quarta-feira, 10 de outubro de 2007

Um pouco mais de azul

Diz o MST, esta semana na sua coluna:

Quem não está habituado ou se desabituou das grandes jornadas europeias, das grandes equipas e do grande talento, quer é ganhar de qualquer maneira — como sucede em Alvalade frequentemente, e na Luz, bastantes vezes.
No Dragão é diferente: no Dragão queremos as vitórias, mas queremos também o grande futebol. Por isso, é que a ganhar por 1-0 a um inofensivo Boavista e mesmo na véspera de um jogo europeu decisivo na Turquia, o público do Dragão é capaz de assobiar a equipa, porque não está satisfeito com o espectáculo.
No FC Porto é fácil ser treinador, por um lado, mas é difícil, por outro. É fácil, porque naquele clube tudo está pensado e organizado para triunfar e a cabina tresanda a ambição de vitória. Mas é difícil, porque ali não é possível pedir tempo aos adeptos nem viver com a desculpa de que são os árbitros que não nos deixam ganhar.
E, para além das vitórias, nós queremos espectáculo, golos, futebol.

(...) tenho a certeza de que, apesar das sete vitórias e do alívio de Istambul, ninguém se sente ainda tranquilo nem satisfeito e a maior parte de nós continua a pensar, por exemplo, que não ter forçado a vitória contra o Liverpool foi uma oportunidade perdida.

(...) Precisamos de mais um central de categoria, de dois médios criativos de ataque, de um extremo-direito e de um verdadeiro ponta-de-lança. É muita coisa. Pois é: foi uma pena ter desprezado o que nos dava jeito e ter ido buscar o que não precisávamos.


É o que eu sinto: vencemos mas não saio do Dragão entusiasmado com as exibições.
Para o JF chega vencer por 1-0. E que esse golo há-de aparecer. É só esperar.
E tem conseguido!
Mas falta o espetáculo. Jogar para a frente.
Mas... reclamar de ter 7 vitórias em 7 jogos?
É estranho!
Mas que ainda não estou satisfeito, não estou.

Temos 15 dias para trabalhar os reforços e mudar o estilo de jogo para um mais ofensivo e espetacular.
Vamos ver se o JF é capaz de o fazer.

Temos 7 jogadores nas selecções: Bruno Alves, Raul Meireles, Quaresma, Fucile, Cech, Stepanov e Kazmierczak.
E temos o Lucho para recuperar da perna direita.
E o Bosingwa para curar a mialgia de esforço na coxa direita.

Vamos a aproveitar bem estes dias!

A caminho das 30 vitórias!!! :-)

10 comentários:

O Situacionista disse...

Como costumo fazer, li a crónica do MST.
E digo-vos uma coisa, na minha humilde opinião (e leiga, porque não sou médico) o homem anda a abusar da medicação...

A não ser que...

Só há uma perspectiva possível para tentar entender a posição dele, que é a seguinte:

como ele escreve para uma maioria esmagadora de leitores antiportistas, quer pôr-lhes a cabeça em água, diria mesmo, “derreter-lhes a mioleira” com a reacção que seguramente lhes provoca com estas crónicas.

É que a reacção deve ser qualquer coisa do género:

- “então os fulanos têm sete vitórias em sete jogos e têm a distinta lata de reclamar quando nós não o fazemos e estamos a sete pontos deles mesmo tendo nós os melhores árbitros ?”

ou,

- “então os fulanos têm sete vitórias em sete jogos e têm a distinta lata de reclamar quando nós estamos super felizes porque, com penaltys inventados e outros perdoados, estamos só a oito pontos deles e temos a melhor equipa da década e o D. Sebastião ?”

Só assim é compreensível....

E, para já, é tudo.

O Contista disse...

Se excepturamos um ou dois disparates referidos pelo MST (que nem sequer estão nos excertos transcritos no post) estou totalmente de acordo com o homem! Ganhamos? É verdade. Estamos (muito) à frente? É verdade. A LC não está a correr mal? É verdade. Se acho que este desempenho é sustentado, se vejo capacidade na equipa para evoluir e se parto para qualquer jogo com confiança (que em tempos tive)? Nem um bocadinho.

bruno tribbiani disse...

Visitem http://orgulhotripeiro.blogspot.com/ e, se quiserem, ponham link..

(sorry, mas nao arranjei outra forma de comunicar)

O Soldado Azul disse...

Eu compreendo o MST!

