quarta-feira, 7 de novembro de 2007

FCPORTO- OMARSEILLE 2-1: VAMOS SER TRI-CAMPEÕES EUROPEUS?





O resultado: 2-1
As equipas: F.C. PORTO: Helton, Bosingwa, Stepanov, Bruno Alves «cap» e Fucile; Raul Meireles, Paulo Assunção e Cech; Tarik, Lisandro e QuaresmaSubstituições: Cech por Hélder Postiga (59m), Raul Meireles por Bolatti (68m) e Tarik por Mariano (87m)Não utilizados: Nuno, Pedro Emanuel, Leandro Lima e AdrianoTreinador: Jesualdo Ferreira
MARSELHA: Mandanda; Bonnart, Rodriguez, Givet e Taiwoo; Cana «cap» e M’Bami; Valbuena, Nasri e Ayew; NiangSubstituições: Niang por Cissé (63m), Ayew por Arrache (77m) e M’Bami por Cheyrou (84m)Não utilizados: Hamel, Oruma, Zenden e ZubarTreinador: Erik Gerets

As declarações pós jogo do JF:
Resultado justo: «Considero que o resultado é justo, sobretudo porque o F.C. Porto foi mais forte na segunda parte do que o Marselha havia sido na primeira. Na primeira metade fomos menos fortes do que é habitual na Champions, mas a partir do golo do Marselha conseguimos equilibrar e passamos a controlar o jogo».

Golo fantástico«O golo do Tarik é fantástico. É um golo inteligente, numa acção táctica inteligente do F.C. Porto, já que sabíamos que o Marselha fazia um bloqueio estático a defender e só um lance a explorar a velocidade poderia romper com essa linha defensiva. As jogadas individuais foram a resposta mais adequada à situação de jogo naquele momento».
Boa segunda parte«Toda a equipa fez uma boa segunda parte. O trajecto que o F.C. Porto tem feito mostra que somos uma equipa difícil de bater quando jogamos bem colectivamente. Foi isso que pedi aos jogadores ao intervalo, pois sabia que se jogássemos como equipa conseguiríamos vencer o jogo».

Jogar para ganhar em Liverpool«O F.C. Porto não tem por hábito relaxar, mesmo estando na liderança do grupo. O Liverpool, após a goleada que obteve, vai ser uma equipa mais motivada, mas nós vamos encarar com muita tranquilidade a partida e fazer o jogo que nos interessa. Vamos certamente jogar para ganhar em Liverpool».

12 comentários:

Fanático disse...

Quem vai à frente no grupo quem é?!

O FCPORTOOOOOORTO!!!!

Ontem a exibição foi menos poderosa que o resultado, mas viu-se que foi à campeão: na raça, na determinação, no sempre acreditar que o 1º lugar do grupo é o que nos está destinado.

Depois de uma primeira parte miserável (menos posse de bola, atrapalhção total e desequilíbrios das linhas, com o meio campo praticamente inexistente, não sendo, como tem de ser em qualquer jogo, o dínamo de produção da equipa, com o OM a produzir mais e melhor) e em que apenas se destaca pela positiva o golão do Tarik, veio o início da segunda com o balde de água fria do justo golo do OM.

Aí, com entrada do HP e do Bolatti e saída do RM e MC (provavelmente mais valiosas as saídas que as entradas), tudo mudou.

Fiquei sempre com a convicção que íamos conseguir dar a volta ao texto iriamos ganhar.Os últimos 25 minutos foram os decisivos: cheira mesmo a qualificação e assunção de candidatura a campão europeu; esta ninguém me tira da ideia!!!!

Os melhores: PA (sempre, todos os 90 m, rigor de passe curto, sempre no sítio certo, o único com acerto táctico, pena é que não tenha (saiba)conseguido cosntruir), o Tarik (pelo monumento do golo e por ter feitos sempre parecer que quando a bola está no seu pé que dali vai sempre alguma coisa boa, como dizia o grande Rei Artur Jorge)

Os razoáveis: RQ (pelo cruzamento para golo e mais nada, apático, teimoso nas fintas que não estavm a sair, sede de protagonismo quando há dias que não dá, cansado??, talvez), BA (não falhou e foi conseguindo fazer um outro passe longo de desmarcação), ZB (pelo esforço de um jogo de enorme,decerto, sacrifício), HP (quando entrou, esticou a equipa e deu-lhe a possse de bola que até aí não tinha), Bolatti (deu nº ao meio campo e consegui estabilizá-lo, o que o MC e o RM não tinha conseguido),Lixa (golo e atitude)

Maus: Stepanov (como é possível o lance do golo do OM?), MC (desastre) e Fucile (trapalhão, sem costas)

Força campeão, vamos todos ser TRI-CAMPEÕES EUROPEUS???!!!

