segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Incrível Hulk, "in or out" ?



A minha única dúvida no onze titular para amanhã, num jogo de importância transcendente.

.

Por uma razão, apenas (que nada tem a ver com qualquer castigo, o qual, aliás, no caso do extraordinário Hulk não faria o menor sentido) - não sei se James não estará em melhor forma (Varela parece estar de pedra e cal, até na perfeição como se dá com A. Pereira).

.

VP saberá seguramente avaliar e tomar a melhor decisão.

.

P.s. - Titular ou suplente, não tenho a menor dúvida que Hulk voltará mais forte.

sábado, 29 de outubro de 2011

Não admito assobios no Dragão! Quem quer assobiar, fique em casa!

Na sequência do último post do Situacionista, o VP disse: Presente!

E ganhou o balneário! Soube, com a substituição do Hulk, mostrar que os têm no sítio. E o o Hulk soube reconhecer a autoridade de quem manda, escrevendo no seu twitter: "É lógico que deveria ter passado pelo banco, mas já pedi desculpas ao Vitor!"

A primeira parte, é verdade, estivemos abúlicos e desconcentrados, mas demonstrámos que pouco faltava para o golo entrar e, supresa, foi um ensanguentado de nome Merdalejo que deu o que nós merecíamos: a vantagem.

Com entrada do João, do Kléber e do James demonstrámos, para quem ainda tinha dúvidas, que temos um platel de qualidade, equilibrado e com o VP, aos poucos, a conseguir tirar dos jogadores o rendimento que podem, e sabem, dar.

Os restantes destaques:

a) Álvaro Pereira: o melhor jogador em campo.Bem a defender, a cruzar,a fazer o corredos e a demonstrar que está, e já não era sem tempo, a entrar em forma!

b) Moutinho: um jogador à FCP, como disse o NGP esta semana. E num assomo de humildade,à semelhança de quando soube reconhecer que andava a jogar menos bem, entrou, marcou e fez jogar!

c) Mangala: o Ota, o Maicon e o Rolando podem começar a discutir quem vai ser titular com ele!

E, last but not least e razão de ser do post: Não suporto quem não sabe ser adepto do FCP e assobia a equipa.Querem espetáculos? Ide...ao Coliseu.O que querem mais? Estamos em 1º na liga, a LC está em aberto, temos mais golos marcados e mais vitórias!Este clube é o clube de resultados e de títulos e foi assim que soube afirmar como BICAMPEÃO DO MUNDO e não com vitórias morais!

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

50 milhões de euros

Segundo as contas divulgadas hoje (ver resumo aqui), na época desportiva passada, o FCP gastou 50 milhões de euros em "salários e similares".

Esta informação deve estar presente numa "gaveta da memória", para evitar raciocínios do tipo: "o que é que eles fazem ao dinheiro das transferências?". Ficamos, assim, a saber, que o produto da venda do Falcão (e do Ruben) não chega para pagar um ano de salários...

Temos, claramente, um orçamento de clube de "média-alta" dimensão a nível europeu, pelo que devemos continuar a ser exigentes com o treinador e com os jogadores, no que respeita aos resultados desportivos!

Publicar mensagem

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Contra ventos e marés, lá vai levando a água ao seu moínho ...

Falo, claro está, de VP.

.

Depois de um defeso tremendo, com a implosão de tada a dinâmica que mais parecia um rolo compressor, implosão essa causada pelo saída abrupta do cadeireiro de ouro, e como se já não bastasse o ar triste do próprio, VP tem ainda que lutar contra a sentença que a maioria (?) dos portistas lhe proferiram - NÃO SERVE !

.

O que torna a vida de VP muito complicada. Mas ... eu no lugar de VP não hesitava. Recorria de imediato. É que aquela sentença tem pelo menos um grave defeito. É manifestamente extemporânea. Ainda estamos em Outubro (nem me vou referir ao pormaior de estarmos em 1.º lugar ...).

.