Claro que prefiro sempre os resultados às exibições, mas convenhamos que com o Prof não fazemos nem acho que tenhamos feito na época passada alguma exibição de "encher o olho" ! Parece-me um desabafo de alguém que indubitávelmente é portista independentemente das eventuais "paragens cerebrais" que infelizmente o MST de vez em quando nos paresenta ... :-)
Saudações

O Situacionista disse...

Uma coisa é certa, prefiro mil vezes a crítica pela crítica do MST do que a “arrogância” do Rui Moreira que, segundo me transmitiram, disse no Trio de Ataque que o FC Porto “chega e sobra para consumo interno”.
Nada pior se poderia dizer.

O Situacionista disse...

Gostava também de salientar outro aspecto - na minha opinião, o FC Porto, se souber ter a virtude da humildade, tem tudo para seguir uma tendência de crescimento da sua qualidade futebolistica. E se a jogar q.b. conseguiu o que conseguiu, a minha expectativa é positiva para o futuro.

Até porque o prof. certamente não se esqueceu do que aconteceu na 2ª metade do ano passado.

O Contista disse...

Caro Situacionista, espero sinceramente que tenha razão (embora confesse não ter essa esperança).

rui Moreira disse...

meu caro Situacionista,

já sei que não gosta dos meus comentários. é natural. ainda assim, permita-me corrigir a versão que lhe terão contado da minha intervenção no trio d'ataque.
a propósito das muitas críticas que adeptos portistas fizeram à equipa, às suas exibições e às contrataçoes, o Carlos Daniel perguntou-me se eu estava preocupado com a equipa eu repondi-lhe que me parecia que esta equipa chegava, em condições normais, para consumo interno e que para os compromissos europeus iríamos ver. por isso, poder-se-á resumir que eu disse que a equipa chga, mas não se deve concluir abusivamente que eu tenha dito ou sequer pensado que a equipa "sobra". aliás, esclareci isso no final do programa, quando o oliveira e costa comentou "vamos ver!" e eu lhe respondi que sim, que era a minha convicção avaliando os plantéis e a forma de jogar dos tres candidatos naturais ao título, ainda que nessa altura estivesse mais preocupado com o maritimo que estava apenas a 3 pontos. aí, sim, tratou-se de um comentário irónico e naturalmente bem humorado, algo que é tradição daquele programa, e foi entendido como tal por todos os presentes.

um abraço do
Rui moreira

Fanático disse...

Eu sou, como sabem, um resultadista, à semelhança de um Ancelotti ou de um José Mourinho.

Pelo que, por mim, está tudo muito bem e só espero que assim continue.

Só reclamarei por mais em duas circunstâncias: uma, quando o campeonato estiver matematicamente ganho, ou quando os resultados não forem estes de vitórias consecutivas, mesmo que sempre por um golo de diferença e com vinte cinco penlatis a nosso favor, marcados escandalosamente!!!!

Aliás, permitam-me a inconfidência, sempre que me dirigo a um estádio para ver o meu FCP o pior que me podem desejar é "bom jogo" ou "boa sorte" porque eU só quero ouvir desejar "traz lá mais uma vitória!!!!!!!"

Como diz um admnistrador deste blogue, há muito desaparecido:POOOOOOOOOOOORTO!!!!!!!

O Situacionista disse...

Caro Rui Moreira,

É verdade, eu não gosto dos seus comentários.

Agradeço a sua correcção. Muito importante e útil.

Assim é diferente, para melhor, embora, tenho que lhe dizer, ainda continue a ser uma politica de comunicação muito errada.

É que, na minha opinião, quantos mais pontos de diferença tivermos para a concorrência, como desejo, mais cuidado devemos ter no discurso (para o exterior).

Portanto, o meu discurso é este - a nossa equipa tudo vai fazer para chegar ao fim em primeiro lugar e este avanço pontual, embora muito positivo, pouco significa, até porque o ano passado também tivemos uma grande folga pontual e depois foi o que foi.

Se reparar, protegemos o interior e atacamos o exterior.

O interior, porque não permitimos que a nossa equipa caia na sobranceria.

O exterior, porque não damos aos nossos adversários a força extra advinda de uma nossa eventual atitude de soberba e deitamos por terra a grande esperança deles que é que suceda o que se verificou o ano passado.

Mas claro, sempre sem nos menosprezarmos. Pelo contrário. Nós somos o FUTEBOL CLUBE DO PORTO.

Um abraço.