domingo, 11 de novembro de 2007

Do 80 ao 8…

Até à saída do Luxo tudo maravilha.

Depois o nosso treinador resolveu inventar. E transmitiu a ideia que "estava ganho".

O Prof. não percebeu que o Bolatti só resultou contra o Marselha porque o 3º médio era … um avançado (Postiga).

Não lembra ao diabo colocar, Assunção, Bolatti e Meireles.
Claro que deixamos de atacar.

Depois não se pode queixar…

Helton e Stepanov ajudaram à festa.

Na minha opinião, tal como já tinha sugerido depois do jogo de 4ªfeira, é tempo de Stepanov (que é um belíssimo jogador) descansar e dar a vez a Pedro Emanuel.

Acrescento também o seguinte - eu apenas fui jogador amador, mas isso bastou para aprender uma coisa: jogos QUASE ganhos só após o 3-0. ELEMENTAR !

Não vou dizer mais nada porque ainda estou a ferver….

P.s. – A minha crítica ao Prof. não invalida que tenha ADMIRADO as suas palavras DURAS no flash interview.

P.s. 2 – É inacreditável como é que o Anselmo não foi expulso quando entrou a MATAR sobre Helton.
.
P.s. 3 - Com isto quase que passa para 2º plano a roubalheira p(a)ratiada...

23 comentários:

Nuno Silva disse...

meu caro amigo concordo inteiramente contigo... para mais é só veres o que eu escrevi no meu blog: http://remateabaliza.blogspot.com

Anónimo disse...

Anselvo devia ter sido expulso. Tal como Raúl Meireles e Bruno Alves.

Roubalheira? Se puderes explicar agradecia...

Abraço

O Situacionista disse...

Meus caros,

Para que não se misturem alhos com bugalhos, gostaria de realçar que, para além do resultado FATÍDICO, o que mais me irritou ontem foi que.... DEITAMOS FORA 70 minutos de EXCELENTE futebol.

Futebol colectivo, bem jogado, bola bem tratada, posse de bola, controlo do jogo, transições bem feitas, bons golos, enfim, como eu gosto de ver o FC Porto jogar.

E, de repente, tudo borda fora.

Que MALDADE.

Para isso era preferível não jogarmos nada.


Quanto ao resto, para já, deixo só a análise (vermelha) da “insuspeita” ABola sobre a arbitragem da 2ª opção do Orelhas:
“Um erro grave, em termos disciplinares (cartão vermelho por exibir), ao não sancionar uma entrada violenta, de pé em riste, de Anselmo sobre Helton. (...)”.

Termino com os meus parabéns ao Leo que, semana após semana, com toda a Paixão P(a)ratiada, demostra que é um verdadeiro artista da bola...

O Soldado Azul disse...

Bom,
Devo dizer caro Situacionista que não concordo com a tua análise!
Empatámos porque infelizmente tivemos uma saída do Helton a lembrar o Kralji (não sei como se escreve) e um penalty completamente desnecessário! O jogo estava completamente tranquilo! Não posso responsabilizar o Prof pelo empate! O 2-0 era um resultado mais que tranquilizador! Fez muito bem em tirar o Lucho, um jogador fundamental que recuperou de uma lesão...
O resultado normal seria o 2-0 e ninguém (penso eu) equacionaria as alterações do Prof...
Infelizmente empatámos (mais 2 pontos perdidos, estupidamente perdidos, é certo)! O meu receio é que a equipa vá abaixo psicológiamente! Espero bem que não...

Saudações

Eterno Dragao disse...

Soldado: JF tirou o Lucho para descansar, uma vez que ele vai estar 15 dias sem jogar à bola (deixou de ser convocado para a selecção argentina). Foi bem visto, sobretudo se pensarmos nas condições em que jogou o Bosingwa (90 minutos)contra o Marselha! Coerente!

Aquele discurso é muito bonito, mas estou de acordo com o Situacionista: o primeiro a transmitir a mensagem do "descanso", foi o treinador, com as substituições.