Claro que para isso - recurso - é preciso ... acção. Ninguém pode recorrer senão o próprio. Embora muitos o possam ajudar a elaborar esse recurso. A começar pelos jogadores. Se os conquistar. Tem de os conquistar. É essencial. Aquele gente tem de ganhar alegria de jogar. Bolas, este plantel quer ser feliz. Tem de ser.

.

Portanto, VP, não há tempo a perder. Não tenha medo de ser feliz. Ponha (mais vezes) um sorriso na cara.

.

Eu gostei muito da coragem que demonstrou ao trocar jogadores contra o Nacional. Monstrando ao mesmo tempo que não estava a castigar ninguém. Muito bem.

.

Mas ainda há aspectos a limar. Por exemplo, porque será que (VP) tem por regra, quando pretende mexer pela primeira vez na equipa, fazer entrar logo 2 jogadores ?

.

Uma ou outra vez, ainda estou como o outro, agora tantas vezes, porquê ?

.

Ó homem, faça uma de cada vez. Tenha calma ! (se quiser, pode é começar a fazer substituições mais cedo).

.

Aliás, sendo duas no mesmo sector, não será até mais recomendável ser uma a uma ?

.

Fica aqui a minha sugestão.

.

Ah e, embora eu não seja nem mais nem menos portista do que qualquer um dos que o querem ver já porta fora, já sabe que conta com o meu apoio.

.

SOMOS PORTO

O AVB E OS OUTROS...




25/10/2011
Dragões de Ouro encheram Coliseu de "portismo"

A gala dos Dragões de Ouro realizou-se na noite desta segunda-feira, no Coliseu do Porto, com os 16 troféus a serem entregues entre manifestações de grande portismo.

A cerimónia terminou com a interpretação do hino do FC Porto por todos os artistas convidados para a gala, depois do discurso do presidente Pinto da Costa.

"Esta festa só foi possível pelo excelente naipe de Dragões de Ouro que tivemos este ano. Fiquei muito feliz por termos tido aqui connosco o Pôncio Monteiro, ele esteve aqui connosco". O presidente do FC Porto dirigiu-se a André Villas-Boas, afirmando que o "prémio vai para quem o merece", para depois lhe lançar o desafio de escrever uma biografia chamada "A cadeira de sonho", disponibilizando-se para escrever o prefácio, se o livro sair "nos próximos 30 anos".

Antes, procedeu-se à entrega dos prémios, com o Dragão de Honra Manuel Salgado a receber o troféu das mãos do presidente.

Pinto da Costa entregou também os prémios a André Villas-Boas, à viúva de Pôncio Monteiro, num dos momentos mais emotivos, com toda a plateia a apludir de pé, e à Unicer/Pires de Lima.

André Villas-Boas, que recebeu uma monumental ovação, assumiu que foi a primeira vez que se sentiu nervoso em público, e entregou uma lembrança ao presidente do FC Porto. "Se há alguma coisa que nos distingue é queremos sempre mais", disse o ex-técnico do FC Porto, que leu um emocionado discurso de fé portista e se despediu com um abraço ao presidente Pinto da Costa.
Os ministros Miguel Relvas e Aguiar Branco entregaram os prémios a Hulk e a João Moutinho.

Imediatamente antes, realizou-se a Festa dos Campeões, momento em que as 11 equipas que se sagraram campeãs na última temporada foram homenageadas, com destaque para a equipa de desporto adaptado, aplaudida de pé.

Lista dos Dragões de Ouro 2010/2011:
Filiais e Delegações: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)
Dirigente: Ilídio Pinto
Carreira: Celestino Oliveira
Funcionário: Rui Carvalho
Treinador: André Villas-Boas (futebol)
Atleta: João Moutinho (futebol)
Futebolista: Hulk (futebol)
Atleta de alta competição: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)
Atleta amador: Manuel Santos Oliveira (bilhar)
Revelação: James Rodríguez (futebol)
Atleta jovem: Christian Atsu (futebol)
Sócio/adepto: Paulo Teixeira Pinto
Parceiro: Unicer
Projecto: Dragon Force

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Dragões de Ouro, hoje, em directo, no Porto Canal




A não perder. A partir das 21h.

