terça-feira, 6 de março de 2007

Chelsea 2 - 1 FC Porto

É com um certo amargo de boca que saímos da Liga dos Campeões. Acho que o Chelsea foi feliz. Sobretudo no Dragão, onde o F.C. Porto foi melhor. Em nenhum momento o adversário esteve tranquilo, porque sentiu que podíamos marcar em qualquer momento”
“Deixámos esta prova de certa forma amargurados, mas acho que já deu para perceber que este F.C. Porto está a crescer. Teríamos condições para continuar para os quartos-de-final. Vamos ver o que fazemos na próxima temporada, até porque vamos estar outra vez na Champions

Jesualdo Ferreira

“Acho que o F.C. Porto foi melhor na primeira parte. Não porque tenha ido para o intervalo a ganhar por 1-0, mas porque mostrou uma excelente capacidade.”
“Temi sempre até ao fim que o F.C. Porto fizesse o segundo golo”

José Mourinho

“Fizemos uma primeira parte muito boa, mas não entrámos muito bem na segunda. Quando erra um, erram todos. O Helton não teve culpa. Tínhamos de ter entrado bem na segunda parte, ficámos à espera do que o Chelsea poderia fazer e isso foi fatal.”
Pepe

“Acho que não há sombra de dúvida pela vontade que todos colocaram. Foi um golo onde acabei por falhar, a bola bateu à minha frente, mas a equipa não desesperou com esse lance. Aceito as culpas. Não fiz o movimento correcto. Quando a gente falha, tem de saber reconhecer. É o que estou a fazer.”
Helton

“Penso que entrámos mal nos primeiros quinze minutos da segunda parte, o Chelsea foi mais forte nessa altura e anulou a nossa vantagem. É com muita pena que deixámos a Liga dos Campeões. Vamos agora levantar a cabeça e pensar no campeonato.”
Quaresma

14 comentários:

Azzulli disse...

O frango do Helton foi o momento de viragem.
Viragem na confiança dos jogadores das duas equipas.
Até então o Porto estava concentrado e confiante. E ciente que o adversário era poderoso, mas que estava a sentir-se impotente.
O Chelsea teve a confiança de volta.

Nós fizemos um excelente golo (Quaresma muito bem, com classe), em bela jogada, e a partir daí mantivemo-nos na defensiva.
A verdade é que estávamos na frente e competia ao Chelsea marcar.
Mas foi uma pena não termos capacidade de marcar um segundo golo.
Faltava o Adriano na frente. Mas será que com ele em campo iria faltar alguém atrás?
No entanto defendemos bem, sem deixarmos o Chelsea criar perigo.

O segundo golo não interessou muito, pois continuávamos a um golo de passar a eliminatória.

Desesperado fiquei quando não conseguimos colocar bolas na área após esse segundo golo.
Estávamos à distância de um golo…
Penso que faltou cabeça nestes momentos.
Do outro lado estava uma equipa que baseia o jogo na elevada força física.
Por isso quanto mais o tempo passava, mais difícil ficava o confronto.

Jesualdo assustou-me com a entrada do RC no onze, mas talvez tenha sido bem montada a equipa. Difícil saber se outra táctica correria melhor ou pior.
Nas substituições, talvez não tirasse o Lisandro, mas como o momento era para colocar avançados e bombear jogo (se tivéssemos conseguido…), não vejo razão para discordar.

No final da eliminatória perdemos 3-2, e sinto que nos faltou a sorte.
O remate do Quaresma à barra no Dragão, e o frango do Helton, são dois momentos que se caíssem para o nosso lado estaríamos a festejar neste momento.

Como compensação, entre os que ficam e os que passam, estamos em boa companhia: Barcelona, Inter e Lyon! :-)

Anónimo disse...