O Helton teve um lance infeliz. Acontece, é um grande guarda-redes.

O Stepanov teve mais um lance infeliz (entre vários, durante o jogo). Eu já disse uma coisa destas sobre o Pepe e falhei estrondosamente, mas parece-me que, neste momento, o Stepanov não é central para a equipa titular. Salta mal, é "tosco" com os pés, comete muitos erros de marcação. O penalty desnecessário é um de entre muitos, muitos erros. Neste momento, é o elo mais fraco da equipa. Pedro Emanuel a titular já!

Tudo isto não invalida que eu considere que fizemos uma boa exibição no jogo de ontem. Para já, não estou nada preocupado.

Nota final: o Ricardo diz que o Bruno Alves devia ter sido expulso - discordo. Se o Anselmo tivesse sido expulso em devido tempo, o "acerto de contas" do Bruno Alves não teria acontecido, certamente. A isto chama-se "justiça popular" (quando os juízes não actuam, há que fazer justiça pelas próprias mãos). Com toda a sinceridade, ponderando quem recebeu a "patada", considero que o Bruno Alves esteve muito bem!

Azzulli disse...

Sobre a exibição até à saida do Lucho só posso dizer que foi muito boa.

Isto de fazer substituições aos médios no fim dos jogos é completamente errado.
E já não é a primeira vez.

Mexendo no meio, a equipa fica (infelizmente) sem saber jogar. É só pontapé para a frente. Não temos bola. Destruimos os mecanismos.

E concordo, claro, que estas substituições transmitem a mensagem que a equipa pode descansar.

Como é possivel não conseguirmos trocar a bola, sofrer faltas, fazer passar o tempo, e sair perigosamente em contra-ataque para marcar mais um golo?...

E como é possivel o Stepanov fazer aquele penalty??? O homem do estrela ia-lhe fugir... para trás!?!... Que estupidez!

Paulo Pereira disse...

Concordo com as críticas à arbitragem. Num plano racional, teve notória influência no resultado, ao não expulsar o Anselmo, qd já venciamos por 1-0. Esta, mais uma vez, não conta para fazer títulos na comunicação social...

Qt ao jogo, sinto-me terrivelmente frustrado e envergonhado, pois parece k meia dúzia de tipos gosta de brincar com quem sofre diariamente pelo clube. Inadmissível a forma como se cede 2 preciosos pontos, perante um adversário moribundo, k nada tiha feito para lhe sair a lotaria. E, para meu espanto, depois disto, ainda concedem dois dias de folga aos jogadores. Revoltante, e isto para não começar disparar palavrões em todas as direcções...

Qt a Stepanov, está tudo dito. Erros consecutivos, grosseiros e infantis, demonstrando k o sérvio ainda não é substituto para a saída de Pepe. E assim, com benesses destas, lá se vai ressuscitando um campeonato k poderia terminar em Dezembro. Onde é k eu já vi isto?

Abraço,

Unknown disse...

Moinho da estupidez. Quando trouxeres alguma coisa escrita por brasileiros corrige-a. Escreve-se "demónios" e não "demônios", com til.
És realmente um diabo vermelho.

Anónimo disse...