Eterno Dragao disse...

Vamos ser campeões europeus, vamos... Quantos "finos" bebeste ontem a seguir ao jogo, Fanático?

Para que isso fosse sequer equacionável, era preciso:

1. jogar sempre com onze (ontem começamos com 10 jogadores + Bosingwa lesionado). Foi um perfeito disparate de JF;
2. ir buscar HOJE o Ibson ao Brasil (disparate estratégico mais grave de JF)!
3. meter o Pedro Emanuel a titular (o Stepanov é um camarada omnipresente nos golos sofridos e em muitos lances de perigo. É muito mau no jogo aéreo. Tem muito que aprender!)
4. enquanto o Ibson não chega, convencer JF que Bolatti é, de longe, o primeiro suplente do plantel
5. acabar com as "palminhas" (também não é preciso assobiar) para o Quaresma perceber que não é "o dono da bola"
6. curar (em condições") o Bosingwa e o Lucho
7. dar o Hélder Postiga ao Braga, ao Benfica, ou a outra equipa do meio da tabela.

Depois disto, compramos os bilhetes para a final!

Fanático disse...

Eterno, os finos são a fé: tens algum problema?

Onde é a final? Bora reservar?

O Contista disse...

Para além do golo de Tarik, julgo que a chave do jogo esteve em Bolatti. Com ele, conseguimos reequilibrar o meio campo e, ainda assim, partir para o ataque com bola jogável, que é coisa que não tem acontecido com muita frequencia. Neste ponto, o profe esteve bem e mal, ao mesmo tempo, na minha opinião: bem pela opção tomada, mal por ter esperado uma hora para tomar uma decisão que me pareceu evidente aos 15 minutos de jogo...

Julgo até que, pela amostra de ontem, parece que temos jogador para "algo mais" que um trinco. Será alguém capaz de pôr ordem no meio campo (como se diz agora, não mudei de opinião, antes evoluí...). Não sei se constituirá alternativa credível a Luxo, até porque têm perfis e posições distintas, mas ontem convenceu-me.

O Situacionista disse...

Bom.... dormi que foi uma maravilha.
E revi, em sonhos, umas 30 vezes o golo do Tarik.
Minha nossa ....
Dos melhores golos a que já assisti ao vivo.
Senão mesmo o melhor.

MEMORÁVEL ! MEMORÁVEL ! MEMORÁVEL ! MEMORÁVEL !

Quanto ao jogo em si:

Valeu pela ATITUDE. À DRAGÃO.
Que foi, juntamente com um público espectacular, o que nos levou à vitória.

Certo também que a equipa foi muito inteligente. Creio que tiveram noção de que não atravessam uma forma exuberante, nem sequer por aí além, e que, como tal, havia que ...LUTAR. Sinais de alguma experiência. Bons sinais, portanto.

O Prof. errou no onze inicial.
Claramente. É certo que Bolatti nunca poderia ser opção, mas Cech não reunia condições.
Ninguém no meio campo criava. Ou, sequer guardava a bola.
E, para além disso, a nossa defesa estava frágil.
O Bravo Zé, em claro esforço (bem meritório) só tinha condições para defender. O que fez bem.
Fucile a precisar manifestamente de descansar (a selecção deu cabo dele).
Stepanov em período de adaptação a um clube que tem de vencer de 3 em 3 dias. E que, portanto, tem de estar competitivamente apto com uma frequência a que o sérvio, de todo, não estava habituado (Pedro Emanuel, o Grande, pode estar na calha...)
Sobrou o Capitão, Bruno Alves. Digno sucessor da camisola 2.

Mas, curiosamente, o Prof. na sendo do processo de crescimento (do próprio) de que temos vindo a falar, ganhou o jogo DO BANCO !
Muito bem.
Diria até, finalmente.
Para além das mexidas serem atempadas, são certeiras e uma mais valia para a equipa.

E para mim o momento do jogo é a entrada sequencial da dupla Postiga + Bolatti.
Porquê ?
Porque com Postiga a 10, a entrada de Bolatti mudou o sistema de jogo.

De 4x3x3 passamos a 4x2x3x1:

Bolatti + Gigante Assunção

Tarik + Postiga + Quaresma

E aí começamos a ter condições de ganhar o jogo.

Por um lado o Gigante Assunção passou a ter SÓ uma (e não duas) companhia que ajudava no centro do terreno e também ganhava o jogo aéreo.

