segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Grande Lisandro!

6 jogos. 6 vitórias. 6 golos de Lisandro. 18 pontos.
5 pontos de vantagem sobre o segundo, o Maritimo.
6 pontos de vantagem sobre o terceiro, o Vitória de Guimarães.
Excelente! Magnifico! Fantástico!

Enfim Stepanov teve a oportunidade de ser titular.
Esteve bem. Com um ou dois deslizes (talvez por ser o primeiro jogo), mas tem “pinta” de bom central. Prefiro-o ao João Paulo. A manter.
Helton regressou. Embora Nuno tivesse cumprido muito bem, Helton tem outra elasticidade e presença. É o nosso guarda-redes.

Os melhores: Lisandro, que está um verdadeiro matador, e gostei também de Bosingwa e Paulo Assunção.
Os piores: Tarik, nem o vi…, e Raul Meireles andou apagado.

No entanto, os resultados têm sido muito melhores que as exibições.
Nós ainda não conseguimos ter uma qualidade de jogo elevada.
Tivemos alguns bons momentos, principalmente no inicio dos jogos, mas a grande maioria do tempo temos uma atitude passiva, pouco pressionante. Isto nota-se bastante quando estamos em vantagem por 1-0. Isto é muito perigoso.

Mas vamos facturando, e aos poucos os reforços vão tendo mais minutos.

Isto numa semana em que o Apito Encarnado esteve ensurdecedor…
Foi, portanto, na quarta uma cabeçada transformada em mão, favorecendo quem?... Os vermelhos.
Neste sábado, foi um derrube do grego caceteiro, nítida, flagrante, dentro da área. Favorecendo quem?... Os vermelhos.
Mais tarde, na segunda parte, uso do braço para controlar a bola, dentro da área, beneficiando quem?... Os vermelhos.
Vermelhos que para disfarçar o obvio, queixam-se de uma falta do Moutinho.
Mas nem o Adu soube fazer-se à falta, nem o árbitro teve coragem para apitar, depois daqueles dois roubos descarados. Afinal os vermelhos também têm de ajudar os árbitros, tentando marcar um golito…
E depois vem o Camacho e o Luisão dizerem que os outros andam muito preocupados com os árbitros dos jogos deles, e que não se deve falar tanto dos árbitros… Pudera! Com benefícios tão descarados…
Faz bem o Soares Franco em ir almoçar com o Orelhas! Que continue a fazer de pato…



P.S: Só para dar a triste notícia do falecimento um grande guarda-redes do FCP dos anos 40 e 50: O GRANDE BARRIGANA, O "MÃO DE FERROS", MORREU UM GRANDE DRAGÃO!!!!

Vejam as referências à Sua classe:

"Estou muito triste. Partiu um amigo. Ele era extraordinário. Era um bon-vivant, alegre. Nunca se irritava com nada. Era uma jóia. E foi, seguramente, o melhor guarda-redes que alguma vez vi jogar, não só em Portugal, mas, também, ao nível internacional. Eu era 11 anos mais novo e e também o mais novo da equipa quando, uma vez, no campo do Marítimo, o vi fazer uma exibição extraordinária, que ainda hoje recordo." Carlos Duarte, Ex-jogador do F.C. Porto


"O Barrigana foi uma grande glória do F.C. Porto. Na época dele era já um guada-redes de nível internacional. Não sei se foi o melhor guarda-redes português de todos os tempos, porque cada um tem a sua simpatia. E havia outros de muito valor no tempo dele, como o Azevedo. O que sei é que foi, inegavelmente, um grande guarda-redes, com muita presença na baliza, que inspirava muito respeito aos avançados." Pôncio Monteiro

Joguei contra ele diversas vezes, pela Académica e pelo Sporting, e eu, que era ponta-de-lança, sempre vi no Barrigana um guarda-redes de dimensão extraordinária. Ele não gostava nada de perder, tinha uma expressão muito forte, de personalidade e de competitividade, que contagiava, desde trás, toda a equipa do F.C. Porto. Fazia parte do lote dos melhores guarda-redes da história do futebol português." Sardoeira Pinto, Presidente da AG do FCP

11 comentários:

Fanático disse...

Como diz, e bem o Situacionista, em SMS com ele trocado depois do jogo: mais 3 três pontos, mais uma sofrível exibição!

Agora, eu, como grande defensor das equipas resultadistas, apenas digo: que bom que tem sido; assim, também não se importavam os nossos adversários directos.

Mesmmo continuando a pagar para ver o special one no FCP, assim continue JF e pode ser que eu me esqueça de Fátima, dos desequilíbrios tácticos criados pelo treinador, das substituições que ninguém percebe, etc.

Mr.Duke disse...

Devo ter visto outro jogo...
Stepanov ainda não tão seguro como João Paulo, Helton longe da qualidade e segurança que o Nuno apresentou nos últimos, saiu mal a 2 ou 3 cruzamentos, esteve pouco decidido.

O Situacionista disse...

Azzulli,

Subscrevo, no geral.

Só uma discordância quanto à arbitragem - para mim, o lance da mão do Katsouranis NÃO é penalty. É bola na mão.

Na minha opinião, o problema é outro. E não menos grave.

