segunda-feira, 26 de novembro de 2007

Apesar da arbitragem…

.
Estádio do Dragão
Árbitro: Carlos Xistra (AF Castelo Branco)
.
EQUIPAS:
FC PORTO – Helton; Bosingwa, Pedro Emanuel, Bruno Alves e Marek Cech; Lucho Gonzalez, Paulo Assunção (Kazmierczak, aos 86 m) e Raul Meireles (Farías, aos 86 m); Tarik Sektioui (Mariano Gonzalez, aos 63 m), Lisandro Lopez e Ricardo Quaresma.

V. SETÚBAL – Eduardo; Janício, Auri, Robson e Adalto; Elias (Filipe Gonçalves, aos 79 m), Sandro e Ricardo Chaves; Paulinho (Edinho, aos 46 m), Cláudio Pitbull e Matheus (Bruno Gama, aos 62 m)

Resultado final: 2-0
Golos: 1-0 por Lisandro Lopez (aos 5 m); 2-0 por Ricardo Quaresma (aos 85 m).

Cartões amarelos: Cláudio Pitbull, Bosingwa, Paulo Assunção, Janício, Adalto, Pedro Emanuel e Raul Meireles.

Não tenho por hábito publicar um post "em cima" de um outro tão recentemente publicado, mas a verdade é que já o tinha praticamente concluido quando me apercebi que o Azzulli tinha-se antecipado (o ordinário). No entanto, e embora falem de um tema comum, penso que são perfeitamente complementares.
Por isso e porque o raio deste post já me tinha dado muito trabalho, publico-o na mesma.
À laia de comentário aproveito, desde já, para afirmar que o excelente post do Azzulli é perfeitamente revelador do estado de espírito que invade um adepto do FCP quando se dirige para o Dragão.
Para ver bom futebol, para estar com os amigos, para estar com todos aqueles que como nós sofre, chora, ri e grita por uma equipa de azul e branco vestida.
E, por isso, quando chegamos ao Dragão somos todos invadidos por um sentimento quase inexplicável de serenidade, mas que, afinal de contas, tem uma explicação bem simples, pois chegamos enfim… à nossa “casa”.
.
Quanto ao jogo em si impera, antes de mais, afirmar que foi uma boa exibição.
Não uma exibição de “encher o olho”, mas uma boa exibição num encontro que se antevia como sendo bastante difícil, após dois empates comprometedores.
E isto apesar de um adversário de qualidade, apesar da pressão do clube dos milhafres a um ponto e… apesar da arbitragem.
De facto, Carlos Xistra, com uma arbitragem que quase parecia “encomendada” (também terá sido escolhido por telefone?), bem tentou que a nossa equipa fosse jogar à "Cestinha do Pão" com a possibilidade de ser ultrapassada pelos milhafres, demonstrando uma dualidade de critérios na marcação de faltas, na amostragem de cartões amarelos e ao não punir com grande penalidade uma falta que no Dragão me pareceu nítida (a rever num qualquer resumo do jogo).

Voltando ao jogo, houve, acima de tudo, muito Porto.
Numa primeira parte inteiramente dominada por nós, o já habitual Lixa marcou (aos 5 min.) o seu 10º golo nesta Liga 2007/08.
Na segunda parte a equipa manteve uma exibição segura, conseguindo uma melhor circulação de bola e o segundo golo acabaria por surgir (aos 85 min.) por Quaresma, num magnífico remate de fora da área.
Com o jogo decidido JF aproveitou para refrescar a equipa, cometendo aqui (na minha opinião) um erro crasso ao não fazer sair o Quaresma. Era uma excelente oportunidade para lhe dar moral perante o mais que previsível aplauso dos adeptos, bem como para não correr qualquer risco de poder vir a ser amarelado.