eterno dragão: estas palavras tuas: "o Ricardo diz que o Bruno Alves devia ter sido expulso - discordo. Se o Anselmo tivesse sido expulso em devido tempo, o "acerto de contas" do Bruno Alves não teria acontecido, certamente. A isto chama-se "justiça popular" (quando os juízes não actuam, há que fazer justiça pelas próprias mãos). Com toda a sinceridade, ponderando quem recebeu a "patada", considero que o Bruno Alves esteve muito bem!" nunca corresponderão à forma como eu vejo futebol. Não sei se a minha forma está mais certa ou mais errada do que a tua, mas confesso alguma incredulidade quando li essas palavras, até por me ter apercebido (em posts anteriores) que és uma pessoa apaixonada por este desporto e com bom-senso. Não acho que se possa criticar da forma veemente a entrada de Binya em Glasgow (como o fizeste e eu o fiz, e qualquer pessoa com dois olhos na cara e um mínimo sentido de justiça) e agora, pura e simplesmente, deixar passar em branco esta patada porque, dizes tu, é "justiça popular". Nunca será desculpável uma patada daquelas por, anteriormente, o jogador visado ter feito o mesmo. Nunca. E gostava que tu e os adeptos protistas admitissem como errada a atitude do Bruno Alves. Tenho amigos benfiquistas que dizem que os portistas são os primeiros a criticar uma entrada dura quando é um jogador do Benfica, mas sempre se esquivam a apreciar da mesma forma e com os mesmos critérios quando são jogadores do Porto a terem entradas violentas dessas. Dizem também que os benfiquistas - regra geral - repudiam quando um jogador vermelho as faz (e corroboro a ideia: nos vários blogues benfiquistas que frequento, todos, disse TODOS os adeptos benfiquistas criticaram ferozmente a entrada do Binya) e que os portistas tentam sempre apagar essas entradas dos jogadores do Porto com desculpas. Eu gostava de pensar que isso não é verdade, que os portistas sabem analisar uma entrada violenta (como a do Binya, do Anselmo, do Bruno Alves, etc) e, não interessando a cor do faltoso, criticá-la ao máximo, porque é o futebol que sai lesado. Confesso a minha surpresa com as tuas palavras. Não quero dar razão a esses benfiquistas totalmente, mas ajudaste a que cada vez mais essa visão seja uma realidade.

p.s.- com isto não quero dizer que o Porto não foi prejudicado pelo facto de o Anselmo não ser expulso. Foi-o, claramente. Mas tenhamos algum juízo: as entradas do Raúl Meireles e do Bruno Alves (especialmente esta) são graves e passíveis de cartão vermelho. Querer esconder isso e falar em "justiça popular", peço desculpa mas não é orientação pela qual me guie.

Abraço a todos

Eterno Dragao disse...

Ricardo: eu só falo por mim - não sou "representante" dos adeptos do FCP.

Não estou a tentar "apagar" a entrada. Só estou a dizer que foi muito bem feito! E isto não tem nada que ver com o clube. Se o Quim tivesse sido agredido com um golpe de karaté e o Luisão "acertasse o passo" ao agressor, diria exactamente o mesmo.

A questão fundamental é que, se os árbitros fossem competentes, nem sequer existiria margem para este tipo de acerto de contas (pelo menos, no mesmo jogo).

Um abraço.

Anónimo disse...

Então posso deduzir das tuas palavras que se o Bruno Alves der uma patada primeiro num jogador e não for expulso (ou o Quaresma, como já várias vezes ocorreu) e depois um jogador adversário se vingar no central portista, tu vais dizer que foi muito bem feito e que foi feita "justiça popular"? Porque se é assim, continuo a discordar, mas ao menos tens coerência... e aí tudo certo.

Abraço

O Situacionista disse...

Caro Ricardo,

Começando pelo ..início.

Não imagina como “apreciei” o exemplo que o seu clube protagonizou.
Que atitude tão nobre.
A qual lhe deu (clube e, por consequência aos adeptos) moral para falar.

Então não é que decidiram “punir” exemplarmente uma das maiores atrocidades de que me lembro com a .... titularidade ??!!!
Muito bem.

E olhe que o que mais apreciei foi a tentativa de lavagem de imagem .... um novo penteado !
Muito chique !

De resto o Ricardo insiste num erro “ab inicio” - é o chamado defeito de origem.

De facto, o Ricardo quer comparar (igualando) a quantidade de água da “sua piscina” com a do oceano atlântico.
Não pode !

Não sei se está a ver ??!!

Quer comparar a PATADA do Anselmo com a disputa de bola do Bruno Alves ?
Não brinque comigo (já percebi que a tese é sempre a mesma....Binya-Quaresma; Anselmo-Bruno Alves...).

Ah, já viu o penalty cometido pelo Luís Filipe (pois, só valem os dos portistas...) ? A somar ao Leo (já merece uma estatua, digo eu !), aos penaltys comprados por grosso, dá um verdadeiro festival....