Muitas ilações devem ser tiradas deste jogo.O frango do Helton é determinante(já dava sinais que não está bem..demasiada confiança na aplicação de certas jogadas..centros ,pontapes de baliza...),a falta de poder ofensivo..que eu me lembre tivemos uma oportunidade de golo que concretizámos.O medo do treinador(4+4+2 com o Ricardo Costa?) e o erro na substituição do Lisandro,para alem de insistir no Raul Meireles(em 10 passes falhou oito!!impressionante..mas já é habitual para quem andar atento!!).O Grande Vitor Baia terá de voltar á baliza no Funchal e o treinador tem de ter cuidado,pois nós socios não lhe perdoaremos a falha na conquista do campeonato!Força PORTO!! Sócio 53724

Anónimo disse...

Concordo com o Azzulli quando diz que fomos derrotados por dois "pequenos" detalhes. A bola ao ferro do RQ e o frango do Helton. Não se pode culpabilizar o Prof. pois quanto a mim esteve bem. Conseguiu estabilizar o perigo do jogo aéreo do Chelsea com a entrada do RC, pois não era com o Cech ou o Mareque que íamos anular as torres inglesas. O que me irritou foi a incapacidade de nos últimos minutos bombearmos a bola para a área contrária. É assim tão difícil dar um bico na bola para a frente, quando até já lá estava o BAlves? Não fomos práticos. Concluíndo, eles erraram uma vez e nós marcámos, nós errámos duas vezes e eles marcaram.
Começo a ficar preocupado é com as exibições do PAssunção. Além do Pepe e do RQ se continuar a jogar assim não o conseguimos segurar na próxima época. Que assombro, com Lampard, Ballack e Makelele pela frente foi dono e senhor do meio campo.

Saudações

O Situacionista disse...

Não me estava a apetecer nada escrever, mas há um motivo, que vou abordar no final deste meu comentário, que me OBRIGA a vir cá fazê-lo. Já lá vamos.

1. TENHO MUITO ORGULHO EM SER PORTISTA !!! (esta parte está sempre a apetecer-me escrever !!!)

2. Helton, ESTOU CONTIGO ! Acontece aos melhores ! Tal como aconteceu com Baía o ano passado !

3. Quanto ao jogo:
a) Táctica:
- início do jogo - 4x4x2, sem ponta de lança fixo - PERFEITA !! FANTÁSTICA !! Muito bem gizada e com fortíssimo factor surpresa !! O Grande Mourinho ficou completamente abananado. A equipa do Chelsea então andou 45 minutos totalmente aos papéis sem perceber o que tinha acontecido. Sem perceberem quem marcava quem. Sem saber o que fazer. Ao ponto de ter lido já hoje que o Mourinho foi para o balneário ainda antes do intervalo. Parabéns Prof. !!

- depois do golo sofrido – alteração para 4x3x3 – aceito !

Mas depois...
(antes de continuar um AVISO – Na minha opinião não foi pelas opções do Prof. que perdemos. Nada disso).

b) Onze inicial e substituições.
Aqui é que eu fico fora de mim !!
Porque é que o Prof. fez novamente a maldade ao Ricardo Costa de o colocar a jogar de início ? Quais as vantagens da sua utilização ?
É assim que se “mata” um jogador !! Um jogador que quase nunca joga, que tem dois desaires tremendos este ano (Arsenal e Amadora), como é que o colocam a jogar ? Quando ainda por cima há Cech e Lucas ??!!! Pela madrugada !!! Felizmente para o Ricardo Costa, ele não comprometeu.
Mais, sabendo-se que o Chelsea joga com dois avançados CENTRO e com um terceiro que joga na ala ESQUERDA, para quê um central a fazer de... defesa esquerdo ? Na hipótese muita previsível, como aconteceu, de termos que ir em busca do resultado, faz algum sentido prescindirmos, logo de início, de um defesa lateral que sabe fazer o corredor (Cech) ?
Mais ainda, e agora entrando nas substituições, faz algum sentido sair o Cech e ficar em campo o Ricardo Costa ? Faz algum sentido acabarmos o jogo sem meter a carne toda no assador ? Com o Monstro Assunção (trinco) e o Luxo Arrastão em campo ? Quando estamos para ser eliminados ? Faz algum sentido fazer entrar o Moraes com o Postiga no banco ?
Bom, quanto a isto, é melhor ficar por aqui...(percebem agora porque é que eu não queria escrever ?...)

Passo agora ao motivo principal deste meu comentário.