.

A lista completa dos premiados é a seguinte:

.
"Filiais e Delegações do Ano: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)

Dirigente do ano: Ilídio Pinto

Carreira: Celestino Oliveira

Treinador do ano: André Villas-Boas (futebol)

Atleta do ano: João Moutinho (futebol)

Futebolista do ano: Hulk (futebol)

Atleta de alta competição do ano: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)

Atleta amador do ano: Manuel Santos Oliveira (bilhar)

Revelação do ano: James Rodríguez (futebol)

Atleta jovem do ano: Christian Atsu (futebol)

Sócio do ano: Paulo Teixeira Pinto

Parceiro: Unicer

Projecto do ano: Dragon Force

Recordação: Pôncio Monteiro

Dragão de Honra: Manuel Salgado"

.
Obrigado a todos e nota de realce para o dirigente do ano, o Sr. Hóquei em Patins, para o arquitecto dos nossos maravilhosos estádio e pavilhão que vai receber o Dragão de Honra e, especialmente, para a recordação, Dr. Pôncio Monteiro.


.



SOMOS PORTO

domingo, 23 de outubro de 2011

sábado, 22 de outubro de 2011

O destino de Vitor Pereira

Não tenho dúvidas que amanhã o futuro do treinador do FC Porto estará em causa.

É assim o futebol.

Ainda para mais num clube com a exigência do nosso.

Exigência essa agravada, mais ainda, pelo sucesso histórico da época passada.

Vai ser um jogo tremendo.

Pressão máxima.

Gostava muito que, além da vitória (logo contra a besta negra...), a exibição fosse segura (o brilhantismo virá depois).

VP merece. Muito. Espero que os jogadores o ajudem. E que o saibam ajudar.



Onze:


Helton,

Sapunaru, Rolando, Mangala e Álvaro,

Fernando, Belushi e Defour,

James, Walter e Hulk.


Este onze tem algumas surpresas.

Que nada têm a ver com castigos.

Apenas com estados de forma.

É preciso colocar os que estão melhor e recuperar os grandes craques que estão a passar uma fase má.

Amanhã lá estarei para apoiar.

.

.

P.s. - Viram ontem no Porto Canal o programa "Azul e Branco" sobre o nosso título (que acabou com o, imagine-se, deserto de 19 anos !!!!!) de 77/78 ? Se não viram, está a repetir agora ... vão ver !

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Uma curiosidade e uma "besta negra"

Como ainda me sinto muito depressivo, vou tentar fugir do tema principal - razões daquela miserável exibição - e referir-me, apenas, a aspectos laterais. Embora, mesmos estes, não ajudem nada à recuperação. Até pelo contrário...

.

Curiosidade - como alguns saberam, todas as equipas têm, no seu estádio, uma tremenda superstição - podia designá-la de várias formas, mas vou apelidá-la de "o lado do campo para onde atacam na 2.ª parte". No caso do FC Porto, desde sempre (pelo menos, desde que me lembro, inclusive, no estádio das Antas) que o FC Porto, quando pode, escolhe sempre jogar a 2.ª parte de forma a atacar para sul (sem qualquer outra interpretação ...). O curioso é que este ano houve duas equipas que nos impediram de o fazer. Sabem quais foram essas equipas ? Sabem quais foram os resultados ?

.

"Besta negra" - de há muitos anos a esta parte temos tido, no nosso estádio, uma "besta negra". Que, vai não vai, estejemos nós bem ou não, nos costuma causar amargos de boca. E que, quando nos apanha em crise, nos costuma empurrar mais para baixo ainda. Sabem de quem estou a falar ? Sabem que é o nosso próximo adversário ?

quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Que dizer ? Que dizer ? ...

Hoje, quer a atitude, quer a exibição, foram tás más, mas tão más, mesmo tão más, que só consigo dizer uma palavra:






POOOOORRRRRTTTTOOOO !

terça-feira, 18 de outubro de 2011

DE VOLTA A LIGA DOS CAMPEÕES.PROGNÓSTICOS?