As palavras dos nossos intervenientes:
Jesualdo Ferreira
O treinador do FC Porto, Jesualdo Ferreira, mostrou-se satisfeito com o regresso às vitórias depois de dois empates consecutivos: "Gostamos da pressão positiva. Estávamos obrigados a ser competentes e fomos", destacou o técnico, relembrando as declarações durante a semana.
Afirmou ainda que «Esta pausa não foi benéfica, visto que nesse período não tivemos os jogadores todos connosco, conforme queríamos, e isso notou-se neste compromisso. Houve alguns jogadores que, durante o jogo e por acumulação de fadiga, sentiram maiores dificuldades. Fizemos uma exibição competente, segura, paciente e inteligente. A equipa do Vitória de Setúbal veio ao Dragão para conseguir, com uma zona baixa, ter hipóteses de lançar rápidos ataques. Não foi de modo algum capaz de o fazer. Arrisco a dizer que os jogadores mais influentes do nosso adversário não estiveram aqui e isso deve-se à forma como a nossa equipa jogou. Conversámos ao intervalo e, no segundo tempo, fomos diferentes, fomos melhores. O resultado que conseguimos na etapa inicial era magro e queríamos ter uma maior serenidade. Em suma, fica um bom jogo do FC Porto. Aliás, das três equipas que estiveram em campo, duas delas foram competentes.»
Como te percebo…
.
Sobre a arbitragem: «A equipa de arbitragem não foi muito competente. O senhor Carlos Xistra esteve pouco acertado na amostragem dos cartões amarelos e deixou por marcar um penálti a nosso favor. Isso poderia ser o 2-0 e ficaríamos mais tranquilos, o jogo seria diferente daí para a frente. Quando digo que a equipa de arbitragem foi a menos competente, quero dizer que não esteve ao nível da do FC Porto e do V. Setúbal. Acho que este jogo não merecia tantos amarelos.»

Sobre o jogo contra os milhafres: «Falaremos disso em tempo oportuno. Em 41 jornadas, ou seja, desde que cheguei ao FC Porto, a nossa liderança tem sido inatacável. Ainda hoje defrontamos uma equipa boa, que ainda não tinha perdido na corrente temporada, e fomos superiores.»
Pois claro, ao contrário dos outros, nós temos muito em que pensar antes do jogo na "Cestinha do Pão". Aliás, da maneira que eles falam até parece que só nós é que estamos em várias competições.

Pedro "Olhar de Dragão" Emanuel
«Hoje demonstrámos competência frente a um adversário que vinha de uma série muito forte. Fomos uns vencedores justos. Espero que o meu regresso à titularidade tenha continuidade, mas há muitas e boas opções no plantel do F.C. Porto. Jogando ou não jogando trabalharei sempre da mesma maneira. Mas espero jogar muitas vezes, naturalmente».
Palavra de capitão.
.

Zé Bosingwa
«Fizemos o que pretendíamos, agora temos um jogo importante na quarta-feira e precisávamos de estar moralizado, para isso tínhamos de ganhar hoje. Jogámos bem, controlámos todo o jogo e estamos felizes.»
Sobre o jogo contra os milhafres: «Vamos continuar em primeiro lugar, qualquer que seja o resultado, mesmo perdendo. A pressão vai estar do lado deles, eles é que precisam de vencer. Para já, estamos a pensar apenas no Liverpool. O Benfica? Se quiserem que venham para cima de nós».
...........................E quem fala assim não é gago!!!

Mariano González
«Na verdade, sinto-me um pouco melhor. Temos somado minutos e estou a trabalhar bem. Ainda falta algo para chegar à minha melhor forma, mas com o apoio da família, dos companheiros, do treinador, penso que ainda evoluirei mais. É difícil entrar nesta equipa, que joga bem e vence. Quero seguir por este caminho e aproveitar os minutos que me derem.»
Isso mesmo. A pensar assim vais no bom caminho.
.
.
Ernesto Farias
«Foi bom voltar a jogar, trabalho para estar sempre à disposição do treinador, hoje joguei dois ou três minutos, mas o importante é manter a tranquilidade. Só trabalho para jogar e respeito as decisões do treinador. O Lisandro está num bom momento, fico feliz por ele, resta-me continuar a trabalhar e esperar pelas oportunidades. Farei o meu trabalho para ser convocado para Liverpool, vai ser um jogo difícil. Já falei com o Mascherano por mail. Temos de nos apresentar bem para continuarmos por cima na Liga dos Campeões.»
Outro que também pensa bem. E quando assim é…

Uma palavra para:
Pedro “Olhar de Dragão” Emanuel
Um regresso tranquilo e tranquilizador (para os adeptos) do nosso capitão, revelando um excelente entrosamento com Bruno Alves. Para mim é uma aposta para manter.

