quinta-feira, 15 de maio de 2014

Clube amaldiçoado

"No âmbito dos seus 110 anos, o Benfica inaugurou esta tarde, pelas 15.30, na porta 18 do seu estádio uma estátua de bronze de Béla Guttmann com dois metros. O objetivo simbólico é o de "quebrar" a "maldição" lançada pelo ex-treinador húngaro, que um dia terá dito que sem ele o clube da Luz não voltaria a ganhar uma Taça dos Campeões nem nos 100 anos seguintes.
 
A cerimónia da inauguração contou com a presença, entre outros, do vice-presidente do Benfica, Rui Gomes da Silva, e do secretário de Estado do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Hungria, Zsolt Németh. Hoje, em entrevista ao DN, o governante húngaro disse que espera ver "dissolvida" a maldição de Béla Guttman contra o Benfica com a inauguração desta estátua. E explicou como surgiu a ideia.
 
"O Benfica ganhou duas Taças dos Campeões, em 1961 e em 1962, uma contra o Barcelona e outra contra o Real Madrid. Guttman Béla era o treinador nessa altura e quis um aumento de salário. No clube disseram que isso não estava no contrato. Então ele disse, se não me dão vou-me embora, mas amaldiçoo-os: durante 100 anos o Benfica não vai voltar a ganhar a Taça dos Campeões. Passaram 50 anos desde então e o Benfica não ganhou.
 
Foi então que o embaixador da Hungria, Norbert Konkoly, surgiu com uma solução para este problema. Falou dela ao presidente do Benfica [Luís Filipe Vieira] e ele concordou. A solução é colocar uma estátua de bronze enorme, de dois metros, no estádio do Benfica com as duas Taças dos Campeões nas mãos. E depois ele regressa. E, regressando, a maldição desaparece e, desaparecendo, veremos resultados. É esta a história", explicou Zsolt Németh, dizendo que o acontecimento é tão importante para os benfiquistas como para os húngaros.
 
A estátua é da autoria do escultor húngaro Szatmari Juhos Laszlo e foi feita na Hungria, tendo chegado a Portugal há semanas, no maior dos secretismos, contou ao DN o embaixador Norbert Konkoly.
 
Responsável pela descoberta de Eusébio, o húngaro que também passou pelo Futebol Clube do Porto treinou o Benfica entre 1959 e 1962. Morreu em 1981 aos 82 anos.
 
Até agora a sua "maldição" perdura. Depois do que terá dito Guttman, o Benfica já foi a mais sete finais europeias e não ganhou em nenhuma (cinco da Taça dos Campeões Europeus, uma da Taça UEFA e uma, no ano passado, da Liga Europa)."  (notícia do dia 28.02.2014)
 
 
Claro que isto só acontece a clubes que fazem da inveja, da maledicência, do desrespeito e da falta de reconhecimento do mérito alheio, o seu prato do dia.
 
E o melhor é que ainda faltam 50 anos !!
 
E há quem me garanta que o problema é que Guttman não gostou do "desenho" dos pés da estátua ....

3 comentários:

O Situacionista disse...

Beto: «O Jorge Jesus também sai da sua área...»


LLLOLLLOOLLLLLLL

O Soldado Azul disse...

O que é mais engraçado é que a praga foi motivada pelo pedido declinado de aumento do salario! Pergunto-me quanto ganharia na altura... e quanto ganha hoje o JJ... Claro que os "tempos" são diferentes, mas:
Hoje em dia, qual o treinador que não teria aumento salarial depois de ganhar 2 Champions League?? O JJ não veria os seus 4 milhões serem aumentados se ganhasse a Liga Europa?? Com o Premio respectivo, seguramente que sim...

Fanático disse...

Não será melhor fazerem uma jaula à volta da estátua, como fizeram à do Eusébio, não vá qualquer ensanguentado desesperado invectivar com ela? LOL