Vamos ganhar por quantos? Quem marca?

Lista de convocados: Helton, Alvaro Pereira, Guarín, Belluschi, João Moutinho, Kléber, Hulk, Rolando, Varela, James, Djalma, Sapunaru, Mangala, Souza, Fernando, Otamendi, Bracali e Defour

domingo, 16 de outubro de 2011

Magia pura do capitão de serviço



.

Vejam o 3.º golo (dos 40 ss ao 1.50m).

Belushi toca em jeito com o pé direito, acto contínuo (de forma quase imperceptível, mas decisivamente) prossegue dando um toque na bola com o pé esquerdo, já passou por 2 jogadores, e vai por ali fora para pôr a bola na cabeça do Bigorna. GOLO.

sábado, 15 de outubro de 2011

KADU, o jogador mais novo a vestir a camisola do F.C. Porto em jogos oficiais



Formação !!!!!

Formação !!!!!

Formação !!!!!


Com 16 anos.


Apesar de terem sido só uns minutos e num jogo resolvido, até que enfim ....


Parabéns, VP !

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Dragão de Ouro para .... AVB

AVB, o cadeireiro, vai receber o Dragão de Ouro para melhor treinador.



Aqui fica o meu veemente protesto (depois de ler 3 vezes a notícia ...).



É que, se os resultados e a extraordinária época impunham tamanha distinção, "aquela" deserção obrigava à retirada de tão alto reconhecimento.




P.s. - Virá AVB receber o troféu pessoalmente ou mandará alguém pem seu nome preferindo ficar na sua cadeira de sonho ?...


P.s. 2 - O FC Porto é mesmo um clube diferente ...

O elevado grau de dificuldade dos jogos fáceis

É paradoxal, mas não deixa de ser verdadeiro.

E é o que sucede em relação ao joga da taça que se avizinha.

Todos sabem que somos super-hiper-favoritos. A tal ponto que, se não tivermos os pés no chão, ainda levamos um ... pêro ... se não for mesmo com um ... pinheiro em cima ...

.

Portanto, nada de facilidades, apesar de jogarmos seguramente, e bem, com os alguns dos jogadores menos utilizados:

Bracali,

Sapunaru, Rolando, Maicon e Alex Sandro,

Fernando, Belushi e Defour,

Varela, Walter e C. Rodriguez.

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Desafio de uma vida

Uma vez que este intervalo para as selecções parece que nunca mais acaba e enquanto assisto preocupado à maré antiportista que vai afogando a FPF – Gomes, Hermínio Loureiro, Humberto Coelho, Pauleta e, até, uma tal de Mónica Jorge -, gostava de partilhar convosco uma opinião que tenho sobre alguns aspectos relativos ao nosso treinador, VP.

Isto porque, VP, sem contar (nem ele, nem ninguém, a não ser o próprio cadeireiro) e de repente, passou a treinador principal de um gigante mundial.

De facto, sem ter tempo de se preparar convenientemente, de um dia para o outro, VP foi encarregue de liderar uma armada que, ainda para mais, vinha de um ano invencível.

Bom, com todo este cenário, VP, sabedor do gigante que lhe tinham posto nas mãos, meteu os pés ao caminho e, decidido, assumiu … o desafio da sua vida.

E lá vai levando o gigante a bom P(p)orto.

No entanto, nota-se, ainda não encontrou alguns equilíbrios. Em vários aspectos.

Desde logo na comunicação.

VP, porque ele próprio, enquanto treinador principal de um gigante invencível, ainda está em formação, devia, na minha opinião, assumir uma postura de contenção no que toca à comunicação. Pouco e bem. O que não tem feito.

