terça-feira, 4 de setembro de 2012

Se esta capa ajuda o Orelhas ... LIKE ! LIKE ... MUITO !


Mas, segundo o JN de hoje, foi assim:

Hulk
60M - valor global
 
40M - FCP
9M  - Investidor
6 M - Comissão agente
3M  - Fundo solidariedade
2M  - Prémios jogador

Witsel

40M - valor global
 
26M - vermelhos
8M  - Investidor
4M  - Comissão agente
2M  - Fundo solidariedade (ainda a confirmar)

Mesmo que assim não fosse, para mim, o negócio do Hulk  - como, se conseguir, ainda hoje explicarei melhor - foi fabuloso (nesta epóca de crise, ainda assim, estará no top 10 de todos os tempos).
 
E não posso deixar de referir o seguinte - que eu saiba, mais uma vez, o FC Porto foi pioneiro no mundo: é o primeiro negócio de jogadores em que o clube vendedor declara apenas o valor líquido efectivamente recebido (e não o valor global/bruto do negócio). Nunca tinha visto. É que os clubes (vendedores) assumiam sempre o valor bruto (como fizeram agora os vermelhos...). Impossível ser mais transparente. Mais uma vez o FC Porto a dar o exemplo.
 
Queria, no entanto, pedir um favor a todos os portistas - não digam nada disto aos vermelhos. Especialmente os dados do JN. Espero que percebam o que quero dizer. Estão a ver, não estão ? As eleições estão aí à porta, e até já se fala em oposição .... Até estive para não escrever este post, mas já ontem alertei o jornal oficial da vermelhada para também não abusar ...

6 comentários:

Azzulli disse...

É uma grande tristeza ver sair do nosso FC Porto um fabuloso jogador como o Hulk.
Mas é o momento certo.
Por um lado, temos de encaixar dinheiro e diminuir salários.
Por outro lado, temos vários jovens de grande valor, com fome de bola, e que finalmente vêm um espaço livre para poderem jogar e mostrar o seu valor, sem ser em poucos minutos, com o peso de terem de provar em cada toque de bola o seu valor.

Relativamente aos valores, os vermelhos saíram logo a espumar que o Pinto da Costa mentiu. Mas não. Foram 60 M€ que o Zenit pagou. Ponto. E muito bem o FC Porto a anunciar quanto recebeu.
Ao contrários dos palhaços vermelhos…

O Situacionista disse...

Azzulli,

Já adiantaste de uma forma sucinta, mas perfeita, muito do que pretendo dizer.

Só mais um dado que peço que fique só entre nós:

O Zenit não exerceu o direito de pagar a cláusula de rescisão (*) - 40M a pronto -, embora tenha chegado a ACORDO com os vermelhos por um valor (bruto) igual à cláusula de rescisão (ora leiam bem o comunicado vermelho à CMVM).


(*) - Não sei se estão a ver a diferença nas consequências; quando se paga a cláusula não há acordo (que passa sempre, nestes valores, por pagamentos faseados), nem intermediários ... lembram-se do nosso vendedor da cadeira de sonho ?

O Situacionista disse...

Ora leiam com olhos de ler:

"A Sport Lisboa e Benfica - Futebol, SAD, (...), vem informar que alienou a título definitivo a totalidade dos direitos desportivos e económicos do atleta Axel Witsel ao Football Club Zenit, pelo montante líquido de euro 40.000.000 (quarenta milhões de euros), valor da cláusula de rescisão consagrada no contrato de trabalho desportivo que vigorava entre o referido jogador e esta sociedade".


Ora comparem:

"Comunicado do FC Porto


A Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD, (...), vem informar o mercado que a Futebol Clube do Porto - Futebol, SAD foi hoje notificada da intenção do seu treinador, André Villas Boas, de resolver, sem justa causa, o contrato de trabalho desportivo em vigor com esta sociedade, accionando a respectiva cláusula de rescisão, de imediato.

Nesta conformidade, o contrato de trabalho será considerado, por esta sociedade, resolvido, com o depósito da quantia aí prevista."

(http://expresso.sapo.pt/fc-porto-confirma-rescisao-de-villas-boas=f656934#ixzz25Vj97dYr)


Uma coisa é alguém chegar, bater a leca toda de uma vez (logo o comprador não paga qualquer comissão), e leva o jogador/treinador, quer o clube de que ele fazia parte queira, quer não queira.

Outra é eu chegar celebrar um acordo por um valor que equivale ao da cláusula e acertar as formas de pagamentos ... e pagar a respectiva comissão ...

O Situacionista disse...

Nem de propósito:

COMUNICADO DO FCPORTO:

"O Tarzan

Rui Gomes da Silva, vice-presidente do Sport Lisboa e Benfica e administrador da SAD, pediu ontem no programa Dia Seguinte, da SIC Notícias, que fosse tornado público o contrato de transferência de Hulk para o Zenit, porque o “presidente do FC Porto tinha dito que não venderia por menos de 50 milhões e afinal vendeu por 40”.

Os 40 milhões líquidos que o FC Porto encaixa correspondem a substancialmente mais, porque aí não estão incluídos os 15% que pertenciam a um investidor, como era conhecido através das contas da Sociedade, os cinco por cento de solidariedade ou a comissão de intermediação.

Mas, por uma questão de reciprocidade, fica o repto ao Benfica para tornar público o contrato de transferência de Witsel, para se saber se foi paga comissão de intermediação, quem paga o mecanismo de solidariedade e quanto pertencia a uma terceira parte, a título de mais-valias.

É também por sucessivos disparates como este que nos corredores da Luz já é conhecido como Rui Gomes da Selva."

( http://www.fcporto.pt/Noticias/Futebol/noticiafutebol_futtarzan_041208_70508.asp )

O Situacionista disse...

Diz o presidente do Zenit:

"Dyukov: «Hulk e Witsel vêm em condições favoráveis»

LÍDER DO ZENIT DIZ QUE VERBAS SÃO FASEADAS

Para irmos de encontro aos nossos objetivos ambiciosos, foi necessário um ganho de qualidade. Por isso, contratámos dois grandes jogadores, dos melhores nas respetivas posições, e em condições muito favoráveis. O pagamento dos 40 milhões de euros será distribuído ao longo de três anos", revelou o líder do emblema russo, que, com estes dois reforços, pretende atacar não só as competições internas mas também europeias."

( http://www.record.xl.pt/Futebol/Internacional/interior.aspx?content_id=776628 )


Verbas faseadas nos dois contratos ...

meirelesportuense disse...

Peço desculpa, "O pagamento dos 40 milhões de Euros será distribuido ao longo de três anos" esta referência só pode ser feita relativamente ao Benfica, porque ao Porto não são quarenta, mas sim sessenta milhões...
Mas isto não interessa, esta guerra só interessa a quem ache que a pode manipular...A verdade é que foram embora dos dois Clubes jogadores que eram muito importantes para a estratégia desportiva de cada um deles...O Hulk será o mais influente, também foi o mais caro dos três...Mas agora só importa perceber como se poderá minimizar os estragos desportivos.
Acho que o Porto tem soluções imediatas e depois em Janeiro se verá se haverá no mercado acessível outras possibilidades...
Acho que com Iturbe, Kelvin e Atsu teremos matéria para desiquilibrar jogos mais complicados e há ainda gente na B -já aqui o disse- que pode ser chamada a responder nas alas do ataque...