Se repararam (revejam as imagens de tv), sumariamente, passou-se isto:

Assistente marca penalty.
Árbitro pensa que assistente marcou uma falta contra os verdes e apresta-se para correr para o meio campo.
Assistente fala ao micro.
Árbitro vai falar com ele.
Assistente faz festo de mão na bola.
Árbitro diz que não ....viu.
Árbitro nada marca e, já quando está para lançar a bola ao solo, para explicar a decisão a alguns jogadores que ali estão, faz o gesto de bola ...no ombro.

Mas... bola no ombro ? Como ... se ele ... não viu ???? Nem podia ter visto porque a bola ...não bate no ombro....

Este é o problema ! O qual é GRAVÍSSIMO !

E das duas uma - ou ele não viu o lance e tem de seguir a decisão do assistente ou viu e não pode dizer que a bola bateu no ombro.

P.s. - Por favor, vejam o link que vos deixo a seguir e digam-me se eles não são mesmo engraçados. ATENTEM BEM NAS CITAÇÕES FEITAS. Aliás, se tiver tempo ainda faço um post. Ora vejam e leiam bem estes, como dizia o Zé Luís,batanetes. Depois cliquem onde diz, sob a capa, ampliar a 1ª página.

O Situacionista disse...

Barrigana - Nunca o vi jogar, pois não é do meu tempo, mas muito dele ouvi falar. E sempre MUITO BEM. SEMPRE, como um GRANDE DRAGÃO. DENTRO E FORA DO CAMPO.

OBRIGADO POR TUDO.

O Situacionista disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
O Situacionista disse...

Imaginem só este cenário:

Estádio do Dragão

FC Porto versus vermelhos ou verdes.

O assistente marca penalty contra o FC Porto.

O árbitro não segue o assistente.

Pergunto ?

O que aconteceria em Portugal ?

No mínimo, um TERRAMOTO CORRUPTIVO !!!!!

Claro que, assim, foi só uma distracção ! Curioso que, como bem diz o Azzulli, o beneficiário seja sempre o mesmo. São os benefícios de ser o clube do regime.

E, como evidente, o Elefante, como anda em almoçaradas, tem que calar e comer...

O Situacionista disse...

“O presidente do F.C. Porto Jorge Nuno Pinto da Costa lamentou, esta segunda-feira, o falecimento do ex-guardião dos Dragões Barrigana, um dos maiores ídolos da sua infância, que permanecerá para sempre na sua memória como um guarda-redes fabuloso e uma excelente pessoa.

«Pessoalmente, sempre simbolizou um dos ídolos da minha infância. Foi um guarda-redes excepcional que nos meus tempos de Director do Futebol trabalhou como observador. Perde-se uma glória da sua geração, mas nunca se perderá a memória de um guarda-redes fabuloso e de uma excelente pessoa.»
(NGP, no site do Clube)

Anónimo disse...

um minuto de silencio...ou um texto em branco por respeito do Barrigana.Seria digno destes adeptos??

O Soldado Azul disse...

Alguns comentários:
1 - Efectivamente também sou mais pelos resultados, mas se puder aliar as exibições, nunca melhor!
Estamos a viver o melhor arranque no campeonato! Não me lembro de um melhor (no tempo do Robson...)
2 - O que considero mais positivo é que ganhámos mas sem necessitar do "melhor" que a nossa equipa "pode dar"! Esta equipa (plantel) tem um enorme potencial !! Espero que à medida que a época vai decorrendo, quando chegarmos à altura "decisiva" da Champions, a nossa equipa esteja ... optimizada !!!!
3 - Azzulli, eu relativizo a expressão "bola na mão": na teoria significa que a bola vai à mão e como tal não há intenção! Pergunto, será que o jogador não mexeu o braço intencionalmente para "cortar" a bola ??? Para mim inclino-me para o penalty ! E a "palhaçada" a seguir... indicia muito!!!!
Como diz o Situacionista, se fosse algum da nossa equipa, cairia com certeza "o Carmo e a Trindade" !!! É como disse o NGP, deve haver um apito avermelhado !!! Ou será que ainda alguém duvida que há ????
4 - Quanto ao Fátima, reconheço que o Prof esteve muito bem no rescaldo: "fomos INCOMPETENTES" !!!
Ele obviamente tem responsabilidades e não fugiu às mesmas ! Não o critico, à semelhança do Atlético, de ter escolhido os menos utilizáveis... Tem que ser assim sob pena de não aguentarmos nas melhores condições físicas possiveis uma época inteira altamente desgastante! Sabemos atempadamente que não ganhamos todas as competições e se tiver que escolher uma para não ganhar, escolho na certa a recém Taça da Liga... Não se trata de desculpa, trata-se antes sim (julgo eu) ... de realismo !!!
Saudações

Sérgio de Oliveira disse...

Tive o privilégio de ver BARRIGANA jogar .
Foi um guarda-redes de eleição.

Primus inter pares !

Adeus , Senhor BARRIGANA !

Anónimo disse...

Vi a imagem da bola no braço ou braço na bola diversas vezes. A verdade é que para o efeito pouco interessava se a bola batesse no braço ou no corpo, porque me pareceu que ia à figura. E tanto se via que ia à figura, que o Katsouranis mais do que teve tempo de se aperceber disso e afastar o braço para cortar com o corpo. Devia ser penalty para castigar a impudência e desfaçatez com que se limitou a ficar como estava.
A propósito do Katsouranis, parece que o homem está agastado com os árbitros: "já são empates a mais"! Quando é que nos dão uma vitória?