segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Também tem direito a período de adaptação

Pinhalnovense,
Aves,
Paços de Ferreira,
 
… FC PORTO !

 
PF é um jovem.

 
Que está em período de adaptação.

 
A uma realidade totalmente nova, desconhecida e diferente.
 
 
PF nunca teve a fortuna de fazer um périplo prévio à chegada à cadeira de sonho como adjunto da casa e do Barcelona (JM), ou como adjunto da casa, do Chelsea e do Inter (AVB), ou, sequer, como adjunto da casa (VP).

 
Além do mais, PF, apesar de ter sido nosso jogador, nunca integrou o plantel, nem jogou em qualquer um dos grandes.

 
E agora colocaram-lhe um porta-aviões nas mãos.

 
E ele está a aprender a conduzi-lo.

 
Daí que precise e mereça que lhe deem tempo.

 
Porque tem capacidades para isso. Não duvido.

 
Não pode ser é de um dia para o outro.

 
Por exemplo, as substituições são disso um sinal mais do que evidente.

 
Ontem, então, entrou pelos olhos (a)dentro.

 
Ter conseguido com alguma sorte passar para a frente do marcador e, estando a nossa equipa com dificuldades em segurar o adversário, tirar um ala (Varela) que, além de dar profundidade ofensiva, ajuda muito o nosso defesa a fechar, e colocar um jogador sem qualquer capacidade de participar no processo defensivo e que tende a fugir para o meio (Quintero), foi uma má opção.
 
Quando tinha Ricardo no banco. Ou, numa perspectiva mais conservadora, Herrera. E mais, como Luxo estava em grande, não era preciso mais nenhum criativo naquele momento.

 
Mas de bradar aos céus foi sofrer o golo do empate aos 80 minutos e demorar 10 minutos para colocar em campo mais um avançado, dez minutos esses que se traduziam no minuto 90 de jogo …

 
É de quem ainda não assimilou todos os “comandos” da grande nau que o tem ao leme !

 
O que acaba por ser natural.
 
Como é natural que PF defenda ao limite os seus jogadores, e a atitude deles - no seu entender excelente -, como fez ontem, porque sabe que neste processo de adaptação precisa muito deles.

 
Aceito a lógica, mas o lado negativo é que isso lhe retira capacidade e autonomia de decisão no balneário, especialmente, perante os nomes mais fortes. Por isso, compreendo que PF queira começar por aí, para ganhar o balneário, mas tem de rapidamente ir mostrando cada vez mais indiferença aos nomes, para não o (balneário) perder.

 
Até porque PF tem de perceber que, se quer ter sucesso, o único nome forte no nosso clube é este - Futebol Clube do Porto.

 
Tudo o mais não interessa.

 
E já estou a falar com e do nosso mister porque PF tem de se preparar para começar a levar com aqueles que, legitimamente, não queriam o VP e, agora, também têm todo o direito de já não o quererem a ele, nem que seja só porque não … (e o calendário vai endurecer !)

 
E penso até que isto é mais importante do que dizer que gosto mais de ver o Fernando jogar sozinho a trinco.


SOMOS PORTO
 

P.s. 1 - Aceito que o árbitro Rui Silva não tenha percebido se a mão de Ota foi dentro ou fora da área. Naturalmente perguntou ao árbitro assistente. Mas não aceito a decisão deste último. O homem estava mesmo na posição perfeita para perceber que foi fora (como demonstram as imagens). Porque disse que era dentro ?


P.s. 2 – Ainda bem que PF não andou a distribuir pancada pela polícia, pois só o Jejum, enquanto treinador do clube do regime, é que tem direito a fazê-lo (como já se vê pelo incrível branqueamento da corja antiportista...), até porque estava só a defender o minino, perdão, o adepto:
 

  

6 comentários:

O Soldado Azul disse...

A aprendizagem/adaptação deveria iniciar-se desde o primeiro treino da pre-época!! Um clube como o nosso nao se pode dar ao luxo de perder pontos, porque o Mister esta a "aprender"...
E como referiste, colocar o Guilas mesmo no fim... nao me parece que nao seja básico... e que necessite de aprendizagem!!
Eu nao sou apologista de falar/escrever/pensar mal do treinador ao primeiro desaire... Mas se os resultados contra o Guimarães e contra o Atlético forem negativos, sem a atitude exigida pelos jogadores e com os erros defensivos que temos infelizmente assistidos... presumo q a continuidade possa começar a ser objeto de reflexão...
Qual ao penalty, concordo que o responsável é o juiz de linha...
Também nao posso deixar de reconhecer que o Ota deveria ter sido expulso antes...
Tenho muitas reservas... e pressinto um grande sofrimento...

Azzulli disse...

Eu não coloco em causa a permanencia do treinador.
De modo algum.
Concordo que tem de ter o seu periodo de adaptação.

Espero é que leia este nosso blog, que veja as diversas opiniões, que reflita nelas, e que isto contribua para o seu crescimento como Nosso Grande Treinador.

O Situacionista disse...

COMUNICADO DO FC PORTO:


"O lobo mau

“Agora... Calma e concentração, rapazes!!! Agora teremos pela frente equipas de futebol: Estugarda e Marítimo!!! De ballet como a de hoje já não apanharemos muitas mais!!! FORÇA CAMPEÃO!”
21 Fevereiro 2011, após o final do jogo da Liga Sporting, 0-Benfica, 2

“Para mim foi o melhor em campo... Grande passe aquele para o segundo golo... o golo do macaco Hulk... HU HU HU HU”.
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3

“… não podíamos ter bananas no campo. Senão o incrível macaco comia-as”
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3

“… dia 18 de Maio vais sentir-te orgulhoso por seres do País do vencedor da Liga Europa! E vais ficar muito feliz quando vingarmos a derrota [vitória] que o Villarreal obteve [conseguiu] sobre o clube da sempre 2ª cidade de Portugal...”
21 de Abril 2011, após o final do jogo da Taça de Portugal, Benfica, 1-FC Porto, 3,

Extractos retirados do Facebook de Nuno Lobo, presidente da Associação de Futebol de Lisboa. O FC Porto deixa ao critério dos clubes de Lisboa se este senhor deve dirigir os destinos da sua associação e exorta as autoridades nacionais e a própria UEFA a agirem perante o que afigura ser um crime público de racismo para com o jogador Hulk."

meirelesportuense disse...

Desculpe Barba Azul se só agora respondo ao seu cumprimento de Julho passado, mas estive longe muito longe de poder participar e só agora estou a sentir forças para continuar a intervir!
Cumprimentos.

-Quanto ao JJ eu reparei que no final daquela confusão toda, foi-se aquele enorme relógio de pulso que ele transporta com alguma dificuldade -o que ele procurou na relva, nos bolsos do casaco, das calças...- e não é que me passou logo pela cabeça que poderá ter sido o "jovem" que ele foi tão estóicamente "defender" a ficar com a jóia?...Foi engraçado...

Fanático disse...

O Miguel Sousa Tavares (MST) anda a copiar-te: http://souportistacomorgulho.blogspot.pt/2013/09/miguel-sousa-tavares-o-sindroma-do.html?utm_source=feedburner&utm_medium=feed&utm_campaign=Feed:+SouPortistaComMuitoOrgulho+(SOU+PORTISTA+COM+MUITO+ORGULHO)

Fanático disse...

No mais, a atitude da equipa e passividade do treinador no que à escolha da equipa e ao atraso nas substituições deixam-me preocupado...