P.s. - Dou de barato que o Ricardo Silva devia ter sido expulso. Mas quem “pune” os seus com a titularidade....

Anónimo disse...

Já agora, já que as entradas violentas estão tanto na berra, gostaria de repudiar também as atitudes inqualificáveis do Tonel e do Ricardo Silva, este um sarrafeiro conhecido, que "despachou" o Cardozo com uma entrada assassina e - pasmemo-nos - nem cartão amarelo viu. Será que terá lugar um sumaríssimo, ou eles só existem para jogadores do Benfica (o ano passado, Derlei)?
É que se fosse o Binya a fazer aquilo (com a reputação que já tem) presumo que toda a gente falasse em arbitragem favorável ao Benfica. Neste caso, além do jogador (não é bem jogador, é mais um cão raivoso) nem sequer ter sido admoestado, "só" nos lesionou o nosso ponta-de-lança.

O Situacionista disse...

Ricardo,

Não me diga que vê diferenças entre o Ricardo Silva e o Anselmo ??!!?

Anónimo disse...

Situacionista: a minha tese é apenas uma: falar em entradas que merecem expulsão. Já o disse várias vezes: não são todas iguais, mas são igualmente passíveis de cartão vermelho. O que noto é que não há forma de se assumirem erros portistas; há sempre uma vontade de desculpar essas atitudes, e de criticar os jogadores benfiquistas. Mais uma vez vejo acontecer quando dizes: "Dou de barato que o Ricardo Silva devia ter sido expulso. Mas quem “pune” os seus com a titularidade...". Eu já disse que, por mim, o Binya não jogava no Benfica durante dois meses, mas não é por ele ser titular (opção da qual discordo), que vou desculpar o Ricardo Silva por aquela patada monumental.

Quanto aos penalties não sei a que te referes. Sinceramente. Se me puderes dizer quais são e em que jogos, agradeço.

Abraço

Eterno Dragao disse...

Ricardo: é isso. Aliás, é isso que acontece em todos os campos de futebol.

Se uma equipa se aperceber que houve uma entrada maldosa sobre um dos seus elementos, pode tomar como garantido que, mais tarde ou mais cedo, alguém vai aproveitar uma bola dividida para "acertar contas".

Claro que também há a hipótese de oferecer a outra face (perna) para mais uma traulitada, mas Jesus Cristo não joga futebol. :-)

Anónimo disse...

ahahahha

Tudo bem. É uma visão. Espero que a sigas sempre, sem olhar para a camisola dos lesados e dos faltosos;)

Ainda acredito que há uma diferença entre ser justo e ser anjinho. Joguei futebol durante 10 anos como federado. É lógico que ninguém dá a outra face, mas reconheço valor em quem sabe jogar pelas regras do jogo, nem que para isso tenha de levar uma porrada, em prol da equipa. Olha, por exemplo, espicaçar um adversário que já se sabe que vai aos arames é uma solução. Patadas é que já não é comigo. Sejam de origem, sejam por vingança.

Abraço

Anónimo disse...

mouro(inho): agradeço o conselho, mas se me permite vou continuar a ser "intelectualmente honesto". É uma questão de estado de espírito. Desde que frequento este blogue tenho mantido algumas discussões interessantes e tentado dar a minha opinião sobre vários lances ligados ao futebol. A forma como têm "falado" comigo tem sido honesta, ou - digamos - educada. Se há palas ou não é uma questão de irmos falando. E não sei se algum adepto de futebol consegue largar totalmente as palas. A minha vontade é de, pelo menos tentarmos:)

E é transversal. Benfiquistas, sportinguistas, portistas. Há-os de todas as formas: boçais, coerentes, incoerentes, inteligentes, parciais, imparciais, honestos, desonestos, justos, injustos. Lembro-me de uma frase de quando estudava Filosofia que nunca mais esqueci: "Todas as generalizações são abusivas, incluindo esta."