Ricardo Quaresma
Sob o olhar atento e implacável dos sócios e adeptos azuis brancos e em risco para o jogo com os milhafres, Ricardo Quaresma, depois de um início complicativo, acabou por libertar-se e libertar um pouco da sua magia culminando uma exibição bastante positiva com um golo absolutamente fantástico.
.
.
Um abraço a todos e um forte POOOOORTOOOOO!!!

10 comentários:

O Situacionista disse...

Gostaria de começar o meu comentário ao jogo de ontem com um nome – Stepanov.
É um grande jogador e ainda nos vai dar muitas alegrias.

Depois quero dizer o seguinte - Pedro Emanuel enche-me as medidas. Sempre o fez. É lento e podia ser mais alto, mas é um verdadeiro DRAGÃO !
Ainda por cima jogou, que me lembre pela primeira vez, à direita. Muito, muito bem.

Depois, se tivesse que resumir o jogo num frase seria - Quaresma “socou” Xistra !

O ###### do Xistra estava a 3 metros e a olhar para o lance no melhor angulo possível e não marcou o penalty. Aliás, desde o início do jogo que se percebeu ao que vinha. VERGONHA !

Vá lá que Quaresma, com a sua exibição e com aquele maravilhoso golo, “partiu os queixos” ao Xistra.
É curioso, mas o Quaresma tem uma necessidade vital de estar bem fisicamente. E fisicamente está a subir.

Outro aspecto. Quem está mais por dentro do fenómeno teve noção de uma coisa – depois do que aconteceu nas duas últimas jornadas e depois das resultados dos vermelhos em Coimbra, este era o jogo DECISIVO para equilibrar o campeonato.

ELES apostavam TUDO neste jogo.
Ao ponto de ontem e hoje a imprensa insinuar que COMPRAMOS O SETÚBAL.
LITERALMENTE !
Rui Santos disse que o Setúbal foi ATÍPICO.
A Bola diz que o Setúbal foi um monumental “bluff”.
O Record diz que o ... “Leo estica a corda” (vejam a capa !)

O DESESPERO leva-os à ESTUPIDEZ elevada ao quadrado.

Dizem até que os vermelhos estão em grande.
Até podem estar (e não estão !), mas em Coimbra, sem o Ricardo, estariam agora a 6 pontos.

Mas imaginem só se guarda redes do Setúbal fosse o responsável pela vitória do FC Porto ??!!
Seria o FIM DO MUNDO !

(Só um aparte sobre o Ricardo e a Académica – queria mandar daqui um grande abraço ao Domingos, um grande portista. Correu mal. Acontece. Aliás, segundo sei, o Ricardo também o é, pelo que o abraço é extensivo a ele).

Quanto à nossa exibição, não jogámos muito bem.
Mas jogámos como equipa, com espírito de Dragão.
Um jogo seguro.

Imperdoável tantas oportunidades desperdiçadas.

Uma palavra para o Cech, que finalmente está a subir de forma.

Outra para Mariano, que começa a mostar um bocadinho do seu valor (apesar de mal o homem começa a aquecer, aqui os meus amigos fazerem questão de me começaram a provocar...).

Concordo com o pequeno reparo que o Penta fez à excelente actuação de ontem do Prof. – pena não ter saído o Quaresma para a ovação. Bem merecia.

P.s. – Penta, gostei da forma como relataste o teu desespero quanto à publicação do post....

O Situacionista disse...

Só mais uma nota – o que não se diria se ontem não tivesse jogado o Pitbull ?
Seria mais um (dois, portanto !) FIM DO MUNDO.

A corja (ainda) não percebe(u) que, pura e simplesmente, o Futebol Clube do Porto é MELHOR ! Há 30 anos .... desde que acabaram as vitórias por decreto...

Pentadragão disse...

E depois há os merdas dos pasquins que me metem um NOJO, como nunca vi. Espero que ninguém compre qualquer um dos três dejectos que saem para o mercado:

No site do Jogo (que deve ser gerido pelos merdas da Mouraria) pode ver-se isto (tirado hoje):

http://img259.imageshack.us/img259/9172/jogolz4.png

No Rasco e na Bosta são precisas lupas de grande aumento:

http://img407.imageshack.us/img407/241/imagens106864mo6.jpg

http://img407.imageshack.us/img407/6329/wdiagqo5.jpg

______

http://rascordonline.planetaclix.pt

Fanático disse...

