quarta-feira, 21 de fevereiro de 2007

FC Porto 1 - 1 Chelsea

Um empate que deixa tudo em aberto para a segunda mão.

"Excelente jogo (ao nível dos melhores de sempre, em termos europeus). O Chelsea é uma equipa do outro mundo. O Mourinho é um treinador absolutamente brilhante. Isto só valoriza a exibição do Futebol Clube do Porto."
Eterno Dragão

"Estou contente!! Mesmo muito contente. Adorei a noite europeia de ontem. Adorei a ATITUDE!!! Foi à Dragão !!"
O Situacionista

"50.000 adeptos! Imponente! Ver o Dragão assim arrepia! Quem sente esta paixão certamente não fica indiferente! Exibições absolutamente perfeitas, imperiais, monumentais do Pepe e do Assunção!"
Soldado Azul

Estas e outras opiniões nos comentários deste post.

15 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia!

Bom jogo, mau resultado, na minha opinião. Teremos que fazer o jogo das nossas vidas, daqui a 15 dias, seguramente.

Saliento apenas a excelente atitude de todos, sem excepção, mas não posso deixar de sublinhar as MONSTRUOSAS exibições de Pepe e Assunção. Perfeitos!

Pela negativa, destaco apenas a falta de um médio no banco para colmatar o "rebentanço" do meio campo dos últimos 15 minutos. Moraes nunca será um médio, e sem Luxo (que não terá estado em grande nível, para mim), cheguei a temer o pior.

Quanto ao Chelsea, foi o que esperava: pragmático, inteligente, geriu o resultado. Vistas bem as coisas, para quê correr riscos? 1-1 foi, no fim de contas, um excelente resultado para eles!

Daqui a 15 dias, haja coração!

Saudações!

Anónimo disse...

Faltou apenas referir uma coisa: acima de tudo, parece que definitivamente deitamos para tras das costas o começo hesitante deste ano.

Podemos, por isso, aproveitar a exibição e a atitude demonstradas e capitaliza-las na liga portuguesa. A jogar assim, não vejo quem nos pare...

Eterno Dragao disse...

Excelente jogo (ao nível dos melhores de sempre, em termos europeus).

O Chelsea é uma equipa do outro mundo. O Mourinho é um treinador absolutamente brilhante. Isto só valoriza a exibição do Futebol Clube do Porto.

Temos 6 ou 7 jogadores de grande nível, mas não estão habituados a jogar ao ritmo de ontem (ritmo da liga inglesa).

Pela positiva, à semelhança do Contista, destaco Assunção e Pepe (por esta ordem). Grandes exibições: Makelele parecia o Paulo Assunção francês e o Ricardo Carvalho parecia o Pepe português!

Pela negativa: Fucile (muito mau - nervosíssimo, não percebeu que tipo de jogadores estava a defrontar), Postiga (posso estar a ser injusto, porque ele esforça-se, mas é muito limitado), Lisandro e Bruno Moraes (não sei se tocou na bola uma ou duas vezes).

Julgo que com as nossas limitações, nomeadamente em termos ofensivos, não temos grandes hipóteses. Isto não invalida que, depois do jogo de ontem, me tenha sentido orgulhoso de ser portista!

O Situacionista disse...

Estou contente !!
Mesmo muito contente.
Adorei a noite europeia de ontem.
Adorei a ATITUDE !!! Foi à Dragão !!
O ambiente estava fantástico.
Faltou apenas mais um golo nosso.
E a melhor parte, para mim, foi o PROF. !!!

Cometeu a (boa) loucura de desequilibrar completamente a equipa para ...tentar GANHAR !!! Assim sim !!! Assim é estar à altura do BICAMPEÃO DO MUNDO !!!

De facto, aquela de tirar o Fucile e arriscar com mais um médio ofensivo, o que partiu completamente a equipa e nos fez correr enormes riscos, foi de CAMPEÃO !!!

Prof., POR FAVOR, na 2ª mão não me faça engolir (de arrependimento) estas palavras que lhe dirijo !!! Em Londres quero uma equipa, como ontem, ou seja, uma equipa SEM MEDO DE PERDER !!! SEM MEDO DE SER FELIZ !!!
Só quem não tem medo de perder e de ser feliz pode ... ganhar !!!
E se assim for, quem sabe...

Este tridente maravilhou-me:
Pepe – Imperial !
Bruno Alves – Intransponível !
Assunção – Soberano !

Depois,
Quaresma – Intermitentemente genial (pena os 25 dias de inactividade para dar lugar a partidas de bridge....)

Postiga – saliento o seu nome porque me parecem injustas as constantes críticas por tudo e por nada.

Quanto ao Chelsea, desde o verão de 2003 investiu, SÓ em JOGADORES, 513,5 MILHÕES DE EUROS (atenção contistas...).

