Estou mesmo muito preocupado.

O Situacionista disse...

Diz OJogo:

"Pinto da Costa não apareceu

Ao contrário do que estava previsto, Pinto da Costa não esteve em São Petersburgo. O presidente portista raramente falha um jogo, nacional ou internacional, do seu clube, mas ontem, devido a questões pessoais cujo teor não foi revelado, não conseguiu viajar para a Rússia a fim de acompanhar a equipa. Assim, a comitiva foi sempre chefiada pelo director-geral, Antero Henrique. Pinto da Costa não foi visto igualmente nas comemorações do 118 anos do FC Porto."


P.s. - O jornal oficial dos vermelhos titula, em capa, que foi premonição. Cada vez têm menos parafusos.

Fanático disse...

1) Factos: derrota pesada; Fucile imprestável;Azar do Kleber e para equipa;Fernando à direita é suicídio; Sorte no resultado do Apoel.
2) Apreciação: Exibição deplorável e humilhante. Eu sou Porto e não admito a falta de atitude.
3) Consequências: Ganhar em Coimbra com o estádio com uma enorme mancha...azul e branca.
4) VP: depois de domingo, falamos.

Kukas disse...

Engraçado como todos pensam o mesmo em relação á deslocação do Fernando para a lateral e o VP...não!. Sendo o futebol um jogo sempre imprevisível, a previsão de cenários é importantíssima! Prever lesões,expulsões,estar a ganhar ou a perder,rodar jogadores, etc
Isto parece-me "plan the game, fuck the plan"!!!
E onde anda o Alvaro pereira da epoca passada? No Porto não está...

Eterno Dragao disse...

Situacionista: concordo totalmente contigo, no que diz respeito ao "ping pong" com os vermelhos. Até nisso, o VP parece não estar a saber "ler o jogo" - estamos, claramente, em ano de "pacificação" e ele continua a "traulitar" sozinho.

meirelesportuense disse...

Há uma coisa que me preocupa, as notícias que vêm da Bélgica...Porque raio se envolvem com ex-benfiquistas, dá sempre nisto...Mas o essencial é que as coisas parecem estar difíceis em termos financeiros, talvez as parcerias brasileiras estejam a falhar...Isto afecta e de que maneira o status e a imagem do Clube.Por outro lado dá a entender melhor a transferência do Falcao.

O Soldado Azul disse...

Não percebo como é que o Meireles portuense refere que a mudança do Fernando para a direita seria normal... Pois eu não acho mesmo nada normal... O q seria normal, a meu ver, seria a mudança do Otamendi para a direita (pq n seria nada de novo para o proprio; jogou nesta posição na seleção e no seu anterior clube...)! Seria mto mais normal o Fernando continuar na sua posição, ou qto mto recuar para central...

meirelesportuense disse...

SoldadoAzul@:
Quando disse que a passagem do Fernando para a direita seria normal fi-lo porque o Fernando já jogou nessa posição, sabe o que é jogar ali, -assim como o Otamendi-, mas o que eu relevei de imediato é que uma alteração que influencia dois lugares por si mesma, é complicada e tem que ser muito bem pensada...A não ser que seja de imediato emendada se se revelar funesta, o futebol é dinâmico, qualquer jogador pode fazer qualquer lugar, o treinador tem que saber aproveitar o que tem na mesa de trabalho, é como um cozinheiro, se tem uma série de ingredientes, utiliza-os da melhor forma para colocar um bom sabor na comida...

O Soldado Azul disse...

Vai certamente desculpar-me, Meirelesportuense, compreendendo até as suas palavras quando refere, que naquelas corcunstâncias, é sempre dificil optar, mas não concordo de todo, quando refere que o Fernando sabe jogar nessa posição! Ficou claramente demonstrado que não sabe, quer pelas jogadas do Zenit pelo nosso lado direito, quer pelas sucessivas investidas do Fernando para o meio, a sua habitual posição... Parece-me evidente que o Otamendi seria uma aposta natural, (repito, naquelas circunstâncias especiais), até pelo facto de q a posição do Fernando, como "pivot" é "cirurgica, ainda para mais nas tais circunstancias dificeis (a jogar com menos um...)!
Consequência: Com o Fernando a lateral perdemos claramente o meio campo e o nosso lado direito...Foi uma aposta claramente errada do VP!

meirelesportuense disse...

OK, o Fernando depois de ter sido colocado na direita mostrou realmente a tendência -rotinas- em entrar para o seu lugar habitual na equipa, vimos isso e vimos também que na linha do fora de jogo estava normalmente mal posicionado...Por isso eu acho que estas situações tem que ser pensadas e treinadas em tempo oportuno.
Na realidade a deriva do Fernando para a zona direita, enfraqueceu o eixo defensivo e não acrescentou nada à lateral...Por isso falei em duas alterações numa só.
Quanto ao Otamendi se uma possibilidade, eu recearia alterar o eixo defensivo naquele momento, preferiria outra solução que não alterasse rotinas já conseguidas.