terça-feira, 20 de novembro de 2007

Coisas da TV

Sábado, TVI, programa “deLuxe”
Entrevista à estilista Ana Sousa, sobre o seu sucesso, como começou, como trabalha, e o facto de ter já 54 lojas. Do meio do nada, surge a voz off “apesar de ser uma mulher do norte, Ana Sousa é uma ferrenha benfiquista”… Não, não referiram se era social-democrata ou socialista, se era hetero ou homossexual, se era cristã ou protestante. Para além do trabalho, foi este o toque pessoal da entrevista.

Domingo, RTP, programa “Só Visto”
Entrevista a Ricardo Pereira, um dos Gato Fedorento. O homem é famoso pelo seu humor. Mas isso não interessa nada. Importante foi dedicar metade do programa ao facto de ele ser benfiquista, começando logo por lhe oferecer uma camisola encarnada autografada.

E não, não vi, nem me lembro de ver, nenhuma referência a alguém ser adepto do FC Porto.
Nem de outro clube qualquer.
Mas que existem, e que são muitos, isso é verdade.
Mas não interessa que o país saiba e os conheça.

Assim se promove o clube do regime.
Assim ficamos a saber a cor de quem trabalha na comunicação social, desde os realizadores aos apresentadores.

PS: A SPORTTV também não quis ficar sem meter o pé na poça. O comentador do jogo URUGUAI-CHILE conhece bem melhor os jogadores vermelhos que os nossos. Diz ele “estão 3 jogadores que actuam em Portugal em campo: Rodriguez e Maxi Pereira do lado Uruguaio, e Fucile do lado Chileno” …

16 comentários:

O Situacionista disse...

É revoltante. Deixa-me furibundo.
Por isso já não vejo certos programas (p. ex., os Gato (LITERALMENTE) Fedorento).

Ainda há muitos saudosistas dos tempos dos CLUBES DO REGIME.
A trilogia BSB (benfica, sporting e belenenses, por esta ordem de privilégio), que governou de forma déspota o país desportivo até ao 25 de Abril de 74, ainda existe na cabeça de alguns. Cada vez menos, felizmente.

Mas desde aquela data nada mais foi igual. Nem será.
E as coisas continuam a mudar. Sem parar.

Reparem que apesar de existirem (no mínimo) 6 milhões de vermelhos e apenas 535 portistas (numa contagem por excesso, que engloba até o vizinho do cunhado do primo do sobrinho do subcomissário de Seixezelos de Baixo), é o FC Porto que é o campeão dos ...PATROCÍNIOS !

Nem mais. Somos o CAMPEÃO DOS PATROCÍNIOS !

De facto, a equipa que mais recebe em Portugal de patrocínios é o FC Porto (ou, pelo menos, foi nos últimos 3 anos). Ora, se tivermos em atenção que o valor dos patrocínios se afere pelo (potencial) número de clientes...

Sintomático !

E, portanto, das duas três:

Ou somos mais do que 535 (quiçá 536 !), ou os 6 milhões estão em conversão acelerada (o que não me admira tanta o desespero que os assola...), ou os 6 milhões são os nossos principais admiradores....

P.s. – Entretanto, os clubes da 2ª circular anda em guerrilha por causa de um miúdo de ... 8 anos. Só não faço uma piada comparativa com outro assunto porque este (outro) é de uma gravidade extrema. Embora pareça que ninguém lhe liga nada. O que importa são as “corrupçõeszecas” de algibeira (500 euros para aqui, 500 euros para ali...).

verdadeiro disse...

http://jn.sapo.pt/2007/11/20/desporto/jovem_prodigio_vaificar_ano_parado.html

Jovem prodígio vaificar um ano parado

Bruno Silva, o jovem prodígio de oito anos, de Braga, que despertou a cobiça dos dois grandes lisboetas, está em risco de passar um ano sem competir e de lhe matarem à nascença uma carreira que se adivinhava promissora. Isto porque o Benfica inscreveu-o na Associação de Futebol de Lisboa (AFL), quando o jogador tinha um vínculo com a Academia Bragafut, da A. F. Braga (AFB).

O problema é que essa inscrição na AFL foi feita à revelia dos pais do Bruno, segundo estes, e do clube a que pertencia, a Bragafut, que, quando foi registar o jovem, em Outubro, recebeu a informação, na AFB, que ele já estava vinculado ao Benfica, desde o passado dia 24 de Julho.

Como não pode treinar nem jogar - reside muito longe e os pais trabalham na região bracarense -, o Bruno vai ver os jogos dos seus colegas, com enorme frustração, ao ponto de estar a ser acompanhado por um psicólogo. "Enganaram-me quando o funcionário do Benfica, Manuel Ribeiro, me deu a assinar um papel que eu julgava ser o da autorização para o meu filho acompanhar a equipa a um torneio a Espanha. Agora nem me atendem o telemóvel", explicou.