No fundo, tento dialogar com as pessoas; deixar cair a tese de que benfiquistas e portistas não podem discutir futebol. No fundo, MATAR certos traumas e preconceitos dos dois lados das barricadas, fazer esquecer ideias desajustadas de SUL contra NORTE e coisas tão idiotas num país pequeno como este. Eu acredito no futebol e acredito que há pessoas que podem e sabem amar e discutir esta bola redonda que nos apaixona. Por isso, obrigado pelo conselho, mas nunca senti destes portistas quaisquer atitudes de discriminação. Paixão pelo jogo, sim, alguma parcialidade, sim, mas entendamo-nos: e nós, caro amigo benfiquista? Não o seremos também, aqui e ali? Opto por ficar. Fique também.

Abraço

O Soldado Azul disse...

Eterno: reafirmo que o Prof fez nuito bem em tirar o Lucho! Faz parte da gestão do plantel independentemente do tempo de paragem... Concordo qd afirmas que o Bosingwa tem sido sacrificado e que por consequência o Prof não tem sido coerente... Mas o Lucho é jogador mais... imprescindível...
Reafirmo que o jogo estava totalmente controlado! Ninguém imaginaria os últimos 5 minutos...Neste contexto não posso responsabilizar o Prof...
As suas palavras no final do jogo foram pertinentes (temos que ter atitude e não podemos errar...)! Esta paragem vai ser boa para serenar os ânimos...
Saudações

O Situacionista disse...

Caro Mouro(inho),

Por mim (e sou apenas um dos administradores), lhe digo:
Pisou o risco azul. Não tem mais tolerância.
Agora cabe-lhe a si decidir se quer dar o passo em frente ... ou não.
Espero, sinceramente, que opte pela segunda opção.

Penta disse...

Pois é... assim não pode ser.

Como não tenho muito tempo, queria apenas dizer o seguinte:
1º Concordo com o Situacionista quando ele diz que "o nosso treinador resolveu inventar. E transmitiu a ideia que estava ganho";
2º Concordo com o Soldado Azul quando ele diz que "O jogo estava completamente tranquilo! Não posso responsabilizar o Prof pelo empate! O 2-0 era um resultado mais que tranquilizador!";
Confusos. Não é caso para tanto.
De facto, para mim a mensagem que o JF passou para o relvado foi errada e não se pode voltar a repetir, mas isso não desculpa a displicência e desconcentração de alguns jogadores.
Como já li hoje "se o erro é uma base em que assenta a imprevisibilidade do futebol nem assim deixa de se justificar a ponderação no interior do grupo de trabalho dos dragões para a lassidão colectiva, embora posta a nu de forma cruel pelos erros individuais de Helton e Stepanov".

Por outro lado, concordo totalmente com a chamada à titularidade do P. Emanuel. Precisamos, nesta altura, de um jogador que, para além da sua voz de comando, é um jogador experiente e inteligente a jogar. Coisa que ainda não posso dizer nem do Stepanov nem do J. Paulo. Pese embora serem ambos voluntariosos e de grande disponibilidade em termos físicos, têm, por vezes, algumas "paragens cerebrais" inadmissíveis.

Quanto ao Helton confesso-vos que também já me começam a cansar os seus erros. Este foi apenas mais um...

Termino com um comentário relativamente ao Ricardo.
Embora este seja um espaço destinado ao convívio e desabafo da nação azul e branca, a sua participação tem sido de elevado nível e é sempre saudável ler e trocar ideias com quem demonstra gostar de discutir futebol de uma forma séria.
Ao contrário de outros que por aí andam, tenho a certeza que você estará por aqui mesmo que os ventos voltem a soprar contra as suas cores.

Um abraço a todos.

Unknown disse...

Peço que apaguem também os meus 2 comentários. Assim não fazem nexo.

Tenho saudades do Mouro(inho)....

Penta disse...

Meu caro Jerry:

Já está feito. Foi só carregar no autoclismo.
Mas mesmo sem a presença do dito não deixe de participar.

Um abraço.