Esse motivo tem um nome – RUI MOREIRA !

Os meus amigos e quem me costuma ler sabe que tenho uma visão totalmente diferente da dele sobre a melhor maneira de “representar” o FC Porto ! É público e notório.

MANTENHO a minha opinião ! Mas não é a isso que me quero referir.

Ontem estava a ver o Trio de Ataque. A certa altura o Rui Moreira dá o topo e o fundo. (Estranhamente, porque costuma ser curto e seco,) Disserta sobre ambos. Fala, fala, fala, fala, .....

Meu caro Rui Moreira, quando acabou de falar só me apetecia dizer-lhe isto - a sua dissertação foi um EXEMPLO EXEMPLAR DE CIDADANIA !!! OBRIGADO !!! MOSTROU TODA A SUA GRANDEZA HUMANA (e acredite, não me surpreendeu !!).

Permita-me até a brincadeira ... só me veio dar razão, afinal de contas ser PORTISTA é uma questão de (boa) educação !!!...

Anónimo disse...

Foi o adeus à Liga dos Campeões!
Estou triste pelo resultado, mas não pela exibição.
O FC Porto mostrou à Europa que joga bem futebol, controlou a primeira parte do jogo de ontem, em casa de uma das mais fortes equipas do mundo! A equipa inicial foi diferente da habitual, mas compreende-se, uma vez que o adversário não é um qualquer.
Depois do tão aguardado golo de que precisavamos para seguir em frente...os portistas sonharam. O resto da primeira parte foi de controlo dos Dragões.
A equipa do Chelsea saiu para o intervalo debaixo de assobios e estava tudo do nosso lado para passarmos.
Mas na segunda parte as coisas não correram como queriamos.
Primeiro o Helton foi muito mal batido no golo do empate.
Jesualdo Ferreira ainda fez alterações, mas o Chelsea como já se esperava, que não queria o prolongamento, veio para cima de nós. Defendemos tudo, até ao minuto 76, quando Ballack marcou o segundo para os "blues".
A aprtir daí o Chelsea só trocou a bola enre si, à espera do apito final do árbitro.

Estou orgulhoso da maneira como jogámos, princpalmente nos primeiros 45 minutos. Agora temos de levantar a cabeça para conquistarmos o campeonato!!

Um Abraço,
Tripeiro
http://magicoporto.blogs.sapo.pt

Jorge Mota disse...

Quero só dizer que tb me agradou muito, e tal como ao Situacionista não me surpreenderam, as palavras exemplares do sr. Rui Moreira e fico muito contente por termos alguém como ele a representar-nos publicamente.

Qt ao jogo, as diferenças, que existem mesmo, fizeram-se notar na 2ª parte do jogo. Não havia muito mais a fazer, o golo sofrido pelo Helton quebrou com a animosidade da equipa e aumentou a do adversário.

Um abraço.

O Soldado Azul disse...

Bom, vários pontos:
- O Prof: esteve muito bem, porque surpreendeu pela positiva, com uma táctica eficiente, a superiorizar o meio campo! Não teve culpa do "frango" do Helton! Tenho sérias dúvidas se o Chelsea conseguia marcar não fosse esse infeliz lance...
Quanto às sunstituições, resta saber porque motivo tirou o Lisandro (cansaço?...)! Pareceu-me evidente que em termos físicos o Chelsea esteve bem melhor...
- Ricardo Costa: considero que foi muito além do que simplesmente não ter comprometido! Foi uma inesperada mas muito agradável surpresa! Na 1ª parte esteve muito bem, em particular a cortar 2 lances cirurgicos...Da mesma forma que critiquei-o pela negativa quando efectivamente esteve mal, tenho que reconhecer e agradecer porque ontem esteve realmente muito bem! Parabéns RC !
- Helton: uma noite infeliz! Daquelas noites em que os grandes jogadores muito raramente têm! Infelizmente foi ontem! Não deixo de ficar impressionado por uma opinião a considerar que o Baía deve jogar no Funchal! Tenho que reconhecer que uma má exibição tem de facto maior "peso" que uma boa, ao ponto de se esquecer que no jogo anterior (contra o Braga) o Helton apenas "evitou" o empate com uma grande defesa... E foi no jogo imediatamente anterior... Tenho para mim como regra nº 1 nunca castigar um jogador retirando-lhe a titularidade porque no jogo anterior teve uma má exibição! Tal iniciativa "arrasa" o jogador em termos psicológicos!
Saudações

Eterno Dragao disse...