Notas:

1) Jogo decisivo, quer no que diz repeito aos pontos, quer no que diz respeito aos jogos de 4ª e sábado, quer no que diz respeito à aparente crise (que só de resultados se tratava).

2) Jogadores: enormes (PE, que imperador, e RQ, ao seu melhor nível), grandes (Lixa, 10 jogos, 10 golos, Luxo, classe pura), a melhorar (MC, até que enfim) e menos bem (Tarik, o Mariano (ainda não percebi...)

3)O xistrinha: que grande f***! É impressionante a desigualdade de critérios, a vergonha na amostragem (e não) de amarelos, era deseperante a vontade de mostrar um amarelo ao RQ, sabe-se lá porquê.

4) Exibição segura, apenas a criticar dois promenores: as oportunidades falhadas do Luxo, do Lisandro, do RQ e não saída do RQ antes do fim do jogo para que as palmas, desta vez, merecidas pudessem sair.

O Soldado Azul disse...

Desabafo:
Eu fui ver o jogo e tendo-me parecido penalty, não poderia afirmar com total certeza! Ao visualizar o lance na TV, não há a minima dúvida que se trata de um ESCANDALO !!!! Eu bem sei que andamos sempre a "chover no molhado" quando falamos de arbitragem mas após ver o lance e o árbitro a "2 passos" só posso concluir que não marcou penalty porque simplesmente não quis! Com certeza foi um atitude propositada!
APELO - Eu espero e apelo a todos os portistas mediáticos para baterem nesta tecla! É totalmente inaceitável que os comentadores "fiquem-se" pelo "foi penalty ponto!" como o fez por ex. o "brilhantina" Rui Santos! Por mais que não consigamos "bater" a maioria "ensanguentada" pelo menos devemos tentar "fazer mossa"! Apelo aos Serrões, Aguiares, Moreiras e afins para que não tenham qualquer receio e "acusem" esta pouca vergonha !!!!
Saudações

Pentadragão disse...

E tu não ouviste os comentários do merdas da sporttv sobre o penalty, senão é que te passavas mesmo!!

Há que denunciar este nojentos.

http://rascordonline.planetaclix.pt

O Situacionista disse...

Ou, como muitíssimo bem dizem o Soldado e o Pentadragão, os portistas se mobilizam esta semana contra esta ESCANDALEIRA que entra pelos olhos dentro de toda a gente (que usa os olhos para ver), ou no Sábado vai ser mais uma ROUBALHEIRA.

Então se o árbitro for o João "Pode Ser" Ferreira....

Penta disse...

De facto, perante a "corja jornaleira" (e não só) que rodeia o futebol português, é altura de cerrar fileiras e denunciar a uma só voz a vergonha deste futebol português.

Basta!!! Basta de aceitar passivamente que quando acontecem erros (por vezes gravíssimos) a favor do sporting e dos milhafres os mesmos sejam analisados como se o erro para aquelas bandas seja algo que acontece de forma natural e porque (afinal de contas) o árbitro é um ser humano. E tudo acaba em perfeita serenidade.

Já o contrário, ou seja, erros que favorecem o FCP, são visto à lupa e em câmara lenta e discutidos violentamente durante uma ou duas semanas. Mas sempre aflorados quando lhes convém durante toda a época. Porque (claro está)o árbitro foi comprado. O bandido...

Bom, agora que já me enervei com esta porra, queria mudar de assunto:

Não posso deixar de referir que as declarações pós-jogo do M. González e do E. Farias são estupendas (conforme poderão ver no post).

E fazem perceber que estão ambos bem inseridos no grupo, disputando ou tentando disputar a titularidade com serenidade, humildade e trabalho. Contando com o apoio dos colegas. Percebendo perfeitamente que, neste momento, não é fácil entrar na equipa titular e que deverão aproveitar bem todos os minutos em que lhes é dada uma chance.
Ficando felizes pelo bom momento dos colegas e respeitando as opções técnicas do JF.

Esta é para mim uma postura de autêntico Dragão.

Um abraço.

Eterno Dragao disse...

Fanático, não concordo contigo em dois aspectos: primeiro, acho que o Cech fez mais uma exibição deplorável - esta época está a ser muito má; segundo, o Mariano fez o melhor jogo desde que chegou (é certo que não deslumbrou, mas, desta vez, acertou um ou outro passe, ajudando a construir jogo!)

Soajeiro disse...
Este comentário foi removido pelo autor.