Depois, à frente deles um tridente ofensivo a alimentar Lisandro.

Resultado – Goloooooooooooooo !

P.s – Uma palavra especial de agradecimento aos comissionistas que compraram o(s) Tarik(s)....

P.s. 2 – Para aqueles crentes que ainda não têm noção daquilo que é a corja jornaleira, recomendo que vejam bem (no lado direito do blog) a capa NACIONAL do Record de hoje.

P.s. 3 - Fanático, para quem gosta de futebol (e até para quem não gosta) o golo do Tarik vale por 10 finos. Daí (nada mais) que perceba a tua exuberância...

Soajeiro disse...

Fomos felizes.
O árbitro podia ter marcado aquele penalty cometido pelo Bruno Alves e já não estavamos aqui todos contentes.

O Situacionista disse...

Azzulli,

Porque é que ainda não estamos em primeiro na classificação ? Lamentável...

Mr.Duke disse...

O arbitro também podia ter marcado o penalty sobre o Quaresma na 1 parte e talvez esse suposto penalty de bola na mão nem fosse aqui mencionado.
O Porto jogou de acordo com as condicionantes, não o percebo o porquê do bollati não jogar de inicio .
Quantos aos anti postiga espero que tenham os mesmos standards quando analisarem o Adriano pois o Postiga mesmo não estando bem tem estado melhor que o Adriano e não tem entrado muito mal nos jogos.

O Situacionista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Soldado Azul disse...

Bom, o essencial foi dito, mas gostava de deixar uma palavra ao Prof:
É certo que o triangulo titular do meio-campo não foi o melhor até mesmo por uma questão de princípio: não se consegue assumir as despesas do jogo jogando com 3 médios defensivos !!! O Meireles mesmo adiantado joga à defesa! Está-lhe no sangue! Mas, presto homenagem ao Prof porque começa a provar que está diferente: já sabe "ler o jogo", não só acertando nas substituições (concordo que a entrada do Bolatti foi cirúrgica para "virar" o jogo, atacar e marcar) como a efectuá-las atempadamente! O Postiga, 1ª alternativa, veio igualmente ajudar a equipa a atacar, não deixando o Marselha avançar...)
Presto as minhas homenagens ao Prof que demonstra, como já referi, estar diferente para melhor, apesar da equipa titular...
Eu considerei este jogo decisivo para a equipa não só para continuar na Champions como para não se deixar abater em termos psicológicos, podendo eventualmente dar origem a uma mini-crise...
Pois bem, vamos à Amadora para voltar às vitorias e aos pontos e acredito que em Anfield Road vamos carimbar a passagem!
Saudações

Azzulli disse...

Somos esforçados. Somos lutadores. Somos equipa.
E assim se justifica este excelente inicio de Champions e Liga.

Mas ontem estivemos individualmente muito fraquinhos na construção de jogo. Que desespero aquelas dezenas de bolas perdidas nas trocas de bola...

O Helton armado em Leandro Lima.
O ZB lesionado e o Fucile fora de forma.
O Stepa com 2 ou 3 falhanços graves.
O Meireles é grande como Meireles e não como Lucho.
Cech completamente perdido.
RQ a 10%.
Lisandro também com dificuldades.
Salvaram-se BA, PA e Tarik.
Temos de atacar urgentemente as causas destas más exibições.

E é grande a verdade Eterno, o Ibson era perfeito para substituir o Lucho.

Mas vencemos.
Porque... Somos esforçados. Somos lutadores. Somos equipa.

Porque somos o FC Porto, grande colosso europeu e mundial!

Azzulli disse...

Fanático,
Quanto a sermos TriCampeões, aqui estão as "odds" do BWIN:

Barcelona 4.95
Manchester 6.50
Real Madrid 7.50
AC Milan 8.00
Arsenal 8.50
Chelsea 9.00
Inter 10.00
Liverpool 17.00
Sevilla FC 19.00
AS Roma 23.00
Ol. Lyon 34.00
FC Porto 51.00
Werder Bremen 81.00
Ol. Marselha 101.00
Valência 101.00
Shakhtar 101.00
Schalke 101.00
Fenerbahce 101.00
Rosenborg 151.00
Glasgow Rangers 151.00
Lázio 151.00
Olympiakos 151.00
Celtic Glasgow 151.00
PSV Eindhoven 251.00
Benfica 251.00
Sporting 301.00
Besiktas 501.00
Slavia Praga 5001.00

Com essa tua fé vou apostar uma boa quantia...

Mas bonito, bonito, são as odds das restantes equipas nacionais...