As declarações do Helton citadas no "site" da UEFA são mais completas:

Helton said: "I of course I take full responsibility. I am the kind of person who is always prepared to take the blame - people say sometimes I am a bit foolish to do so. But tonight I prefer to take the total responsibility for my mistake rather than letting a bad atmosphere build up in the team. I have no problem with doing that, and here in our club we never have a bad atmosphere. We all stick together."

Reflecting on the goal, he added: "The ball bounced in front of me and I did not make the correct move. Yes, the crowd made fun of me, but it is their stadium and I understand." And Helton also paid tribute to his colleagues for going so close to causing an upset. "I was unlucky but what I want to stress is the determination of the team," he said. "They were not afraid. We try to be the equal of our opponents. We knew there would be pressure put on us and how strong Chelsea were, but we did our best."

Um discurso destes faz-me lembrar um tal de "Labreca do Montijo"...

Aqui fica um voto de confiança para o Helton. É evidente que não está em boa forma, mas é um grande guarda-redes!

Eterno Dragao disse...

Quanto ao "Topo e Fundo" do Trio de Ataque, que também está a ser discutido nos comentários a este post, penso que o Rui Moreira esteve absolutamente brilhante na crítica "sem medo" à liderança dos Super-Dragões e dos Dirigentes da SAD. Mesmo do ponto de vista estratégico, teve a sorte de ser o primeiro e foi de tal modo convincente que os outros comentadores não tiveram qualquer hipótese de tirar dividendos da atitude dos arruaceiros da claque.

Eterno Dragao disse...

No que diz respeito à nossa eliminação, temos de concordar que, de um ponto de vista global, fizemos uma excelente eliminatória. Podíamos ter eliminado o Chelsea, mas aquilo é uma máquina de jogar futebol, de forma muito calculista.

O Mourinho é brilhante - disse claramente que não tinha medo de ir para prolongamento porque tinha a noção que a equipa dele estava mais habituada a ritmos intensos. Como sempre, pôs o dedo na ferida e mostrou como sabe preparar os jogos. O FCP jogou 70 minutos em cada um dos jogos. Nos 20 minutos finais pura e simplesmente não foi capaz de passar o meio-campo.

Vou deixar aqui uma aposta, sem conhecer o sorteio: a supremacia do futebol jogado em inglaterra (que não é inglês) é tal que, desta vez, a final da Champions vai ser entre duas equipas inglesas. E se for um Chelsea - Manchester vai ser um espectáculo!

O Situacionista disse...

Eterno: se assim for, lá terei de torcer pelo Ronaldo...

Azzulli disse...

Viva,

O Helton não merece ir para o banco por causa deste lance! E não irá certamente.

O Ricardo Costa cometeu 2 ou 3 erros durante o jogo, mas também teve boas intervenções. A verdade é que na lateral os erros ainda podem ser corrigidos pelos centrais, a central é que os erros são a "morte do artista". Desta vez não o fustigo...

No caso de uma final Manchester-Chelsea, ficarei muito dividido...
O Manchester sempre foi o meu clube preferido de Inglaterra, mas o Chelsea tem o nosso Ric.Carvalho, principalmente, e o "um pouco nosso" Mourinho...

Anónimo disse...

A melhor analise foi do Pepe, a entrada da equipa no segundo tempo foi péssima, isto pq o Jesualdo quer logo defender o resultado... Já não é a 1º vez.

Bruno Lima disse...

Visita: http://frente-de-ataque.blogspot.com/

Concordo contigo e menciono isso na análise que faço ao jogo do Celsea-Porto...

O Chelsea é mais forte que o Porto mas no conjunto dos dois jogos isso não se notou e a eliminatória esteve sempre em aberto...

Cumprimentos