Ontem, por ex., jogaram:
Shevchenko: 45, Didier Drogba: 36, Michael Essien: 36, Ricardo Carvalho: 30, Makalele: 24, Ballack : 0 (aahahahhahahaahha), e os míseros, Petr Cech: 10,5, Wayne Bridge: 10,5 (notem bem, os números são milhões de euros....)

No banco estavam estes pobretanas: Shaun Wright-Phillips: 31, Paulo Ferreira: 20, Arjen Robben: 18, John Mikel Obi: 24, Kalou: 13,5 (notem bem outra vez, os números continuam a ser milhões de euros…)

Depois, têm no banco o melhor do mundo, que se continua assim passará a ser conhecido pelo ... Chorão Mourinho... eu não tenho centrais (saiam 5 lágrimas)....sou um pobre (mais 4 lágrimas)...ninguém me dá centrais (as lágrimas correm incessantemente)....eu despachei na pré-época o Gallas e o Huth porque me encostaram uma pistola à cabeça (aqui as lágrimas viram fonte...).... por causa de não ter centrais perdi o melhor médio do mundo..... (aqui a fonte deixa de ser de engana-tolos e passa a ser de pura-comédia, do melhor....) .... por tudo isto, por causa de toda esta tragédia, tive que defender o empate (aqui, a fonte de comédia passa a ser de ridículo....)

Olhem, ao Grande (chorão) Mourinho, se continua nesta onda, e tendo por fonte o que me dizia o nosso amigo Penta ontem, digo-lhe: “Mourinho, cuidado, eu se fosse a ti, à cautela, pelo menos à cautela, ia vendo os preços dos plasmas...”

O Situacionista disse...

Só mais um nota quanto à nossa equipa: a CONDIÇÃO FÍSICA continua a crescer. Daqui a 15 dias vamos estar em BRASA !!!

O Soldado Azul disse...

Boa tarde a todos!
Como rescaldo importa salientar:
1 - 50.000 adeptos! Imponente! Ver o Dragão assim arrepia! Quem sente esta paixão certamente não fica indiferente! O clima de ontem deveria ser constante em todos os jogos mas infelizmente não é assim! Bem sei que a Naval não é propriamente o Chelsea... Contudo penso ser o 1º ponto a realçar pela positiva, claro!
2 - Grosso modo jogámos bem, como já não víamos há muito... Entrámos bem, não tivemos medo, à partida não gostei de jogar com o Meireles e o Assunção, fruto das más experiências do passado mas reconheço que conjuntamente estiveram bem! A equipa esteve melhor na 1ª parte mas a exibição no cômputo geral foi positiva...
3 - Exibições absolutamente perfeitas, imperiais, monumentais do Pepe e do Assunção! Reconheçamos que definitivamente o Pepe vai embora no final da época... Os capitalistas não andam a dormir, inclusive o Mourinho...
4 - A diferença de um avançado que vale milhões e um avançado que vale metade ou menos: tendo o guarda-redes pela frente a bola está lá dentro! "Sheva" letal! Lisando e Postiga nem por isso...
5 - O Prof esteve muito bem! Quando arriscou o meio-campo "perdeu força" é certo, mas... arriscou! A coragem que lhe faltou noutros jogos teve-a ontem! E concordo com o Situacionista: esperemos que em Londres repita essa mesma atitude! 5* para o Prof! Finalmente demonstrou ser um treinador à "Dragão"!!!
6 - Resultado: negativo! Basta-lhes o 0-0 embora tenha a plena convicção de que o Chelsea jamais jogará para o empate! Vamos ter muitas dificuldades mas acredito tal como diz o Prof que temos uma "palavra a dizer" em Londres...
Saudações

Jorge Mota disse...

Concordo na generalidade com o que diz o Situacionista, menos na questão do Prof. Acho que deveria ter retirado o Postiga que pouco fez e colocado o Adriano, ser uma diferença brutal. Mas na generalidade estivemos bem e acabou por saber a pouco o empate.

O Quaresma enervou-me e de que maneira, faz coisas excelentes, mas tb faz o que uma equipa não necessita que é tentar jogar sozinho SEMPRE. Assim não gosto.

Pepe, P.Assunção e BAlves, para mim foram os melhores, não achando justo destacar nenhum dos 3.

A apreciação do Situacionista ao Mourinho é fenomenal. Nada mais a dizer.

Um abraço.

meirelesportuense disse...