Mais não seja para que os ainda frágeis equilíbrios que possui nesse sector não se percam e, pelo contrário, se solidifiquem. E aí, então sim …

Para adensar o panorama, VP é de um sinceridade tão desarmante, quanto desapropriada. É verdade. Espero fazer-me entender. Por exemplo, quando diz que o Jasus é um “egocêntrico”, está a dizer o que, acredito, genuinamente pensa. Mas não o deve fazer. Deve deixar isso para o Manuel Machado...

O mesmo se diga quando referiu que “ainda não vi os vi (vermelhos) jogar”. Não tenho dúvidas que VP deve andar tão assoberbado com esta sua nova condição que, à data, quase não tivesse tido tempo para ver jogar alguns adversários. Mas não o deve assumir. Porque de outra forma torna-se presa fácil para alguns comentários menos abonatórios. E isso fragiliza-o. Desnecessariamente.

Por outro lado, quando diz que “a champios não é a liga europa”, deve perceber que, sem querer e sem ter qualquer intenção disso, está a retirar mérito a quem ganhou a liga europa (e não custa nada dizer que a champions é ainda mais difícil que a liga europa….)

Para mais quando antes de um dificílimo confronto para a champions na Rússia vem ainda trazer o jogo com os vermelhos à colação (para responder a banalidades), deve entender que está a desproteger o foco de atenção do grupo que deveria estar exclusivamente virada para a champions.

Aliás, mantenho que o ping pong com os vermelhos, deve ser deixado por VP para segundo plano. Neste momento, há para VP aspectos muito mais importantes.

Repito, mais do que correr riscos de perder equilíbrios, VP deve apostar na solidificação dos mesmos. O que em termos comunicacionais passa, na minha opinião, para já, pelo recato.

No entanto, todos estes exemplos são facilmente corrigíveis e ainda vamos muito a tempo de o fazer. Eu acredito em VP !


Por último, só sugeria a VP que alterasse aquela imagem que lhe é dada por aquela cor de camisa em conjugação com a cor da gravata. Por favor. Parece que está a caminho da tristeza pela rua mais escura … quando o que é preciso é luz no caminho para a alegria !

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Preparem-se, a recuperação vai começar ...



Valeu a pena a ida a Coimbra apoiar o nosso FC Porto.

.

Vale sempre a pena, é certo, mas ontem, ainda valeu mais. Perante uma equipa superiormente orientada - desejo ao grande Pedro Emanuel o melhor - o FC Porto jogou .... à Porto. VP, efectivamente, prometeu e cumpriu.

.

Concentrado, unido, solidário, personalizado e ambicioso. E quando assim é, a probabilidade de vitória, seja contra quem for, dispara.

.

No sistema que se impõe - 4x3x3 -, sem Kleber, mas com Walter, fizemos um jogo muito competente.

.

E depois, se há momento que para mim define o espírito FC Porto - e que penso não terá passado na tv porque a bola estava longe - é quando, na 2.ª parte, Fucile dá o corpo ao manifesto para nos salvar de 2 remates de golo da Academica. Acto contínuo, a bola seguiu para longe da nossa área e, mesmo à minha frente e do Fanático, só se vê o Helton em grande correria para fora da área para abraçar e incentivar o Fucile (que, seguramente, e justificadamente, jogou sobre grande pressão). Notável. Espírito de Dragão em acção.

.

Pensei logo - antiportistas, preparem-se, vão ter de levar connosco até ao final do campeonato. Por isso, tenham cuidado com cânticos antecipados de vitória. É só no fim que se fazem as contas. Ah, e apesar de estarmos a passar um momento difícil, somos ... os primeiros classificados (daí que falar em recuparação, como título inclusivamente este post, pareça algo desconexo, mas a exigência azul e branca não se contenta com menos...).

.


.

Para terminar, o VP, dedicou a vitória à nossa massa adepta. Muito bem.

.

Aliás, Coimbra teve mais encanto vestida de azul e branco !

domingo, 2 de outubro de 2011

Co-im-bra ...

...tem mais encanto ... veeeeessssssstiiiiiiiiida ... de azul e branco .....

(lá estarei, juntamente com o Fanático, para apoiar os nossos)
.

SOMOS PORTO