"O meu filho anda desolado, frustrado, e precisa, até, de acompanhamento psicológico. Isto não é próprio de um clube com a grandeza do Benfica. A vítima da guerrinha de clubes é o meu filho. Uma coisa é certa ele vai jogar no Sporting", asseverou Bruno Ramiro."

O Benfica tem outra versão, pois, segundo Luís Filipe Vieira, "a história está mal contada". "Ele esteve no camarote presidencial e no balneário, com o Simão Sabrosa, e levou bolas e camisolas. O que assinou fê-lo de livre vontade e não enganado. Não pactuaremos com oportunistas e com mentirosos", disse.

Aliás, a Bragafut já tinha um protocolo com o Sporting para o Bruno poder ir para a Academia de Alcochete, aos 11 anos. O Sporting, por seu lado, não se imiscui no assunto "Aqui, quando se trata de crianças, não fazemos comentários para as resguardarmos. É um problema entre o Bruno e a Bragafut", disse ao JN, Aurélio Pereira.


in JN

Jorge Magalhães Gomes disse...

São por estas coisas que nos entram diariamente pelos olhos adentro que me dá mais orgulho em ser portista.
Já não me incomoda este tipo de mediatização que fazem para promover um clube que caiu em desgraça (apesar de continuarem a viver do passado)...

Jorge

Paulo Pereira disse...

É daquelas coisas k funcionam um pouco como publicidade subliminar. Insidiosa, como se este País se tivesse k vergar ao nome do outrora glorioso. Enfim, exemplos sistemáticos da falta de ética e deontologia k grassa na comunicação social, onde cada vez mais impera o clubismo exacerbado. Já agora, podiam continuar com essas efemérides e, se é verdade k os papalvos são 6 milhões, provavelmente em cada assaltante de bancos aprbabilidade de ser do SLB tem k ser levada em conta. E era uma bela notícia:
"José Manuel, desempregado, assaltou hoje a agencia de Gondomar do Finibanco. Ele k, apesar de ser do Norte, é um ferrenho benfiquista..."

É k isso dá para os dois lados:)

Eterno Dragao disse...

Tenho ideia de que o Carlos Castro também é do Benfica, mas, curiosamente, não se tem dado tanto relevo ao assunto, como em relação ao Ricardo Araújo Pereira. Não percebo porquê... Há momentos em que o Carlos Castro até me parece um adepto representativo...

Barba azul disse...

Eterno dragão, cuidado, não vás ofender os sentimentos da comunidade "alegre"...
Quanto a figuras públicas portistas, as televisões gostam de destacar apenas aquelas que reúnam antipatias nos meios lisboetas e neutros, pelo seu feitio difícil (e.g. MST), ou que tenham características “gozáveis”, (exº, Miguel Serrão, pela pronúncia e pelo aspecto desleixado), ou que sejam grotescos (emplastro), etc.

O Situacionista disse...

A logica do Paulo Pereira faz todo o sentido, o que me faz muitas vezes pensar que está tudo ao contrário.

Senão reparem:

Eles são 6 milhões (desde o Carlos Castro ao Pereira).

Nós somos 535.

Mas o FCPorto (portanto os tais 535), segundo esses 6 milhões, é que controla os árbitros, os assistentes, os dirigentes dos árbitros, os dirigentes dos assistentes, os dirigentes dos dirigentes, os dirigentes dos outros clubes, os dirigentes da Liga, os dirigentes da Federação, os juizes, os banqueiros, os apanha bolas, os directores dos apanha bolas, os seguranças, os chefes de segurança, os chefes da segurança dos outros clubes, as empregadas de limpeza (inclusive a do Carlos Castro e do Pereira), ....

Não percebo. Há qualquer coisa que não bate certo.

A não ser que os 6 milhões se reportem ao tempo do regime...

P.s. - Para que não pensem que eu resolvi inventar quando falei nos patrocínios, realço que fui buscar a notícia a um jornal totalmente "insuspeito":

"Porto campeão dos patrocínios
31 MILHÕES DE EUROS EM TRÊS ANOS

O FC Porto foi o clube português que mais receitas de publicidade e patrocínios arrecadou nas últimas três épocas – um total de 31 milhões de euros, superior ao Benfica, que recebeu 29,56 milhões de euros.

A distância considerável ficou o Sporting, que obteve uma receita de 12,98 milhões de euros.

A vitória portista, também neste campeonato, reflecte um facto incontornável: nos últimos cinco anos, foi campeão quatro vezes, contra uma do Benfica.

Não deixa, no entanto, de causar alguma surpresa que a capacidade de angariação de publicidade e patrocínios do FC Porto já ultrapasse a do Benfica, que é o clube com maior massa de adeptos no País, a distância considerável dos seus rivais, e, como tal, um alvo mais atractivo para as principais marcas e “sponsors”."
( http://www.record.pt/noticia.asp?id=765402&idCanal=6 )

Eterno Dragao disse...

Barba Azul: não é esse o meu objectivo.

