quinta-feira, 29 de setembro de 2005

Do céu ....à humilhação ....que até deu insónias...em 45 minutos

Ontem ao final da tarde parti para o Dragão muito entusiasmado.
Entusiasmado porque ia ver o FCPorto.
Muito entusiasmado porque ia ver o magnífico futebol que estamos a praticar este ano e que só nos podia levar á vitória.

E, claro, tal como eu esperava - show de bola !!!
Boa atitude, dinâmica, boa troca de bola, velocidade, tabelinhas excelentes, oportunidades, golos, mais oportunidades, enfim, do melhor.
De repente, chegamos ao minuto quarenta e tal e ..... eles fazem o primeiro ataque e marcam.
Intervalo. 2-1.
Bom, pensei, não deve haver grande problema.
Estamos a jogar muito bem e eles são fraquinhos.

Na 2ª parte foi o que se viu.
O que aconteceu ?

Sinceramente, não critico os defesas. É o que temos disponível. (Embora, insista, o RCosta precisa de descansar e o Capitão deve estar pronto a explodir).
Mas critico a equipa a defender.

Dois exemplos (curiosamente os seus nomes foram referidos pelo mister):
1) No segundo golo deles quem está a fechar o lado direito é o Quaresma (o Eterno, muito bem, reparou nisso).
Até aqui tudo bem. Tinha subido o lateral, logo, se a equipa adversária ganha a bola e o médio está mais perto da defesa, é o médio que tem de fechar/compensar. Elementar.Só que compensar não é estar lá. É muito mais do que isso !! É , acima de tudo, FAZER DE DEFESA !!!!
Não adianta estar lá e não marcar devidamente o adversário.

2) O lance do terceiro golo (infelizmente não preciso de dizer de quem) como é que começa - nasce de um livre que resulta de uma falta estúpida do Ibson !!!
Não pode !!
(Ainda por cima, temos que perceber que há faltas que, essas sim, têm que ser feitas, especialmente quando a bola chega ao jogador do adversário no meio campo que se prepara para lançar o contra ataque.)

Vejam as imagens e tirem as vossas conclusões.

Portanto, está na altura de o General tratar especificamente do processo defensivo (o ofensivo é só manter).
E, claro, distinguir melhor o nacional da liga dos campeões.
A este propósito vou também socorrer-me de um post antigo (depois de Glasgow, na sequência do citado post do Eterno ) em que disse:

"Depois há outro aspecto muito importante que foi referido - falta um trinco, pelo menos, digo eu, nos jogos com equipas europeias e com as melhores nacionais.E, sou de opinião que essa falta, nesses jogos, vai ter de ser suprida com o ajuste do 4x3x3 para um 4x4x2 (passando o 4 do meio campo a ser - R. Meireles/Assunção; Ibson; Luxo; Diego e o ataque para 2 alas (Lisandro e Jorginho) ou um para ala e um av centro Jorginho/Lisandro e Hugo Almeida/Postiga))"

E que prosseguia assim,
"O nosso sistema é fabuloso e a atitude fantástica.Só que temos de ter em atenção que para além de estarmos a criar uma equipa (o General Co chegou só há 2 meses e meio), a equipa que estamos a criar tem, depois de estar formada, de ganhar consistência, experiência, maturidade, "manha", enfim, traquejo.Isso leva o seu tempo.Ontem perdemos porque, naturalmente, somos ainda ingénuos. De outra forma, pelo menos, o empate era garantido."

Por outro lado, hoje, mais a frio, também me parece que a acontecer uma tragédia destas, ela aconteceu na melhor altura.
Este ano os nossos 3 primeiros objectivos são o mesmo - vencer o campeonato (e à porta temos nada mais nada menos do que uma deslocação, sempre difícil, à Madeira e a recepção aos vermelhos).

Claro que com esta "brincadeira" até dormi mal.
É que pior ainda do que as coisas correram mal é quando correm mal e nós não estarmos minimamente prevenidos para essa eventualidade.
Eu, confesso, não estava.
Quem é o culpado ?
Só um, o General.
Eu não tenho culpa que ele me tenha começado a fazer crer que somos capazes de ganhar a jogar um futebol de primeira água !

Se não fosse por mais, só por essa crença, termino dizendo o seguinte - Viva o General !!!!! Eu estou com ele !!! Nem precisava alias de pedir desculpa, bastava, como também fez, assumir as responsabilidades.

PS - Desculpem a extensão deste post, mas o nosso clube entusiasma-me e .......