Sinto-me orgulhoso pelos - pasmem - comentários aqui feitos! Sinto que todos quantos expressaram aqui a sua opinião mostraram saber reconhecer o valor dos adversários e dos grandes jogadores que temos nas nossas fileiras! Souberam perceber que defrontámos o conjunto mais valioso do Mundo - em valores absolutos - e na organização e raça que o Mourinho lhes dá...E que mesmo assim os obrigamos a recuar, dizendo claramente por que somos quem somos! Na equipa que ddefrontou ontem o Chelsea estiveram apenas dois elementos dos que os tinham defrontado há duas épocas atrás, enquanto do lado dos Ingleses(?) se mantinham oito jogadores que disputaram aquela partida! Isto mostra bem o esforço que é necessário fazer todos os anos, para estruturar e afinar uma equipa com qualidade para poder andar nestas andanças...Só posso concluir que com o dinheiro disponível no Chelsea nós eramos Campeões do Mundo durante VINTE ANOS SEGUIDOS - mesmo com Brunos Paixões pela frente - como já estão a preparar para o próximo fim de semana! Obrigado pelas vossas opiniões! Os Deuses souberam cuidar do nosso orgulho!

Anónimo disse...

Foi um jogo vibrante que pecou pelo nosso fraco índice de concretização. Já com o Arsenal no Dragão foi a mesma coisa. Não há maneira de substituírem aqueles postes por outros?
Se o Robben tem continuado na 2ª parte não sei o que teria acontecido mas seria muito mais difícil, nesse aspecto tivemos sorte. Quanto ao (Chorão) Mourinho, como o Situacionista o apelidou, fez o jogo habitual dele mas sem a normal arrogância e altivez, o que por si só demonstra o respeito que tem ao FCP. O Pepe e o Assunção foram enormes, parecia que estavam a jogar contra meninos, tal era a facilidade com que se desenvencilhavam dos adversários, mas o cigano é mesmo a jóia da companhia. Pode exagerar nos individualismos, mas é com esses individualismos que nos delicia a todos e faz golos ou assistências extraordinárias. Além de enervar, e de que maneira, os adversários. O Diarra já bufava por todos os lados quando o via aproximar-se, foi lindo. Se o Anderson estivesse em condições outro galo cantaria, e aí seriam dois fenómenos a fazer-lhes a cabeça em papa. Em Londres temos de fazer o mesmo tipo de jogo e estar atentíssimo aos contra-ataques venenosos do Chelsea. Eu acredito e, pelo que já li em cima, não estou sozinho.

Saudações

Anónimo disse...

Foi um jogo vibrante que pecou pelo nosso fraco índice de concretização. Já com o Arsenal no Dragão foi a mesma coisa. Não há maneira de substituírem aqueles postes por outros?
Se o Robben tem continuado na 2ª parte não sei o que teria acontecido mas seria muito mais difícil, nesse aspecto tivemos sorte. Quanto ao (Chorão) Mourinho, como o Situacionista o apelidou, fez o jogo habitual dele mas sem a normal arrogância e altivez, o que por si só demonstra o respeito que tem ao FCP. O Pepe e o Assunção foram enormes, parecia que estavam a jogar contra meninos, tal era a facilidade com que se desenvencilhavam dos adversários, mas o cigano é mesmo a jóia da companhia. Pode exagerar nos individualismos, mas é com esses individualismos que nos delicia a todos e faz golos ou assistências extraordinárias. Além de enervar, e de que maneira, os adversários. O Diarra já bufava por todos os lados quando o via aproximar-se, foi lindo. Se o Anderson estivesse em condições outro galo cantaria, e aí seriam dois fenómenos a fazer-lhes a cabeça em papa. Em Londres temos de fazer o mesmo tipo de jogo e estar atentíssimo aos contra-ataques venenosos do Chelsea. Eu acredito e, pelo que já li em cima, não estou sozinho.

Saudações

Eterno Dragao disse...

Só uma nota adicional para dizer o seguinte: se, no jogo contra o Arsenal, tivessemos jogado com a mesma atitude de ontem... o nosso adversário teria sido o PSV...

Anónimo disse...

Pois é Eterno Dragão, e certamente outro galo cantaria...
Ainda assim, acredito que o Porto, o das grandes noites, tem as suas hipóteses... É preciso que a mente colectiva dos Dragõesesteja focalizada para a vitória.
Já agora, lamentei a resposta de Mourinho, ou melhor, as usas lamentações relativamente às alterações que teve que operar durante o jogo. Não conseguiu dar um bocadinho que fosse de mérito ao FCPorto. Ele esquece que, com o seu mérito deu muito ao Porto, mas foi o Porto que lhe deu as condições para ser aquilo que ainda hoje, apesar dos milhões do Abromovich, não conseguiu: vencer Taças Europeias fora do FCPorto! É por estas que um amigo diz (e se calhar con razão), "é cão que não conhece dono"... Ele saberá...

O Situacionista disse...