Mas já que se fala do "Emplastro" (nome de baptismo: Fernando Santos), curiosamente, é um adepto do FCP a quem se dá bastante importância mediática (muito para além da que ele "conquista"). É o "exemplo de adepto do FCP". Ainda não vi nenhuma Associação de apoio aos Deficientes a insurgir-se contra isso... Os "critérios" da comunicação social são fantásticos!

O Situacionista disse...

Eterno,

Tens toda a razão quanto aos "critérios" de que falas.
Mas também nesse aspecto as coisas estão a mudar.
É que agora, alguns só conseguem continuar a ser adeptos de certos e determinados clubes porque vivem noutro mundo...

Penta disse...

Caro Azzulli:

Um comentário pertinente e acutilante.

Mas analisemos a questão da seguinte forma:

Vivemos num País em que a "saudade" é uma instituíção nacional.

Assim sendo é natural que dê mais importância a um clube que já foi o maior clube portguês e que já não o é.

Pensem nas letras de grande parte dos fados. Versam todas sobre algo ou alguém que já foi nosso e já não o é.
Sobre um passado em que fomos felizes, do qual temos saudades e ao qual queremos voltar.

O clube dos milhafres é disso o exemplo. E por esse facto, por terem saudades, eles falam, falam e falam como se ainda hoje fossem os maiores. Para esquecerem o que perderam falam como se ainda o tivessem. Até que a voz lhes doa.
Para se enganarem. Para tentarem enganar os outros.

Meus amigos... eu não quero ansiar voltar a nenhum passado glorioso. Eu quero ter um passado glorioso, mas também um presente e um futuro vitoriosos.

Por isso, se para nos darem mais importância for necessário não ter o que tenho, mas ter saudades do que já tive... prefiro que continuem a falar mais deles.

Eles falam e nós ganhamos.
Eles tem mais adeptos pois então só nos resta ter mais títulos e... já falta pouco.

Um abraço.

Menphis disse...

Vou-te contar uma coisa sobre o programa do Daniel Oliveira, o programa mais nojento da tv portuguesa. e porquê ? porque ele consegue que TODOS os programas falem de 3 assuntos: slb,gato fedorento e equipa do scolari.

Em TODOS os programas existe referências a isso, e este último que, por milagre, vi não fugiu a isso.

Além do Ricardo Araújo Pereira, e de falarem insistentemente do slb ( já agora que bem que souberam aquelas imagens dos 5 a 0 do fcp, dos 7 de vigo, do golo do milan e do penalti falhado do Veloso ), falaram da selecção e falaram do livro do cozinheiro da selecção .

Depois existe outra coisa, o Nuno Gomes aparece em TODOS os programas, antigamente até liderava um top famoso qualquer, e porquê ? Porque Daniel Oliveira é "só" o padrinho de casamento do...Nuno Gomes, ora se é padrinho tem de o promover.

Não te chateies com isso, com essa propaganda podemos nós bem, não vejas esses programas já que não passam de lixo, à boa imagem do clube que eles apoiam.

Fanático disse...

Oportunidade o teu post, Azzulli.

De facto, a minha única explicação para tanto desprezo da corja jornaleira pelo clube que desde o tempo em vivemos em alguma normalidade democrática mais ganha interna e internacionalmente, seja a inveja e o desdém, e sempre utilzando a semântica dos porvérbiso, quem desdenha, quer (e eu corrigo para queria) ganhar!!!!

É que eles ainda não perceberam, como eu aqui tenho dito muitas vezes, que quanto mais nos batem e ignoram, mais fortes e mais vencedores nos tornam!!

E, assim sendo, só tenho a dizer uma coisa: CONTINUEM!!!!

Fanático disse...

Ainda agora no jornal de desporto da Antena 1, o assunto de destaque é....advinhem lá..........................................................................................: a possibilidade de renovação do contrato do Cristian Rodriguez, essse novo extremo da selecção nacional....portuguesa e não uruguaia...!!!!!

É só rir!!!!

Vímara Peres disse...

Aproveitando a deixa do Paulo Pereira, não queria deixar de divulgar uma tese que já defendo há muito.

O GRANDE CULPADO da crise e do nosso país estar de rastos é o benfica!

Afinal eles são 60% da população, e na cidade onde o nosso triste destino se decide, devem ser mais de 60%...

Mr.Duke disse...

De todas as equipas apuradas para o Euro 2008 só duas não têm vermelho na sua bandeira, foi assim que o reporter da TSF caraterizou o panorama das equipas apuradas após o jogo de Portugal!!!!

Barba azul disse...

Qualquer pai sabe que para preparar um filho para a vida adulta, para a competição, não lhe pode dar excessiva protecção: pelo contrário, algumas dificuldades e rigor serão o melhor método para o endurecer e tornar capaz de vencer.
É essa a razão da nossa capacidade internacional e a correspondente fraquíssima figura dos vermelhos e esverdeados: nós somos o filho causticado em casa!