As jornadas europeias são fabulosas.
O ambiente, a atmosfera, o “ar que se respira”, são diferentes.
Os adversários (especialmente na Champions, mas também nas últimas eliminatórias da Uefa) são fantásticos.
Como já somos “habitués” por estas lides, vemos jogar as grandes equipas e os melhores jogadores. É espectacular. Quer na nossa equipa (porque os nossos melhores contra os melhores ficam melhores ainda), quer nos adversários.
Em relação a estes, ontem, por ex., tivemos Ricardo Carvalho (grande Ricardo !!! campeão europeu), Essien (poderoso !!!), Robben (imparável), Sheva (frio como um iceberg) e, para mim, actualmente, o melhor avançado do mundo ...DROGBA !!!

Para quem gosta de futebol e pode ver estes jogos ao vivo é... INESQUECÍVEL !!! Mas não IRREPETÍVEL !!!
É que os 4ºs de final estão à distância de uma vitória por 1-0 ou de um empate a duas bolas ou até de um empate a uma bola... com penaltys a nosso favor ...(quando falo em penaltys lembro-me sempre “daquele olhar” do Pedro Emanuel que selou o nosso novo estatuto – BICAMPEÕES DO MUNDO !!!)

Ao escrever o que acabei de escrever, só lamento PROFUNDAMENTE, no meio disto tudo, e voltando ao jogo de ontem, que o Grande Mestre Mourinho tenho sido capaz de nos fazer algumas coisas que fez.

Não lembra ao diabo que tenha negociado com o Chelsea ANTES das meias finais da Champions de 2004 em que os semi-finalistas eram o FC Porto, o Corunha, o Mónoco e o ....Chelsea !!

Eu queria ver se o Chelsea não tem sido eliminado pelo Mónaco...

NÃO, NÃO E NÃO !!! NÃO ACEITO !!!!


E olhem que isto nada tem a ver com o direito do Mourinho procurar quem pague mais...o Rei Artur, depois de ser Campeão Europeu, também procurou e ninguém lhe cortou as pernas !!!

Azzulli disse...

O jogo com o Chelsea foi excelente.

Há uma atmosfera tensa no ar antes e durante jogos desta categoria.
Jogos em que o valor do nosso FC Porto tem um adversário tão ou mais valioso do lado contrário.
Jogos em que cada um dos nossos tem de estar 100% concentrado.
Nos quais cada um dos espectadores tem a responsabilidade acrescida de ir mais azul, de bater palmas mais alto, de gritar até ficar rouco!
É fabuloso!

O FC Porto esteve bem.
O ritmo de jogo no nosso campeonato é muito inferior ao ritmo do campeonato inglês, por isso não temos tanto pulmão como o Chelsea.
O rigor táctico do Chelsea é impressionante. Quem assistiu ao vivo viu como todos os jogadores se deslocam em conjunto, cobrindo equidistantemente o campo.
Não havia espaço.

O remate do Quaresma à barra foi o momento do jogo.
Dragões, que remate fa-bu-lo-so!
E foi ele o homem em destaque, pois para além deste remate, fez das suas aos adversários, foi castigadíssimo pela “Tribo Africana” do Chelsea, e ainda teve de aguentar o Mourinho durante 45 minutos!

O Mourinho é diferente de todos os outros treinadores.
Ele também joga!
Sabe ser influente.
Só acho que o Quaresma, ou o Fucile, perderam uma oportunidade única de criarem uma cena hilariante: irem em sprint contra o Mourinho!!! Espalharem-se ao comprido junto à linha lateral. Acho que seria o delírio nas bancadas!

Mas, mister José Mourinho:
A sério, a sério, é que continua sem vencer no Dragão desde que daqui saiu!
E vai ter de nos vencer em Londres!
Ainda aqui estamos!

Força Porto!!!

Anónimo disse...

50000 espectadores no estádio! Fabuloso!

Mas há uma coisa de que não gosto no nosso público, puxam muito pouco! Vou dar um exemplo, ao ir para o Dragão, na estação da Trindade, farto de ouvir os ingleses a cantar, no nosso terreno! Aproveitei uma pausa dos bifes e gritei a plenos pulmões, Porto, Porto, Porto.

A vontade com que cantei, ou antes, berrei (não temos a mesma educação musical dos ingleses), fez-me aumentar os décibeis ao máximo, as paredes tremeram, seguiu-se o silêncio total. Os ingleses a olharem para mim, incrédulos, e os portistas, que eram afinal de contas tantos como eles, também! Francamente não percebo, pareciam ter medo de confrontar os ingleses, podiam ter aproveitado a deixa e fazerem também barulho pelo Porto, criando um ambiente engraçado e de festa.

Não havia razão para terem medo, os ingleses eram civilizados e ordeiros. Ás vezes tenho pena que os nossos adeptos não tenham mais garra. Isso também conta muito para o sucesso.